É MENINO OU MENINA?
A expectativa dessa resposta deixa a mamãe e toda a família muito ansiosas, mas vale a pena esperar um pouco mais para receber a notícia de forma memorável. Pelo menos é isso que promete o Chá Revelação, tradição que nasceu nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.
Mas, em tempos de Pandemia, como organizar um Chá Revelação?
1. Guardião do segredo
Bem, nem preciso dizer que para fazer o Chá Revelação é preciso controlar a ansiedade! Feito isso, você precisa escolher uma pessoa de confiança para guardar o segredo. Pode sua irmã, mãe, uma amiga ou qualquer outra pessoa próxima que vai saber guardar a sete chaves esta informação. Existem várias maneiras de se descobrir o sexo do bebê, mas as mais comuns são:Por ultrassom: nesse caso, o sexo do bebê pode ser identificado após a 13ª semana de gestação. Nesse caso, leve a guardiã com você para a consulta e combine os detalhes com o médico. É importante que o médico não te conte, caso você não queira saber.
- Por sexagem fetal: é um exame de sangue, feito quando a mamãe está com 8 semanas completas de gestação. Este exame identifica a existência do cromosso Y no seu sangue. Caso tenha o cromosso Y, é um menino, caso este cromosso não apareça, é menina! Atenção: No caso de gravidez gemelar -> Quando os gêmeos são univitelinos, o resultado do teste é válido para os dois fetos. Quando a gestação for de gêmeos bivitelinos, um resultado do sexo masculino indica que pelo menos um dos fetos é menino. Quando o resultado indicar sexo feminino, significa que as duas gêmeas são meninas. É importante dizer que o teste de sexagem fetal não é capaz de detectar gestação múltipla, nem dizer se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos.
- Outra informação importante: O exame de sexagem fetal não é coberto pelos planos de saúde e o valor varia de região para a região, custando de R$200 a R$1000,00. Aqui em BH, custa em média R$350,00 e nem todos os laboratórios realizam.
-> Minha experiência: Fiz o exame de sexagem fetal ontem. Paguei exatos R$348,00. O exame fica pronto em 7 dias. No meu caso, minha irmã (a titia frenética) será a guardiã do segredo. Aliás, é ela quem está na organização do evento.
2. Os convites
Os convites do chá de revelação devem expressar a dúvida que define o evento: como ainda não se sabe se é menino ou menina, brinque com as cores! Se já souber o nome, vale dizer os nomes escolhidos.
Além disso, vale lembrar que, em tempos de Pandemia, é complicado reunir muitas pessoas, então pensei em alternativas para não aglomerar as pessoas e fazer do seu evento algo seguro pra você para todos os envolvidos.
-> Minha experiência: Fizemos um convite virtual e criamos uma conta no Instagram. Temos familiares que moram em outras cidades e acompanhar conosco a transmissão será uma maneira de se fazerem presentes. Ah! Fiz o convite no Canva. Ainda sobre o convite e decoração: Fugi do azul e rosa... achei previsível demais... Assim, apostamos no laranja e verde para combinar com o tema de safari. Laranja será Julia, verde será Rafael.
Bem, existem um milhão de formas de saber o sexo do bebê]
- Estourar balão
- Recheio do bolo
- Pinhata confetes
- Fumaça colorida
- Balões com gás hélio que saem de uma caixa
- Fogos de artifício
Aqui o legal é deixar a criatividade rolar solta.
-> Minha experiência: Eu não quis saber desta parte. Como a minha irmã está organizando, deixei que ela resolva como irá nos contar. O que eu sei é que ela tá pensando em vários jeitos e ainda não chegou a conclusão de nenhum kkkkkkkk
4. Decoração
Toda a decoração do evento deve se alternar entre cores para reforçar o clima de mistério sobre o sexo do bebê. Se você é mais tradicional, aposte no azul e rosa, mas se prefere apostar em outras combinações, também vale. Rosa/Roxo; Laranja/Verde; Laranja/Azul; Verde/Lilás; Amarelo/Laranja / Dourado/Branco e por aí vai.
-> Minha experiência: Nosso tema será safari, então apostamos em verde e laranja. Também deixei para a minha irmã pensar na decoração e dei só alguns palpites. Na mesa de bolo e doces fiz um Chalkboard contando um pouquinho da gestação.
Eu fiz este usando o Canva (de novo)...deu um pouquinho de trabalho, mas foi uma delícia fazer.
5. Organize uma votação
A brincadeira mais tradicional para esse evento é a votação dos convidados: eles fazem as apostas se o bebê é menino ou menina.
-> Minha experiência: Para os convidados presentes pessoalmente, fiz adesivos palpiteiros para quem acha que é menino ou menina (também fiz no Canva). A ideia é colocar na roupa de cada um (Minha família é muito animada e está rolando até um bolão sobre o sexo do bebê).
6. Se divirta
No mais, vale a diversão e a emoção do momento! Então, segure a ansiedade e espere o dia para saber se o seu bebê é menino ou menina! Ao final, o mais importante já existe: o amor!
E se você tem mais ideias bacanas sobre o Chá Revelação conta aqui pra gente!
Bjs