Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana
Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado

Casar na igreja sem ter religião

Ana, dia 8 de outubro de 2023 às 05:55 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 19
Meninas, alguma de vocês casaram na igreja católica sem seguir nenhuma religião? Meu noivo é católico e foi batizado, mas ele também não é religioso do tipo de ir na igreja todo domingo.
Hoje fomos na igreja fazer a entrevista com o padre e foi individual, domingo vamos voltar lá para fazer o curso de noivos, mas eu estou muito nervosa, eu nunca me importei com esse negócio de ir na igreja ou rezar, mas acredito em Deus e a vontade de casar na igreja partiu de mim, pois sempre achei que um casamento abençoado por Deus é muito mais feliz do que um casamento somente no cartório... Enfim, queria saber se alguma de vocês se casou ou vai casar na igreja sem ter religião e se também está se sentindo meia perdida com tudo.

19 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 22 de outubro de 2023 às 22:50
  • M
    Noiva Principiante Dezembro 2023 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite noivinha
    Me caso agora em dezembro, também não frequento a igreja, apesar de acreditar em Deus e terei o casamento realizado em uma capela
    • Responder
  • Camile
    Noiva Principiante Maio 2023 Paraná
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Curitiba no Paraná
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Principiante Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo muito com o que a Rebeca falou. Se vc sentiu essa vontade no seu coração, talvez seja um chamado de Deus mesmo. Acho que vc tem que seguir o seu coração! Bjs
    • Responder
  • Camile
    Noiva Principiante Maio 2023 Paraná
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está em Curitiba

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2027 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, ele é de onde ?

    • Responder
  • Camile
    Noiva Principiante Maio 2023 Paraná
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Amanda... faz com o Paulo Machado da @essencial palavra... Ele foi super legal e cobrou muito abaixo do que os outros estão cobrando... paguei 500,00 e foi ótimo... vale a pena consultar e tenho certeza que ele vai atender suas expectativas...

    • Responder
  • Camile
    Noiva Principiante Maio 2023 Paraná
    Camile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amanda... eu casei com um celebrante @essencial palavra. Ele foi fantástico. Direto ao ponto! contou nossa história... E o bom que ele também faz com efeito civil, então, fizemos as duas coisas juntas... e o preço? paguei 500,00 foi o melhor custo benefício que encontrei, porque a média está em 1.000 a 4.000. Pode confiar.... ele vai fazer bonito no teu casamento

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2027 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O nosso casamento vai demorar ainda só em 2027

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não, o padre não exigiu que eu disse batizada ou fizesse algo, na igreja que vamos casar pelo menos 1 dos noivos precisam ser batizados para que o casamento possa ser feito. Muito obrigada pelas palavras de conforto, muitas pessoas me julgam quando digo que vou casar na igreja "você nunca vai na igreja ou se quer tem religião e vai casar na igreja?", Me sinto envergonhada e julgada, mas vi alguns vídeos e relatos sobre mulheres na mesma situação e me confortou um pouco, sempre quis casar na igreja, não por ser bonito, mas porquê sempre achei que um casamento não poderia começar sem a benção de Deus, uma amiga católica me disse "você não tem que se sentir assim, se você não pudesse casar na igreja a igreja sequer iria aceitar casar vocês, não é porque você não tem uma religião e não vai na igreja que você e seu noivo não merecem receber a benção de Deus".
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito bom saber que não sou a única, espero que dê certo para nós duas, vocês se casam quando?
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2027 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, estou na situação parecida meu noivo é católico, mas eu não sou e nunca fui batizada em outra igreja, pesquisei muito sobre pq queremos casar na católica, e tem a possibilidade de casar com a "disparidade de culto" mas tem que conversar certinho na paroquia e ver com o padre se dão essa despensa. Mas o casamento não será constado como sacramento, mas caso a parte que não é batizada se batizar após o casamento ai sim é considerada.

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ana, acredito que você tem que fazer o que o seu coração mandar!
    Minha família por parte de pai é super católica, cheguei até a fazer a primeira comunhão mas nunca me identifiquei com a igreja e religião e sim sempre acreditei muuuuito em Deus, sou extremamente espiritualizada, mas não frequento.
    Casar na igreja catolica para mim nunca foi um desejo porque pra mim não faz sentido frequentá-la e quando tiver filhos eles escolherão a religião deles, então, tendo família católica, me sentiria um pouco hipócrita de casar na igreja sendo que eu não farei parte da igreja e não seguirei com a religião na minha família s sim sempre ensinarei que existe um Deus.Se você já conversou com o Padre, com seu noivo e se sentiu bem, segue em frente. A parte de decoração, cortejo, etc a própria administração da igreja irá te explicar. Seu casamento será maravilhoso.
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana, sou católica e acredito muito no sacramento Matrimônio, descobri que essa é a minha vocação e não casar na Igreja nunca foi opção pra mim. Ter isso no seu coração, apesar de não ter feito catequese, pode ser uma chama, Jesus pode estar te "cutucando" a conhecer mais! Normalmente, a Igreja pede a quem não tem os sacramentos a fazerem antes da cerimônia (Batismo, Primeira Comunhão e Crisma), não sei se o padre te exigiu, mas tenho certeza que o Curso de Noivos vai te ajudar. Ninguém tem o direito de te julgar, meu conselho é entender um pouquinho mais, o livro Youcat pode ser um excelente começo! Boa sorte nessa caminhada Smiley heart

    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, isso será algo entre você, seu noivo, o padre e Deus. Se tocar seu coração, talvez o sacramento do casamento seja uma porta para que você seu noivo até se aproximem da igreja. Bom encontro de noivos para vocês !
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu que peço desculpas pela falha na interpretação do seu texto. De fato entendi que você queria casar na igreja por achar bonito etc.


    Você não foi grossa, imagina. Foi apenas uma interpretação equivocada, coisa que pode acontecer nos textos escritos.
    Te desejo sorte no seu casamento.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpe, mas em momento algum disse que casaria na igreja simplesmente por ser bonito, é bonito sim mas minha vontade de casar na igreja foi em ter um casamento abençoado por Deus, pois mesmo não tendo religião alguma eu sempre acreditei em Deus e sempre tive muita fé nas coisas.
    Minha dúvida não foi sobre o casamento em sim, eu não tenho dúvidas que quero casar, eu amo meu noivo, a minha única dúvida foi sobre ficar perdida com tudo envolvendo religião, não sobre casar, como não tenho religião e nunca frequentei a igreja eu me sinto perdida em tudo, desde a decoração que a igreja permite ou não até a conversa com o padre com medo de ser julgada, essa foi minha dúvida.
    E me desculpe se pareci grossa, só quis explicar, pois em momento alguma disse que casaria na igreja somente por ser bonito, eu sempre levei casamento muito a sério.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, você não é a única a casar na igreja sem seguir a religião. Fazendo todos os protocolos pedidos, ninguém te questionará se segue ou não. Eu também pensava como a Nathália até que vi que os maridos das minhas cunhadas não seguem a fé (um é protestante e outro é divorciado, pai de família), e se casaram na igreja, a pedido delas - não teria nada demais se meu sogro não fosse diácono! Ou seja: ele diz pregar a fé, mas não dentro da própria casa, não faz questão nenhuma de catequizá-los, e até é ele que celebra os casamentos delas para evitar questionamentos dos padres. Meu casamento ele não celebrou porque eu e meu marido somos católicos e sabemos o que é o sacramento, pedimos a um padre de verdade para fazê-lo. Então, nem quem diz seguir a fé realmente a aplica na vida, apenas veste a batina e segue na hipocrisia. Não se sinta mal e, se é sua vontade, faça. É como disse a Karinati: quem julga são os mortais.
    • Responder
  • Karinati
    Super Noiva Março 2024 Santa Catarina
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q se vc é cristã, acredita em Deus e na biblia, não tem problema nenhum vc se casar em uma igreja, mesmo q nao tenha o costume de ir a missa, afinal, Deus está em todos os lugares, então se vc Nele crê, ele está contigo em todos os momentos, mesmo fora da igreja. Se é uma vontade sua ter essa benção não fique nervosa, pois os unicos q te julgam são os mortais, Deus não te julgará
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, não te conheço, não sei nada sobre você, mas sou católica. Para um católico o casamento é um Sacramento, um compromisso do casal com Deus. E isso inclusive tem suas obrigações, como: receber os filhos que Deus der, que é indissolúvel, que os filhos serão católicos. Não tem nada demais vocês não seguirem religião, ainda mais se você não é batizada. O casamento é um direito natural e Deus ama a todos nós. Mas sinceramente? Eu não acho correto casar em qualquer religião que não tenhamos convicção, só por ser bonito. Mesmo porque só essa sua dúvida já configuraria, em tese, um capítulo de nulidade, isto é, um Sacramento inválido.



    Já que seu noivo também não pratica a religião eu sinceramente repensaria essa decisão (aliás não sei o que o padre falou na entrevista, mas ele deveria ter falado algo assim). Deixaria, se for o caso, para casar na igreja quando vocês se aproximassem (se se aproximarem) da fé. Na Igreja Católica o casamento não é só uma benção de Deus, é equiparado a uma ordenação sacerdotal, é uma vocação. Se vocês não estão cientes e compromissados com isso, com todo amor do mundo aconselho a adiarem esse casamento na igreja e quem sabe ver alguém que tenha fé em Deus, não ligado a religião alguma, para fazer a cerimônia de vocês, ao menos nesse primeiro momento.

    Agora se vocês tem interesse em se aprofundar da fé, se querem viver esse compromisso, como falei, sigam os planos e peçam ajuda a Deus. Se esse for o interesse de vocês enquanto família, aconselho inclusive a assistir catequeses do Padre Paulo Ricardo no YouTube. Pode ajudar. Mas tudo na liberdade.
    Que Deus abençoe vocês!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas