Muitos noivos estão deixando a tradição de lado e se inspirando em trajes brancos para acompanhar a noiva no look. Assim como noivas optam por novos modelos de vestidos em cores diferentes. Para mim, vale o conforto e bem-estar de cada um. Afinal, é um dia de grande importância na vida de todos.
Mas e quando a tradição da cerimônia religiosa possui um fundamento para a cor dos trajes?
Assim é na
Umbanda. Claro que cada casa possuí sua, mas os noivos vestirem branco é unanimidade
nos casamentos.
A cor branca tem como fundamento o símbolo da unidade e fraternidade. Ela transmite a sensação de calma, paz espiritual e reflete todas as cores existentes. Trata-se do nosso uniforme de trabalho. Quando todos os médiuns da corrente espiritual trajam branco, eliminam supostas diferenças materiais, culturais e sociais. O foco é somente um: o espírito.
Para a noiva umbandista, o branco não é problema. É possível casar-se com vestidos de noiva tradicionais ou de acordo com o gosto pessoal.
Já o noivo enfrenta algumas dificuldades para encontrar o terno ideal. Muitos casamentos na praia fazem uso de roupas claras, como amarelo, caqui e bege. Estas cores são facilmente combinadas e encontradas. Porém o branco é figurinha limitada. As lojas de aluguel, alfaiates e grandes nomes de roupas sociais chegam a dar risada quando a cor é solicitada.
Os noivos entram em pânico para conseguir combinar camisa, calça, paletó e sapato sem ficar parecendo um médico dos anos 50.
Ajudando meu noivo nessa empreitada, fomos a várias lojas e shoppings. Provar algo que represente a religião e valorize o corpo é muito difícil, as opções são limitadíssimas, apesar de um terno branco ser facilmente feito sob medida.
O segredo é escolher os tecidos corretamente: linho, sarja e algodão cru são excelentes opções. Avalie se fica transparente e como fica o caimento. Um tecido nobre valoriza e da outro ar.
Outro ponto importante e polêmico é o sapato. Ele é o ponto crucial e determinante se você vai ficar parecendo o médico dos anos 50 citado acima ou um dentista. Nada contra as profissões amig@s, mas ninguém quer casar com look de trabalho.
Na minha cerimônia, tanto eu quanto meu noivo estaremos descalços – outro fundamento da nossa religião. Para a festa, ele escolheu um tênis branco da Nike. Toque essencial da sua personalidade e conforto.
Nosso casamento será em um sítio, parcialmente ao ar livre e próximo da natureza. Além de nós, nosso pai, mãe e irmãos de santo também usarão branco.
Em relação aos convidados, coloquei no convite para que fossem de roupa social, mas que poderiam eliminar o uso da gravata e paletó caso não estivessem à vontade, além de ter solicitado para que evitassem o uso de roupa escura e vermelha. Penso que apesar das diferenças, isso manterá o status da ocasião e não correremos o risco de convidados irem à vontade demais por conta das características do casamento.
Minha dica: coragem, bons profissionais, paciência e tente colocar o SEU estilo dentro da sua religião ou vontade. É uma missão um pouco difícil, portanto não deixe para última hora.
O universo dos casamentos é uma grande indústria que precisa entender que não existe um padrão, uma religião (ou ausência de religião) e que apenas um pacote de ritos reina.
Conversem muito com quem está ajudando na organização, pesquisem referências e transformem o dia C em algo único na vida do casal.