Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Leticia Takahashi
Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais

Cerimônia e recepção: igreja + salão ou chácara?

Leticia Takahashi, dia 17 de Janeiro de 2019 às 02:19

Publicado em Fórum Organizar um casamento 64

Olá noivinhas! Preciso de opiniões para me ajudar a decidir um dilema: fazer a cerimônia na igreja e a festa no buffet OU fazer tudo numa chácara? Eu e meu noivo não somos muito religiosos. Ele é um pouco mais que eu, mas nenhum de nós dois frequentamos a igreja, não fizemos catequese nem crisma, só...

Olá noivinhas!

Preciso de opiniões para me ajudar a decidir um dilema: fazer a cerimônia na igreja e a festa no buffet OU fazer tudo numa chácara?


Eu e meu noivo não somos muito religiosos. Ele é um pouco mais que eu, mas nenhum de nós dois frequentamos a igreja, não fizemos catequese nem crisma, só pra vcs terem uma ideia. A ideia de fazer a cerimônia religiosa seria mais para seguir a "tradição" mesmo.

Mesmo não sendo católica fervorosa acho que a maioria de nós sonha com entrar na igreja vestida de noiva, não é msm rs


Se fizermos a cerimônia na igreja, estamos planejando fazer a recepção em um salão de festa com buffet.


Porém... Contudo... No entanto...


Esses dias vi uma noivinha dizendo que as regras para cerimônia religiosa haviam mudado e algumas coisas me desanimaram bastante da cerimônia na igreja. (Quem quiser ler o que mudou, tem o debate completo aqui)

Como meu casamento será em 2021 tenho certeza que todas essas mudanças já estarão implementadas e isso vem me desanimando cada vez mais.


Com isso, tenho ficado cada vez mais interessada em fazer a cerimônia numa chácara.

As vantagens da chácara ao meu ver são a possibilidade de conduzir a cerimônia da forma que quisermos e tbm que os convidados não precisarão se locomover de um lugar a outro, já que o salão de festas já é no local. Mas estou com medo de me arrepender por não ter a parte "tradicional" da cerimônia da igreja!


Não sei o que decidir!!!


Preciso de opiniões sobre o que vcs escolheram pra cerimônia de vcs e pq escolheram?! Se arrependem de alguma coisa?? E sobre valores: qual opção é mais economicamente viável?!

Me ajudem, please!!!


64 Respostas

  • Sarah
    Super Noiva Abril 2021 Goiás
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu noivo e eu decidimos fazer a cerimônia em uma chácara, apesar de nós dois sermos religiosos. Mas nunca tive o sonho de entrar na igreja vestida de noiva, sempre quis que meu casamento fosse ao ar livre e que a cerimonia fosse no mesmo local da festa.

    A diferença entre os orçamentos não sei informar, pqe nunca tive interesse de pesquisar uma segunda opção.

    Acho na chácara mais cômodo para os convidados, pqe pelo menos eu quando sou convidada para um casamento que a cerimonia é em um local e a festa no outro me sinto incomodada por ter que ficar trocando de lugar.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Setembro 2022 Distrito Federal
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu frequento a igreja toda semana noivinha. Mas eu e meu noivo decidimos fazer cerimônia e recepção tudo em um lugar só, pois queremos a cerimônia ao ar livre. Mesmo frequentando a igreja, não tenho esse sonho de casar lá. Meu sonho mesmo é casar vestida de noiva com tudo lindo e maravilhoso ao ar livre!
    • Responder
  • Gizele
    Noiva Ativa outubro 2021 Minas Gerais
    Gizele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento na chácara, acho lindo. Igreja e clássico. Mas poder celebrar o casamento na natureza, com muito verde em volta fica maravilhoso
    • Responder
  • Jheneffer
    Noiva Constante Maio 2021 Paraná
    Jheneffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde!! Vou dizer o qur eu vou fazer... Eu vou me casar na igreja dias antes, mas de portas fechadas, só com meus pais, os pais do meu noivo e os padrinhos que ir ao assinar. No dia do meu casamento, o padre irá no local da cerimônia (que será ao ar livre) dar uma benção.
    Eu adoro cerimônias ao ar livre... da um clima de especial e ser próximo ao local da festa facilita mto pra tds.
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Abril 2020 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha
    O meu sonho era casar na igreja, e o sonho do meu noivo sempre foi casar ao ar livre questionamos muito por conta que sempre quis uma cerimonia religiosa e ele também mas graças a Deus a igreja onde fazemos parte permite isso, então vamos nos casar ao ar livre, vamos fazer o cursinho do casamento que precisa fazer e o pastor vai no espaço que escolhemos fazer nossa cerimônia.
    • Responder
  • Aninha
    Noiva VIP Julho 2019 Minas Gerais
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, se você seguir a igreja católica certinho, a possibilidade do bispo liberar a celebração em um sítio ou chácara é muito difícil.

    Mas você ainda tem tempo, pense direitinho junto com seu noivo, assim tomaram a melhor decisão.

    • Responder
  • Flaviane
    Noiva Ativa Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Flaviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha meu casamento será ao ar livre, nos casaremos em um sítio e faremos civil + religioso e tudo será no sítio.

    Se vc quer uma benção matrimonial converse com um pastor e explique a situação, alguns celebram casamentos mesmo o casal não sendo da igreja, caso vcs não gostem da igreja evangélica contrate um juiz de paz, caso nenhuma das alternativas seja válida p/ vcs case- se na igreja se assim o seu coração desejar. Na minha humilde opinião fazer tudo no mesmo local é mais fácil...

    Noivinha Deus está em todo lugar.... Faça o que for melhor p/ vcs !

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Minas Gerais
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em questão de economia a cerimônia no mesmo local da festa será uma alternativa muito legal. Mas, se você preza seguir a tradição pode se arrepender caso mudar. Algo a ser pensado é você e o seu noivo estarem bem e as vezes a opinião dos outros acaba nos deixando confusos. Pense o que te deixará mais feliz no seu dia... Boas energias pra vc!
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, me identifico muito com a sua dúvida. Eu não tinha vontade de fazer na igreja, eu participo na igreja, mas pensei como convidada, e até a minha decisão foi pensando nisso. É dificil vc encontrar o salão ideal perto da igreja, então terá o deslocamento, e você prepara toda a igreja pra metade ir, tbm é chato. Eu tinha vontade de fazer tudo no sítio, até por ser mais livre, mas.. o padre não vai na igreja e eu quero a benção de Deus, então preciso que o religioso seja na igreja!

    E qual foi minha decisão sobre isso? O casamento será em uma capela, não vou gastar muito, pois será menor, vai ficar uma celebração bem intimista, só to contando com os padrinhos e os mais próximos.

    Vantagens: Estou confiante que vai ser lindo (pelo menos na minha imaginação tá lindo. rsrs) e vamos aproveitar mais.. pq? A celebração será de manhã, vou marcar a festa para o almoço, estou querendo chegar antes dos convidados para já adiantarmos as fotos, quando os convidados chegarem, só vou receber eles, tirar algumas fotos e pronto

    Desculpa, acho que falei muito. hahaha

    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2020 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em questão de valor no meu caso ficou o mesmo valor da igreja e o salão e o sítio , conversa com seu noivo , porque igreja tem algumas restrições em relação a decoração e tal
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Distrito Federal
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na chácara, pois facilita muito e não perde muito tempo.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Constante Setembro 2019 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, meu casamento será ao ar livre e tudo em um lugar só pra não ter problemas com deslocamento! Sou cristã e quem fará a cerimonia será um celebrante!
    Acho que quando é em lugar só vc acaba economizando bem mais com decoração, ainda mais se for muito distante do local da festa!
    Mas faça o que seu coração pede! Sendo na igreja ou salão seu casamento será abençoado da mesma forma! ❤️
    • Responder
  • Katia
    Super Noiva Julho 2018 Zachodniopomorskie
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Leticia, a questão da Igreja é muito pessoal... mas vou contar como foi o meu casamento e dar minha opiniao... quem sabe te ajuda de alguma forma.

    Eu sou catolica, mas nao frequento igreja. Meu marido é mais do que eu mas tbm nao frequenta a igreja. O lugar da recepcao tinha uma area aberta MARAVILHOSA pra fazer a cerimonia... mas nao fizemos.

    Nós decidimos casar na igreja...primeiro pq os pais dele são maaais religiosos e meus pais... digamos estavam neutros mas gostariam que tivéssemos a bênção de um padre. Eu tbm queria fazer na igreja pela benção e pela tradição. E apesar de ser mto tentador o local da recepção tinha outro fator... o tempo (clima). Se chovesse...nao ia ficar exatamente como queríamos e todos ficariam molhados.

    Com relação às mudanças da igreja... eu não acho que essas regras são tão rigidas que nao se pode adaptar... eu tive 5 madrinhas... meu marido 4 padrinhos e minha sobrinha que levou as alianças e entrou comigo. Não coloquei nada dessas plaquinhas. O processional foi mais simples e uma musica só pra todos e outro pra mim. Foi lindo do mesmo jeito. Além do mais, minha opiniao do porquê a igreja está colocando todas essas regras: pq se está perdendo a tradição e a importância da igreja. Então nao se prenda por essas mudanças, nao. As cerimônias ao ar livre sao lindas também e há varios tipos de celebrações (vinho, areia, etc).

    Boa sorte com sua escolha Smiley winking
    • Responder
  • J
    Noiva Constante Novembro 2018 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha cerimonia foi na igreja e a recepção num salão de festas.

    Se você optar casar na igreja procura se informar melhor quais serão as mudanças de fato e ai vocês decidem o que achar melhor, pra depois não correr o risco de arrepender.

    • Responder
  • Jéssica Campelo
    Noiva Master Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Jéssica Campelo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nunca sonhei em casar na igreja, e ultimamente veio a ideia de fazer a cerimônia ao ar livre. Vai ser em um sítio, e eu achei super a minha cara. Tem que ver o que mais combina com você, se você é mais tradicional ou não...

    • Responder
  • Micheli
    Noiva Constante Abril 2019 Santa Catarina
    Micheli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha!! Eu vou fazer a cerimônia na igreja sempre foi meu sonho, eu sempre estive presente ne igreja e até já fui catequista qndo morava no interior.
    Realmente a igreja católica exige algumas regras, mas se isso for um sonho p vc, nunca é tarde e nda impede, e para Deus nada é sacrifício, vale muito a pena, casar perante Deus, meu noivo teve q fazer o Crisma... Ele fez em 6 meses, mas tem igreja que faz em poucos dias ou num final de semana. Tem o curso de noivos tbm, isso nos ainda vamos fazer, mas sei q e rápido em apenas um final de semana.
    E a festa vai ser perto da igreja numa casa de eventos, com Dj, sempre quis chegar na festa de surpresa com música e dj
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não vejo problema em casar em uma chacará, fica lindo demaaaais. Eu decidi casar na igreja porque não encontro chacara que suporte o nº de convidados. Mas ainda estou a procura de uma chacará kkk

    • Responder
  • Lalesca
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Lalesca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu irei fazer tudo em um lugar só noivinha.

    Acho que fica lindo, e também o custo é menor rs.


    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, tudo bem? Então primeiro vc precisa ir na igreja e ver realmente o que pode ser feito, pois muitos falam de proibições, no meu caso disseram que só poderia ter música sagra e na verdade poderia sim ter outras músicas tanto que meu marido e eu só escolhemos Ave Maria para as alianças as outras foram músicas comum. Depois de visto isso vc deve sentar com seu noivo e ver os prós e contras e o que vai ser o diferencial para a escolha de vocês.
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Constante Abril 2021 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou muito religiosa. E acho que hoje em dia esta super na "moda" e comum realizar casamentos em chacaras espaços. Inclusive o meu farei no mesmo espaço da recepção dos convidados. Além de lindo fazer em local aberto, a comodidade em relação ao tempo, a praticidade, sem ter aquela locomoção após a cerimônia até o local da festa, são pontos positivos...
    Se não tem muito.interesse em casar na igreja, não há problema nenhum. Será lindo e maravilhoso do mesmo jeito em chácaras, sítios e espaços. 😘
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha tudo bom?
    Bem eu e meu noivo somos envangelicos, porem eu sempre tive a ideia de nao casar numa igreja, e sim ao ar livre meu noivo tbm quer a mesma coisa e optamos pela chacara meu casamento tbm sera em 2021 tera um pastor realizando a cerimônia so nao sera em uma igreja! Acho que vcs dois deveeria sentar e conversar sobre os pros e contras dos dois lugares! E ver o q fica mais viável até em questão do custo!! Espero ter ajudado bjs
    • Responder
  • E
    Noiva Ativa Abril 2021 São Paulo
    Elisama ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos lá noivinha...
    Em questão de você se arrepender do tradicional, creio que não aconteça. Dá pra fazer cerimônias lindas numa chácara! O que vale realmente é o amor entre vocês dois, e isso dá pra transparecer numa cerimônia mais informal.
    Como vocês não são um casal religioso, não vejo o porquê de todo o "trabalho" de ficar se deslocando pra lá e pra cá, só pra cumprir protocolos.
    Não sei se consegui ajudar, mas espero do fundo do meu coração que vc consiga estar em paz e decidir o que é melhor para vocês dois.
    Toda a felicidade do mundo ❤❤
    • Responder
  • Karolyne
    Noiva Constante Abril 2020 Paraná
    Karolyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, vendo que vcs não são muito de frequentar a igreja e só faria por" tradição" eu aconselharia optar apenas pela chácara. Uma cerimônia religiosa é muito sagrado ao meu ver, e tem que ser feita com muita fé. E vc tb estaria deixando de gastar um pouco
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta outubro 2018 Bahia
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu prefiro tudo num lugar só, acho muito lindo!

    Porém, o sonho da minha mãe era casar a filha na igreja, então, realizei o sonho dela.. klk

    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Bahia
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz tudo em um lugar só. Eu e meu noivo não somos de nenhuma igreja. Contratamos uma ótima celebrante (amiga minha) e ela arrasou, foi lindo demais. Todos adoraram. Fora que os custos são menores quando vc coloca tudo em um só local.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Novembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também estsva no mesmo dilema. Apesar de não frequentar muito a Igreja eu sigo a fé católica, mas as mudanças nas regras me desanimaram bastante e ao meu noivo também, pois ele sempre sonhou em fazer votos no casamento e com as novas regras isso é proibido na cerimônia religiosa católica. Conversamos e pesquisamos muito e encontramos uma celebrante que realiza a cerimônia podendo ou não seguir um rito de alguma religião. Vamos fechar com ela e realizar a celebração do matrimônio fora da Igreja, assim conseguimos a benção de Deus, mas sem precisar abrir mão de coisas que pra nós são importantes devido a regras pré estabelecidas .
    • Responder
  • Nany
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio Grande do Sul
    Nany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinha..

    Não sou muito por dentro de casamentos católicos, mas aí vai minha opinião:
    Acho que ficaria muito mais prático fazer em um mesmo lugar, tanto para vocês noivos, como para os convidados.
    Fora que acho que ficaria lindo!
    Se vocês não são tão religiosos, e seria apenas por tradição, talvez não seja a cara de vocês.

    • Responder
  • Berenice
    Noivo Esperto outubro 2024 São Paulo
    Berenice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Bride, tudo bem?

    Então eu e meu noivo tb não temos religião, temos apenas fé.

    Como queremos um casamento bem a nossa cara optamos por fazer em chácara, pq na igreja realmente tem mtas regrinhas, que poderiam descaracterizar nossa cerimônia, então pra nós é o mais viável.

    Na questão financeira tb é melhor pq ai n temos que pagar a taxa da igreja e nem a decoração de lá, fica só 1 decoração (o que economiza bastante) que é a da chácara, e para realizar a cerimônia, vc tb não precisa necessariamente de um padre, ja que vcs não tem religião nem são fervorosos, pode ser um pastor, eles são bem mais flexíveis e vc pode procurar um conhecido da família, pq com indicação é sempre melhor.

    Espero ter ajudado ♥

    Boa sorte BrideSmiley ring

    • Responder
  • Verônica
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se vocês não são religiosos e não concordam com as regras, é mais fácil fazer tudo em um lugar só, sai mais barato com certeza, e a decoração no campo ou no salão também ficam lindas. Eu vou casar na igreja católica, mas na que vou casar não tem nenhuma regra dessa não. Só não podem músicas que faltam ao respeito, mas de resto não... mas fiz questão porque não saímos da igreja. Mas meu conselho é esse: consulte a igreja que você tem interesse e vê se as regras estão muito fora do que você quer, tem igreja que nem regra tem.


    • Responder
  • Irene
    Super Noiva outubro 2020 Paraná
    Irene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se vcs não são tão religiosos podem fazer tudo num lugar só, fica mais barato e de fácil locomoção.
    Certas regras na igreja variam de uma igreja para outra, o certo é ir na paróquia que quer realizar a cerimônia e perguntar diretamente ou até mandar um e-mail.
    Aqui por ex tem chácaras com capela, quem sabe vcs acham algo assim.
    • Responder
  • Israel
    Noivo VIP Setembro 2019 São Paulo
    Israel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Td depende do que se quer e deseja Leticia, apesar de tds por menores a minha noiva não abre mão em casar na igreja e eu tb não e o sitio que alugamos tem espaço para fazer a cerimonia lá, mas é una questão bem pessoal mesmo.
    • Responder
  • Lela
    Noiva Esperta Janeiro 2019 São Paulo
    Lela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, não entendo muito de casamentos católicos, mas sei que tem regras sim. Tem também o custo da igreja, mais a decoração, depois locomoção até o local da festa. Eu acho mais prático fazer tudo num local só. Acho lindo cerimônia ao ar livre, acho romântico, acho perfeito.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas