O chá de bebê já se tornou um evento tradicional antes da chegada do bebê. Muitas mamães, assim que recebem o sonhado positivo, começam a planejar esse momento especial, que tem por finalidade reunir amigos e familiares para celebrar a vinda do pequeno e, de quebra, abastecer o estoque de fraldas por alguns meses. Mas você conhece a origem do chá de bebê?
Apesar de ser um evento realizado com frequência, há muitas curiosidades que talvez você não saiba. Para te deixar por dentro do assunto, preparei este post com informações sobre esse tipo de chá, desde sua origem até os dias atuais. Vem comigo!
Muita gente não sabe, mas o chá de bebê nasceu na Inglaterra Vitoriana, no século XIX. A princípio, a celebração acontecia depois da chegada do bebê. No encontro, a nova mamãe recebia a visita das amigas para apresentar o bebê.
As convidadas, por sua vez, levavam presentes e davam conselhos sobre maternidade. Tudo isso acontecia enquanto elas tomavam o famoso chá britânico. Daí a origem do nome!
De lá para cá, o que mudou?Os tempos mudaram e o chá de bebês também. Agora, a confraternização acontece antes do nascimento da criança, os presentes recebidos ajudam a completar o enxoval, o cardápio não se restringe aos chás e as brincadeiras passaram a fazer parte da programação do evento.
Se antes não havia uma decoração especial, hoje em dia é comum ver chás temáticos, mesas bem ornamentadas e lembrancinhas elaboradas para presentear os convidados.
Durante muitas décadas, o chá de fraldas foi um evento exclusivamente organizado por mulheres, para mulheres. Hoje em dia, não há mais essa restrição e convidados de ambos os sexos podem participar.
Antigamente, as futuras mamães realizavam esse tipo de evento apenas para o primeiro filho. Atualmente, a cada novo bebê que chega à família, um chá é realizado.
Os chás de bebê são realizados de maneiras distintas em cada parte do mundo. As variações culturais são muitas, mas o que não muda, independentemente da posição geográfica do lugar, é a felicidade pela chegada de um bebê.
Na Índia, a família se reúne ao sétimo mês de gestação. É realizada uma grande festa, na qual a mãe é adornada com colares de jasmim.
Na República Dominicana, a festa tem muita dança, comida, jogos divertidos e presentes.
Na França, os chás de bebê começaram a acontecer há pouco tempo e são eventos bem simples. Por lá, só acontece chá de bebê quando os futuros papais têm muito espaço para estocar as fraldas.
Nos EUA, por sua vez, existe a tradição do “Baby Shower”, bem semelhante ao que conhecemos como chá de bebê. Há, também, a “Diaper Party”, um encontro entre pais e amigos, que levam cerveja e pacotes de fralda para o evento. Nesse tipo de evento, são promovidos até campeonatos de pôquer.
E ai gostaram desse curiosidade?