Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Noiva Curiosa Novembro 2016 Minas Gerais

Casar, comprar uma casa ou uma faculdade?

Jéssica, dia 25 de Novembro de 2013 às 12:17 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 32

Oi meninas, vim pedir a opinião de vocês, to muito enrolada!

Entao namoro a 3 anos e ja mudei a data de casamento umas 3 vezes, na realidade nem marcamos, na realidade ele nem me pediu ainda ( ashusha) é um sonho meu e ele sabe disso, temos um filho de 1 ano e 1 mes moramos de favor em 3 comodos que a mãe dele nos emprestou, ela ate deixou a gente construir encima da casa dela mais eu nao quero ( por muitos motivos com muita razão que conto a vocês outra hora). Temos condiçoes de pagar um aluguel mais aqui não acha nada muito barato e precisamos juntar dinheiro. Nossa renda é pouca juntos ganhamos em cerca R$ 2.700, então nossos sonhos tem que ser feito por partes. Dai eu fico pensando: Sera que juntos vamos conseguir comprar um apartamento? Não é dificil? e se compramos o apartamento entrarmos numa prestação ai de quase 30 anos vamos conseguir dinheiro para casar? e minha faculdade fazer ou nao? esperar ate o fim da faculdade para comprar a casa para pode casar? PARECE TUDO TÃO LONGE DA NOSSA REALIDADE. Ai meninas fico nesse sofrimento de não saber o que fazer, fora que a faculdade eu vou depender tbm do dinheiro dele pq nao tenho condiçoes de pagar sozinha e temos tanta despesa por conta do nosso nenem ( a compra do mes, a escolinha, as roupas atc.) E ai menina o que vocês fariam? Qualquer conselho é muito bem vindo!

32 Respostas

Última atividade por Thaynne, dia 27 de Setembro de 2014 às 19:13
  • Thaynne
    Noiva Constante Setembro 2015 Minas Gerais
    Thaynne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha antes de cursar uma faculdade ganhava um salario e meio que na época era R$ 1000,00 depois da faculdade meu salário triplicou... Eu ganhei bolsa, no seu caso daria priridade aos estudos, casava no civil, pois depois da faculdade as suas condições concerteza irá melhorar e você podera comprar um AP, ou você pode tentar bolsas como Prouni, Educa Mais Brasil... Com esta economia você guarda para entrada no AP.
    • Responder
  • Thaynne
    Noiva Constante Setembro 2015 Minas Gerais
    Thaynne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha antes de cursar uma faculdade ganhava um salario e meio que na época era R$ 1000,00 depois da faculdade meu salário triplicou... Eu ganhei bolsa, no seu caso daria priridade aos estudos, casava no civil, pois depois da faculdade as suas condições concerteza irá melhorar e você podera comprar um AP, ou você pode tentar bolsas como Prouni, Educa Mais Brasil... Com esta economia você guarda para entrada no AP.
    • Responder
  • Leila
    Noiva Ativa Abril 2019 Minas Gerais
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha vou te dar meu simples conselho eu casaria pois e bíblico quando deus abençoa o resto vem pois moro junto a 3 anos com meu noivo e vamos casar ano q vem. Nao temos casa propia ainda mais quando duas pessoas se une se torna uma so e a força e dobrada E importante a bençao de deus se vc conhece a palavra sabe doq estou falando pois quando moramos sem casar vivemos no pecado..E no pecado nada da certo...bjs
    • Responder
  • Poliana Santos
    Noiva Esperta Março 2017 Minas Gerais
    Poliana Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Compra apartamento na planta

• Responder
  • Talita
    Noiva Principiante Junho 2015 Minas Gerais
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Jéssica....depois de tantos conselhos recebidos e cada um com uma opinião (pode acreditar lí quase todos rsrsrs) venho te falar o seguinte....

tivi que fazer escolhas como vc, só que não tenho filho, é muito difícil pois simplesmente queremos ser feliz, nesse momento delicado infelizmente o que as pessoas falam por mais que tenha boas intenções sempre vai ser diferente do que realmente queremos rs falo por experiencia própria. Para um pouquiho e olha pro seu coração o que fala mais alto? Pode acreditar, temos um Deus que faz o impossível na vida daquele que Cre, peça a Ele que te direcione a fazer a coisa certa o futuro de vcs estão nas mãos Dele.....o melhor amigo, indeopendente do que vc escolher fazer sempre vai ser a melhor opção, porque vc escolheu ser feliz.....vai dar tudo certo como está dando pra mim pode acreditar.

Qualquer coisa estou aq rsrsrs.

Há BJÃO POR FILHÃO

• Responder
  • Allyne
    Noiva Master Dezembro 2013 São Paulo
    Allyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu iria atrás da casa primeiro. Tendo um filho a prioridade é ele. Dá pra comprar uma coisa na planta, enfim, algo mais barato que caiba no bolso de vcs.

• Responder
  • C
    Noiva Esperta Junho 2015 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com vocês, não é porque a maioria faz faculdade primeiro quer dizer que seja o certo. Às vezes, o contrário seja melhor para vocês.

• Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu me mataria de estudar para conseguir passar numa estadual/federal ou conseguir Prouni. Caso prefira, tem a opção de tecnólogos ou técnicos, que são mais baratos e mais rápidos. Assim, se você conseguir isso, consegue comprar o apto ao mesmo tempo em que cursa a faculdade. Na minha opinião, a ordem de prioridade vem faculdade > Apartamento > Casamento, mas no seu caso, que você já tem um filho, seria Apartamento > Faculdade > Casamento

Bom, é apenas a minha opinião Smiley smile

Mas é importante vocês estipularem um valor mensal para guardar, independente de terem uma conta para pagar. Nem que sejam R$ 100,00 por mês, mas depois de um tempo vocês têm um dinheirinho guardado Smiley winking

• Responder
  • Fabrícia
    Noiva Constante Setembro 2013 Minas Gerais
    Fabrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor,

Procure um curso tecnologo (2 anos) que vai te dar tituto de bacharel e olhe as bolsas do educa mais brasil, quando vc se formar pode começar a juntar dinheiro para o caamento.

mas não pense que vai ser facil pois muitos homens sem curso superior costuman ficar com ciumes da mulher estar faznedo uma faculdade e ameaçar o casamento.

no mais boa sorte!!!

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai que difícil! Eu adiaria um pouco o sonho do casamento, faria faculdade, pois com ela vc consegue um emprego melhor, para ganhar mais e pode se estruturar para comprar uma casa e depois casar.

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que primeiro vocês devem cursar a faculdade e depois pensam em comprar a casinha de vocês.

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou formada, meu noivo eu quero que faça algo, mesmo depois de casarmos

Vou fazer cursinho de concurso

Queremos crescer porem juntos

• Responder
  • T
    Noiva Master Novembro 2014 São Paulo
    Taty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jessica, nesse momento eu acho que isolaria a ideia de um casamento, se case somente no civil, E como vc ja tem um filhinho é um gasto extra. Acho que no Momento vc pode procurar bolsas de estudo na sua cidade para cursar uma faculdade e juuntar grana para futuramente dar entrada em um imovél proprio. Pois Pense: Vc no momento não paga aluguel já é um ponto favoravél pra ti, abra uma poupança e economize nos gastos da casa. Assim daqui uns ano vc tera seu imovél, estará pagando por ele, estudando, casada (no civil), e sua vida complemente encaminhada.

• Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa é complicado, mas vamos lá, nessas condições o sonho de casamento e festona acho besteira, o que vcs podem faezr é guardar R$ para comprar um ape sim (nada de morar com a sogra, seja ela sua ou dele) se vc esta com duvida quanto a faculdade vc pode faezr algum curso técnico ou tecnologo, para poder procurar um emprego melhor, ganhar um pouco mais e depois fazer uma faculdade, o curso tecnico e o tecnologo é mais curto e nao é tão caro quanto a faculdade, algumas empresas ate preferem!

e se vc nao gostar do curso que fez pode fazer outro, ja a faculdade é muito cara e muito longa para chegar no meio do caminho e ver que nao é aquilo que quer, sem contar q é mais puxada com relação a provas, etc...

• Responder
  • M
    Top das Noivas Janeiro 2015 São Paulo
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu concordo com a Paty! Eu não acho que é ser diferente... mas como não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, temos que priorizar o que achamos melhor! Logicamente, uma faculdade é essencial, mas no caso dela, ela tem um baby e ele precisa de um lar com pais juntos para crescer em uma família e tudo mais Smiley winking Eu sou a favor de casar primeiro para depois começar a estudar!

É super complicado. Eu já tenho faculdade e quero fazer uma pós depois do casamento, umas 3 pessoas já me falaram que depois que você casa, você não estuda mais e blá blá blá, e eu super discordo!!!

• Responder
  • C
    Noiva Esperta Junho 2015 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jéssica, estou numa situação bem parecida com a sua.. Depois de quase dois anos de namoro, meu namorado e eu decidimos morar juntos, agora em dezembro fará um ano, como pagamos aluguel queremos muito comprar uma casa só que também queremos formalizar nosso união, já que nem somos casados no papel. Então decidimos casar, mas ao fazer isso não vamos conseguir comprar uma casa, pois todo financiamento pede pelo menos 20% do valor de entrada, a gente até consegu juntar a quantia, mas é quase o valor que queremos gastar com o casorio. Dai vem a questão da faculdade, que eu iria fazer no próximo ano. Era muita coisa a ser decidida, então conversamos e decidmos juntos o que a gente faria. O conselho que te dou é colocar na balança, o que é mais necessario para vocês? A nossa decisão foi de casar em 2015, renovar o contrato da casa por mais dois anos e meio (que vence também em 2015) e depois que a gente se casar faço minha faculdade, em 2016. Até lá nós vamos guardar dinheiro para casa. Mas acho que isso depende de cada casal, eu por exemplo, abro mão da faculdade por mais 3 anos sem problema nenhum. E para vocês, o que é mais importante e necessario agora?

• Responder
  • Nayla
    Noiva VIP Julho 2014 Rio de Janeiro
    Nayla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jessica não sei exatamente a sua realidade, mas todas essas coisas que você mencionou são possiveis de serem feitas, mas uma de cada vez...

Vocês dois tem um bebê, então ele deve ser sua prioridade, neste caso você tem duas opções:

Comprar a casa, para que possa assegurar o futuro do seu filho;

Ou fazer sua faculdade, que em parte também assegura o futuro de seu bebê, além do que no fim desses 4 anos com certeza você estará ganhando muito mais e poderá fazer o casamento dos seus sonhos.

Caso queira muito casar, faça um casamento íntimo que não comprometa o funcionamento financeiro da sua família, pois a pior briga de um casal é pelo dinheiro, nunca vale a pena...

Fica a dica, bjo bjo.

• Responder
  • M
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Euuu o/ rs... é pq ela já tem o filho! E aí, a situação fica um pouco diferente, né?!

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Curiosa Novembro 2016 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ei Priscila, to fazendo um tecnico tambem que termina ano que vem ( Tecnico de administração) é a area que eu amo!

Fico com medo por causa dessas burocracias não conseguir comprar a casa, sabe não temos uma renda tão alta e eu creio que depois do curso vá aumentar pra uns 3.000 a 3.500 sei la.

Muito obrigada pelo conselho, desejo sorte a você tbm *___*

Beijos

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Dezembro 2013 Distrito Federal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh Mari alguém que pensa como eu!!!!

• Responder
  • Luciana
    Noiva Master outubro 2014 Rio Grande do Norte
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade!!Smiley winking

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não que voce esteja começando errada, cada uma pensa diferente, e vive historias diferentes. Assim como você eu PRECISEI inverter a situação.

Eu comprei a casa da minha mae, construi a minha, estou casando e faculdade só depois do casamento. Nem por isso morri, e sou muito elogiada por quem me conhece.

Ou seja nós apenas optamos em ser diferente rsrs

• Responder
  • Luciana
    Noiva Master outubro 2014 Rio Grande do Norte
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é faria a faculdade, depois csa e depois casava , é o mais certo ,mas eu tô fazendo meio errdado quero casar primeiro e fazer a faculdade depois rsrs

• Responder
  • M
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley winking

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como voce tem filho eu escolheria, comprar a casa.

Assim quando der voce poderia estudar e realizar os demaais sonhos.

Eu dei prioridade a casa, ao casamento e depois aos estudos. Porque para mim só seria mais fácil estudar depois que eu me casassse.

Ainda mais no meu caso não acredito que estudo vá mudar muito. Conheço muitas pessoas com Ensino Superior que ganha menos que eu. Acho que é claro depende muito da área que voce vai trabalhar. Trabalhei para construir e mobiliar minha casa e depois para ajudar nas despesas do casamento. Em três anos consegui fazer isso, agora estudar tá mais fácil já que não terei despesas extras.

• Responder
  • Caroline
    Top das Noivas Julho 2014 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu optaria pela faculdade, casa e depois o casamento. Foi assim que eu fiz, conclui minha faculdade, compramos nossa casa no ano passado e no ano que vem realizaremos este sonho de casar . Acredito que tendo um bom estudo, você terá futuramente melhores condições para comprar sua casa e casar.

• Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Setembro 2014 Espírito Santo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No seu lugar, eu optaria por estudar primeiro.
    Te recomendo fazer igual eu to fazendo.....optei por fazer primeiro um curso técnico, o salário muitas vezes é melhor do que o salário de quem fez faculdade, e ainda tem a vantagem de se formar na metade do tempo e a mensalidade tb é mais barata.
    Quanto a comprar uma casa, vcs podem financiar um apartamento mais pra frente. Meu noivo e eu fizemos isso....te garanto que é a melhor opção, já que vc não quer morar junto com sua sogra (e eu concordo contigo, isso não daria certo).
    Mas enfim.....te desejo muita sorte e que vcs possam realizar seus sonhos e serem muito felizes.
    Um beijo grande!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com a Mari!

• Responder
  • M
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley winking

• Responder
  • Laís
    Noiva Master Abril 2014 Rio de Janeiro
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo!

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Master Janeiro 2014 Rio de Janeiro
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha.. complicado... eu acho que estudar é um investimento e te proporciona coisas melhores no futuro.
    • Responder
  • M
    Mari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom! Vamos lá... os 3 já é certeza que vocês não conseguiram manter Smiley winking Então, você tem que decidir o que é mais importante para vocês agora...

Como vocês têm um filhinho, eu acho que a união de vocês é muito importante! Eu começaria a juntar dinheiro para dar entrada em um apto! (E eu casaria somente no civil AGORA!)

Depois que vocês tiverem mais estabilizados, aí eu começaria a pensar na faculdade.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas