Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

J
Noiva VIP Abril 2024 Paraná

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos)

Jah, dia 25 de Julho de 2017 às 13:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 27
Olá, brides. Como estão? Por aqui está uma confusão/dúvida.

Havia percebido meu noivo meio desanimado quando eu tocava no assunto "casamento" e fiquei dias pensando sobre o que poderia estar acontecendo. De cara não pensei ser falta de vontade de se casar, pois sei que casamento em si não é festa e sim a união, o amor dos dois e do dia seguinte em diante.

Conversando com ele, perguntei porque ele estava desanimado e se ele queria se casar com festa - simples -, bolo, música e tudo mais. Eis que ele me diz que pelo preço, preferia investir mais na casa * concordo *, mas que como tenho esse sonho, iria realizar. Disse também que foi vendo como era a realidade e que viu que o importante é estar com quem ama e que o que importa pra ele é nós dois casados ❤. Super concordo, gente. Apenas queria reunir a família e fazer algo bem simples, só um jantar/churras com música ambiente no jardim de casa. Porém, ele me propôs a cerimônia somente com nós dois, a família de nossas casas e melhores amigos com a bênção de Deus através do padre.

Minhas dúvidas são: Vocês acham que dá pra fazer algo bonito e com cara de casamento para poucas pessoas? Quem aí está fazendo? O padre pode ir no lugar da recepção (2 em 1) e dar apenas uma bênção? Quem estiver se casando tendo poucos convidados, se manifeste, por favor!

Confesso que gostei da idéia, pois estava preocupada com a lista, com os pais querendo incluir amigos de igreja e pessoas do jardim que nem conhecemos, enfim. Abro mão sem questionar, pois quero que o amor seja o foco (e não ficar triste por festona) e pessoas especiais em volta. O que me preocupa é nossos pais não aceitarem deixar irmãos e sobrinhos de fora. Só minha parte dos parentes deu 106, o que colaborou pra ele desanimar mais (e eu), pois a parte dele é 2x maior que a minha.

Churrasco com cara de buffet livre seria melhor para não deixar a família desanimada já que jantar é formal e churrasco uma "bagunça" boa? Brunch/Coquetel à noite? Qual dos 4 dá pra economizar mais? Dêem idéia de como não ser parado também. Tipo, pra não somente comerem e irem embora sem se divertir.

Vou deixar aqui inspirações que tenho pra ver se vocês acham que ficaria legal e se mais alguém está faendo assim pra me ajudar. Beijos! 😙 (Desculpem o texto estar desorganizado. Pelo aplicativo é difícil).

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 1

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 2

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 3

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 4

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 5

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 6

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 7

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 8

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 9

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 10

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 11

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 12

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 13

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 14

Cerimônia e jantar para 20 pessoas ou convidar todos e ir para um restaurante? (com fotos) - 15

27 Respostas

Última atividade por Cicera, dia 10 de outubro de 2023 às 14:56
  • C
    Noiva Curiosa outubro 2024 Ceará
    Cicera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa que ideia legal!!! Casar em um museu... suas fotos ficarão lindas....

    Parabèns!!!

    • Responder
  • Nicole
    Noiva Constante Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então Jaínne, nós optamos por contratar uma pessoa especializada em fazer churrasco, no caso vamos comprar toda a comida, o único problema que churrasco é uma comida "petisco" no caso toda hora as pessoas comem, aí eu optei também por contratar uma pessoa que faça crepe ( meu pai é cozinheiro, então ele fará a massa os recheios e como ele tem todo o material que é necessário contrataremos somente uma pessoa para fazer), resolvi também fazer 3 tipos de caldos para que tenha também como opção. Eu amo comer então quero que agrade bastante. Optei por não incluir salgadinhos, então de comida será somente isso. Aí estou agora pensando nos doces. Quanto ao valor acho que churrasco não é uma comida barata não, porém também não é a mais cara, acho que é mais ou menos. Agora a quantidade de convidados será no maximo 70 pessoas quero pessoas ligadas à nos, pois acho que o casamento algo íntimo, estarei muito feliz no dia então quero ao meu lado pessoas que estariam feliz por mim também. Ah com certeza tem como sim fazer um casamento simples e humilde uma festa incrível, meu familiares e amigos são bastantes festivos, venho de família grande que gosta muito de música, então acho que se as pessoas são alegres elas se divertem em qualquer ambiente. Teve um debate que li hoje aqui no site, me emocionei profundamente, sobre um casal que fizeram com a cara deles, quando achar colocarei o link aqui, achei inspirador. Acho que tudo na nossa vida seja qual for a comemoração tem que ser pra gente, do nosso jeitinho, pq na minha opinião é um saco ter que fazer algo por causa dos costumes da sociedade. Acho que independente do que vc seja ou viva, faça as coisas conforme sua essência. Desculpa o textão novamente noivinha . Espero te-lá ajudado, hoje comento muitos debates pois muitos me ajudaram tbm. Grande beijo e seu dia C será tão incrívelllllll como muitos que vi aqui no site. ❤️
    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Agosto 2017 Rio Grande do Sul
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sábado farei a prova do vestido e posto aqui para compartilhar, sera em renda, e sem brilhos! Que tenhamos um dia lindo!
    • Responder
  • Brenda Abreu
    Noiva VIP Dezembro 2020 Amazonas
    Brenda Abreu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha seu noivo sou eu kkk então eu também estava meio desanimada porque eu preferia investir mais na casa do que em uma festa então iamos casar no civil com efeito religioso e depois almoçar em um restaurante com 20 pessoas maaas conversando bastante decidimos fazer uma mini cerimonia pra 20 a 30 pessoas no máximo do maximo no jardim de um museu que tem aqui na cidade, mandamos oficio pra secretaria de cultura e agora tá tudo certo.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahah pode chamar de Gabi sim!


    Então, aqui na minha cidade sempre tem umas chácaras com capelinhas, eu não sei dizer se o padre chega a ir lá, mas vale a pena perguntar na sua igreja se o padre pode ir. Ai já faz a festa mais intima ali na chácara mesmo, um almoço/jantar, fica bem legal e gostoso.

    • Responder
  • Jane
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkk Verdade!!! bjs

    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, Laura. É ótimo! Também serei discreta nas redes sociais e irei compartilhar apenas aqui mesmo pra ajudar quem for ter casamento pequeno. Vai ser sim com fé em Deus! 😍 Amém, que Deus abençoe vocês também. Felicidades pra vocês e um beijo. ❤
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quanto à minha prima infelizmente não tenho fotos, foi muito discreto.
    Tenho certeza que seu casamento será lindo. Que Deus abençoe vocês e não precisa agradecer, estamos aqui pra nos ajudar. Felicidades! Beijos.
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal, Francine (que nome lindo). Verdade, hein? Minha melhor amiga também se casou no civil, mas fez um jantar em casa que não deixou de ser muito especial. Agora pretendo em uma capelinha pequena ou como uma noiva sugeriu aqui: achar alguma chácara que contenha uma capelinha pra fazer 2 em 1. Mas por enquanto, pensamos em recepcionar em casa mesmo (e capela) por questão de gastos, aí depois a gente bate o martelo. Beijo e obrigada pelo comentário! 😙
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, Gabi (óh eu me achando a íntima 😂). Não havia parado pra pensar!

    Decidi não pesquisar e nem ligar, pois vamos numa capelinha bem pequena mesmo.

    A idéia da chácara com capela ou algo assim é mais do que ótima! Nunca iria pensar nisso kkkk já te considero pakas, 😂. Vou ver se encontro por aqui.

    Um abraço e obrigada pelo comentário e idéia incrível também. Beijão! 😙
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não tenho dúvidas, noivinha. Com certeza dá pra fazer sim! Verdade, Jane (quase o meu nome, kkk). Beijo e obrigada pelo comentário! 😍😙
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha só... Está bem pertinho, hein? Parabéns, tenha um dia muito abençoado e curta bastante. 👏😍

    Verdade, Aline. E nem devem se desanimar, pois o principal é o amor que vocês sentem um pelo outro e a vida depois desse dia, que é o verdadeiro casamento.

    Tem algum debate ou foto do seu vestido? Que máximo. Também quero confeccionar o meu. Será longo, bem leve. Não abro mão de ser longo kkkk sonho meu mesmo. Também terei ensaio, bolo, buquê e etc. Não quero que seja simples sem nada, sabe? Quero que tenha cara de casamento mesmo! Não é porque será simples que deve ser deixado de lado tradições ou gostos. Não terei dia de noiva, mas porque não quero mesmo. Preferência!

    Com certeza, Aline. Estou super animada também! Tenho certeza que nossos casamentos serão lindos e especiais. O seu é por adesão? Posta foto depois pra gente ver e principalmente nos inspirar. 😍
    • Responder
  • Francine
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha amiga casou num restaurante e foi lindíssimo! Acho que da pra fazer algo legal sim. Tem gente que só casa no civil e sai pra almoçar. Eu faria uma decoração no restaurante mesmo se fosse o caso, me casaria em algum lugar e iriam la todos pra comer:
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal sua experiência de se casar com poucas pessoas. Bom ver que deu tudo certo!

    Eu pretendo contratar uma cozinheira e um churrasqueiro, ou deixar pro meu sogro assar umas carnes pois ele manja (só que tenho medo dele ficar muito na churrasqueira e não aproveitar nada).

    Que legal! Eu irei fazer o bolo, pois será estilo do debate, bem pequeno e já até vi receita na internet. Os doces eu também irei fazer, pois irei ter uma mesinha dessa do debate que não caberá * e nem quero que caiba *. Os docinhos vou dar numa caixinha (DIY, feita com caixa de sapato) pra cada um, deixado na mesa, na frente dos pratos, junto com a lembrancinha. Não terei bem casados kkkkk.

    Ah, que delícia de experiência. Eu imagino o quanto foi especial e fico feliz só de imaginar o seu e como será o meu também. Que bacana, Laura! Eu estou super feliz e realizada com a decisão, estava me preocupando o número de convidados e tudo mais.

    Que legal, ela postou o casamento dela em alguma rede social pra eu ver? Se não for pedir muito. Pretendo me casar dia de semana mesmo, em um feriado (sexta) à noite. Quero uma coisa simples mas que seja agitada.

    Decidi me casar numa capela mesmo, noivinha. Mas muito obrigada pela ajuda! Irei procurar a menor capela da cidade, pra não correr riscos de parecer que ninguém quis ir e ser de acordo com a quantidade. Iremos convidar os amigos próximos e não somente minha melhor amiga, marido e o melhor amigo dele e namorada. Então vai dar uns 33.

    Muito obrigada, querida. Imensamente grata pelo seu comentário! Parabéns pelo casamento. Um beijo! 😙
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou fazer isso sim, Natally. Irei procurar uma mais pequena possível pra ficar melhor (não dar impressão de que ninguém quis ir kkk). Obrigada! 😙
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho lindo demais. Muito obrigada pelo esclarecimento, noivinha. Vou até tirar print dele pra mostrar pro noivo.

    Tem uma capela pequena aqui no meu jardim, porém, o jardim inteiro faz parte dela e são "amigos" (agora que precisamos não aparece um) dos meus pais. Aqui todo mundo fica sabendo rapidamente o que está acontecendo ou o que irá acontecer, entende? Não quero penetras. Então acho que vou procurar outra capela.

    Irei procurar sim uma capela, Nath. É que não abro mão da bênção de Deus através do padre, sabe? Por mais simples que for, acho necessário.

    Decidimos fazer um churrasco com acompanhamentos à noite mesmo. Quero simples, mas com cara de casamento normal, o tipo das fotos que coloquei no debate. Faremos no jardim da nossa casa. Se caso nossos pais não aceitarem de jeito nenhum, iremos pensar bem e com carinho sobre o que você disse (restaurante com almoço). É uma boa se não quiserem excluir ninguém.

    Ah, faz isso sim. É o melhor a se fazer e confesso que está me dando menos dor de cabeça. Diferente de antes. Você vai ver que é uma boa opção. Dá pra você fazer em restaurante pra não passar em branco! Um beijo e muito obrigada pela sua ajuda. 😙
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que os padres não tenham mais permissão para realizar cerimônia/benção fora da igreja. Mas vale a pena pesquisar nas igrejas da sua cidade.

    Qualquer coisa, procure uma capela pequena, quem sabe uma chácara com capela e veja se dessa forma o padre não celebre para vocês..

    • Responder
  • Jane
    Super Noiva outubro 2017 Santa Catarina
    Jane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tenho dúvidas de que dá para fazer algo pequeno e lindo, noivinha!!! Vc realmente deve investir no que realmente importa! bjs

    • Responder
  • Aline
    Noiva Ativa Agosto 2017 Rio Grande do Sul
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, eu estarei casando no próximo dia 11 de agosto em uma cerimônia apenas no civil, seguido de um jantar para a família e amigos mais íntimos, e nem por isso deixamos de nos animar.
    Estou confeccionando um vestido noiva curto em renda , faremos um ensaio fotográfico externo, teremos bolo de casamento, buquê e todo ritual. Ahhh e dia da noiva também!
    Eu acredito que mesmo sendo uma cerimônia mais íntima, pode ser divertido e emocionante. Estamos muito empolgados. Escolhemos um restaurante super aconchegante.
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu sonho nunca foi igual o seu, mas porque não tem muito à ver conosco. Não sou nada clássica, sabe? Nem ele kkkk. Desde o começo quis simples, gastando pouco, mas nunca imaginei como o que ele me propôs ante-ontem. Gostei da mudança, pois estaremos rodeados de pessoas realmente especiais. Iremos incluir mais pessoas (amigos). Você fez a melhor escolha, noivinha. É muito bom investir no seu lar. Nós iremos construir em breve se Deus quiser. Por mais simples que seja nossos casamentos, ainda será lindo (com ajuda da internet kkk). Não é porque é simples que será feio e chato, né? E terá muito amor também.

    Seu buffet de churrasco saiu muito caro, noivinha? Quantos convidados? Foi a opção mais barata na sua opinião? Eu acho que faremos churrasco mesmo, porque amamos um churrasquinho não só pela comida, mas pela descontração, ambiente gostoso, muita risada e fora que quem não gosta de um ambiente alegre assim? Que bom, noivinha. Às vezes é bom ouvir mesmo os noivos com suas propostas simplesinhas, pois eles vêem mais o significado e nós muitas vezes vemos só festa, festa, festa e esquecemos o verdadeiro significado de casamento. Também não estou triste com a mudança, até porque no meu caso foi pequena. Nem sei se será assim, pois tem o caso dos pais ainda. Nem contamos nossa escolha, vai que ficam irados.

    Eu também tenho churrasco como comida de evento preferida, noivinha. Em eventos, se for me oferecer churrasco ou jantar, já sabem kkkk sou a louca do churrasco. Só não faço em espetinho também porque quero algo parecido com casamento normal mesmo, se não faria tudo bem informal. Você irá ter pista de dança pra pouquíssimas pessoas? Será que eles dançam? Essa é minha dúvida... De como fazer um casamento miudinho agitado. Também espero isso, noivinha. Que seja o casamento diferentão mais lindo que já presenciaram. Imagina, noivinha. É muito legal quando tem conteúdo. Seja grande ou pequeno! Um beijo. 😙
    • Responder
  • Laura
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Jaínne, vou compartilhar com você um pouquinho da minha experiência.

    Fechei todos os meus contratos em Dezembro de 2016, escolhemos a data da cerimônia e estávamos certos de que iríamos fazer para 300 convidados. Porém, sabíamos que teríamos que nos casar no civil antes, por conta da minha transferência do trabalho.

    Nos casamos em 17/02/17 e meus pais fizeram um jantar para 30 pessoas (só familiares e amigos mais íntimos).

    Conto tudo nesse debate aqui: Casamento - Parte 1

    O jantar foi super caprichado, minha mãe contratou uma cozinheira, minha irmã fez um bolo maravilhoso, fizemos doces e eu comprei os bem casados.

    Foi tão especial que eu juro pra você que se não tivesse assinado os contratos, teria desistido.

    Minha fotógrafa disse que pra muitas pessoas aquilo era uma festa de casamento.

    Então acho sim que vocês podem fazer algo bem íntimo, em casa mesmo e tornar tudo perfeito.

    Quanto ao padre, sei de uma prima que se casou na igreja com pouquíssimas pessoas, sem decoração inclusive. Mas acho que foi em dia de semana.

    Não são todos os padres que aceitam realizar cerimônias externas (fora da igreja), mas não custa tentar. Smiley smile

    Boa sorte noivinha e que seja lindo!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho mini wedding lindo. Eu iria fundo nisso. Porém padre ir não pode. Uns até vão, mas além de estar em desobediência a Igreja o casamento não tem validade pois precisa seguir o rito (que inclui estar dentro da igreja). Mas calma, tem uma solução que acho bacana: vc procura uma capela pequena, entra com o processo matrimonial (leva por volta de 1 mes pra ficar pronto) e casa na igreja (se fizer questão do padre). Aí escolhe um restaurante legal pra comemorar. Ideal vc casar de manha, tipo umas 11 e ir almoçar depois.

    O bom é que vc pode não fechar o restaurante, o que acaba ficando mais barato. Tem vários restaurantes que fazem esse tipo de recepção.


    Eu estou pensando em fazer isso. Como não abro mao do sacramento, tô pensando em fazer isso (até então será a noite sem festa, mas tô com uma preguiça... Tô quase chutando o balde )
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poderia apenas dar uma benção e nós falarmos os votos um pro outro com as promessas diante de Deus. Não era bem celebrar casamento como você falou, entende? Minha dúvida era se padre poderia dar apenas a bênção e dizer algumas palavras bonitas, não cerimônia. Mas vou falar com ele pra gente fazer uma cerimônia mesmo, na capelinha mais próxima. Minha recepção também não será em espaço à fora, faremos no nosso jardim da casa nova. Ah sim... E você tem medo de ir algum penetra? Obrigada pelo seu comentário e um ótimo casamento pequeno pra nós, hahaha. 😙
    • Responder
  • Natally
    Noiva Master Setembro 2022 Paraná
    Natally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Padre só realiza cerimônia na igreja, da pra ir atrás de uma capelinha
    • Responder
  • Nicole
    Noiva Constante Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinha, meu sonho seria ter um casamento dos sonhos, em uma chácara, buffet maravilhoso, decoração incrível e eu com um vestido estilo princesa. Entretanto com o passar dos dias aqui no site vi o quanto meu sonho seria complicado, não só por questões financeiras e sim pq eu e meu noivo estamos querendo comprar nossa casinha. Depois de muito custo decidi fazer uma cerimônia simples ( local será o terraço da minha vó que é bem grande, a cerimonialista será uma pessoa da minha religião), contratarei serviço de decoração que não seja muito caro e farei um buffet de churrasco. A principio não gostei muito, mas depois de ouvir mais meu noivo vi que era o melhor a se fazer pois é quero apenas amigos próximos e familiares que estiveram conosco durante durante nossos anos de relacionamento. Sou super a favor de viver esse momento do jeito em que cada um sonha, porém meu sonho foi modificado e não estou triste pelo ao contrário vi nitidamente o quanto o nosso amor é importante e será por ele que teremos um cerimônia que remeta muito a gente. Pesquise muito, com certeza dará tudo certo, ah outra coisinha eu escolhi churrasco pq é nossa comida preferida e farei tudo em espetinhos, quero que meu convidados se sintam em casa, sem muitas etiquetas, quero dançar muito e me divertir, quero que todos se sintam assim, que no dia seguinte lembre-se que aquela festa deixará saudades para eles também de tão gostosa e divertida que foi. Desculpa o texto é que me identifiquei bastante.

    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Existeuma regra na igreja ccatólica apostólica romana que padre não celebra casamento fora da igreja. Pretendo fazê algo como vc, mas minha lista será 30 pessoas. Farei na igreja e depois comemoraremos na casa dos meus pais. Quero um café da tarde (quero casar a tarde ou de manhã).
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fazendo assim para me ajudar*
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas