Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karina
Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo Estado

Choque de realidade

Karina, dia 17 de Setembro de 2024 às 13:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 23

Oi noivinhas, td bem com vcs?

Acabei de voltar do cartório juntamente com meu noivo, fui para assinar uma procuraçao que dá poderes para minha mãe dar entrada no nosso processo matrimonial, como vamos casar fora do estado que residimos, precisávamos fazer esse processo. E nessa procuração estava descrito que eu alteraria meu nome de solteiro e iria aderir ao sobrenome do meu noivo. Eu sempre tive em mente que queria isso, nunca foi uma dúvida, so que gente, agora eu to em CHOQUE. Cheguei no cartorio e minha ficha n caia, sai de la e minha ficha n caiu, chorei e to chorando feito criança por causa da retirada de um sobrenome da minha familia, e nem eu esperava que eu reagisse dessa forma, é como se eu estivesse apagando o que fui ate hj os 30 anos, e refazendo uma nova vida. Obvio que as minhas emoçoes ja estao a flor da pele mediante toda a ansiedade que a preparaçao do casamento causa, mas de vdd.. n esperava reagir dessa forma. Mais alguem que alterou e ficou assim?

23 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 19 de Setembro de 2024 às 10:11
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quando é só o estado civil não muda o documento, apenas o cadastro.

Quando fui no poupa tempo da minha cidade, eles me informaram isso, pois não tem o estado civil escrito no CPF, no RG, no titulo de eleitor, na CNH, na careteira de trabalho. Então da muito menos trabalho, pois é lá só atualizar o estado civil, eles não vão gerar segunda via de um documento se o nome não mudar

A única documentação que muda seu estado civil é a certidão, que passa a usar a certidão de casada invés de certidão de nascimento

• Responder
  • Jozieli
    Noiva Constante Maio 2025 Minas Gerais
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas o foda, que mesmo não pegando o sobrenome, tem que mudar a documentação pra alterar o estado civil, então meio que fica elas por elas.

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    O meu eu não vou retirar nenhum dos meus 3 sobrenomes de solteira apenas vou acrescentar o do meu noivo e ficarei com 4 sobrenomes..
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim verdade kk, eu também tenho nome composto e um sobrenome e dele, ele tem dois, nisso ele escolheu um e eu adicionei e ele adicionou o meu. Ficou desigual kk pois ele agora tem três sobrenomes e eu tenho dois, mas também permaneci com o meu nome composto. Está nivelado 😄
    • Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bonito é, mas te falar o trabalho que dá, já tem 2 anos e ainda tem coisa pra trocar.

Se pudesse voltar no tempo não trocaria

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai jesus, nem me fale dessa burocracia kkk eu ja estava ciente, mas eu n cogitei em n ter o sobrenome dele, acho lindo familia que todos tem o mesmo sobrenome♥

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entao Pamella, por um momento pensei em deixar tb, mas eu ia ficar com o sobrenome mt longo e isso me incomoda, meu noivo tem nome composto e 3 sobrenomes e eu sempre achei um exagero kkk entao eu n cogitava ficar com 3 sobrenomes, enfim.. escolhas, mas na hr de assinar fiquei pensativa e dps desabei rs

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entao Nathalie, como citei abaixo, nunca foi uma opçao pra mim ter 3 sobrenomes meu noivo tem nome composto e 3 sobrenomes e eu sempre achei um exagero kkk entao eu n cogitava fzr o mesmo, e estava levando numa boa, mas confesso q qnd chegou a hr senti um grande pesar pelo sobrenome da minha mae q sairia, fiquei uns 3 dias pensando nisso ate q precisei decidir para colocar na procuraçao =/ pelos motivos citados acima acabei deixando so o do meu pai e o do meu noivo mesmo.. enfim, escolhas.. eu sei, mas apertou o ♥

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu ia ficar com o sobrenome mt longo e isso me incomoda, meu noivo tem nome composto e 3 sobrenomes e eu sempre achei um exagero kkk entao eu n cogitava ficar com 3 sobrenomes, enfim.. escolhas, mas q na hr fique em choque kkk

• Responder
  • N
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu super entendom e ficaria da mesma forma. Mas não tinha a opção de apenas acrescentar o sobrenome dele? Por aqui, vou acrescentar, mas não quero tirar nenhum dos meus pais pelo mesmo motivo, faz parte de quem sou 🥹♥️
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já fui casada e apenas acrescentei o nome do meu ex marido, não precisei retirar.

• Responder
  • Priscila
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu retirei o da minha mãe e inclui o do meu esposo, e me arrependi, pelo trabalho que da pra trocar todos os documentos, contas bancárias e cadastros

• Responder
  • Tatiane
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu achei estranho, mas no meu caso eu só acrescentei um dos sobrenomes dele e permaneci com os meus também.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que tem muito a ver com essa virada de chave na vida, de saber que algo tão seu como seu nome está mudando, marcando o início do seu casamento e sua família. É normal noivinha, muitas emoções nessa reta final.
    Também pretendo mudar meu nome, acho lindo que a família tenham o mesmo sobrenome.
    Deus abençoe vocês!

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que legal, Camila. Parece bobeira, mas nosso sobrenome n é so sobre trocar ou n ne, ali tem historias, referencias, e nos faz sentir pertencimento, sao raízes!

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiquei IMENSAMENTE FELIZ. Inclui o sobrenome da minha mãe e da minha avó materna, terei um nome enorme que sempre quis

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, por isso que gosto de comentar aqui, fazer um desabafo com pessoas que passam pela mesma fase é como receber um abraço apertado num momento em que precisa. Obrigada pela mensagem, Carol.

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É um misto de emoções, isso é normal noivinha. Você está se dando conta de pouco em pouco do que realmente está acontecendo! É uma felicidade sem tamanho, uma nova família sendo iniciada e com a graça de Deus acompanhando vocês! Não fique triste... aproveite cada segundo.

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não é imaturidade sua rs casamento mexe mto com a cabeça da gente.
    Eu entendo, é bem cultural mesmo isso do sobrenome.
    Mas quem sabe você só não adiona o dele e não retira nenhum. Assim todos ficam felizes

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entao Jozieli, pra ele é importante sim, lembro uma vez q ele comentou q a esposa de um amigo dele qnd foi casar, n colocou o sobrenome do esposo e aquilo deixou ele perplexo, pq é como se houvesse uma rejeiçao da esposa de alguma forma com o sobrenome do marido. Algumas pessoas podem achar q é ate machismo, mas juro, meu noivo n é nem um pouco machista, ele é extremamente descontruido em mts aspectos, mas isso é algo q pega ele, justamente pelo motivo q citei acima, de certa forma ele poderia se sentir rejeitado. E é algo que eu queria tb, sabe? mas nao imaginei que fosse ficar TAO emotiva na hr de bater o martelo para mudar. Me senti ate um pouco imatura de reagir dessa forma, sei la =/

• Responder
  • Jozieli
    Jozieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vou retirar o sobrenome dos meus pais, não sei, não gosto muito da ideia. Por aqui, como temos nomes pequenos, talvez eu pegue um dele e ele um meu, mas nada muito definido, até pq ter o sobrenome do outro não define nada né, o que importa de fato é a relação de vocês dois dentro de casa.
    Fica tranquila e pensa direitinho se é importante pra ele vc ter o sobrenome dele e se isso não vai te fazer mal no futuro e quem sabe vc não adiciona também e mantêm os seus.

• Responder
  • Karina
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Evillyn, acho que pelo significado que tudo isso trás que mexeu com as minhas emoçoes ( q ja estavam afloradas), eu costumo ser mt prática com as coisas, mas confesso que coisas com significado extremo assim eu fico bastante sentimental. obg ♥

• Responder
  • E
    Noiva Curiosa Maio 2025 Bahia
    Evillyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu imagino noivinha, você está iniciando uma vida juntos de outra pessoa que não é sua família. Pois irá formar sua família a partir desse passo.

Juntou as emoções e o choro veio, te desejo toda a felicidade do mundo. Essa nova família sendo formanda com a graça de Deus 🤍🤍
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas