Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro

Cobrança indevida de juiz de paz

Lorena, dia 24 de Maio de 2019 às 10:05 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 14

Olá noivinhas!

Eu estava pesquisando sobre Casamento em Diligência, porque tenho interesse em tal questão. O problema é que aqui no RJ os cartórios estão cobrando uma Taxa de mais de Mil reais O.o ' e pesquisando, pesquisando, pesquisando ... Vi que essa prática é ilegal.
Alguém tem conhecimento e mais informações sobre?

Cheguei até ver uma matéria em que um Juiz cobrou e os noivos correram atrás de seus direitos. Segue a reportagem: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/mpe-investiga-juiz-de-paz-por-cobranca-indevida-para-casamento-na-capital

14 Respostas

Última atividade por Jaque, dia 31 de Janeiro de 2020 às 11:21
  • Jaque
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaque ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu foi 1380 casamento em diligência. É o preço mesmo.

    • Responder
  • Keuri
    Noivo Ativo Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keuri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tenho noção disso. Mas em Cuiabá foi uma situação bem parecida. A cerimônia no cartório ficaria na média de 400$, e para fazer em outro local 1500$. Um absurdo na minha opinião, mas a burocracia é complicada e optamos por pagar mesmo sem concordar.
    • Responder
  • V
    Noiva Novata Abril 2021 Rio de Janeiro
    Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá tenho interesse em maiores informações sobre o assunto. Alguém aqui conseguiu casar por diligência?!
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha os que eu vi sao mais de 1500

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Janeiro 2021 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, para ter deslocação do livro para qualquer outro local, ficaria no mínimo 1500,00 ... Até assustei, pois não estava esperando um valor alto assim... 😅☹️
    • Responder
  • G
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pelo que li na reportagem ele está sendo investigado por um valor que ele cobrou a mais da tabela do cartório não pela cobrança em si.

    "Para o casamento civil, os noivos devem procurar um cartório de registros e verificar os valores cobrados e procedimentos necessários. Segundo a tabela da Arpen (Associação dos Registradores das Pessoas Naturais], muitos cartórios oferecem a opção de enviar um juiz de paz para celebrar o casamento civil fora do cartório (na igreja, em casa, no salão, etc.).

    Na capital de São Paulo as taxas cobradas são fixadas pelo Governo Estadual, com correção anual. O cartório deve ter uma tabela de emolumentos afixada em suas dependências. Atualmente o custo para se casar no cartório é de R$ 222,35. Para que o juiz de paz vá até a cerimônia, é cobrada a taxa de R$659,50, para localidades no mesmo município.

    Pelo Novo Código Civil (artigo 1512), que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, o casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas não sabem que têm esse direito."

    Artigo de 04/05/2005

    http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1235

    • Responder
  • L
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Em São Gonçalo, aqui no RJ, a retirada no livro está R$ 2.000

    • Responder
  • L
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sim. Isso é verdade.
    Teria que fazer igual esse casal da reportagem fez. Pagar, e depois entrar com ação.

    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sei se procede ou não, mas tenho duas informações:

    > Me disseram que não é o valor do deslocamento do Juíz, mas o valor do livro, por exemplo: se eu tiver um juiz de paz eu tenho que pagar para retirar o livro / página sei lá;

    > Outra eu não entraria com um processo antes do casamento, imagina a pessoa que fará o casamento? Não teria confiança.

    • Responder
  • Elaine
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No seu caso procure o Procon pra vê essa prática ilegal
    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim 😪 quando me casei no cartório, pagamos 435 reais pq casamos lá mesmo. Se quisermos casar fora de lá, o valor era de 1.000 reais a mais, ou seja: 1.435,00
    Eu achei muito caro, mas não sei dizer se isso é ilegal ou não. Nunca pesquisei sobre isso. A Única coisa que vi, foi que se declarar pobreza, os noivos não precisam pagar essa taxa
    • Responder
  • L
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim. Cartório é uma máfia, né?!...
    Queria estar por dentro de tudo pra saber quais são os direitos de cada noivinha ou pessoa que precise dos serviços de Cartório.

    • Responder
  • L
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Noivinha Branca, o que entendi é que essa cobrança é indevida para todos os Cartórios, já que Juízes de Paz são Funcionários Públicos, eles têm o salário deles para tal serviço. Por isso queria saber mais sobre.

    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha, tem que pesquisar mesmo! Já gastamos com tantas coisas, e se isso for uma prática ilegal, vc deve pesquisar mesmo para garantir seus direitos!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas