Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lucifrance
Noiva Ativa Abril 2015 São Paulo

Casamento Umbandista

Lucifrance, dia 29 de Abril de 2014 às 15:44

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 66

Vou me casar numa chácara, será uma cerimônia umbandista. O meu primeiro casamento foi na Igreja Católica e o segundo por sermos umbandistas decidimos casar na nossa religião. O que vocês acham de um casamento umbandista? Alguém tem interesse em saber como ele é realizado?

Vou me casar numa chácara, será uma cerimônia umbandista. O meu primeiro casamento foi na Igreja Católica e o segundo por sermos umbandistas decidimos casar na nossa religião. O que vocês acham de um casamento umbandista?

Alguém tem interesse em saber como ele é realizado?

66 Respostas

• Fernanda & Gilio
    Noiva Esperta outubro 2015 Paraná
    Fernanda & Gilio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu casamento tbm será Umbandista, vamos fazer na praia e, apesar de não ser a religião dos nossos pais, resolvemos que não faremos cerimonia católica... somente a da nossa linda Umbanda

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Daniela,

Cada um coloca o que lhe prouver no convite independentemente da religião! A Umbanda é uma religião e não vejo necessidade de colocar que será uma cerimônia umbandista no convite! Você já leu em algum convite cerimônia evangélica ou católica? Nos convites que recebo vêm escrito cerimônia religiosa e nada mais! Se eu colocar cerimônia umbandista no convite aí sim poderei estar fazendo discriminação, já que tanto a cerimônia evangélica, católica ou umbandista referem-se a cerimônias religiosas!

O pré-conceito está na cabeça das pessoas e para evitar que desrespeitem a minha religião, optei por não discriminá-la ao ressaltar que tipo de cerimônia se refere!

Saiba que sempre respeitei a minha religião e respeito todas as religiões, sigo todos os ensinamentos dos Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Exus e toda a Corrente! Aliás,não colocar que tipo de cerimônia será realizada foi uma orientação do Preto-Velho que fará a cerimônia!

A Umbanda respeita todas as religiões e cada centro realiza seus trabalhos de formas diferentes!

Por um acaso, você sabe como são realizados os trabalhos no centro que eu frequento?

Pense melhor antes de fazer julgamentos, pois a Umbanda não prega isso!

Será que você não está sendo PRECONCEITUOSA com o que pensa acreditar?

Reveja seus conceitos, leia mais, estude mais, procure orientações no centro que você frequenta!

Axé!

• Responder
  • Tessie
    Noiva Ativa 0000 São Paulo
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Daniela , concordo com vc, no meu caso foi o que fiz coloquei cerimonia umbandista no convite, porem não critico quem não faça, independente do convite do casamento a doutrina umbandista nos ensina a não julgar e respeitar o proximo, acredito que com certeza não foi isso que foi ensinado a vc por um preto velho ou caboclo.

Respeito ao proximo é muito importante e achei seu comentario desrespeitoso quando diz respeito ao sagrado alheio, existem formas e forma de se dizer a mesma coisa e a forma com que colocou seu ponto de VISTA foi demasiadamente desrespeitosa.

AXÉ

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Daniela , concordo com vc, no meu caso foi o que fiz coloquei cerimonia umbandista no convite, porem não critico quem não faça, independente do convite do casamento a doutrina umbandista nos ensina a não julgar e respeitar o proximo, acredito que com certeza não foi isso que foi ensinado a vc por um preto velho ou caboclo.

Respeito ao proximo é muito importante e achei seu comentario desrespeitoso quando diz respeito ao sagrado alheio, existem formas e forma de se dizer a mesma coisa e a forma com que colocou seu ponto de vista foi demasiadamente desrespeitosa.

AXÉ

• Responder
  • D
    Noiva Novata Março 2016 Rio Grande do Sul
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, meu nome é Daniela, tenho 20 e não sou casada, porém um dia irei me casar na Umbanda.. estou a procura de vestidos e tals e me deparo com este "debate", de pôr que é uma cerimônia religiosa ao invés de pôr que é de Umbanda nos convites. Vocês realmente são Umbandistas? tem fé e amam seus caboclos e seus Orixás? a benção que vocês vão receber, são deles ou dos convidados? Os amigos que são amigos, não se importam. Entendo sobre evangélicos, mais apenas avise que o casamento é Umbandista e que logo depois ocorrerá a festa, e eles que escolham a qual irão vir.

A religião é linda, e você que se diz Umbandista, esta tendo um PRÉ-conceito da própria religião! Como assim?!

Escolha outra religião, pois esta não é a sua!

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Daniele!

Achei lindo os detalhes do seu casamento! Quando você vai se casar?

O meu casamento será numa chácara, e terei poucos rituais da umbanda, apenas a Entidade, o Preto Velho irá celebrar o nosso casamento! A dama vai entrar com um buquê de marshmalow representando os Erês, penso em coloccar uma das damas entrando com folhagens e outra entrando com rosas. Uma delas ia entrar com um buquê de pipoca, até fiz para ver como ficaria, mas ninguém gostou e sendo assim vou ter que substituir.

Na minha família também tem evangélicos, mas eu já avisei que será uma cerimônia sem rituais, sem atabaques e que a Entidade não os benzará. No convite vou colocar cerimônia religiosa, porque quando falamos em cerimônia umbandista todos já pensam em velas acesas, danças, recebimento de Entidades, enfim um preconceito só!

Estou avisando a pessoas que será uma bênção da Entidade e elas estão aceitando melhor! No começo, quando disse que faria uma cerimônia umbandista foi um alvoroço só e muita gente disse que não iria...agora com a minha explicação elas já disseram que vão!

Procure fazer a mesma coisa e não coloque no convite, apenas explique a elas como vai ser o seu casamento!

O meu vestido será vermelho e meu marido vai usar meio fraque.

Vou colocar um altar com algumas imagens, pois om meu casamento será numa chácara, em frente a uma piscina! A piscina será decorada com velas e a cerimônia será embaixo de um pergolado. Meu casamento será à noite!

Ainda estou vendo vários detalhes, é tanta coisa pra ver! Aqui no site de casamentos tem uma noiva que se casou na umbanda, ela está na minha lista de amigos, o nome dela é Tessie, entre no álbum dela e veja as fotos, o casamento dela foi lindo e ela me deu várias ideias!

Beijos e vamos nos falando!

Lucy.

• Responder
  • D
    Noiva Constante Setembro 2015 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal o tema do fórum. Não achei que encontraria umbandistas aqui..

planejo casar pela umbanda tb e na praia, pé na areia!. O congar da cerimônia será de frente ao mar com os tabaqueiros a traz. Cerimonia será a tarde, tentarei pegar o por do sol.

sou filha de inhasã e a cabocla que irá realizar a cerimônia é de oxum (onde vou inhasã é representado pela cor amarela e oxum pela roxa).

terá uma tenda (onde eh o altar) com detalhes em amarelo e as cadeiras coberta de branco com fita amarela. Meu vestido será branco e o buque amarelo com roxo. O noivo é oxossi, colocaremos muito verde no caminho da noiva até o altAr..a decoração será bem rica em flores com mata de oxossi. O caminho da noiva será feito com conchinhas e coberto de pétalas de rosa

as madrinhas terao vestidos roxos com buque amarelo. Os padrinhos com roupa como do noivo - bata - e todos entraram descalços. As alianças ficaram numa vasilha de vidro com areia e conchas.

daminhas entraram com balões com cores de ere.

A festa sera na areia tb. Colocarei velas suspensas pq vai anoitecer bem... Mesas decoradas com toalhas brancas e uma faixa no centro amarela, flores em roxo.. conchinhas no detalhe dos talheres. Bolo todo decorado na cor pérola e com conhas, estrelas.fico anciosa só de comentar.

o detalhe do convite, pensei em colocar casamento na umbanda..mais minha família é dividida em parte da mãe umbandista e parte do Pai evangélicos .. São todos queridos, respeitam muito tudo .. Mais sempre cada um no seu espaço... Fui no casamento de todas as minhas primas evangélicas..as festas de famílias, sempre nós unimos ...mas não sei se elas vão vir na mEu casamento. Não sei como dismistificar tudo isso. Será tudo muito muito simples mesmo. O convite eh a parte que tenho maior dificuldade.. Como dizer que toda cermonia será simples, sem as mistificações que são colocadas?

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OI, Tess!

Amei o site de vocês!

Lindo! Parabéns! Fiquei encantada e emocionada com todos os detalhes do site!

Grande beijo,

Lucy.

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Tess!

Obrigada pelo convite, mas no dia 24/05, teremos uma sessão especial no centro, onde homenagearemos os Pretos Velhos e será ás 15h. Iremos em junho, numa quarta-feira, mas te aviso antes.

O medium que recebe o Pai João trabalha na quarta ou na segunda? POis meu marido quer muito falar com o Pai João, já que só consegue falar com ele por meio do pensamento ou de vidências, pois ele é médium vidente.

Gostei da ideia das rosas! Depois entra no meu debate de cheirinho de noiva e o debate das minigravatas e veja o que eu fiz para o casamento! Já comecei a fazer os meus artesanatos para o casamento, afinal, há tanta coisa pra fazer!

Vou fazer uma amostra do buquê de pipoca e depois mando pra você ver! Espero que eu consiga fazer! rs

No mais vamos nos falando!

Beijos,

Lucy.

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lucy!

Gosto das flores amarelas !, vc pode usar os proprios lirios , que são as flores de oxum , e as rosas vermelhas que são as flores de yansã , os lirios caem do amarelo ao laranja no centro vai fazer um degrade lindo com o vermelh das rosas ! as rosas tbm ficam lindas, afinal rosas são rosas ! são lindas de qualquer forma !

Quanto ao convite , vc pode sim escrever ''cerimonia religiosa'' porem deve explicar a cada entrega de convite sobre em que religião pretende se casar , para evitar surpresas e comentarios desnecessarios no dia.

Colocamos explicitamente no convite , e muitas pessoas não foram , mesmo assim explicamos que seria um casamento diferente e para que as pessoas tivessem uma noç~]ao de como seria e para que entendessem a cerimonia fizemos um site , fiz em uma plataforma facilima de mexer

os convidados que ficaram inseguros quanto a religião puderam ler um pouco de como seria , fizemos um visual bem clean que acabou por aguçar a curiosidade de muitos

segue o link do site : http://casamentorafaetessie.wix.com/finalmente-

sendo assim se não quiser especificar no convite , será preciso deixar os convidados cientes do estilo da cerimonia, muitos podem por conta dos preconceitos se sentirem incomodados ou deslocados.

aos mais intimos vc pode dizer que não terá velas , nem atabaque e brincar com o assunto , isso descontrai bem, comigo deu certo.

Aguardo a presença de vocês em nossa casa ! vamos marcar , costumo trabalhar de quarta feira, mas se vcs só puderem ir na segunda eu vou lá pra recebe-los , aliás estão mais que convidados para irem lá no sabado dia 24/05 ás 15:00 , será celebrada a festa dos pretos velhos e de oxum.

beijos

Tess

• Responder
  • Julia
    Super Noiva Março 2016 São Paulo
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

MUITO INTERESSANTE,NÃO CONHECIA,PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES!!!

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Tess!

O meu buquê será branco com rosas vermelhas no meio! Escolhi o dourado por causa de Iansã e Oxum que gostam muito do dourado, afinal remete a ouro, prosperidade, não é mesmo?

Quanto às velas na piscina ainda não tinha pensado nisso e adorei a sua ideia, vou colocá-las, vai ficar lindo!

Gostei da ideia dos desenhos das lágrimas de alegria, vou procurar na internet.

As rosas da decoração vou misturar um pouco de branco, vermelho e agora estou pensando em rosas amarelas por causa de Oxum, o que acha?

Vou ver também a roupa do noivo e do pájem, acho que vai ficr legal, pois sai da formalidade e eles vão ficar mias à vontade.

Meu cunhado me aconselhou a não colocar no convite que será uma cerimônia umbandista. Ele disse para eu colocar apenas cerimônia religiosa, já que as pessoas ao lerem o convite podem associar a cerimônia umbandista a atabaques, danças, velas, enfim tudo aquilo que elas veem na praia e na televisão! Ele acha que as pessoas têm uma ideia muito equivocada sobre a Umbanda e que diante disso é melhor que eu apenas fale se alguém perguntar.Estou com uma super- dúvida nisso, o que você acha?

Nossa é tanta coisa pra ver que eu fico perdidinha!

Ah! Meu marido quer muito conhecer o terreiro de vocês, assim como eu! Será podemos marcar em junho, pois estaremos de férias e será melhor pra irmos!

Grande beijo e obrigada por tudo!

Lucy.

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lucy!

acho linda a ideia da ponte ! mais linda ainda a cor que escolheu pra decoração o banco e dourado ficará lindo , e super emete a oxum ! vc pode ousar com as velas por que o casamento será a noite, inclusive colocar velas na psicina o que ilumina bastante e os fotografos agradecem demais !

vc pode ao invés de usar as rosas vermelhas na decoração , usa-las no buque , que normalmente deve fugir de tudo que tem na decoração , desta forma vc utiliza as suas rosas !

as lagrimas de alegria podem conter no desenho um abebê ( o espelho que oxum e yemanjá usam) e um machado de xangô para representar seu esposo ! acho que ficaria lindo, vc pode usar nas cores das lagrimas de alegria o vermelho com fita dourada , outra forma de usar as cores dos orixás !

tem tudo pro seu casamento ser lindo !

na loja que te indiquei vc pode pedir a roupa por encomenda , fale com a Mari , ela é uma fofa e vc pede a c roupa do jeito que vc quiser, é uma boa opção para seu págem tbm!

beijos!

Tess

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Tessie!

Amei todas as suas dicas! O convite que você me mostrou ficou lindo e as lágrimas de alegria também! Parabéns pelo bom gosto! Preciso ainda pensar como será a temática do meu casamento dentro do ritual da nossa religião. Sou filha de Oxum e Iemanjá e também trago Ogum na minha Coroa! Logo as minhas lágrimas de alegria podem ser remetidas a Oxum e Iemanjá, o que acha?

A decoração da festa será dourada com branco e as rosas serão brancas e vermelhas. A minha acha melhor eu tirar as rosas vermelhas por causa da cor do meu vestido, mas como amo rosas vermelhas, vou deixá-las na decoração.

A lembrancinha vou fazer com velas, mas ainda vou ver em São Paulo algo que me chame atenção.

Vou casar à noite e será me frente a uma piscina. O Pai João disse que como vamos fazer na piscina, já estaremos remetendo à Iemanjá e Oxum, já que ambas são das águas! E isso eu achei ótimo!

O casamento será nessa chácara www.chacarabarril.blogspot.com na cidade de Hortolândia!

Vamos fazer uma passarela na piscina para o noivo, padrinhos, damas, pajém e noiva entrarem! Acho que vai ficar bem legal!

Eu queria que meu cachorrinho, que é um filho para nós, entrasse, mas como será perto da piscina, sei que ele jamais irá entrar, pois é muito medroso! rs

Depois se puder dá uma olhadinha no link que te mandei e obrigada pelo link da roupa do noivo, pois também estou em dúvida na roupa, já que meu marido é totalmente despojado!

Grande beijo!

Lucy.

Escrito por Tessie:

Mensagem mencionada

Escrito por Lucifrance:

Tessie,

Muito obrigada pelas explicações! Temos um pequeno centro em nossa casa. Por enquanto atendemos no quintal, mas daqui um tempo pretendemos fazer uma sala para as sessões. Meu marido é o Diirigente do centro e eu trabalho com cambone das Entidades.

Quem vai realizar o nosso casamento é um amigo nosso que também dirige um outro centro.

A minha grande dúvida é com relação as músicas e você clareou bastante as minhas ideias.

Na daminha de honra vou colocar um buquê de marshmalow representando os erês.

Eu tenho uma filha de 21 anos e meu marido uma filha de 17. Elas vão entrar como damas também, representando a fase adulta, madura que estamos vivendo. Só não sei ainda a cor dos vestidos, já que meu vestido de noiva será vermelho.

Também ainda não defini a cor do pajém!

Meu marido usará um terno cinza, pois a Entidade que rege o centro (Pai João de Angola) pediu para não usarmos preto. Ele também não usará branco para não confundir com o Dirigente que celebrará o nosso casamento. Ah! Será um Preto-Velho que irá fazer a cerimônia!

Vou colocar a imagem do Pai Oxalá no centro da mesa. Na parte que vai ficar de frente pra mim, vou colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida (representando Oxum) e a imagem de Iemanjá.

De frente para meu marido vai ficar a imagem de São Lázaro (representando Xangô) e Santa Bárbara (Insã).

O vinho será branco.

Nosso grande problema é que muitos da família não querem ir por se tratar de um casamento umbandista, um terrível preconceito!

Ainda não defini as lembrancinhas, mas achei legal a sua ideia dos banhos.

Sabe, eu sou umbandista praticamente desde que nasci, meus pais frequentavam um centro, ams não eram muito assíduos e na adolescência de vez em quando eu ia com as minhas primas à missa, mas sempre sem meus pais. Meu recebia Entidades, mas há uns quinze anos resolveu ir para o Kardecismo, ler livros, enfim, porém frequenta pouco. Minha mãe é quem gosta da umbanda, mas tb pouco frequenta já que moramos longe uma da outra!

Bem é isso, depois te conto mais, pois agora tenho que voltar ao trabalho! rs

Beijos e até!

Lucy.

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sábado e só vendo mensagens de casamento! Amo!!!!!!!!!!!!

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tessie!

Amei todas as suas dicas! O convite que você me mostrou ficou lindo e as lágrimas de alegria também! Parabéns pelo bom gosto! Preciso ainda pensar como será a temática do meu casamento dentro do ritual da nossa religião. Sou filha de Oxum e Iemanjá e também trago Ogum na minha Coroa! Logo as minhas lágrimas de alegria podem ser remetidas a Oxum e Iemanjá, o que acha?

A decoração da festa será dourada com branco e as rosas serão brancas e vermelhas. A minha acha melhor eu tirar as rosas vermelhas por causa da cor do meu vestido, mas como amo rosas vermelhas, vou deixá-las na decoração.

A lembrancinha vou fazer com velas, mas ainda vou ver em São Paulo algo que me chame atenção.

Vou casar à noite e será me frente a uma piscina. O Pai João disse que como vamos fazer na piscina, já estaremos remetendo à Iemanjá e Oxum, já que ambas são das águas! E isso eu achei ótimo!

O casamento será nessa chácara www.chacarabarril.blogspot.com na cidade de Hortolândia!

Vamos fazer uma passarela na piscina para o noivo, padrinhos, damas, pajém e noiva entrarem! Acho que vai ficar bem legal!

Eu queria que meu cachorrinho, que é um filho para nós, entrasse, mas como será perto da piscina, sei que ele jamais irá entrar, pois é muito medroso! rs

Depois se puder dá uma olhadinha no link que te mandei e obrigada pelo link da roupa do noivo, pois também estou em dúvida na roupa, já que meu marido é totalmente despojado!

Grande beijo!

Lucy.

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Lucy !

A ideia do buque de marshmelow tem tudo a ver , fiz os das meninas de pirulitos com o mesmo intuito !

e pasme os buquezinhos delas sumiram depois da cerimônia kkk

Optamos no caso em fazer tudo em branco, tanto convidados quanto eu e o noivo , o que diferiu o meu marido do nosso tátá foram as guias e a cor do filá , compramos as vestimentas deles na loja Sol de aruanda , que fica na zona norte de são paulo e se vc procurar no facebook , existe uma pagina que faz atendimento online e entega pra todo o estado.

Quanto as damas a ideia é genial ! colocar as fases

uma ideia é coloca-las com a cor das yabás que representam cada momento da vida , vc pode usar os vestidos delas em tom degrade , do vermelho até o coral, sempre tons abaixo do seu vestido e dolocar algum elemento, em suas mãos

por exemplo : a mais velha levar algo que represente nanã (para a fase adulta ) a adolescente usar algo que remeta a oxum (mãe menina ) e sua daminha já representará os eres/ibeiji , ou trabalhar com as tres principais linhas da umbanda nos elementos , assim a mais velha leva alçgo que remeta os pretos velhos , a adolescente algo que traga a ideia dos caboclos (um buque somente de folhas , acho que seria uma boa pedida , e a pequena continue mantendo assim , vai ficar muito lindo !

Quanto ao pagem , é tradição combina-lo com o noivo, como seu noivo terá trage formal , talves uma calça da mesma cor da roupa de seu noivo e uma camisa branca de botões .

Ideia: existem batas brancas com bordados variados , talves essas seja uma boa opção pro seu noivo, vai diferi-lo do pai de santo e ele poderá ficar mais a vontade . segue o link da loja : https://www.facebook.com/sol.dearuanda.1?fref=ts achei muitas opções , quem sabe , né?

a cerimonia será de dia ou a noite?

Quanto ao preconceito: Várias pessoas de nossa familia não foram a nosso casamento. e por fim acabaram não fazendo falta nenhuma , quem tinha que estar estava e foi tudo maravilhoso, e quem não foi, se arrependeu, não deixe isso te contagiar, um preço pequeno que pagamos por fazer as coisas do nosso jeito. O casamento é seu , e quem tem que sair feliz com o resultado é vc ! nunca se esqueça disso !

lembrancinhas : estou organizando outro casamento agora dia 30 de maio , a moça que vai casar é filha de yemanjá e vou usar tudo que remete ao mar , os convites e as lagrimas de alegria fui eu quem bolei a arte , e as lembranças serão velas decoradas com areia e conchas , para acender para yemanjá e pedir paz nos relacionamentos.

usando elementos que usamos dentro de nossa ritualistica fica mais facil bolar as lembranças

segue o modelo do convite da minha amiga e das lagrimas de alegria convite modelo casamento Eliane

lagrimas de alegria confirmação de votos Eliane

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, Thaiene!

Beijos!

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Adorei seu relato e cada detalhe que vc escolheu...muito lindo!!!!

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tessie,

Muito obrigada pelas explicações! Temos um pequeno centro em nossa casa. Por enquanto atendemos no quintal, mas daqui um tempo pretendemos fazer uma sala para as sessões. Meu marido é o Diirigente do centro e eu trabalho com cambone das Entidades.

Quem vai realizar o nosso casamento é um amigo nosso que também dirige um outro centro.

A minha grande dúvida é com relação as músicas e você clareou bastante as minhas ideias.

Na daminha de honra vou colocar um buquê de marshmalow representando os erês.

Eu tenho uma filha de 21 anos e meu marido uma filha de 17. Elas vão entrar como damas também, representando a fase adulta, madura que estamos vivendo. Só não sei ainda a cor dos vestidos, já que meu vestido de noiva será vermelho.

Também ainda não defini a cor do pajém!

Meu marido usará um terno cinza, pois a Entidade que rege o centro (Pai João de Angola) pediu para não usarmos preto. Ele também não usará branco para não confundir com o Dirigente que celebrará o nosso casamento. Ah! Será um Preto-Velho que irá fazer a cerimônia!

Vou colocar a imagem do Pai Oxalá no centro da mesa. Na parte que vai ficar de frente pra mim, vou colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida (representando Oxum) e a imagem de Iemanjá.

De frente para meu marido vai ficar a imagem de São Lázaro (representando Xangô) e Santa Bárbara (Insã).

O vinho será branco.

Nosso grande problema é que muitos da família não querem ir por se tratar de um casamento umbandista, um terrível preconceito!

Ainda não defini as lembrancinhas, mas achei legal a sua ideia dos banhos.

Sabe, eu sou umbandista praticamente desde que nasci, meus pais frequentavam um centro, ams não eram muito assíduos e na adolescência de vez em quando eu ia com as minhas primas à missa, mas sempre sem meus pais. Meu recebia Entidades, mas há uns quinze anos resolveu ir para o Kardecismo, ler livros, enfim, porém frequenta pouco. Minha mãe é quem gosta da umbanda, mas tb pouco frequenta já que moramos longe uma da outra!

Bem é isso, depois te conto mais, pois agora tenho que voltar ao trabalho! rs

Beijos e até!

Lucy.

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na verdade Vanessa, não é nada disso , segundo o espiritismo, as pessoas já tem ligação uma com a outra quando se encontram, o casamento na umbanda nada tem a ver com missão reencarnatoria , ou junção de almas por sete encarnações, não se pode mudar karmas ou darmas , então se vc tiver que passar 7 encaranções ao lado de alguem , não será o casamento que mudará isso. o casamento na umbanda neste aspecto é identico ao católico , é pedir a benção de oxalá /jesus Cristo e Zambi/ Deus .

• Responder
  • Tessie
    Tessie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha ! me achei aqui !

Bem, eu vou contar um poquinho da experiencia.

Meu Marido é umbandista desde pequeno, eu adentrei a religião há 9 anos. somos os dois de familia católica, mas seguimos caminhos diferentes dos nosso genitores que por consequencia acabaram por nos seguir tempos depois dentro da religião .

Meu marido é dirigente de um centro , e constantemente celebramos cerimonias simples lá , por ser uma religião que abrange todos os publicos e abraça realções homoafetivas, os centros são muito procurados pra realização de casamentos.

Todos oas videos sobre casamentos umbandistas que procurei , vi que normalmente eles eram bem fechados , com poucos familiares e pessoas que frequentam o centro , AI cai naquela ''- mas e meu sonho de super noiva , vestido e festa e tudo lindo??''

Foi então que resolvi bolar tudo nos formatos de um casamento conevcional , com ajustes para a religião , as lembrancinhas foram ''banho de amor'' um banho que algumas entidades ''receitam'' para que as pessoas fiquem/se sintam mais atraentes ( e funciona ) , minhas daminhas,bem foram 6 meninas que representavam com as cores de suas tiaras 5 das yabás ( orixas mulheres , forças femininas que regem a religião ) os pagens representaram meu orixá e o orixá do meu marido (azul ogum e verde oxosse) a ritualistica nós montamos , mas substituimos o pão , pela uva itália. ao invéz de marcha nupcial e outras trilhas sonoras que normalmente se usam em casamentos , foi usado, ponto de yemanja para a entrada dos padrinhos ( yemanja é na religião é a mãe de todos nós ,sincretizada com nossa senhora , Yemonjá É a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja do mar. Yemonjá é a mãe de todos os filhos, mãe de todo mundo. É ela quem sustenta a humanidade, Yemonjá é o espelho do mundo, Ela é a mãe que orienta, que mostra os caminhos, que educa, e sabe, sobre tudo. Yemonjá é a própria água, suas lágrimas se transformaram num rio que correu em direcção ao oceano. Portanto, não é por acaso que as lágrimas e o mar tem o mesmo sabor. Yemonjá é a mãe que não faz distinção dos seus filhos, sejam como forem, tenham ou não saído do seu ventre.) na entrada das damas e pagens foi usado um ponto de Ibeiji ( orixás crinças , gemeos ,sincretizados com são cosme e sã damião,Ibê-ji é o Orixá-Criança, duas divindades gémeas infantis,Por serem gémeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, Ibê-ji é tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criança pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes.A criança que temos dentro de nós, as recordações da infância. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e você estará a viver ou revivendo uma lenda deste Orixá. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infância, foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji já viveu todas as felicidades e travessuras que todos nós, seres humanos vivemos. ) na entrada do noivo ponto de oxosse (orixá do meu marido, Oxóssi, é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, Orixá da luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar os seus, Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição. é expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente.. ) e na minha entrada pono de yansã (meu orixá, Yansã é uma guerreira por vocação, sabe ir à luta e defender o que é seu, a batalha do dia-a-dia é a sua felicidade. Ela sabe conquistar, seja no fervor das guerras, seja na arte do amor, Mostra o seu amor e a sua alegria contagiantes, é extremamente feminina. é a Iyabá dos ventos e tempestades, Yansã é a única que pode segurar os chifres de um búfalo, pois essa mulher cheia de encantos foi capaz de transforma-se em búfalo e tornar-se mulher da guerra e da caça. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence. ) . Não houve incorporação , quem celebrou a cerimonia , foi meu Tatá de santo ( titulo usado ao pai mais velho , classifica-o como avô de santo ) que tbm é tio do meu marido. na benção das alianças foi cantado o ponto de oxum ( orixá , Oxum, a mais bela Iyabá, a rainha de todas as riquezas, a protectora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência, Generosa e digna, Oxum é a rainha de todos os rios e cachoeiras.É a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino.Oxum é a mãe das crianças, seres inocentes e sem maldade, zelando por elas desde o ventre até que adquiram a sua independência. Seus filhos, melhor, as suas jóias, são a sua maior riqueza. ). Os pontos são cantados por ogãs ( ogãs são os curimbeiros , os que tocam atabaque) a saida dos padrinhos e noivos foi tocado ponto de nanã (nanã orixá da crianção, Nanã é a deusa dos mistérios da criação do mundo, Nanã é muitas vezes considerada a divindade suprema. É a mãe antiga (Iyá Agbà) por excelência. Nanã é o princípio, o meio e o fim; o nascimento, a vida e a morte. Ela é a origem e o poder, Nana é a dona do axé por ser o orixá que dá a vida e a sobrevivência, Nanã é a mãe, boa, querida, carinhosa, compreensível, sensível, bondosa, divindade das águas paradas e dos pântanos, senhora dos ibás que permite o nascimento dos deuses e dos homens.)

sei que ficou EXTREMAMENTE LONGO ! mas foi assim !

tentei explicar da forma mais simples possivel , e usando linguagem leiga. Muitas pessoas que casam na umbanda casam-se de forma singela, as vezes se intimidando com preconceitos posteriores , porem de todos que participaram do meu casamento ,que não eram da religião , comentaram ele como referencia de brasilidade .

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ja vi mais ou menos como é, diferente

Aí vai da religião de cada um né

Smiley laugh

• Responder
  • Nanda
    Noiva Ativa Janeiro 2015 Paraíba
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca vi. Como é?
    • Responder
  • Ariane
    Noiva Master Setembro 2014 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho slegal sim, mas num conheço muito bem não

Smiley winking

• Responder
  • Quezia e Luciano
    Super Noiva Maio 2015 Rio de Janeiro
    Quezia e Luciano ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho normal como de toda religião !
    Olha as fotos dela https://comunidade.casamentos.com.br/tessie--u432863
    O casório dela foi ubandista e eu achei que ficou bacana.

beijos

• Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Parabéns pelo casamento! Conta sim, explica como é. Você pode abrir um debate novo! Smiley kiss

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não! Trata-se de um casamento religioso como em qualquer outra religião cristã. Abraços.

• Responder
  • Vanessa & Wendel
    Super Noiva Setembro 2014 São Paulo
    Vanessa & Wendel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E verdade que este casamento e uma uniao de almas para 7 encarnações ?

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Dezembro 2013 Distrito Federal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui tem uma noivinha chamada tessie que casou assim! Achei muito bonito o casamento dela!

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho legal quando um casal decide se casar conforme a sua religião.

• Responder
  • Lucifrance
    Lucifrance ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Um casamento umbandista é realizado por uma Entidade do Centro de Umbanda, que pode ser um Preto-Velho, um Caboclo, um Baiano. É um casamento com a bênção do Pai Oxalá que é representado por Jesus Cristo na Igreja Católica e também dos santos e santas da Igreja Católica nos quais os noivos são devotos. A Entidade que celebra o casamento faz um discurso de muita paz e orienta os noivos sobre a importância de um casamento. O Pai de Santo que recebe a Entidade veste-se de branco e é feita a união com a degustação do vinho branco e do pão para o casal. Uma vela branca é acesa como celebração da paz e iluminação no casamento.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas