Oi noivinhas! Tudo bem??
Entrei para o time das casadas! Meu grande dia foi 31 de agosto, um sábado lindo que teve muito sol e um pouquinho de chuva pra formar um lindo arco-iris na hora que eu tava chegando na igreja. Foi mágico, Deus é realmente muito maravilhoso!
É uma felicidade sem tamanho, to contente até agora pelo casamento, foi especial demais! Passada a emoção da Lua de Mel e de ter emendado mais um casório como madrinha após a viagem, abro a minha versão de tópico preferido na comu! Espero que as dicas possam ajudar as futuras noivinhas (o post está muito extenso! vou abrir outro tópico para algumas fotos!)]
O QUE DEU CERTO
- Escolher todos os fornecedores a dedo: É algo que não tem a ver diretamente com o dia do casamento, que começou um ano antes, mas fez toda a diferença. Fiz questão de ir atrás de todos os fornecedores sozinha (eu e meu noivo). Criamos uma relação de confiança com todos e fizemos reuniões separadas, depois de tudo já fechado, com o cerimonial que eu contratei depois. Tem muita gente que conta com assessoria completa do cerimonial para escolher os fornecedores do casamento. Mas para nós, saber quem era cada um dali e porque é que queríamos aquele profissional fazendo parte do nosso casamento fez TODA a diferença!
- Dia da noiva básico: Optei por fazer apenas cabelo e make no dia do meu casamento e escolhi uma cabeleireira que me penteou para todas as minhas formaturas desde a 8ª série, então me conhece bem. Tanto que pude levar minha cachorrinha para passar o dia com a gente no salão. Passamos o dia eu, minha mãe, minha sogra, minha cunhada, minhas duas sobrinhas e uma madrinha que veio do exterior. Foi incrível vê-las lá comigo. Me deu uma baita segurança! Eu tinha pensado inicialmente em me arrumar sozinha, mas ter essas pessoas perto fez uma baita diferença!
- Carro da noiva: O sucesso da festa! Talvez mais que nós... hahahaha. Em uma das primeiras vezes que saí com meu marido, vimos um fusca azul na rua e começamos a brincar. Disse que se a gente casasse eu ia de fusca azul conversível. Ganhamos o carro de um dos nossos padrinhos, que tem uma empresa de restauração. Ele garantiu o carro, mas não a cor. Na semana, ele mandou três opções de azul conversíveis para nós e o carro dos meus sonhos estava entre elas! Para facilitar, foi retirado o banco da frente. O carro fez tanto sucesso que o pessoal parava para ver a gente passar. Também usamos para tirar foto com os padrinhos. Foi um baita sucesso!
- Banda: Que diferença faz ter uma banda na festa, noivinhas! Dá um up em qualquer evento! Nós contratamos uma banda que tocava quatro horas (nossa festa era de cinco horas, com uma a mais de tolerância). Ou seja, eles cobriram o evento quase inteiro! Tocaram para recepcionar os convidados e fizeram outras duas entradas durante a festa. Nesse meio tempo, a banda do meu marido (com os amigos de faculdade) tocou. Os meninos fizeram a maior bagunça boa! Foi excelente! #saudades. Ah, nesse tópico vale uma menção honrosa ao pessoal que tocou na cerimônia. Optamos por um quarteto de cordas. Sem trompete, sem percussão, sem sino. Ficou maravilhoso
- bar de brigadeiros: Experiências anteriores de madrinhas minhas fizeram a gente ficar em dúvida em quantos doces contratar. Umas tiveram MUITA sobra, outras tiveram falta, outras ficaram com a mesa capenga antes das fotos... então, nossa solução foi contratar um carrinho de brigadeiros, que serviu três sabores em esquema open bar por três horas. Além de saboroso, ficou mais econômico que seguir a conta dos seis/oito doces por convidado. Todo mundo aproveitava a vontade. Para a mesa, contratamos 400 doces, todos maravilhosos, que ajudaram a compor a decoração.
- Cerimonial: Sim, contratem um cerimonial excelente e que, principalmente, vocês tenham afinidade e gostem. Nós pegamos o pacote parcial, como dito ali em cima, já havíamos escolhido os fornecedores antes. Mesmo assim, tivemos váárias reuniões com a nossa cerimonialista que acabou se tornando nossa amiga. Organizada e atenta a todos os momentos, mas no dia do casamento ela foi PERFEITA! Eu só procurava ela para abraçar e agradecer. Foi um anjo que deixou a gente com zero preocupações.
- Não padronizar as madrinhas: Tava todo mundo lindo, colorido e a vontade! O que deixou elas ainda mais lindas! Eu padronizei os meninos (terno preto, camisa branca e demos a gravata cinza) e as crianças (daminhas/floristas) estavam com o mesmo modelo, mais saias coloridas. Tudo muito alegre!
O QUE DEU ERRADO
Graças a Deus, nada! mas tem alguns detalhinhos que poderiam ser melhores, vamos a eles:
- Atraso: Acabei me atrasando uns 15 minutos para chegar a cerimônia. Logo eu, que botei terror em todo mundo e não queria atrasar. O clima de confraternização no salão de beleza tava tão bom que acabamos perdendo a noção durante a saída das madrinhas, making off e o momento de prender meu cabelo. Demos uma aceleradinha. No fim, tudo deu certo, mas faltou um pouquinho de programação de todos
- Bar próprio: Nós nos assustamos com o preço dos bares e conseguimos negociar com o buffet a cessão de três bartenders mais o uso do espaço deles, que é um bar maravilhoso. Em contrapartida, levaríamos as bebidas, copos, canudos e pagaríamos para o buffet o valor das frutas e do gelo. Ficou mais barato, os drinks estavam todos maravilhosos. Mas eu errado porque então, Lari? Pq erramos no cálculo da bebida. Levamos MUITO a mais. Agora, tem nove garrafas de vodka e três de saquê sobrando em casa, além de um galão de cachaça que meu sogro levou pra ele. Sobrou bastante copo e canudo também! Não é perdido, mas se eu tivesse confiado mais na lista de compra do buffet, talvez o gasto tivesse sido ainda menor.
- Uber para voltar do casamento: Se vocês forem casar em locais afastados da cidade, como acontece com a maioria dos espaços muito bonitos, testem antes se uber chega por lá. Orientamos a todos irem sem carro, o que a maioria realmente fez. Até a meia noite (a festa começou às 18h30) foi muito tranquilo de quem pedia Uber ir embora. Depois disso, foi um sufoco. Eu e meu noivo ficamos lá até todos os convidados serem "resgatados" e depois ligamos para nossa cerimonialista. Fofa, ela nos buscou e nos deixou no hotel
Dicas
Eu amei tanto o planejamento do casamento e o casamento em si que tá difícil me desapegar, mas vou deixar algumas coisas que eu aprendi e que pode ajudar a todos
- O casamento é de vocês, seu e do seu noivo, então não sigam padrões, façam coisas que os deixem feliz. Nós, por exemplo, optamos por uma decoração mais simples, que era o nosso estilo, não quisemos cabine de foto, não contratamos tapete para a pista de dança e tivemos uma bola de futebol como vaso da mesa dos noivos, a lembrancinha foi copo de cachaça e o brasão do casal foi um escudo de futebol. O que todo mundo falava quando entrava no salão é que a festa tava nossa cara. Foi algo muito gostoso de se ouvir
- Invistam em um buffet bom! Nada como ouvir que as pessoas saíram satisfeitas do seu casamento. Nós mesmo não comemos (no meu caso por opção, porque queria curtir a festa e não tava com fome para sentar e comer). Façam degustação, questionem os pratos, alterem o menu se possível. É um elemento fundamental para o sucesso do seu dia!
- Deem atenção a cerimônia durante os preparativos! Festa é muito bom, mas a cerimônia do casamento é o grande marco. Sem ela, não tem motivo de ser. Quem opta por celebrante, tente ver todos os detalhes da cerimônia, converse muito com a pessoa que for realizar seu casamento, dê atenção as músicas, opte por coisas que façam sentido para vocês como casal. Nós nos casamos na igreja católica, com um padre conhecido da família do meu noivo. Durante nossa preparação do casamento, fomos algumas vezes até a igreja conversar com ele de como seria a cerimônia. Resultado: foi profundamente emocionante e inesquecível!
Enfim, casados!