Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Anthony
Noivo Novato outubro 2023 São Paulo

Casar no civil e depois de 1 ano casar na igreja católica?

Anthony, dia 12 de Abril de 2023 às 10:39 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 11

Olá! Eu quero saber se seria normal casar no civil, e esperar mais ou menos 1 ano pra casar na igreja católica depois.

Sou estrangeiro, mas a minha namorada é brasileira e católica. Então eu pensei na gente casar no civil pra eu conseguir um visto pra ficar no brasil com ela, aí a gente podia casar na igreja depois.

Também não sou batizado, mas ela é. Da pra casar na igreja mesmo assim?

Muito obrigado!

11 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 17 de Abril de 2023 às 18:35
  • Larissa
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os devem ser batizados, o batistério é exigido na hora de dar entrada nos papéis do religioso.
    Quanto ao tempo, vai de vocês...
    Podem fazer o civil com efeito religioso também.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Abril 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá tudo bem ?

    Sou Católica e acredito que não seja possível casar sem a certidão de batismo. Mas eu recomendo você ir na igreja de sua preferência e saber mais detalhes, a qual vou me casar pediu de ambos a certidão de batismo (autorizada) pela igreja na qual nos batizamos para que seja possível acontecer o casamento.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos lá pq isso da dúvida: não, você não precisa ser batizado para casar na igreja. Segundo o código do Direito Canônico (que é o que rege a jurisdição da Igreja Católica Apostólica Romana) apenas um dos dois precisa ser batizado. Porém para se casarem vocês precisam da autorização do bispo diocesano dela para casamento com disparidade de culto (já que você não é batizado). É um processo um pouco burocrático, mas no geral simples. Procurem a paróquia para saber os detalhes do processo.



    Jamais peça o batismo sem se converter, apenas para casar. Se desejar realmente se aproximar da religião, o faça de coração, será bem vindo. Mas não precisa batizar pra casar. Sobre o civil: não tem a ver. Na abertura do processo religioso irão solicitar ou a certidão civil ou a marcação do casamento civil (apesar de exigido, o casamento civil não tem valor pra Igreja Católica, a pessoa que casa apenas no civil permanece solteira - e se vive maritalmente com alguém está em pecado mortal e não pode comungar).

    Para mais informações, o ideal é conversar com o padre da igreja mais próxima da casa dela (ou dos pais dela) , que é o que chamamos de paróquia.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso varia de paroquia para paroquia. Eu fiz 2 cursos em 2 paroquias diferentes. Numa tive que ir 1x por semana durante 1 mes. Na outra, eu fiz em 2 horas em um unico dia.
    Assim como tempo de batizado, algumas são bem rápidas e outras exigem mais tempo. Então se em uma paroquia te disserem que leva 1 ano, procure outra.

    Se voce for de sao-paulo capital, posso perguntar na paroquia que eu frequento, quanto tempo leva a preparação do batismo e do curso de noivos

    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Anthony, não há problema nenhum casar na igreja 1 ano após casar no civil, porém, se vocês estiverem morando juntos esse tempo será uma cerimonia diferente, que se chama legetimação.
    Você precisa pelo menos ser batizado, eles não podem negar o sacramento para sua noiva.

    • Responder
  • Anthony
    Noivo Novato outubro 2023 São Paulo
    Anthony ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso me deixa mais confortavel porque eu tava achando que a gente teria que fazer algum processo especial pra validar o casamento na igreja. Mas vou verificar na igreja sobre o batistério; 1 ano de curso pra batizar é muito tempo na minha opinião

    Muito obrigado!

    • Responder
  • Anthony
    Noivo Novato outubro 2023 São Paulo
    Anthony ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Demora quanto tempo pra fazer o curso de noivos? Só sei que o curso pra batizar é tipo 1 ano

    Muito obrigado

    • Responder
  • Anthony
    Noivo Novato outubro 2023 São Paulo
    Anthony ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu li que só 1 conjuge tem que ser batizado, mas tambem tem site que fala que os dois precisa ser. Eu gostaria de ser batizado, mas isso é um processo que demora no minimo 1 ano pois tem que fazer um curso.

    Sei que o sonho dela é casar na igreja e tal, então vou ver com ela. Obrigado pela informação!

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que eu saiba, você precisa ser batizado, e talvez precise até fazer primeira comunhão também, mas eu pediria para ela checar na igreja que ela frequenta, pois eu também nå sou batizada, então não tenho autoridade no assunto.
    Sobre casar primeiro no civil, também vamos fazer isso por aqui, porém não vamos casar na igreja depois e sim ter apenas a festa. Optamos por casar no civil antes pelo mesmo motivo, por questões de imigração. Não vejo problema em ter essa diferença entre os dois, mas não sei se seria diferente na questão da igreja, já que interfere na religião da sua noiva.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você precisa ser batizado para casar na Igreja católica. Exige-se também o curso de noivos, na minha paroquia este curso tinha que ter validade inferior a 1 ano.

    Quanto a casar no civil antes, não tem problema mas sugiro vocês irem à uma paroquia e obterem as informações na secretaria.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Anthony, não tem problema nenhum casar no civil e depois de um ano casar no religioso, inclusive, você só pode casar na igreja se já for casado no civil ou fazer uma cerimonia com efeito civil.

    Sobre o batistério depende da comunidade, algumas exigem os dois e outras apenas um do casal, precisa verificar na igreja.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas