Tem tantas coisas que eu acho que deveria compartilhar aqui que acho que ficarei uns 6 meses só escrevendo posts. Acontece que essa comunidade me ajudou muito em todo processo e para mim gratidão envolve retribuição, então quero compartilhar um pouco do que recebi daqui devolvendo os relatos de como foi minha experiência, assim tento ajudar outras noivas.
Hoje vim dividir com vocês 3 coisas que não tivemos em nosso casamento e quais as consequências (positivas e negativas ) disso. Lembrem de que eu casei 5 vezes, então considerem que esse post é um resumo considerando todas as cerimônias, é bem no geral.
1. Não tivemos fotógrafo na cerimônia religiosa.
Pois bem, não tivemos fotógrafo nem videógrafo na cerimônia religiosa. A ideia inicial era que a cerimônia fosse feita apenas com o padre, nós (os noivos), as testemunhas e meus pais. Seria numa igreja pequena perto da casa de meus pais e tínhamos o desejo de fazer assim porque já teríamos outra celebração fora da igreja, uma celebração simbólica que seria completa (mas acabou que foram umas 100 pessoas para a cerimônia da igreja e a gente só descobriu na véspera que seria assim, pois foi minha mãe que saiu avisando a todos). Ficou combinado que meu esposo levaria a câmera profissional dele pra que meu primo pudesse tirar algumas fotos e só isso. Meu esposo esqueceu a câmera e quando percebeu isso não dava tempo de conseguir outra. Resultado, minha cunhada e minhas amigas pegaram os celulares e tiraram um moooonte de fotos e as fotos ficaram bem legais. Eu gostei de muitas e ficaram bem naturais. Elas chegaram a tirar umas 600 e eu já estou com problemas para escolher só 100 pra revelar hahahahahah
2. Não tivemos making off da noiva nem do noivo.
Nos dois dias das cerimônias maiores ( a que seguiu o costume da tribo do noivo e a que foi com um pastor) a gente teve fotógrafos profissionais, mas não tivemos making off. A cerimonialista insistiu e o fotografo também. Mas eu não quis. Eu fico tímida na frente das câmeras, não queria ficar nervosa antes de entrar então pedi pra não tirar fotos nesse momento. A questão ruim foi só uma, no segundo dia de cerimônia começou atrasado de mais (2 horas de atraso graças ao noivo e os padrinhos que demoraram de se arrumar) e com isso aconteceu de não dar tempo de tirar as fotos no pôr do sol que eu queria). Mas mesmo assim foi bom não tirar as fotos antes, entrei calma e tranquila e tirei muitas fotos depois.
3. Não tivemos lista de convidados na entrada
Isso pode parecer loucura, mas não tivemos lista de convidados na entrada do salão. E o porquê foi bem simples: a gente não sabia o nome de todos os convidados. Na tribo de meu esposo a cerimônia é responsabilidade da família do noivo, o que inclui o fato de que eles convidam quem eles querem também. Quando eu digo da família do noivo eu digo mãe, pai, tios, tias, avôs... quem tiver. Eles organizam e pagam tudo.
Mandamos ao todo uns 90 à 100 convites impressos e mais uns 20 pelo whatsapp e já nessa fase de mandar convite a gente já estava mandando pra gente que a gente nem conhecia. A família de meu esposo fez a lista de nomes e endereços ( na cultura dele os convites se enviam pelo correio ) e a gente só escrevia o endereço no envelope do convite e enviava. Acontece que teve gente que chamou mais gente e no dia do casamento tinha gente que a gente nem conhecia chegando no aeroporto. Eles estavam vindo de outro país para participar porque foram chamados por alguém e nesse caso esse alguém também estava pagando, não dava pra dizer: não te chamei então você não vai participar. Mas também não dava pra criar uma lista de convidados naquele tempo, com gente chegando a toda hora com nomes difíceis pra nós brasileiros falarmos e escrevermos. O que fizemos? Dissemos, quando chegarem deixem entrar. Não tivemos nenhum imprevisto por conta disso, apenas as pessoas que deveriam ir é que foram, ninguém desconhecido tentou entrar. E acreditem, várias dessas pessoas que nós nem conhecíamos nos ajudaram muuuito. Uma moça chamada Joanna, por exemplo, não sabia nem quem era, foi quem me abanou no primeiro dia da cerimônia até a hora da cerimônia começar. Outra que nós também não sabemos até hoje de onde saiu, arrumou um ventilador portátil pra mim no segundo dia e foi tão gentil comigo em me ajudar com o inglÊs que eu nem teria como agradecer.