Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Natália Nogara
Noiva Principiante Maio 2025 São Paulo Estado

Colocar ou não decoração na igreja católica?

Natália Nogara, dia 23 de Setembro de 2024 às 23:03 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 18

Meninas, conversei com uma decoradora só por enquanto e ela me disse que costuma orientar os noivos a não fazerem decoração na igreja quando querem economizar, já que é por um período curto e que a minha igreja só permite flores naturais. Achei um pouco estranho, pois nunca tinha ouvido falar isso e me parece um pouco estranho se preocupar com a decoração da recepção, mas não com a da igreja (que é o momento mais importante para mim). Essa é uma prática comum?

Obs: Como a igreja católica que vou me casar é do meu bairro, não é uma igreja onde as pessoas costumam se casar (só quem é da comunidade mesmo), então é quase certeza que só eu vou casar no dia, então não vai haver noivas para dividir o valor da decoração.

18 Respostas

Última atividade por Marcela, dia 27 de outubro de 2024 às 10:57
  • Marcela
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As dioceses e seus respectivos padres acabam colocando algumas regras que, acabam sendo chatinhas, por aqui pode-se decorar tudo como te falei, mas as flores do altar ficam para a igreja, eu já tinha conhecimento disso de quando era acólita na adolescência e agora sendo da pastoral da comunicação a gente fica bem por dentro.. A igreja é linda por si só mas vamos decorar. Kkkk
    Colocar ou não decoração na igreja católica? 1

• Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa se aqui pudesse decorar o corredor eu teria decorado. Antigamente podia. Meus pais casaram na msm igreja q eu. Olha q decoração maravilhosa td natural.
    Colocar ou não decoração na igreja católica? 2
    Colocar ou não decoração na igreja católica? 3

• Responder
  • Marcela
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Moro no Interior do estado de SP e aqui a região inteira nas igrejas católicas pode enfeitar a igreja toda apenas o altar que a exigência são flores naturais. 🥰
    Nós vamos decorar altar e corredor todo. 😍
    • Responder
  • Natália Nogara
    Natália Nogara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou conversando com outras decoradoras também, mas foi algo que de início, achei estranho kkk

• Responder
  • Natália Nogara
    Natália Nogara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza, penso assim tbm

• Responder
  • Natália Nogara
    Natália Nogara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou pensando em fazer isso mesmo, só colocar arranjos no altar

• Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu não decoraria a igreja também, mas tinha outra noiva no dia e dividimos. E concordo com sua cerimonialista, é muito desnecessário para quem quer economizar. Por mais simples que o local pareça, os arranjos nem são muito notados. Quando muito, indico colocar os arranjos no altar porque é para onde a atenção de todos estará voltada e o que sai nas fotos.
    • Responder
  • Agnes
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Geralmente a igreja não permite grandes decorações no altar, apenas os arranjos de flores. Na nave vai variar muito de paróquia, tem algumas que não permitem, outras não veem nenhum problema.

• Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se a igreja for simples, de bairro e tal, sempre é bom algumas florzinhas sim, mas só se quiser

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou me casar na igreja, mas não católica, porém não pretendo investir muito em decoração, vou fazer o básico pois a igreja por si só já é bonita. Mas vai muito do seu orçamento, tive uma amiga que investiu bastante na decoração da mesma igreja e ficou lindíssimo.

• Responder
  • Karina
    Noiva Constante Novembro 2024 São Paulo Estado
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso depende de vários fatores, noivinha! Eu, particulamente, n abriria mao.

• Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja católica n costumam permitir a decoração nos corredores, então só no altar n fica tão caro assim. Eu tb tive q pagar sozinha. N tiveram outras noivas no dia. 😢
    Foram 4 arranjos grandes e o tapete. N lembro o preço exato, mas foi menos de 2 mil. Os arranjos pequenos de orquídeas eu dei sorte. A igreja tinha comprado p Páscoa. Casei um pouco depois e pedi p deixarem p eu usar. Kkk
    Colocar ou não decoração na igreja católica? 4
    Colocar ou não decoração na igreja católica? 5

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não tenho praticamente nada de decoração na Igreja. Primeiro devido aos custos mesmo, decoração é caro, principalmente se forem flores naturais. Segundo porque a Igreja por si só já é linda. O mais importante pra gente é receber o Sacramento.

• Responder
  • Marcela
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Por aqui nós também vamos casar na igreja católica que frequentamos, e sim, nas igrejas católicas pelo menos no altar só pode colocar flores naturais (já fui acólita então já sabia dessas regras desde novinha) kkk.
    A nossa igreja é linda, maaaaaas de qualquer forma vamos enfeitar! 😍 Colocar ou não decoração na igreja católica? 6

• Responder
  • Jenifer
    Noiva Ativa outubro 2024 Goiás
    Jenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende muito do estilo da Igreja. Tem algumas que são lindas sem nada, e muita coisa iria "poluir" o visual. Mas tem Igrejas que já comportam uma decoração mais elaborada. No meu caso, vou me casar numa Igreja menorzinha, então vou colocar apenas buquezinhos nos bancos, intercalando e dois vasos no altar. Nem o tapete vou colocar, por causa do estilo da igreja mesmo. Mas acho lindo e clássico o tapete vermelho.

• Responder
  • Catherine
    Noiva Curiosa outubro 2025 São Paulo
    Catherine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha tente conversar com outras….
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Curiosa outubro 2025 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De início eu me casaria na igreja também.. E eu não iria decorar a cerimônia com muitas flores e nem nada do tipo pois sairia muito caro e por ser apenas uma hora de uso. Para mim, não me faria falta.
    Coloca apenas dois vasos altos de flores perto do altar, vai pensando…
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode decorar de outras formas, mas pode também colocar flores naturais. O ruim é quando a igreja é muito grande! Aqui no meu bairro temos uma igreja IMENSA e linda, mas é um absurdo pra decorar, então as pessoas costumam casar na “filial”, que é menor e gasta menos. Você não precisa necessariamente decorar somente com flores, vê outras dicas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas