Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lays
Noiva Novata outubro 2025 Rio de Janeiro

Celebrante

Lays, dia 15 de outubro de 2024 às 22:19 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 5
Oi meninas.
Alguém sabe melhor sobre a questão do celebrante com efeito civil? Se eu contratar o celebrante não preciso ir ao cartório ou é mais barato casar no cartório e fazer só a cerimônia?

5 Respostas

Última atividade por Camila, dia 23 de outubro de 2024 às 14:45
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem que ir no cartório pagar as taxas, fazer toda a documentação normal. O celebrante tem que ter fé pública e ter os trâmites ok no cartório também. Se for de alguma religião, precisa das autorizações de religioso com efeito civil

• Responder
  • Lays
    Noiva Novata outubro 2025 Rio de Janeiro
    Lays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era isso que eu queria, fazer tudo de uma vez.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O casamento só no cartório é pelo estado, você assina o documento e pega a certidão.
    Agora você tem a opção de casar no cartório e na festa contratar o celebrante para fazer uma cerimônia, se você for religiosa, o cerimonial pode ser substituído pelo padre ou pastor da sua denominação. Ou você pode contratar o juiz do cartório para ir até o local de seu casamento e realizar o casamento civil no local.E tem o casamento religioso com efeito civil, para isso o celebrante deve ser uma autoridade religiosa reconhecida. Você pega o requerimento na igreja, leva no cartório junto com a documentação e após a cerimônia você leva o termo de casamento no cartório para registro.Nesse último caso, o ideal é você verificar se sua igreja faz esse tipo de casamento e depois se informar no cartório como funciona melhor.
    • Responder
  • Lana
    Noiva Constante outubro 2024 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda que contrate o celebrante, será necessário pagar o cartório.
    Então depende do que você quer.
    Como eu fazia questão de casar no religioso, entretanto planejamos o casamento em lugar aberto. Decidimos casar no religioso com efeito civil, em uma cerimônia simples e intimista. Depois casamos na beira da praia, com festa e a cerimônia foi simbólica, quem celebrou foi minha cunhada. Foi perfeito.
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, acaba saindo quase o mesmo valor. A diferença é que você economiza em penteado, roupinha especial, make.. eu vou pagar 2600 de celebrante + o valor do cartório. Como a celebrante tem autorização para efeito civil será religioso com efeito civil, assim faço tudo no mesmo dia e já no espaço que contratei, assim não preciso ir ao cartório.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas