Olá noivinhas e noivinhos! OLHA O TEXTÃO PRA VOCÊS!
Eu me casei dia 28 de maio do ano passado, numa cerimônia e recepção toda ao ar livre (minha crônica está aqui pra quem tiver curiosidade de ver), e como tenho visto vári@s noivinh@s desesperadas com a possibilidade de chuva no dia C, eu quis vir aqui e dar dicas de quem já organizou um casamento assim.
Então vamos lá, por partes!
- PLANEJAMENTO
Casamento ao ar livre dá trabalho! Precisamos considerar toda e qualquer alteração climática, não é só a chuva que é pesadelo: calor demais e frio demais são igualmente terríveis, muito vento pode derrubar a decoração (aconteceu no meu, mas fiquei sabendo só depois hahaha) e tudo mais.
- CHUVA OU SOL? Como eu faço pra saber se a data que eu escolhi tem risco de chuva ou algo do tipo? Apresento à vocês o meu melhor amigo da fase de planejamento: o Portal de Dados Históricos do INMET (https://portal.inmet.gov.br/dadoshistoricos).
Você clica nos anos anteriores, baixa o arquivo zipado (com dados meteorológicos de mais de 500 cidades) e procura pela sua. Lá tem a precipitação, temperatura máxima, mínima e temperatura medida em várias horas de cada dia do ano selecionado.
A partir dessa busca vocês conseguem ter uma boa noção de como o clima estará!
- PÔR DO SOL TAMBÉM "Ah mas eu preciso saber o horário do por do sol pra planejar a hora da cerimônia", pois isso não é problema queridos, eu também precisava e está aqui: https://www.weathertab.com/pt-br/ esse site mostra previsão do tempo de todo o ano que vem (que por favor, saibam que é uma ESTIMATIVA baseada em anos anteriores e com certeza vai mudar) e também tem a hora do nascer e pôr do sol! Lembrem que, o horário do por do sol é a hora que o sol entra no horizonte e depois de aproximadamente 15 minutos fica escuro.
O horário é extremamente importante! Na cerimônia ao ar livre tudo é
luz! Então marcar um bom horário e exigir pontualidade de todos é
essencial, PRINCIPALMENTE se o seu sonho for ter as fotos pós cerimônia
no pôr do sol. Caso vocês tenham olhado as fotos da minha crônica, vocês viram que no meu caso deu tudo super certo! A matemática que eu segui foi a seguinte:
O pôr do sol da minha data estava previsto para as 17:55, logo a cerimônia precisava começar PONTUALMENTE às 17h, pois ela duraria por volta de 40 minutos (combinado com meu celebrante) e aí eu teria 20 a 25 minutos para tirar as fotos protocolares após a cerimônia com o pôr do sol ao fundo. Conversei com minha fotógrafa (que precisa estar a par de absolutamente tudo isso), e ela concordou com meu cálculo. Então marquei meu casamento no convite às 16:30hrs pra dar tempo do pessoal chegar e começar às 17h em ponto. Avisei todos que iam participar do cortejo que se chegassem após as 17h infelizmente não iam entrar, por que não íamos esperar ninguém.
No dia, deu 17h e faltava a avó do meu marido, que estava de carona com os tios dele e nem tinham saído de casa ainda, então meu marido decidiu começar sem ela (já que ela ia entrar somente no fim da cerimônia com as alianças). E olha, foi um sacrifício que valeu muito a pena, por que se tivéssemos esperado, nós não teríamos as fotos. Então saibam que pode ser que sacrifícios tenham que ser feitos, mas NUNCA pro lado do sonho de vocês. Eu sou da opinião que se estiverem os noivos e os pais lá, é pra ter casamento, quem atrasou que lute.
Outra coisa importante é evitar de marcar o casamento em horários em que o sol está forte demais (ali entre as 11h e as 15h), pois o excesso de claridade faz todo mundo franzir a testa, e vai sair todo mundo estranho nas fotos. Os próprios fotógrafos tentem a segurar a cerimônia quando percebem que está claro demais, pra evitar esse tipo de situação.
- PLANO B, C, D...
O tão temido Plano B! Que nem deve ser temido por que ele está ali pra te salvar de estresse, gastos e desespero. A primeira coisa que vocês tem que considerar são a chuva e o frio, principalmente caso a festa se estende até a noite e madrugada. Então sempre perguntem sobre o local da cerimônia, se há algum lugar coberto para colocar a cerimônia em caso de chuva, se tem lugar coberto para a recepção e etc. Deixe esse primeiro plano de contingência já combinado com todos os seus fornecedores: caso chova, a cerimônia será em tal lugar, a recepção vai pra tal sala e etc.
Caso o local não consiga suportar a cerimônia e recepção em área coberta, aí é partir para tenda ou toldo. Veja com seu fornecedor as dimensões de tenda que o local suporta, qual o tipo de fixação que ele permite e etc. Caso faltem 30 dias pro casamento e a previsão seja de chuva (ou muito frio), já reservem uma tenda da preferência de vocês. Deixar um dinheiro reservado pra essa ocasião também é extremamente importante, pra não passar perrengue. Chegou na semana do casamento: monitorar a previsão do tempo! É entrar todo santo dia no site do inmet pra saber a previsão e se continuar com chuva, já deixem a tenda de prontidão. Mesmo com esperança de não chover, mesmo colocando ovo no muro e rezando pra todos os santos: deixem essa tenda de prontidão caso o pessoal da decoração julgue necessário.
- OUTRAS COISAS A CONSIDERAR:
É importante verificar se o local onde estará o altar e o caminho tem pavimentação ou se é apenas gramado. Caso seja gramado, veja com o pessoal encarregado da decoração quais são suas opções de passarela. Se for um gramado bem plano, dá pra instalar tablado ou colocar tapete, mas se for um gramado mais acidentado (que era o meu caso) tem que ter bastante cuidado pois o tapete pode embolar e o tablado ficar desnivelado. Nesse caso às vezes é melhor deixar na grama mesmo e avisar quem irá participar do cortejo (incluindo a noiva) que o local é gramado e saltos muito finos não são recomendados.
Caso seja uma época de calor muito intenso, seria bom considerar o aluguel de climatizadores pra aliviar o pessoal, distribuir leques de papel, e deixar água livre pros convidados tomarem antes e durante a cerimônia. Se estiver muito frio, considere colocar a mesa do bolo, mesa do buffet e etc na área externa e deixar os convidados na área coberta, protegidos do frio. Caso a pista de dança seja em área externa, é legal uma tenda pra abrigar o pessoal também.
Instalações elétricas! O local onde eu casei tinha pouca instalação elétrica próxima ao altar e foi o maior perrengue conseguir instalar o varal de lâmpadas que eu tanto queria, no final deu certo, mas foi um estresse na semana do casamento, então sempre verifiquem a capacidade, a quantidade, e o que o local externo comporta em termos de eletricidade, principalmente iluminação! Mesmo de noite tudo tem que estar mega clarinho e iluminado.
Saída dos noivos: verifiquem o que é permitido no local! No meu por exemplo não podia confetes, serpentinas, e nada de plástico que fosse acabar ficando na grama. Optei por bolhas de sabão (que nem saíram nas fotos pq o vento não deixou hahaha).
Pessoal eu acho que é só isso (tudo)!
Qualquer dúvida estou aqui pra ajudar, planejem muito bem e não deixem nada pra última hora!
Fiquem com essas foto lindaaaas do meu casamento pra inspirar vocês: