Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taline
Noiva Constante outubro 2023 Bahia

Cerimônia católica sem missa x comunhão

Taline, dia 18 de Setembro de 2023 às 22:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 11
Alguma noivinha sabe me dizer se na cerimônia católica sem missa tem a comunhão? Se sim, é obrigatório ou opcional? Não faço a menor ideia. Mas cai ser um casamento de fé mista (no caso, um católico e outro sem religião)

11 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 7 de Novembro de 2025 às 15:44
  • Larissa
    Noiva Novata Julho 2026 Distrito Federal
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde, irei tentar entrar na proxima turma de catequese, porém ao chegar lá o catequista afirmou que só há possibilidade de se crismar se já for casado, no meu caso como vivi no pecado mortal.
    Porem gostaria de saber como funciona a questão da missa, o casamento mesmo que sem comunhão pode ser celebrada a missa normalmete ?

• Responder
  • Filipy
    Noivo Principiante outubro 2023 Pernambuco
    Filipy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É possível receber a eucaristia sem o rito da missa, porém só lembrando: quem não é católico não deve comungar. Converse com o padre e ajustem isso.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No rito do matrimônio não há obrigação de receber eucaristia ou ter a missa. Em todo caso, o padre durante a entrevista vai saber orientar vocês melhor
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tem como ter a comunhão pelo menos aos noivos, mesmo sem missa.

Porém, como uma das partes não é católica, talvez não possa ter. Converse com o padre da igreja que você vai casar e tira essa dúvida direto com ele

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha olha eu por aqui eu acho que não tem pois quando fui na igreja que vou me casar não me passaram nada sobre isso mais você pode conversar na paróquia onde vai se casar

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OI Taline. A comunhão não faz parte do rito do matrimônio, os noivos podem pedir se quiserem mas não é obrigatório.

Mas tendo em vista que um dos dois não é católico, logo não poderia ter comunhão nem se vcs pedissem.

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei Taline, para haver a comunhão é necessário a missa, pelo menos na paroquia que eu casei não fazem sem.

• Responder
  • L
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja que vou casar o padrão é não ter missa e comunhão. Se qser q tenha tem q pedir antes.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Taline, casamos na igreja, sem missa, mas pedimos para ter a comunhão - ou seja, não faz parte do rito mas, no nosso caso, como ambos são católicos, pedimos. Mas, pode ver diretamente na sua paróquia.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando vcs forem fazer o curso de noivos, já podem aproveitar e perguntar sobre também
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Master Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha! Geralmente tem a comunhão sim, apenas dos noivos.
    Mas tem a opção de conversar na paróquia se é possível sem comunhão
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas