Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Polyanna
Noiva VIP Maio 2022 Goiás

Casando ao ar livre - o que você tem que levar em consideração

Polyanna, dia 15 de Março de 2023 às 15:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 20 19

Olá noivinhas e noivinhos! OLHA O TEXTÃO PRA VOCÊS!

Eu me casei dia 28 de maio do ano passado, numa cerimônia e recepção toda ao ar livre (minha crônica está aqui pra quem tiver curiosidade de ver), e como tenho visto vári@s noivinh@s desesperadas com a possibilidade de chuva no dia C, eu quis vir aqui e dar dicas de quem já organizou um casamento assim.

Então vamos lá, por partes!


- PLANEJAMENTO

Casamento ao ar livre dá trabalho! Precisamos considerar toda e qualquer alteração climática, não é só a chuva que é pesadelo: calor demais e frio demais são igualmente terríveis, muito vento pode derrubar a decoração (aconteceu no meu, mas fiquei sabendo só depois hahaha) e tudo mais.


- CHUVA OU SOL? Como eu faço pra saber se a data que eu escolhi tem risco de chuva ou algo do tipo? Apresento à vocês o meu melhor amigo da fase de planejamento: o Portal de Dados Históricos do INMET (https://portal.inmet.gov.br/dadoshistoricos).

Você clica nos anos anteriores, baixa o arquivo zipado (com dados meteorológicos de mais de 500 cidades) e procura pela sua. Lá tem a precipitação, temperatura máxima, mínima e temperatura medida em várias horas de cada dia do ano selecionado.

A partir dessa busca vocês conseguem ter uma boa noção de como o clima estará!


- PÔR DO SOL TAMBÉM "Ah mas eu preciso saber o horário do por do sol pra planejar a hora da cerimônia", pois isso não é problema queridos, eu também precisava e está aqui: https://www.weathertab.com/pt-br/ esse site mostra previsão do tempo de todo o ano que vem (que por favor, saibam que é uma ESTIMATIVA baseada em anos anteriores e com certeza vai mudar) e também tem a hora do nascer e pôr do sol! Lembrem que, o horário do por do sol é a hora que o sol entra no horizonte e depois de aproximadamente 15 minutos fica escuro.

O horário é extremamente importante! Na cerimônia ao ar livre tudo é luz! Então marcar um bom horário e exigir pontualidade de todos é essencial, PRINCIPALMENTE se o seu sonho for ter as fotos pós cerimônia no pôr do sol. Caso vocês tenham olhado as fotos da minha crônica, vocês viram que no meu caso deu tudo super certo! A matemática que eu segui foi a seguinte:

O pôr do sol da minha data estava previsto para as 17:55, logo a cerimônia precisava começar PONTUALMENTE às 17h, pois ela duraria por volta de 40 minutos (combinado com meu celebrante) e aí eu teria 20 a 25 minutos para tirar as fotos protocolares após a cerimônia com o pôr do sol ao fundo. Conversei com minha fotógrafa (que precisa estar a par de absolutamente tudo isso), e ela concordou com meu cálculo. Então marquei meu casamento no convite às 16:30hrs pra dar tempo do pessoal chegar e começar às 17h em ponto. Avisei todos que iam participar do cortejo que se chegassem após as 17h infelizmente não iam entrar, por que não íamos esperar ninguém.

No dia, deu 17h e faltava a avó do meu marido, que estava de carona com os tios dele e nem tinham saído de casa ainda, então meu marido decidiu começar sem ela (já que ela ia entrar somente no fim da cerimônia com as alianças). E olha, foi um sacrifício que valeu muito a pena, por que se tivéssemos esperado, nós não teríamos as fotos. Então saibam que pode ser que sacrifícios tenham que ser feitos, mas NUNCA pro lado do sonho de vocês. Eu sou da opinião que se estiverem os noivos e os pais lá, é pra ter casamento, quem atrasou que lute.

Outra coisa importante é evitar de marcar o casamento em horários em que o sol está forte demais (ali entre as 11h e as 15h), pois o excesso de claridade faz todo mundo franzir a testa, e vai sair todo mundo estranho nas fotos. Os próprios fotógrafos tentem a segurar a cerimônia quando percebem que está claro demais, pra evitar esse tipo de situação.


- PLANO B, C, D...

O tão temido Plano B! Que nem deve ser temido por que ele está ali pra te salvar de estresse, gastos e desespero. A primeira coisa que vocês tem que considerar são a chuva e o frio, principalmente caso a festa se estende até a noite e madrugada. Então sempre perguntem sobre o local da cerimônia, se há algum lugar coberto para colocar a cerimônia em caso de chuva, se tem lugar coberto para a recepção e etc. Deixe esse primeiro plano de contingência já combinado com todos os seus fornecedores: caso chova, a cerimônia será em tal lugar, a recepção vai pra tal sala e etc.

Caso o local não consiga suportar a cerimônia e recepção em área coberta, aí é partir para tenda ou toldo. Veja com seu fornecedor as dimensões de tenda que o local suporta, qual o tipo de fixação que ele permite e etc. Caso faltem 30 dias pro casamento e a previsão seja de chuva (ou muito frio), já reservem uma tenda da preferência de vocês. Deixar um dinheiro reservado pra essa ocasião também é extremamente importante, pra não passar perrengue. Chegou na semana do casamento: monitorar a previsão do tempo! É entrar todo santo dia no site do inmet pra saber a previsão e se continuar com chuva, já deixem a tenda de prontidão. Mesmo com esperança de não chover, mesmo colocando ovo no muro e rezando pra todos os santos: deixem essa tenda de prontidão caso o pessoal da decoração julgue necessário.


- OUTRAS COISAS A CONSIDERAR:

É importante verificar se o local onde estará o altar e o caminho tem pavimentação ou se é apenas gramado. Caso seja gramado, veja com o pessoal encarregado da decoração quais são suas opções de passarela. Se for um gramado bem plano, dá pra instalar tablado ou colocar tapete, mas se for um gramado mais acidentado (que era o meu caso) tem que ter bastante cuidado pois o tapete pode embolar e o tablado ficar desnivelado. Nesse caso às vezes é melhor deixar na grama mesmo e avisar quem irá participar do cortejo (incluindo a noiva) que o local é gramado e saltos muito finos não são recomendados.

Caso seja uma época de calor muito intenso, seria bom considerar o aluguel de climatizadores pra aliviar o pessoal, distribuir leques de papel, e deixar água livre pros convidados tomarem antes e durante a cerimônia. Se estiver muito frio, considere colocar a mesa do bolo, mesa do buffet e etc na área externa e deixar os convidados na área coberta, protegidos do frio. Caso a pista de dança seja em área externa, é legal uma tenda pra abrigar o pessoal também.

Instalações elétricas! O local onde eu casei tinha pouca instalação elétrica próxima ao altar e foi o maior perrengue conseguir instalar o varal de lâmpadas que eu tanto queria, no final deu certo, mas foi um estresse na semana do casamento, então sempre verifiquem a capacidade, a quantidade, e o que o local externo comporta em termos de eletricidade, principalmente iluminação! Mesmo de noite tudo tem que estar mega clarinho e iluminado.

Saída dos noivos: verifiquem o que é permitido no local! No meu por exemplo não podia confetes, serpentinas, e nada de plástico que fosse acabar ficando na grama. Optei por bolhas de sabão (que nem saíram nas fotos pq o vento não deixou hahaha).


Pessoal eu acho que é só isso (tudo)!

Qualquer dúvida estou aqui pra ajudar, planejem muito bem e não deixem nada pra última hora!

Fiquem com essas foto lindaaaas do meu casamento pra inspirar vocês:


Casando ao ar livre - o que você tem que levar em consideração 1



Casando ao ar livre - o que você tem que levar em consideração 2


19 Respostas

Última atividade por Polyanna, dia 31 de Maio de 2023 às 09:39
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz por ter ajudado Larissa! São muitos detalhes né!

    • Responder
  • L
    Noiva Curiosa Novembro 2023 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que POST necessário, amei as informações vou ficar atenta, pois caso ano que vem ao ar livre ❤️
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Casamento ao ar livre é cheio de detalhes né? Mas que bom que o post ajudou! Vai dar tudo certo!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu post, já salvei, baixei os arquivos, rsrs
    Falta um mês para o meu e confesso que não tinha pensado nessas coisas, mas Graças a Deus a data que escolhemos está com 0 possibilidade de chuva Smiley heart

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com certeza vai ser lindo Adrielle! Fico muito feliz de ter ajudado! Smiley heart

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Dani Smiley heart

    • Responder
  • Adrielle
    Noiva VIP Julho 2024 São Paulo Estado
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu post Polyanna (vou até salvar)!! No meu casamento vai ser invertido do que geralmente é: cerimônia local fechado (igreja) e festa local aberto (numa figueira centenária) então essas dicas foram extremamente valiosas para mim Smiley heart

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    AAAHH, que post incrívell!!! Quantos detalhes e informações valiosas
    Parabénsss

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ajudar muito muito!!
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhh obrigada! Fico muito feliz de ter ajudado! Smiley heart

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz por ter ajudado Elisa! Smiley heart

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Grazi! É exatamente o post que eu queria que existisse quando eu estava na fase de organização hahaha

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Alline! É o tipo de post que eu precisava na fase da organização hahaha.

    Espero ajudar as noivinhas do campo.

    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Abril 2023 São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agradeço pelas dicas, Polyanna, amei! Seu casamento estava lindo 😍
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu post!! Ja anotei varias dicas Smiley love

    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Post, super necessário! Smiley heart

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que demais!!!!

    Parabéns pelo Post!

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que o posto ajudou Mariana! Com planejamento tudo dá certo! Smiley heart

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que post incrível!! Muito necessário, vai me ajudar bastante 🥰 já favoritei pra mais pra frente acompanhar todos esses fatores, obrigada!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas