Essa antiga prática, conhecida como a cerimônia das areias, teve inicio nos casamentos dos nativos havaianos, realizados na beira da praia. Nesse momento, eles corriam em direção ao mar para apanhar um punhado de areia e depois depositá-lo em uma tigela que ficava sobre o altar. Eles acreditavam que esse ato era a representação de uma união indissolúvel do casal, fazendo menção à união dos grãos que jamais poderão ser separados homogeneamente.
Além disso, o ritual das areais pode ser feita tanto em locais fechados como ao ar livre (praia ou campo), e ainda celebrada em todo tipo de cerimônia, sendo ela religiosa (independentemente de qual seja a religião) ou civil. Em todos os casos, na montagem do rito, é necessário três recipientes de cristal, sendo dois para os noivos ou mais para outros participantes, caso o casal deseje a participação dos padrinhos ou os pais, e uma outra maior onde serão depositadas as areias. Durante o processo de junção dos grãos o celebrante acompanhada o ato com textos explicativos e palavras de amor e carinho, explica o celebrante.
Como a elaboração de todo ritual é feita pelo celebrante, é bom conversar bastante com ele antes para que tudo saia exatamente como vocês sonham, resolvendo se durante o rito padrinhos e os pais participarão do processo e quando ele será realizado (antes ou depois da troca de alianças). Outra ponto importante é compreender bastante o significado de cada cor das areias para que elas simbolizem a personalidade de cada um e que unidas simbolizem a união dos dois em um só.
Cerimonia das Areias
Cada cor de areia tem o seu significado:
O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza.
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.
O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.
O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
O Lilás, significa espiritualidade e intuição.
O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.