Gente...quero uma opinião das noivinhas.
Eu pensei em fazerum chá bar, no entanto, com o preço da comida que tá pela hora da morte, pensei que ficaria mais caro pagar pra todo mundo comer e beber do que eu mesma comprar minhas coisas de cozinha. Além de que tem muita brincadeira nesses chás que eu acho besta e não curto.
Dai eu tive uma idéia...fazer um chá bar cassino e lucramos uma graninha com isso.
Eu pensei em usar o salão de festas do prédio do meu noivo e montar algo mais ou menos assim:
1) montar algumas mesas de jogos (ex.: bingo, 21, dominó, poker, outros jogos de carta e dados - ainda não pensei todos, mas são jogos faceis, que conseguimos arrumar tranquilamente nós mesmos e que agradem as mais variadas idades).
2) montar um "Caixa" onde as pessoas compram fichas pra poder jogar uma partida nas mesas. As fichas serão vendidas por preço simbolico (R$ 1,00 ou R$ 2,00). Como padrinho tem que ralar haha, cada padrinho "cuida" de uma mesa e do caixa.
3) nas mesas, cada vencedor da partida jogada ganha um "ticket" de vencedor (algo do tipo, feito em papel por mim mesma, ainda não pensei num nome pra isso kkk).
4) no final da festa, quem tiver mais "tickets de vencedor", ganha um presente beeeem legal, algo q incentive as pessoas a quererem jogar pra conseguir mais tickets e tentarem a sorte pra ganha-lo (isso reduz os prêmios a um só haha).
5) fazer lanches e comidas economicas tipo hot-dog, pra vender na "lanchonete" do nosso cassino, por preçinhos bem camaradas (tipo R$ 3,00 um hot-dog e um copo de refri).
6) por obvio, como será tudo pago, as pessoas não precisam trazer presente. o dinheiro que gastariam em presentes, elas gastam no caixa com comidas e fichas de jogos. Assim, a comida "se paga" e o dinheiro arrecadado com fichas de jogos paga os gastos com decoração (que são mínimos) e gera um lucro pra nós. Além disto, os convidados tem uma noite divertidissima de jogos (pelo menos eu adoroooo jogos) e acabam até se socializando mais num ambiente descontraído assim. Ah, e também eu tenho a impressão de que as pessoas sentem menos no bolso em gastar R$ 20,00 comendo e jogando do que em gastar R$ 20,00 num presente pra você.
Ainda não fiz contas muito precisas, mas foi uma idéia. O que acham?
Lembrando que avisaria tudo no convite, pra ninguém ser surpreendido...e que ao invés de dar presente, as pessoas gastariam este valor na festa..quem gostar de jogar e puder gastar mais, vai dar lucro sem perceber, quem não puder, pelo menos paga os custos da confraternização e não tem prejuízo rsrss...
ATUALIZANDO: Vou fazer o chá, mas adaptei toda a ideia rs. Vou fazer um chá "normal", com tema cassino, vai rolar os jogos todos e a comida vai ser gratis tb pq tava mto polemico isso rs...não vou vender fichas, pedi presentes na lista que fiz no zankyou, que vira dinheiro, ou pra quem preferir mandei junto com o convite um envelope pra presentear em dinheiro no dia! (vou mudar de estado e não rola levar presentes comigo). Pra fomentar a competição, vai ter a area de comer e conversar e uma area separada, que vai ser o "cassino", onde só vão entrar pra jogar rs. Na entrada do "cassino" cada convidado recebe 10 fichas e cada partida que ele joga, ele aposta uma ficha....quem ganhar pega de volta a q apostou e ganha a dos adversarios. Acabou suas fichas, pode jogar, mas sem apostar e sem ganhar fichas se vencer rs. No fim da noite quem angariar mais fichas ganha um premio.