Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Amanda
Super Noiva Abril 2018 São Paulo

Casamento umbandista – a roupa do noivo e convidados

Amanda, dia 23 de Fevereiro de 2018 às 17:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 15

Muitos noivos estão deixando a tradição de lado e se inspirando em trajes brancos para acompanhar a noiva no look. Assim como noivas optam por novos modelos de vestidos em cores diferentes. Para mim, vale o conforto e bem-estar de cada um. Afinal, é um dia de grande importância na vida de todos.

Mas e quando a tradição da cerimônia religiosa possui um fundamento para a cor dos trajes?

Assim é na Umbanda. Claro que cada casa possuí sua, mas os noivos vestirem branco é unanimidade nos casamentos.

A cor branca tem como fundamento o símbolo da unidade e fraternidade. Ela transmite a sensação de calma, paz espiritual e reflete todas as cores existentes. Trata-se do nosso uniforme de trabalho. Quando todos os médiuns da corrente espiritual trajam branco, eliminam supostas diferenças materiais, culturais e sociais. O foco é somente um: o espírito.

Para a noiva umbandista, o branco não é problema. É possível casar-se com vestidos de noiva tradicionais ou de acordo com o gosto pessoal.

Já o noivo enfrenta algumas dificuldades para encontrar o terno ideal. Muitos casamentos na praia fazem uso de roupas claras, como amarelo, caqui e bege. Estas cores são facilmente combinadas e encontradas. Porém o branco é figurinha limitada. As lojas de aluguel, alfaiates e grandes nomes de roupas sociais chegam a dar risada quando a cor é solicitada.

Os noivos entram em pânico para conseguir combinar camisa, calça, paletó e sapato sem ficar parecendo um médico dos anos 50.

Ajudando meu noivo nessa empreitada, fomos a várias lojas e shoppings. Provar algo que represente a religião e valorize o corpo é muito difícil, as opções são limitadíssimas, apesar de um terno branco ser facilmente feito sob medida.

O segredo é escolher os tecidos corretamente: linho, sarja e algodão cru são excelentes opções. Avalie se fica transparente e como fica o caimento. Um tecido nobre valoriza e da outro ar.

Outro ponto importante e polêmico é o sapato. Ele é o ponto crucial e determinante se você vai ficar parecendo o médico dos anos 50 citado acima ou um dentista. Nada contra as profissões amig@s, mas ninguém quer casar com look de trabalho.

Na minha cerimônia, tanto eu quanto meu noivo estaremos descalços – outro fundamento da nossa religião. Para a festa, ele escolheu um tênis branco da Nike. Toque essencial da sua personalidade e conforto.

Nosso casamento será em um sítio, parcialmente ao ar livre e próximo da natureza. Além de nós, nosso pai, mãe e irmãos de santo também usarão branco.

Em relação aos convidados, coloquei no convite para que fossem de roupa social, mas que poderiam eliminar o uso da gravata e paletó caso não estivessem à vontade, além de ter solicitado para que evitassem o uso de roupa escura e vermelha. Penso que apesar das diferenças, isso manterá o status da ocasião e não correremos o risco de convidados irem à vontade demais por conta das características do casamento.

Minha dica: coragem, bons profissionais, paciência e tente colocar o SEU estilo dentro da sua religião ou vontade. É uma missão um pouco difícil, portanto não deixe para última hora.

O universo dos casamentos é uma grande indústria que precisa entender que não existe um padrão, uma religião (ou ausência de religião) e que apenas um pacote de ritos reina.

Conversem muito com quem está ajudando na organização, pesquisem referências e transformem o dia C em algo único na vida do casal.

15 Respostas

Última atividade por Amanda, dia 25 de Agosto de 2020 às 17:26
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, é claro que a Umbanda pode casar! Eu recomendo você buscar por um pai ou m˜ãe de santo que você tenha afinidade para realizar a sua cerimônia. Entendo que estamos em um momento complicado, mas afinidade é muito importante no dia mais especial da vida de vocês, né?

Diferente de outras religiões, cada líder religioso possui sua forma de celebração, por isso é importante vocês buscarem conhecer antes de combinar algo. A energia tem que bater, entendeu?

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Andrea!

É possível fazer em buffet sim, mas o tipo e como será feita a celebração vai depender do pai/mãe de Santo.

• Responder
  • Andrea
    Noiva Novata Dezembro 2020 São Paulo
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu frequento um terreiro, mas não estão atendendo, será que consigo algum pai pra celebrar meu casamento? Mas teria que ser no buffet que já fechei.. Nem sabia que na umbanda dava pra casar
    • Responder
  • Andrea
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Amanda, eu frequento um terreiro de umbanda mas infelizmente sei menos do que gostaria sobre essa religião linda... Eu gostaria de me casar com a celebração da umbanda, porém alguns parentes do meu noivo são de outras religiões então eu gostaria de saber se tem como fazer algo simples dentro do buffet mesmo, sem cantar pontos... Apenas celebrando com um pai de santo
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Andrea! Tudo bem? Eu sou de São Paulo e meu casamento foi em São Bernardo do Campo - SP. O que você gostaria de saber?

• Responder
  • Andrea
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc é de onde? Gostaria de saber mais sobre casamento na umbanda
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade! Precisamos falar mais sobre

• Responder
  • Maicon Paiva
    São Paulo
    Maicon Paiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Grande tópico com dicas sobre a roupa de cada um para o casamento. Infelizmente não encontramos muitas informações sobre o assunto na internet.

Trabalho para ser Pedida em Casamento
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Legal, Tatiana!

Que oxalá abençoe a união de vocês! Axé Smiley heart

• Responder
  • Tatiana
    Noiva Principiante Março 2020 Rio de Janeiro
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de uma dica de frase delicada pros convites!!!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Principiante Março 2020 Rio de Janeiro
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou umbandista e meu noivo católica vamos receber as bençãos só da minha mãe de santo; pois o catolicismo ainda não aceita o segundo casamento, no caso dele, farei tradicionalmente na casa de festa mas quero que o ambiente receba a paz de Oxalá exaltada no branco das roupas ou cores claras como Nude e off white. Pretendo tudo branco nas flores com girassóis 🌻!!! Quero uma energia bem positiva!!!
    • Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Jéssica! Muito axé para nós! Smiley heart

• Responder
  • Amanda
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Karen!

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os casamentos na umbanda são lindos, de fazer chorar horrores e cheios de paz. Sou suspeita para falar pois amo a religião e seus fundamentos mas de cara ja se sabe que um casamento umbandista será diferente de todos que estamos acostumados a ir. Muito axé noivinha que seja sempre iluminado o casamento de vcs!!! PS: adorei os esclarecimentos e acho bacana tirarmos o tabu das pessoas com a cor branca só para noiva no casamento.
    • Responder
  • K
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa Amanda,
    super interessante! Adorei suas informações e esclarecimentos!
    Espero que você tenha sucesso no seu casamento!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas