Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Principiante Janeiro 2020 São Paulo

Cerimônia ecumênica - qual a característica?

Bruna, dia 28 de Março de 2015 às 22:49 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 21
Noivinhas e noivinhos.

Como já dito em outro post, eu e meu namorado queremos uma bênção religiosa. Como sou evangélica batizada e praticante e ele é católico que só fez 1 comunhão e não é praticante, deu a entender que o caráter ecumênico não se encaixaria, já que ele não tem crisma e precisaria fazer os ritos.

Eu estou a procura de uma direção em relação sobre o que a celebração ecumênica exige. Ele seria obrigado a fazer os ritos da igreja católica?

21 Respostas

Última atividade por Queila, dia 18 de Maio de 2015 às 15:49
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, minha cerimônia foi ecumênica, ele falou sobre Deus, sobre o amor, como se fosse um padre/pastor, mas sem citar religião...é tão emocionante como qualquer outra!

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hahaha, obrigada meninas. Consegui encontrar o tal profissional. Fui em uma feira e ele me explicou melhor. O nome dele é Sidney Botelho. Gostei muito de sua postura e dinâmica.

Ele me passou um orçamento por celebração com caráter civil e não civil. Caso queiram eu informo a vcs. Muito obrigada por tudo!
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, vou te explicar o que sei de casamento ecumenico na Igreja católica. Quando só um dos noivos é católico se casa com disparidade de cultos. O noivo católico não precisa ser crismado nem ter recebido a Eucaristia, só ser batizado. O rito segue normal, a única diferença é que no momento do consentimento ( quando o Padre pergunta aos noivos) o noivo que não é católico não precisa prometer educar os filhos na fé católica, só promete os demais votos, jura amor, jura fidelidade, jura que é para sempre (que até onde sei são os mesmos votos da Igreja evangélica). O pedido de disparidade de cultos tem que ser feito pelo padre ao bispo da diocese em que o casamento será realizado.

Mas já que você disse que seu noivo não é praticante e você é, talvez fosse melhor um celebrante da sua religião.

Não sei se era bem esta sua dúvida. Espero ter ajudado.

Bjos.

• Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto ao ecumenismo não sei lhe informar. Mas você poderia optar pela celebração laica onde o celebrante seria um juiz de paz. Quanto a bênção religiosa, creio que um pastor não se recusaria a realizar uma oração após a celebração...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pelo que o padre no meu curso de noivos falou basta um dos noivos ser católico que pode fazer a missa. Não precisa ter crisma para casar basta ser batizado na igreja católica. Só que eu não vejo sentido fazer os rituais da igreja por fazer uma vez que voce não é catolica e ele não é praticante. Se eu fosse vocês faria uma cerimônia sem os rituais. Pode fazer com um juiz de paz, Já fui em cerimnias lindas feitas por eles.

• Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De nada. Sei bem sobre o assunto pq passo por isso tbm. A igreja que sempre frequentei não realiza casamentos, mas a do meu namorado sim (somos evangélicos). Eu não queria um pastor dele, pq não tenho intimidade, então optamos pelo celebrante. Dessa forma, tbm não atinjo a fé de nenhum convidado, considerando que conhecemos católicos, evangélicos, ateus, espíritas...
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai VC é um anjo viu???? Muito obrigada! *-*
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que bom, ainda preciso ver como fica, minha igreja é de outra cidade e n sei se meu pastor realizaria.
    • Responder
  • Kaysa
    Noiva Ativa Junho 2017 Piauí
    Kaysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha irmã é cristã prostetante e o marido dela não, ela escolheu o local e o pastor dela celebrou. Foi lindo
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É só procurar por celebrantes de casamento. Aqui no site tem algumas pessoas que prestam esse serviço.
    Não tem como ser algum religioso, pq ele sempre vai "puxar sardinha" pra crença dele.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Legal flor, e como VC fez pra chamar alguém da católic
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hmmmmm, serio flor? Vieram me falar que tinha que ser um dos dois. Onde eu encontro esse tipo de celebrante?
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha igreja está a 650km de onde eu moro, e meu namorado precisaria batizar nela pra podermos casar lá. É totalmente inviável flor. E não, não penso casar em outra igreja, por isso escolhi o campo.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou mórmon e meu noivo é católico, pra celebrar a cerimônia chamamos pessoas das duas religiões pra darem a bênção, um da minha, outro da dele.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para casar na igreja católica não é obrigatório fazer crisma nem primeira comunhão, apenas ser batizado, fazer o curso dos noivos e realizar a entrevista com o padre que fará a celebração.
    Acho que uma celebração ecumenica ficaria linda, você pode unir as semelhanças entre evangélico e católico, que são muitas, e utilizar pra fazer a cerimônia.
    Conversa com o pastor e com o padre.
    • Responder
  • Kaysa
    Noiva Ativa Junho 2017 Piauí
    Kaysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc deveria fazer na sua igreja já q é praticante
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A cerimônia ecumênica não é realizada por pastor ou padre. É realizada por um celebrante, que não fala sobre Deus ou santos. Fala-se do amor, fidelidade, amizade entre o casal, essas coisas. O cortejo até pode ser o mesmo da igreja, mas aí tem a cerimônia das velas, das areias e etc, e normalmente, os votos são personalizados.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agora entendi melhor. Vou falar com meu pastor pra ver como a minha igreja vê. Quanto a ir numa igreja católica vou ter q ir escondida perguntar, já q meu namorado n quer ir kkjk
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou eu de novo, e vou tentar de novo tá bom, essas informações vc só vai conseguir na própria igreja católica e na igreja evangélica, pq vc terá q ver com o pastor e com o padre a disponibilidade de fazer a cerimônia ecumênica, porém o grande problema é q ambos, tanto o padre quanto o pastor vão querer fazer do seu modo, ai gera o problema, vc terá q conversar, com eles, por exemplo, se o padre disser o ritual todo deverá ser católico, pastor poderá fazer só um benção no final, vc estará disposta a isso, conversa com o noivinho e casa só na igreja evangélica, é um só Deus tbm é válido para ele, já q ele ñ é praticante, pq a igreja católica e igreja evangélica são diferentes, por exemplo o batismo da maioria das igreja evangélicas são aceitas na igreja católica, porém o batismo da igreja católica já ñ é acoeito pela igreja evangélica, mas no caso do casamento é diferente, as palavras do ritual pode até ser parecido, mas tem todo uma preparação q talvez vcs ñ estejam preparados, o melhor a fazer é ir na igreja e conversar com um padre e um pastor e ai vc entenderá o q eu quero dizer, dai vc vem e me conta ok, Deus os abençoe, paz e bem.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas