Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovanna
Noiva Constante Setembro 2021 São Paulo

Celebrante comum ou Juiz de Paz?

Giovanna, dia 16 de Abril de 2020 às 17:49 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 4

Boa tarde noivas!

Estou nos preparativos para meu casamento em 2021 e me veio a questão acima. Venho analisando certos celebrantes e alguns dizem ser juiz de paz também. Gostaria de realizar minha cerimonia de casamento e festa no mesmo dia e local.

Nós, noivos, não somos religiosos, logo nosso casamento não será na igreja. Os casamentos realizados em nossas famílias sempre foram igreja-festa ou então cartório-festa. Nosso dia escolhido será muito corrido para realizar o casamento no cartório pela manhã e correr para nossa festa e cerimonia na parte da tarde. Ai me vem a questão:

Vocês vão ao cartório antes e só fazem a cerimonia no dia escolhido, ou pedem um juiz de paz para que oficialize tudo lá na hora para vocês? Se sim, na ultima opção, como vai ser (ou como foi?)

Estou bem perdida em relação a isso, sobre ir ao cartório antes e casar no papel e depois fazer a festa e cerimonia, etc.


Abraços!

4 Respostas

Última atividade por Priscilla, dia 17 de Abril de 2020 às 01:18
  • Priscilla
    Noiva Esperta Fevereiro 2021 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, também irei me casar (oficialmente) no mesmo dia e local da festa... Fiquei em dúvida muito tempo sobre isso também rs.. vou tentar explicar mais ou menos o que aprendi buscando:
    -Juiz de paz: geralmente indicado pelo cartório pra realizar o casamento em diligência, pelos comentários que vi costumam ser bem curto e grossos(não tem aquele discurso bonitinho de cerimônia)
    -Celebrante(ou cerimonialista): Ele realiza a cerimônia sem efeito civil , faz toda a parte bonita da cerimônia porém terá que casar em cartório.- E tem o celebrante com efeito civil (que foi o que escolhemos) Que é o celebrante que realiza a parte bonita da cerimônia já com o efeito civil ... De qualquer forma temos que inicialmente dar entrada no cartório, porém o casamento oficial (inclusive a data da certidão) será o mesmo da festa. Muito importante quando for pedir orçamento perguntar se é com efeito civil, pois o preço muda um pouquinho... Aah, e tem que somar o preço deles com a taxa do cartório da sua cidade (na minha fica na faixa de 500,00)
    Espero que tenha entendido Noivinha, quebrei a cabeça tentando entender as diferenças rsrs
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai amor pergunto tempo também foi minhas dúvidas continua sendo, a vantagem de ser juiz de paz é que vocês vão escolher um dia e esse dia que vocês for fazer a festa do casamento e vai ser o dia oficial do casamento de vocês a desvantagem é que muitas pessoas falam que eles são duros eles não romantizam eles são curtos e grossos pelo que muitas pessoas me falaram. Agora a vantagem do celebrante é que você pode escolher qualquer pessoa para ser se você não quiser pagar para alguém fazer ai e so combinar para tudo sair certinho mas é claro tem que ser uma pessoa de confiança por exemplo se a gente for fazer com celebrante talvez a gente contrataria alguém ou a gente chamaria um amigo do meu noivo que tá fazendo um curso de teologia e que Tecnicamente foi muito bem mas ainda tô em dúvida entre o celebrante e o juiz de paz
    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente comentário Ana !
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando o juiz de paz vai ao local da cerimonia é chamado de casamento por diligencia. Também quero esse tipo de celebração, e pelo que eu entendi, ele realiza os procedimentos no local escolhido por vocês. Os detalhes variam de cartório para cartório, mas em geral é uma celebração bem curta e bem civil mesmo kkkk, então se vocês quiserem uma coisa um pouco mais elaborada e emotiva o celebrante que também é juiz de paz é a melhor opção. Não podemos esquecer de nos atentar aos valores de todas as opções.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas