Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Katleen
Noiva Curiosa Dezembro 2024 São Paulo

Casamentos em Igrejas Católicas

Katleen, dia 22 de Julho de 2022 às 09:17 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 31

Olá noivinhas! Smiley heart

Eu e meu noivo decidimos casar em uma igreja Católica, sempre foi meu sonho ainda mais pelo significado, de estarmos consagrando o matrimonio diante de Deus, só que até então achei que era algo muito caro e fora do meu orçamento, mas quando fiquei sabendo que as igrejas cobravam a partir de um salário mínimo não acreditei, então super embarquei em mais um desafio. Bom na igreja católica é muita burocracia para casarmos e eu estou bastante apreensiva com medo de não dar certo eu realizar esse sonho, para quem está organizando o casamento em igreja ou quem já se casou poderia me ajudar com algumas dicas e como funciona o processo na prática?

31 Respostas

Última atividade por Graziele, dia 25 de Julho de 2022 às 08:52
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então flor, provavelmente a entrevista será com o pároco.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2023 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui a taxa é de um salário mínimo mesmo. Tem o curso de noivos e a documentação RG, CPF, comprovante de residência e certidão de batismo para fins matrimoniais com validade de 6 meses.
    • Responder
  • Livia
    Noiva Ativa Junho 2026 Rio de Janeiro
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, então. Irei me casar na igreja católica também, não fica apreensiva pois eles são super compreensíveis, no meu caso foram. Não precisei ter todos os sacramentos para me casar. Eu não tenho crisma e meu marido é da igreja evangélica porém foi necessário nós 2 sermos batizados mas de resto não precisou de ter nenhum outro sacramento, precisei levar um documento que comprovasse o batismo, tanto meu quando do meu marido. A igreja católica também me exigeu a participação em um curso de noivos, fornecido pela própria igreja, que pode variar o número de encontros. No meu caso tive que ficar um domingo inteiro em uma sede da igreja ouvindo palestras e tudo mais, e vou te contar foi a melhor coisa da minha vida, me emocionei e chorei muito e até meu marido que nunca vi chorar, chorou nesse dia, acredite em mim toda mulher deveria ter um dia como aquele. E também tive mais outros encontros na igreja.
    Em relação ao orçamento, varia de igreja para igreja, se for em uma igreja grande ou matriz o valor é maior do que em uma igreja pequena, na minha igreja o valor ficou em 500 porém vou me casar na matriz aonde a igreja é imensa, e pude ir pagando picado o que não pesou muito. Mas esse é o meu relato, claro que cada região pode ter alteração, mas não desista o casamento na igreja é a coisa mais linda desse mundo.
    • Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém minha querida !
    E assim que lhe informarem como deverá acontecer, volte para nos contra .

beijo Smiley kiss

• Responder
  • Veridiane
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Paraná
    Veridiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na igreja católica, você precisa se certificar de ter todos os sacramentos feitos, que são batismo, primeira comunhão e crisma.

É necessário levar as lembranças e/ou documentos que comprovem esses sacramentos, para a secretaria da igreja. A igreja católica também exige a participação em um curso de noivos, fornecido pela própria igreja, que pode variar o número de encontros.

O que me surpreendeu bastante foi o valor que você comentou, aqui onde vou me casar, a taxa do casamento é de R$ 400,00.

• Responder
  • Auriane
    Noiva Principiante Agosto 2023 Minas Gerais
    Auriane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A ideia é que a entrevista seja com quem vai celebrar, mas se acontecer um imprevisto pode ser o pároco.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha até ao momento tem sido prático, iremos nos inscrever no curso de noivos agora em agosto e ao final iremos dar entrada no religioso com efeito civil. Tem seguido tudo ok.
    Basicamente só precisamos do batistério e de ter feito primeira comunhão.
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verifique se ainda tem encontros online acontecendo ou ele terá que fazer por lá, mas o curso é indispensável.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Janeiro 2024 Paraná
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso fica complicado pq o meu noivo mora em LA e ele não tem parente na cidade
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não lembro exatamente quanto durou o nosso, mas a quantidade de encontros acredito que seja padrão, a diferença é a forma de aplicação e o espaçamento entre um e outro.
    • Responder
  • L
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A única coisa que eu sei é que aqui o curso dura 8 meses, acho muito tempo mas talvez em outras cidades seja bem mais.
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa entrevista foi com o nosso pároco, onde demos entrada na documentação (casamos em outra diocese), mas o padre que assistiu nosso casamento também se reuniu conosco pra saber mais da nossa história e preparar a homilia.
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não lembro exatamente pq tem mais de 1 ano kkk mas coisas básicas como se há impedimento p nos casarmos, que Igreja frequentamos, sobre filhos... Certas questões são passíveis de anular o matrimônio e isso tudo é perguntado e registrado na ficha do casal. A entrevista é feita separadamente com cada um. É bem rápida e tranquila. Já o curso de noivos tem geralmente uma apostila que se segue (pra que seja padrão em todas as dioceses, então acredito que aí seja assim também). Os encontros falam sobre os mais diversos temas da vida matrimonial (dificuldades no relacionamento, vida profissional, diálogo entre o casal, criação dos filhos, planejamento familiar, organização da casa, etc.). São muitos temas relacionados à vida em casal.
    • Responder
  • L
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu casamento eu quero que seja um padre que é um amigo meu e não o pároco, será que a entrevista é com o pároco ou com o que irá celebrar?
    • Responder
  • L
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que perguntam na entrevista? Eu tenho tanta curiosidade com isso e como é o curso de noivos.
    • Responder
  • Giovana
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Katleen, a burocracia acaba sendo importante pq como vc disse é um Sacramento, mas não se assuste. Vá na secretaria da Igreja onde vcs querem casar e eles vão te direcionar a documentação necessária. Vc já pode ir separando os documentos de identificação básicos e tbm as certidões de batismo, etc. Vcs tbm irão passar pela entrevista com o padre que é bem tranquila. Sobre a transferência, eu tbm casei em outra diocese, outro estado, mas foi bem tranquilo. Dei entrada na minha paróquia, eles prepararam a documentação e apenas enviamos via Correios. Já separe o nome certinho da paróquia onde vcs irão casar, endereço, nome completo do sacerdote/diácono que vai celebrar o casamento, etc.
    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse era meu maior medo, não dar tempo, e parece que quando a transferência e de uma diocese pra outra a burocracia é ainda maior
    • Responder
  • Dayane
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Paula , li seu relato e me identifiquei , quase tive um treco essa semana , pq faltando 2 meses pro meu casamento fomos levar os documentos para fazer a transferência e descobri que preciso escrever uma carta para o bispo autorizar nosso casamento pq tenho uma filha de outro relacionamento, quase infartei na hora pq além de ser mais burocracia tenho medo de não dar tempo, mas enfim tenho fé que tudo vai dar certo

• Responder
  • Paula
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim amiga, é muito burocrático, essa semana eu mesma surtei com a igreja, com o processo de transferência, porque sim, você não pode simplesmente casar na igreja que você quer, você precisa pedir uma transferência da igreja mais próxima da sua casa para a igreja que vai se casar, e essa transferência pode levar até 90 dias. Fora as peculiaridades de cada igreja, algumas são mais tradicionais que outras
    • Responder
  • Katleen
    Katleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Kássia,

Sim, por isso fiquei sem norte, porque cada igreja tem suas próprias regras. Então a melhor coisa é ir na secretária da Catedral que pretendo me casar. De verdade, receber a benção de Deus é a melhor coisa. Obrigada pelo comentário e que Deus abençoe o seu casamento para dar tudo certo! Smiley heart

• Responder
  • Katleen
    Katleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Carolina, tô bem sim e você? Smiley heart

Depois de ler o seu comentário vejo que é isso que mais quero na minha vida, casamento é algo muito sério mesmo e nada melhor que receber o sacramento do matrimônio diante de Deus. Eu e meu noivo tomamos essa decisão juntos e para nós é muito importante. Muito obrigada pelas dicas, sem dúvidas irei o quanto antes esclarecer na secretária da Catedral da onde planejo me casar, mesmo meu casamento marcado para Dezembro de 2024 acredito que é melhor se antecipar do que fazer em cima da hora. Muito obrigada pelo seu comentário! Smiley heart

• Responder
  • Katleen
    Katleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Rafa,

Seu relato me esclareceu muitas coisas, depois irei na secretária me informar, meu casamento está bem longe. O valor da igreja está super acessível no seu caso, só fiquei espantada com o valor dos músicos Smiley surprise (socorro). Acho melhor eu já começar a orçar alguns músicos para cerimônia na igreja. Espero que dê tudo certo no seu casamento. Obrigada pelo comentário! Smiley heart

• Responder
  • Kássia
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Kássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha
    Por mais que seja igreja Católica cada diocese tem a sua burocraria.

Eu irei me casar numa Catedral na minha cidade vizinha, sou católica praticante e tendo todos os sacramentos necessários . Mas aqui na minha região pede-se: Certidão de Batismo e o Crisma.
    Na minha cidade temos uma Básilica Santuario que não se cobra absolutamente nada para casar, já a Catedral que irei me casar na cidade vizinha , cobra-se 800 reais, caso fosse o casamento as 20h30 seria 2mil .
    A igreja Católica também tem algumas datas que não se realiza cerimônia.
    Mas a melhor coisa que você faz é receber a benção não tenha dúvida !

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii! Tudo bem? Kat, se sua intenção é receber o sacramento, existem formas de casar sem custo na igreja católica: casamento comunitário ou casamento durante a missa. Em ambos os casos, vale a pena conversar na secretaria e explicar direitinho a sua situação e do seu noivo (se são batizados, por exemplo, se frequentaram alguma outra religião etc), assim poderão ser orientados. Procure o telefone da paróquia, tire algumas dúvidas rápidas, mas não deixe de marcar uma reunião presencial.

Uma coisa que PRECISO te dizer é que o casamento na igreja católica é algo seríssimo. Quando você recebe o sacramento do matrimônio você está fazendo uma promessa eterna diante de Deus, para jamais se separarem, para receberem todos os filhos que Deus enviar e para educá-los com amor na fé católica. De coração eu te falo, reflitam bem se então dispostos a isso. Mesmo que um dia decidam se separar no papel, diante de adeus vocês serão casados pra sempre. O casamento católico não é uma simples “benção". É um compromisso eterno e por isso a Igreja tem tanto zelo e cuidado na hora de oferecer esse sacramento. Comecem a frequentar a missa, façam acompanhamento com o padre, queiram de coração abraçar a fé católica! Tenho certeza de que não se arrependerão! Quanto mais eu conheço, mais eu me apaixono! O casamento é uma forma de alcançarmos o céu.
    ❤️
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que você deva conversar na secretaria. Passei pela mesma coisa para uma igreja aceitar fazer o nosso casamento, visto que somos de religiões de diferentes. Todas que eu vi havia alguma observação os valores não mudavam, mas algumas não poderia ter assessoria, outras não poderia fazer o evento de mista religião. Então a nossa assessora achou uma próxima ao nosso buffet, fomos lá conversamos, pedimos duas excessões em relação a sermos de religião diferente e que a celebração fosse feita na sexta-feira. Conversaram com o padre, o mesmo muito bonzinho partiu que o evento ocorresse na sexta e irá enviar a carta de dispensa, para que possamos nós casar. Foi mega difícil pra ambos resolver essa questão mas está dando tudo certo graças a Deus. Nosso casamento está longe, então somente daqui 6 meses vamos ver decoração e música. Pra nós saiu o mesmo preço se nós casássemos no buffet, porque teríamos que pagar uma taxa de 5 mil, na igreja tanto a decoração e o valor da mesma fecharam em 2.600, mais os músicos 4.200, fora a experiência.
    • Responder
  • Graziele
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Perfeito, flor. O processo é o mesmo, que ótimo que quer consagrar seu matrimônio Smiley heart .

• Responder
  • Katleen
    Katleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Grazi,

Então eu não frequento a igreja católica, na verdade nenhuma igreja. Mas tenho fé e por isso quero consagrar meu matrimonio diante de Deus. Eu já sou casada no civil e graças a Deus já vou passar essa fase na organização do casamento, pretendo me casar na Catedral. É a primeira vez que irei casar na Igreja e além de ansiosa estou bem apreensiva.

Muito obrigada pela ajuda! Smiley heart

• Responder
  • Graziele
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quando casei pela primeira vez também não fiz a cerimônia na minha paróquia, os documentos foram os mesmos, apenas a entrevista que tive que fazer com o padre da minha paróquia e da outra paróquia.

Caso em abril do ano que vem, mas o religioso estou dando entrada na nulidade aí irei fazer depois.

• Responder
  • Graziele
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, é bem menos burocrático que o civil e bem mais barato, mas a igreja pede que tenha o casamento no civil também. Certidão de batismos dos noivos, curso de noivos, 2 testemunhas ( se possível coloquem as mesmas testemunhas irão dá entrada com vcs no processo do civil). Além do processo da igreja, irão ter custo dos músicos e decoração... na igreja católica eles usam a pastoral da família para fazer o cortejo(não precisaria de cerimonialista na igreja).

• Responder
  • Katleen
    Katleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh sim, acontece que no meu caso eu não irei casar na igreja da minha cidade e aí tem a burocracia da transferência, mas acredito que os documentos seja os mesmos citados, já estou super ansiosa para começar a entrar em ação para os trâmites do casamento na igreja!

• Responder
  • Elza Messias
    Noiva Constante Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Elza Messias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Basicamente você vai precisar da certidão de batismo dos dois, os documentos de identidade de duas testemunhas (padrinhos) e fazer o curso de noivos que eles mesmo te indicam! É bem simples. Geralmente por fora você vai precisar só pagar música e decoração, além do acessor, lógico!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas