Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Novata Março 2025 Mato Grosso

Chamariam esta pessoa ou não?

Cecilia, dia 28 de Novembro de 2024 às 12:35 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18
Então meninas, me desculpem estar enchendo vocês com algo tão particular e pessoal, mas queria realmente a opinião de alguém, pois minha cabeça está explodindo... vou casar ano que vem e será algo extremamente intimista, menos de 40 pessoas, só os de casa mesmo. Tenho uma avó por parte de mãe que nunca tive boa relação com ela. Nunca houve grandes problemas, ocorre apenas que ela sempre odiou meu pai, e fez de tudo pra minha mãe se separar.

Quando minha mãe se separou minha irmã mais velha tinha 10 anos, eu tinha 8 e minha irmã mais nova tinha 5. Eu e minha irmã mais nova sofremos bastante, pois minha vó nunca soube esconder a preferência pela minha irmã mais velha (a única parecida com minha mãe) enquanto tratava com sutil indiferença eu e a mais nova. Mas enfim, nunca houve briga, apenas aquela sensação q as vzs eu não sabia se era frescura minha ou se era real. Vou me casar agora e não queria chamá-la, pois só a vejo em eventos familiares, ela nunca fez questão de me ligar, e eu também nunca fui atrás. Na verdade não sinto carinho de neta, ela é como uma tia avó distante, nem sinto q é minha vó. Mas de tanto minha mãe falar q preciso mudar, liberar perdão e até mesmo q sou muito sentida e seria muito errado não chamar a própria avó para um casamento, repensei e mandei fazer um convite para ela, mas não entreguei ainda. Aí olha oq ocorreu, minha mãe tem uma amiga que viajou para Roma e ficou de trazer 2 medalhas bentas de nossa senhora. Seria 1 medalha pra minha mãe e outra pra minha vó. Todos da minha família estavam sabendo desta medalha e sabendo também que minha mãe decidiu q quando recebesse esta medalha iria me presentear, pois estou estudando para uma prova muito importante que será agora em Dezembro, e minha mãe disse que esta medalha seria para me auxiliar neste milagre.

Aí enfim, minha mãe foi pra casa da minha vó ontem com minhas duas irmãs e fiquei estudando. Chegando lá, a amiga da minha mãe ligou pra ela falando q tava com as medalhas e que tava indo deixar lá. Quando elas foram ver as medalhas, que por sinal são perfeitas, minha irmã mais velha ficou apaixonada e pediu pra nossa mãe dar pra ela em vez de me dar, pois ela disse q sentou alto mto forte pela medalha. Minha mãe falou q não daria, pois já havia me prometido pro meu milagre da prova. Minha irmã mais nova me contou tudo isso, q minha irmã mais velha ficou fazendo birra igual criança, e minha vó ficou indignada com minha mãe, falou assim "Nossa não acredito q em vez de vc dar pra sua primogênita, vai dar pra a outra.... isso tá errado! E além de tudo sua filha mais velha está grávida, ela merece muito mais essa medalha que qualquer outra pessoa. Está carregando um filho no ventre, enquanto a outra, só inventando de estudar, nem fala em ter filhos. Arriscado casar e ainda permanecer seca."
Minha mãe ficou furiosa na hora e até discutiu com minha vó, que no fim ficou tão chateada por minha mãe não dar a medalha, q minha vó deu a dela e terminou dizendo: "Tudo q vc desejar na vida, é pq vc merece filha. Vc não vai ficar sem sua medalha." E enfim, ficou de mal com minha mãe. Sabendo disso tudo, sei q pode parecer besteira, mas me senti ofendida. E sinto tbm minha vó querendo me rebaixar as vzs por eu não ter filhos ainda enquanto minha irmã já vai no 3°. Ela usa certas palavras pra falar sobre isso de forma sutil, mas quando soube de tudo isso tirei a prova de q ela faz tudo de caso pensado, cada palavra. Oq vcs acham? Convido ou não?

18 Respostas

Última atividade por Rebecca Andriolo, dia 8 de Dezembro de 2024 às 22:51
  • Rebecca Andriolo
    Noiva Ativa Junho 2101 Rio de Janeiro
    Rebecca Andriolo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há algumas coisas a serem analisadas... caso você não convide sua avó, isso geraria divisão na sua família? Tiraria sua paz e afetaria seu relacionamento com a sua mãe? Isso é importante para sua mãe?


    Já sabemos que você não quer, mas caso isso gere estresse para você, é algo a ser considerado.
    De outra parte, seria alguém indiferente no meu casamento ou alguém que poderia gerar algum tipo de desconforto?
    Bem, Deus é um Deus de paz, e não de confusão. Sonde seu coração e veja o que te traz paz. E se há falta de perdão, se liberta disso! Você não precisa conviver com sua avó, é claro, mas você também não merece carregar esse fardo e ressentimento.
    • Responder
  • JENNIFFER
    Noiva Novata Maio 2026 Rio de Janeiro
    JENNIFFER ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não chamaria, acho que esse é um dia muito especial e você deve se sentir confortável e feliz com quem estiver no dia! Pelo visto ela não faz muita questão e faz coisas que te magoam. Preserve sua felicidade e seu casamento!

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Curiosa Agosto 2026 Paraná
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não chamaria, já que vai chamar poucas pessoas, chame só aquelas que realmente estão felizes por vocˆê.

    • Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não chamaria de forma alguma. Você está dando brecha para ela atrapalhar o seu dia especial.
    • Responder
  • MICHELE
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo
    MICHELE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Peço desculpas, Cecília...não revisei o texto anterior e notei posteriormente alguns lapsos que passaram batido, infelizmente não sei editar as minhas mensagens aqui nesse App.
    Vou reenviar corrigidinho...

    Querida Cecília, tudo bem?
    Muito difícil opinar pois, como diz Leonardo Boff: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto". E temos somente o seu. Mas vamos lá...Você falou em milagres, logo, é uma jovem cristã, correto? Embora não sejamos Jesus Cristo, e estejamos muito, muito distantes de termos uma conduta de amor tão altruísta quanto a dele, foi esse um dos seus maiores legados, clamores, ensinamentos, "o amor ao próximo indistinto", tanto que os dois primeiros mandamentos são: Amar ao próximo como você ama a si mesma, Amar a Deus sobre todas as coisas, não é?
    Se não consegue amar sua avó e ela dá sinais de que não consegue amar as netas em igual medida, tampouco ao seu pai; ao menos ore por ela, agradecendo por ter dado a vida à sua mãe e tê-la criado de um jeito (bom ou ruim) que ensinou sua mãe a sobretudo amar, independente da vontade, dos ideais ou dos planos dela (sua avó). Ore pra Deus te capacitar a não ser tomada por "ira", pois a ira é antagônica ao que se entende por amar, e pode fazer com que você se veja agindo com sua avó exatamente como ela age contigo, e se isso acontecer, sinto muito, mas você mostrará que talvez exista mais da sua avó em você, do que consegue enxergar, ou seja, não importa o que ela faça a você, porque isso vai pra conta dela, mas a forma como será sua resposta é que diz quem de fato VOCÊ é. Seja exemplo de amor, seja exemplo de bondade, seja exemplo de gratidão, de esperança, de altruísmo, não por ela, mas porque em primeiro lugar quem você precisa agradar é a Deus e a sua mãe, que na terra é quem tem o amor que mais se aproxima, em semelhança, por sua proporcionalidade, ao amor de Deus, e ore ainda, para que o dia do seu casamento seja lindo, um dia de paz, que nada minimize sua alegria, e que Deus cuide para que as pessoas presentes sejam as que querem verdadeiramente seu bem, do seu futuro marido e da sua família. Coloque os seus planos, os sentimentos, a sua vida nas mãos de Deus e na dúvida, antes de falar e agir, ou seja, lançar pro universo, faça pra si mesma o questionamento: Qual a atitude, tomada por mim, que traria mais alegria pra Deus diante deste problema ou dessa escolha/decisão que preciso fazer? Não confie nos conselhos dos homens, minha linda, todos nós somos falhos e imperfeitos, confie em Deus! Ele é seu melhor amigo!!! Você crê?
    • Responder
  • MICHELE
    Noiva Principiante outubro 2024 São Paulo
    MICHELE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Cecília, tudo bem?
    Muito difícil opinar pois, como diz Leonardo Boff: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto". E temos somente o seu. Mas vamos lá...Você falou em milagres, logo, é uma jovem cristã, correto? Embora não sejamos Jesus Cristo, e estejamos muito, muito distantes de termos uma conduta de amor tão altruísta quanto a dele, foi esse um dos seus maiores legados, clamores, ensinamentos, tanto que os dois primeiros mandamentos são: Amar ao próximo como você ama a si mesma, Amar a Deus sobre todas as coisas, não é?
    Se não consegue amar sua avó e ela dá sinais de que não consegue amar as netas em igual medida, tampouco ao seu pai; ao menos ore por ela, agradecendo por ter dado a vida à sua mãe e ter criado sua mãe de um jeito (bom ou ruim) que ensinou sua mãe a amar, independente da vontade, dos ideais ou dos planos dela. Ore para que Deus te capacitar pra não ser tomada por ira, que pode fazer com que você se veja agindo com sua você exatamente como ela age contigo, porque se isso acontecer, sinto muito, mas você mostrará que talvez há mais da sua avó em você, do que consegue enxergar, ou seja, não importa o que façam a você, mas como é sua resposta ante ao que fazem a você. Seja exemplo de amor, seja exemplo de bondade, seja exemplo de gratidão, de esperança, de altruísmo, não por ela, mas porque em primeiro lugar quem você precisa agradar é a Deus e a sua mãe, que na terra é quem tem o amor que mais se aproxima, em semelhança, por sua proporcionalidade, ao amor de Deus, e ore ainda, para que o dia do seu casamento seja lindo, um dia de paz e que Deus cuide para que as pessoas presentes sejam as que querem verdadeiramente seu bem, do seu futuro marido e da sua família. Coloque os seus planos, os sentimentos, a sua vida nas mãos de Deus e na dúvida, antes de falar e agir, ou seja, lançar pro universo, faça pra si mesma o questionamento: Qual a atitude, tomada por mim, que traria mais alegria pra Deus diante deste problema ou dessa escolha/decisão que preciso fazer? Não confie nos conselhos dos homens, minha linda, todos nós somos falhos e imperfeitos, confie em Deus! Ele é seu melhor amigo!!! Você crê?
    • Responder
  • Nadia
    Noiva Ativa Setembro 2025 Santa Catarina
    Nadia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nao so nao convidaria para o casamento como cortaria relações, temos que entender que nem toda familia é boa e quer nosso bem.

    Cabe a nos escolhermos a que lugar queremos pertencer, ou quem queres ao nosso lado.

    • Responder
  • Melissa
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não chamaria!
    • Responder
  • Cinthia
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu particularmente não convidaria, pois essa pessoa não quer o seu bem, ela iria apenas para falar mal do seu casamento e de você e do seu noivo

    • Responder
  • Cíntia
    Super Noiva outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente isso!!

    Cecilia, não é porque a pessoa é mãe, pai, avó etc, que ela é automaticamente uma pessoa boa para os seus. Se você nunca recebeu afeto da parte dela, por que se sentir na obrigação de compartilhar um momento tão íntimo? Você claramente está desconfortável com isso e está em dúvidas só por causa da sua mãe. Então converse com sua mãe, explique como se sente e siga sua vida. Eu ficaria temerisa em convidar. Imagina se lá no dia sua irmã fica chateada por alguma razão e sua avó dá um piti por causa disso? Deus me livre! Seu casamento é um dia para vocês estarem cercados de amor.
    Você não precisa provar nada para ninguém. Não convidar a sua avó para o seu dia não te fará uma pessoa ruim e muito menos alguém que está pagando o mal com o mal. Você não quer vingança, você só quer paz. E você merece viver um dia lindo e estar com o coração tranquilo no seu casamento para guardar lembranças boas 💙.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, eu no seu lugar estaria muito desconfortável em ver uma pessoa que sempre me tratou com desdenho em uma ocasião que é super importante em nossas vidas. As pessoas tem que parar de querer obrigar a convidar só porque é familiar… tem alguma proximidade com o casal? Não? Então… descarta!!!
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não chamariam. Deus te livre, em um dos dias mais importantes da sua vida ter que ficar lidando com comentários sarcásticos. Se ela faz agora, pode ter certeza que vai fazer no casamento.
    Não acho que seria desrespeitoso ou maldade não chamar. Seu casamento é intimista, com pessoas que torcem por você e por seu futuro marido.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, as pessoas precisam parar de achar que somos obrigados a amar as pessoas só pq elas tem nosso sangue quando na verdade não é bem assim. Eu jamais conseguiria ter uma pessoa assim no meu casamento, onde sei que pensa tudo isso de mim, não é questão de ressentimento ou não, mas você tá no seu direito. Não precisamos passar por cima de nossas mágoas apenas para demonstrar que somos diferentes, que somos superiores, que não vamos pagar o mal com o mal. Você pode sim não querer perto! Se você não quer chamar, não chame.
    • Responder
  • Monica
    Noiva Esperta Janeiro 2025 Rio de Janeiro
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Sinceramente, no seu lugar , eu convidaria , porque o mal não está em você , não podemos reagir da mesma forma , pelo que vejo , você é católica e temos sim que perdoar , principalmente respeitar os mais velhos , o seu convite só vai mostrar o quanto ela está errada ao seu respeito. Você é uma pessoa boa , tira essa mágoa do seu coração. Vai dar tudo certo.
    • Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Faça o que vai te deixar em paz, com o coração tranquilo.

    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entendo perfeitamente pois nunca vi a mãe da minha mãe como avó e nunca a tratei ou tratarei por este termo. Então, quando casei, ninguém falou nada para ela e achei minha decisão muito natural. De verdade, nem convida. Se nunca fez questão de ir atrás de você, nem têm uma relação saudável, poupe-se. Família é aquela onde uns cuidam dos outros, não essa idéia ultrapassada de ancestralidade comum.
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Corta ela da sua vida e larga essas picuinha de criancinha birrenta pra lá

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom noivinha, bem delicado, mas pagar o mal com o mal, não vai te trazer nada de bom, conversa com sua mãe, diga como se sente com esse ocorrido que sua irmã presenciou e veja a reação dela, eu convidaria a avó pensando em caso um dia ela venha falar mal, você poderá dizer, eu não queria te convidar, mas por amor a minha mãe eu fiz, se você gostou ou não isso é um problema particular seu e cabe exclusivamente a você senti-lo, eu fiz o que estava a minha altura, não dependi de sua ajuda, ou seja, o que eu consegui foi por meu mérito e fique tranquila em breve darei um neto, mas uma coisa de cada vez. Mas aí vai da intenção do seu coração, "olho por olho e dente por dente" todo mundo fica cego e banguela, kkkkk, Deus os abençoe.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas