Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jamile
Noiva Novata outubro 2015 Bahia

Cerimônia religiosa fora da igreja

Jamile, dia 28 de Janeiro de 2015 às 00:57 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 14
Gente, quero me casar ao ar livre, de preferência com clima de praia, vista, algo mais informal, mais simples.
Estou a procura de lugares pra realizar que estejam dentro do mei orçamento, até aí tudo bem...
Gostaria muito de fazer uma cerimônia religiosa e apesar de não ir tanto à igreja ou à missa cresci frequentando a igreja católica e acabo de descobrir que os padres ou diáconos não podem celebrar fora de igrejas ou capelas que celebrem mossas.
O que vocês fariam? Tem mais alguém passando por isso?

14 Respostas

Última atividade por Milena, dia 19 de Junho de 2015 às 09:14
  • Milena
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi jamile, obrigada e boa sorte Smiley winking
    • Responder
  • Eliane & Wellington
    Noiva Esperta Abril 2016 São Paulo
    Eliane & Wellington ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou neste mesmo dilema
    • Responder
  • Jamile
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Milena!!

Resolvemos fazer a cerimônia na igreja mesmo.

Além da questão da Igreja Católica não fazer celebração fora, os locais que encontramos fara aluguel ficaram muito caros quando somadosà logística.

Ficou bem mais em conta realizar o casamento na igreja!!

Smiley winking

• Responder
  • Milena
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jamile, resolveu a questão do padre?
    • Responder
  • Adriana
    Noiva VIP Novembro 2014 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Somente pastores ou celebrantes contratados fazem cerimônias fora das igrejas...e modéstia a parte são muito melhores em seus discursos..eu buscaria pelos tais....é bem menos burocrático e satisfatório...

• Responder
  • Pricila
    Noiva VIP Maio 2016 São Paulo
    Pricila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou tendo o mesmo problema e quero muito me casar no local da festa o espaço é maravilhoso, não quero abrir mão disso, mas também não quero me casar em outra religião, afinal sou católica devota de Nossa Senhora, quero a imagem dela na minha cerimônia.

A minha sogra evangélica ofereceu a celebração realizada pela pastora dela, mas não gostaria de abrir mão da cerimônia na minha religião e com a imagem de Nossa Senhora.

Vou tentar esse e-mail que vocês indicam Deus abençõe que dê certo.

Boa sorte para nós

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Janeiro 2015 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Joyce me mande um e-mail, assim posso descrever como foi meu casamento e procedimentos na Igreja. ********************@***.***.** Mas, o ideal é você entrar em contato diretamente com a secretaria da igreja (******.*********@*******.***), como eu e uma centenas de noivas fizeram. Em caso de insegurança, o melhor caminho é ir até a Igreja do teu bairro e já fazer os procedimetnos. O que posso afirmar é que, procurando voces encontram sim, padres que aceitam realizar o casamento em espaços buffet, estou falando da Igreja católica apostólica romana, a qual tem a chamada norma disciplinar, mas há uma infinidade de outras igrejas de seguimentos católicos ou anglicanos que celebram validamente em espaços buffets. Mas, todas vão cobrar uma taxa. Quem quer casar de graça, sem pagar taxas, devem casar na paroquia onde participa da Missa, bem como os não católicos, pois as igrejas evangelicas e protestantes celebram validamente o casamento aos seus fiéis. Quem confirmar a união (sacramento) é Deus e não a nomenclatura da Igreja. Bom, o meu casamento foi celebrado no espaço buffet, por um padre da Igreja católica apostólica romana, depois de cumpridos os requisitos básicos (curso de noivos, entregam de documetação, taxa, proclamas, etc), religioso com efeito civil. Espero ter ajudado. Todas as informações que passei no e-mail anterior peguei nas paroquias e na Cúria diocesana de São Paulo e depois conversei com uns 6 padres, todos diziam a mesma coisa sobre a norma disciplinar e que a maioria dos padres prefere não descumprir, com algumas exceções e com a graça de Deus cheguei a esse padre que não cumpre tal norma e celebrou lindamente meu casamento. Boa sorte a todas e não fiquem presas a CNPJ de igrejas e sim na fé em Deus e oração do ministro religioso em comunhão com os pais e padrinhos ali reunidos em nome de Deus. Att. Gabriela Monteiro

• Responder
  • Joyce
    Noiva Novata Abril 2015 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok Gabriella, mas eu.gostaria que vc me desse mais informacoes mesmo se fosse inbox sobre como.foi o.seu casamento jaque vc disse q pedem descrição, porém existe o fator insegurança de nós noivas. Espero que vc possa me ajudar contando maiores informações. Obrigada
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Janeiro 2015 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi meninas, de fato a Igreja Católica Apostólica Romana não autoriza celebrações fora da Paróquia, pois é uma norma disciplinar, mas há alguns Padres que não cumprem tal norma e aceitam realizar o casamento no espaço buffets, pois, entendem que assim estão facilitando a vida dos jovens noivos, haja visto que realizar a celebração na igreja e depois ter que locomover todos os convidados até o local da festa pode ser cansativo e aumentar gastos, então, realizando a celebação no próprio local, diminui-se gastos, transtornos de locomoção e aumenta a praticidade aos mais idosos, no entanto, requer a discrição dos noivos para evfitar complicações junto ao bispo diocesano. Pela pesquisa que fiz e conversa com o padre da Igreja Católica Apost. Romana (contato: ******.*********@*******.***) que aceitou realizar meu casamento (no Buffet Saint German), a referida norma é apenas de carater disciplinar, ou seja, se o bispo diocesano achar por bem, ele pode autorizar celebrações em espaços buffets, pois a celebrações fora do templo não implicam em nada na validade do sacramento, afinal, algumas missa são celebradas em espaço fora do templo, por exemplo quando o Papa vem ao Brasil, ou mesmo quando é uma Missa campal, então, o fato de celebrar fora não implica na validade do sacramento, porém, a Igreja por uma questão de ordem disciplinar criou essa norma vigente na igreja, mas quando os noivos são católicos praticantes e participam ativamente da paróquia, o próprio padre local (Pároco) consegue a autorização perante o bispo diocesano. Entretanto, a maioria dos noivos (as) que desejam casar em Espaços Buffets ou Sítios ou Chácaras, não são católicos de ir todos os domingos na Missa, então, dificilmente vão conseguir tal autorização.

Voltando ao assunto, se você procurar bem, vai achar padres que aceitam celebrar no espaço buffet, mas cobram uma taxa para isso. Quando o casamento é celebrado na igreja (paróquia) onde os noivos participam da Missa, a taxa pode variar entre 80,00 a 480,00. Mas, quando é em espaço buffets a taxa é bam mais cara. Então, veja se vale a pena. Talvez melhor casar na paroquia do bairro, onde voce participa da Missa e pagar a taxa normal de documentação, proclamas, expedição da certidão e celebração do ato religioso.

Agora, falando ou comentando um outro comentário sobre validade de sacramento ,, pelo que pesquisei, há outras igrejas que celebram validamente o casamento em espaços buffes. A validade do casamento não está no papel expedido por essa ou aquela igreja e sim na fé em Deus, na oração proferida e amor dos noivos. Ou será que só o casamento dos católicos são válidos? E os budistas (anteriores ao cristianismo), Xintoísmo, Judaísmo, Islamismo e as igrejas não católicas (Luteranos, Presbiterianos, anglicanos,metodistas) e as novas igrejas pentecostais e evangélicas, não são válidas perante Deus? Ora, Deus é o mesmo e confere a graça a todos reunidos em seu nome. A Igreja Católica Apost. romana, realmente não aceita as bençãos e sacramentos ministrados em outras igrejas e am alguns casos gosta de criar situações na hora de batizar, mas será que o fato da Igreja Católica não aceitar as bençãos das outras Igrejas, faz com que Deus não aceite? É algo para se pensar, né!

Eu particularmente, creio que todas as igrejas celebrem validamente o matrimonio. Basta que cada um viva bem, se amando e se respeitando como marido e mulher, pois o CNPJ e /ou nomenclatura da igreja não vai dar validade a nada, se não houver amor, fé e oração a Deus. Pouco importa o nome da Igreja onde voce casou, o que realmente importa para Deus é se voce vive o amor matrimonial e busca a religiodade com sinceridade e isso independe da Igreja, pois pode ser na Católica ou na Pentecostal Evangélica ou em igrejas não Cristãs, afinal antes do Cristianismo Deus já existia. E depois, o código civil e a constituição federal reconhece a validade de todos os casamentos ministrados sob o efeito civil e isso independe da igreja ser católica ou não católica, desde que o ministro religioso tenha autorização para celebrar o religioso com efeito civil.

Enfim, se voce faz questão de receber o sacramento do matrimônio pela Igreja Católica Apost. Romana, pesquise bem e vai encontar um padre que aceita ir ao referido espaço buffet, mas todos vão pedir a você a discrição, por exemplo você citou que tem "uns padres de Santo André" que celebram em Buffet, ora, isso já pode criar problemas aos padres e eles podem a partir de agora não aceitar mais celebrar, por isso aconselho a ser discreta. Entre em contato com a referida Igreja, mas não fique dando detalhes na internet ou seja, passe o contato por e-mail diretamente para as interessadas (é só uma dica, tá!).

Bom, o padre que aceitou realizar meu casamento no espaço buffet, pertence a Igreja Católica Apost. Romana, mandei um e-mail e a secretária respondeu de imediato e me deu todas as orientações e procedimentos, depois fui ao curso de noivos, entregamos a documentação e no dia marcado o padre foi ao local e realizou uma linda celebração. O padre é jovem, boa digção, educadíssimo, não foi demorado e ao final fomos alvos de muitos elogios da parte dos convidaddos que ficaram encantados com a forma de celebrar do padre. A cerimonia foi tão linda que parecia estarmos na igreja, pois tinha o mesmo requinte e tradição. No curso de noivos, além de palestras sobre os Sacramentos, tivemos momentos de entender o rito do matrimônio e depois a secretária nos deu um modelo de roteiro de celebração, onde pudemos preencher epersonalizar a nossa celebração, dando um toque pessoal, sem mexer no rito do Sacramento. Celebrou-se com efeito civil. Hoje tenho certidão de casamento civil e a certidão religiosa.

Se quiserem o contato dele é: ******.*********@*******.***

Peço que seja discreta e na fineza não cite o nome do padre e nem a paroquia, tá!

Permita-me mais uma dica ,, se não conseguirem um padre da Igreja Católica Romana, convidem um reverendo da Igreja Episcopal Anglicana ou um padre da igreja ortodoxa sirian ou ortodoxa antioquina ou um pastor de alguma Igreja protestante ou pentecostal, pois a validade do casamento não está no nome da igreja e sim na Igreja ali constituida pelos fiéis reunidos em nome de Deus.

Desejo boa sorte a todas e me desculpem pelos erros de grafia e se minha opinião não condiz com a realidade das demais. FELICIDADES A TODAS.

Att. Gabriela Monteiro.

São Paulo - Capital - SP.

• Responder
  • Lyedja
    Noiva Ativa Setembro 2016 Pernambuco
    Lyedja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também vou casar ao ar livre, na fazendo do meu noivo, queria cerimônia religiosa, mas não faço muita questão por não frequentarmos a igreja, estou procurando outra cerimônia, gostei muito da cerimônia da areia,mas não escolhi ainda.

• Responder
  • Jamile
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é... fiquei sabendo disso mesmo mas queria fazer ao ara livre ou pelo menos que a igreja fosse perto do mar com local pra uma pequena recepção.

Estou pensando em alternativas, Hérida! =]

• Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente não fazem mesmo. Também gostaria muito. Sou católica praticante. Mas se no local tiver uma capela que seja administrada por alguma igreja local o padre ou diácno vai sim.

• Responder
  • Jamile
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é, Natália, fiquei um pouco triste com isso. Vou conversar com meu noivo ainda. Aredito que ele não iria se importar tanto mas eu gostaria muito de uma celebração religiosa, acho bonito. Mas obrigada pela ideia!

• Responder
  • N
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jamile, realmente eles não celebram o matrimonio fora da igreja, faria a cerimonia de areia, e pediria a algum amigo ou parente que fale bem, falar algo sobre o casamento, sobre vocês, sobre amor sabe ...

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/cerimonia-das-areias-alguem-vai-fazer--t47417

https://comunidade.casamentos.com.br/forum/cerimonia-da-areia-eu-vou-fazer--t41679

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas