Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Top das Noivas Janeiro 2019 Goiás

Cobrança do ecad é legal?

Ludmilla, dia 14 de Março de 2017 às 03:33 Publicado em Fórum Festa 0 25

Pessoal, encontrei o seguinte artigo, informando sobre a cobrança do ECAD. Alguém já ouviu falar sobre o assunto?

O ECAD é uma associação civil de natureza privada sem finalidade econômica e sem fins lucrativos, que visa a arrecadação e distribuição, em comum, dos direitos relativos à execução pública das obras musicais e literomusicais e de fonogramas, inclusive por meio da radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade, e da exibição de obras audiovisuais.

A lei que disciplina o ECAD não mencionada nada a respeito da retribuição autoral. Não informa nada sobre parâmetros, bases de cálculo ou quaisquer outras especificações, deixando assim as associações e o escritório livres para disporem sobre o assunto como lhes convierem.

A Lei nº 9610/98 prevê em seu artigo 68 que não poderão ser realizadas sem autorização do autor ou titular de composição musicais em execuções públicas (locais de frequência pública, tais como clubes e associações de quaisquer natureza). Ocorre que, quando se trata de festa particular como o casamento, em que se pretende confraternizar com familiares e amigos, não há fins lucrativos, posto que o objetivo do casamento é compartilhar este momento íntimo com as pessoas próximas ao seu círculo de convívio.

Mesmo que os noivos precisem alugar um espaço privado para a realização da festa, não pode ser considerada uma festa pública, aberta livremente ao público ou, muito menos, com expectativa comercial, com objetivo de auferir lucro ou vantagem financeira.

Existem diversas jurisprudências que também entendem que o pagamento da taxa do ECAD é ilegal. O entendimento jurisprudencial, hoje em dia, é pacífico no que tange à ilegalidade da cobrança.

O próprio site do ECAD, quando oferece a possibilidade de simulação de cálculo do valor supostamente devido a título de retribuição autoral, não contempla o “evento” casamento. O próprio formulário de coleta de dados utilizado pelo escritório refere-se a ingressos, estimativa de público, receita bruta, etc. – expressões que nada têm a ver com uma recepção de casamento.

Assim, a cobrança do ECAD em casamentos é ilegal! Se o ECAD quiser que você pague as suas taxas, procure um advogado e entre com uma Ação de Indenização, pois essa cobrança é abusiva e ilegal!

Bom, é isso, pessoal! Espero que tenham gostado!

25 Respostas

Última atividade por Ludmilla, dia 14 de Março de 2017 às 22:41
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vai dar tudo certo, Kenia.

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda me parece ser uma decisão arbitrária dos juízes, e que todos entenderam ser uma cobrança indevida no caso de casamento. Aliás, acho que no Brasil a maioria das leis é vaga, com diversas possibilidades de interpretação.

O Ecad e a cobrança de direitos autorais em festas de casamento

O próprio site do ECAD mostra a cobrança para casamentos, como mostra a imagem que compartilhei. É absurdo, mas como é que não foram obrigados a parar de cobrar e retirar isso do site? De qualquer forma, obrigada por ter postado o debate, porque eu nunca tinha parado pra questionar. É provável que eu peça aos meus pais para fazerem o mesmo depois do casamento.

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade

• Responder
  • Lila
    Super Noiva Agosto 2016 Paraná
    Lila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim, você deve perguntar ao dj/banda/local se no valor eles já estão incluindo esta taxa.

O meu falou que sim, apesar de não ter mta certeza se eles realmente passam o valor para o ECAD, mas daí...consciência de cada um.

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Imagina, esse é o objetivo das comunidades.. compartilhar informações Smiley winking

• Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada por nos informar! É sempre bom saber dessas coisas...

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou do debate!

• Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super debate!!!!!!!

Vou me informar melhor mas meu entendimento é o mesmo

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Rss.. menos mal

• Responder
  • Juliana
    Noiva Master Janeiro 2018 Paraná
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menos mal se ele nao comento nao vai ser eu kkkkkk abraços
    • Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se eles não mencionaram, não deve ser cobrado. Pelo que estou notando, alguns estados não cobram mais. Parece-me que o lugar do evento é quem efetua a cobrança.

Sucesso, Juliana!

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É bom não arriscar mesmo.. Negociarei com o prestador, se de todo for cobrado ajuizarei ação contra o ECAD.. se em outros estados não é cobrado e trata-se de lei federal, Goiânia não pode ser diferente.
    Boa sorte!!

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja conversei com dois DJ e banda para ve qual vo contratar nenhum menciono vou pergunta obrigada abraços
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha o que a regulamentação no site do ECAD diz:

Cobrança ECAD

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu pesquisei também. De repente os juízes de Goiânia veem isso de outra forma, sei lá. Não quero arriscar ter problemas no casamento. Mas vou ver com meu assessor mesmo assim.

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, Rehh,

Temos tantos custos com o casamento e ainda mais esse, se não fossem amigos que moram em outros estados eu pagaria sem contestar. Em minha cidade (Goiânia) todos os prestadores cobram.

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Kenia,

Então, em Goiânia, todos os prestadores que eu consultei cobram. Porém muitos amigos e familiares de outros estados (RJ, DF, MG) dizem que ninguém cobra ECAD em casamentos.. depois de ver esse artigo, pesquisei mais no google e há vários casos de jurisprudência de ilegalidade da cobrança. Considerando que o casamento não é um evento comercial. Seguem alguns casos:

https://tj-df.jusbrasil.com.br/noticias/100448836/cobranca-de-taxa-do-ecad-em-festa-de-casamento-e-indevida

https://jus-vigilantibus.jusbrasil.com.br/noticias/1186552/ecad-nao-pode-cobrar-direitos-autorais-em-festa-de-casamento
    https://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/100063692/juiza-suspende-cobranca-do-ecad-em-casamento

• Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiquei sendo na formatura, só pagamos taxas pelas músicas quando vamos usar para fins de reprodução ou seja ,fazer CDs, pendrives e etc, nesse caso temos que pagar os direitos autorais.
    • Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, Gabriela, com toda razão, pois o casamento não é evento comercial.

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, aqui todo mundo cobra, tem fornecedores que mandam o orçamento informando que o valor do ECAD será brinde a partir de X convidados..

• Responder
  • L
    Ludmilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Em minha cidade é a primeira coisa que mencionam ao contratar uma banda ou DJ, mas em consulta no google tem jurisprudência de ilegalidade e estorno do valor. Pois casamento não é considerado evento comercial.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já tinha me questionado quanto à execução das músicas por parte da banda/ orquestra/ dj pois eles fazem com finalidade comercial. Mas nunca ouvi falar de algum caso que teve problemas por isso, acho q mo fim das contas não dá problema.
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva VIP Abril 2017 Distrito Federal
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha minha cerimonialista falou comigo sobre isso. Não sei se é legal, porém alguns lugares não cobram, e outros cobram, mas é bom verificar com o espaço que fechou para na hora do casamento não haver imprevistos.

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa numca ouvi fala kkkkk vou pesquisa mas sobre o assunto abraços
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou ver melhor sobre isso, mas essa taxa do ECAD foi uma das primeiras coisas que meu assessor mencionou quando fechei o espaço, inclusive acho que foi falado lá mesmo durante o fechamento do contrato. Quando comentei com meu marido, ele já sabia dessa taxa, porque ele tinha uma banda quando era mais novo. Acho que é legal, sim. Meu assessor faz muito evento, seja casamento ou show de gente famosa, mas vou ver isso. Ah, e você é de Goiânia, né? Eu também.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas