Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ysis
Noiva Ativa Novembro 2022 Rio de Janeiro

Cerimônia fora da igreja

Ysis, dia 14 de Janeiro de 2021 às 07:56 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 27
Oi noivinhas 👸🏽. Tô com um problema e queria a opinião de vocês. Eu sou católica mas meu noivo é ateu, ele concordou em casar na igreja por ser importante pra mim mas nao sei se existe algum impedimento por ele não ser nem batizado. Alguém teve esse tipo de situação?

27 Respostas

Última atividade por Natiele, dia 1 de Fevereiro de 2021 às 14:15
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É aquela coisa, o não você já tem. Não custa tentar. A questão é que não tem critério pra conceder. Vai do que o ordinário (bispo) acha. Então...
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. O padre disse isso a minha mãe. Acho q vou fazer só no civil mesmo. Vou procurar primeiro aí depois resolvo se caso só no civil.
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Show! Obrigada pela informação, vou procurar a paróquia.
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva outubro 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você terá que procurar o bispo da sua diocese e solicitar a dispensa para se casar com um não-católico. No seu caso, você como católica, já deve ter os sacramentos do batismo, primeira eucaristia e confirmação (crisma), caso contrário seu casamento pode ser considerado nulo.

Aqui na minha diocese nunca vi permitirem a celebração fora da igreja. O que você pode fazer é procurar a igreja para realização do sacramento, acredito que só precise de duas testemunhas, e depois se casar com um juiz de paz em outro local.

• Responder
  • Celina
    Noiva Ativa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Celina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou de outra diocese mas também do RJ, ja estive algumas vezes com ele em eventos/ retiros e tals e realmente é um amor de pessoa 😍
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O bicho é bravo kkkkk ele é do movimento que eu participo. Acredite, põe critério no cara. Mas é um doce de pessoa e extremamente inteligente
    • Responder
  • Celina
    Celina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Esta aí um ponto que é verdade, Já ouvi falar desta questão em relação ao Dom Orani

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outro adendo: vi que vc é do RJ. Olha pelo que conheço de dom Orani (bispo daí) pode se BEM difícil conseguir a dispensa pra casamento fora do templo. Ele é bem criterioso nisso
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah esqueci:

O casamento tem que ser na igreja. A não ser que você consiga também dispensa pra isso. No caso seriam 2 dispensas: disparidade de culto (por ele não ser batizado) e para casamento em oratório privado. Sobre o último, não vou mentir, é BEM raro conseguir essa dispensa.

Vocês podem casar na igreja antes se você fizer questão do sacramento.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O bispo autorizando sem problema. Será necessário solicitar dispensa para casamento com disparidade de culto. No caso ele assume:

1- que os filhos serão católicos
    2- que ele nunca poderá impedir você de professar e/ou manifestar sua fé.
    3- Que aceita os filhos que Deus confiar (Você enquanto católica não pode tomar anticoncepcional por exemplo, pois vai contra a adesão a prole

No caso o processo é relativamente simples. Basta procurar a paróquia onde vai casar
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Constante Setembro 2022 Minas Gerais
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, se for igreja evangélica eu acredito que não tenha nenhum impedimento.
    Marquei meu casamento na igreja e sou evangélica, meu noivo é católico não praticante.. foi tudo mto tranquilo
    • Responder
  • Celina
    Celina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como didse, a regra geral é não deixar kkk mas vai que na sua diocese o bispo autorizou, se ele autorizou até ano que vem não deve mudar não. É melhor já ir sondando agora.

• Responder
  • J
    Noiva Novata Fevereiro 2021 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola, tudo bem?

Para se casar na igreja é necessário que os dois sejam batizados na igreja e tenham primeira comunhão e crisma.

Sem isso, acho difícil a igreja católica aceitar o casamento. Também é necessário o curso de noivos.

Bjs

• Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi, obrigada pela dica 😁
    • Responder
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ysis, sou católica praticante e vou me casar na igreja católica, nesse caso vc deve procurar o padre da igreja mais próxima e relatar sua situação, ele vai te falar tudo, mas a princípio pra casar na igreja católica ambos tem que ser batizado e ter primeira eucaristia.
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm! 🙏🏼🙏🏼
    Sou de Brasília 💗
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Dezembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkkkkk mas como eu disse, depende mto da paroquia, aqui da minha cidade e mt exigente mesmo
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai que sorte!! De onde vc é?
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha igreja eles não exigiram nenhum documento que prove que a gente é batizado não. Única coisa que eles pediram foi que fizéssemos o curso de noivos. Acho que vocês não terão problema não.
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah entendi, pra mim era algo universal poder ou não ser fora de uma igreja, mas se depende da diocese vou procurar saber aqui no RJ, fora q até lá pode mudar algo né
    • Responder
  • Celina
    Celina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, da uma procurada com antecedencia pq como alguem comentou por você ser batizada vai poder casar( no sistema de cultos diferentes). E por via de regra o casamento( cerimonia) não se far fora da igreja( por ser um sacramento) mas algumas dioceses o bispo pode autorizar, tem que procurar como funciona na sua diocese.
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eita, aí complica, nem eu fiz crisma kkkkkkkk
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Dezembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se informa bem, aqui na igreja catolica da minha cidade os dois tem q ser batizados, ter eucaristia, crisma e tudo mais.. E fazer o curso de noivos, mas acredito q depende da paroquia da cidade
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou procurar a igreja pra me informar melhor sobre sim... obrigada
    • Responder
  • Ysis
    Ysis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caramba... muitos anos atrás quando meus sogros casaram minha sogra teve a mesma situação mas só pediram uma carta de próprio punho da mãe do noivo explicando q ele não era batizado pq eles não eram católicos, mas isso faz mais de 25 anos... meu medo maior ta sendo não poder ser o padre por ser fora da igreja 😪😪😪
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Ysis, se você for batizada, ele não precisa
    Nesse caso será um casamento misto ou de diferentes cultos.
    Mas procura saber antes na igreja que pretende casar, quais documentos e procedimentos necessários.

• Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ysis, eu não vou casar na igreja mas a cerimônia será realizada por um padre, eles pediram certidão de batismo atualizada dos noivos
    Acredito que você vá ter problema sim 😢
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas