Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Julyana
Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul

Como conquistar o sonho de comprar uma casa?

Julyana, dia 8 de Junho de 2015 às 08:34 Publicado em Fórum Vida de casal 1 17

Ter a própria casa é um sonho recorrente para a maioria dos brasileiros. Prova disso é que este é o maior motivo pelo qual as mulheres poupam dinheiro. De acordo com levantamento feito pelo instituto Sophia Mind, a compra ou reforma de um imóvel é a principal razão que leva as mulheres a investir.

Antes desta tomada de decisão, vale a pena conferir o simulador que elaboramos para verificar se no seu caso é melhor comprar ou alugar um imóvel. Na maioria das vezes, o aluguel pode ser melhor em termos financeiros, mas sabemos que o sonho de ter a própria casa pode pesar mais do que o bolso.

Se você decidir pela compra mesmo, vai precisar fechar o negócio e ainda garantir que fez uma boa compra. Por isso, cuidado! Às vezes aquele apartamento ou casa que você amou não é uma boa opção para o que procura. Fique atenta às propagandas e organize-se financeiramente.

A primeira decisão deve ser sobre a forma de pagamento do imóvel. Se você tiver condições, vale a pena pensar em comprar à vista, para conseguir uma boa redução no preço e ainda fugir dos juros do parcelamento. Se isso não for possível, você irá buscar um financiamento. Mas se cuide para não pagar mais juros do que o esperado e para sempre pagar em dia a mensalidade. Para isso você precisa:

Ter o dinheiro da parcela todo mês separado e disponível. Neste caso, só tem uma saída: a disciplina. Por precaução, tenha de reserva três meses de parcela, para se precaver contra possíveis acidentes financeiros.

Organizar os seus gastos. Não é só o dinheiro da compra em si. Você vai precisar ver quanto irá dar de entrada no imóvel e garantir os gastos com a documentação. Se você for fazer uma reforma, deverá pensar nisso antes de fazer a compra. Você vai ter que se preparar para comprar móveis, eletrodomésticos e com a própria mudança, por isso faça antes uma estimativa de quanto você irá gastar naquele imóvel antes de assinar a escritura!

Fazer o seu planejamento financeiro. Não é só porque você consegue comprar o imóvel que você deve fazê-lo. Você precisa ver as contas mensais que ele vai te trazer e ver se elas cabem no seu bolso todo mês, como condomínio e IPTU. Por isso, esteja alerta!

Cuide do seu crédito. Assim que fechar o financiamento num banco, abra uma conta e procure guardar o equivalente a um ano de parcelas. Assim o banco facilita o seu crédito!

Segure os outros gastos. Viagens e saídas de lazer com a família devem ser mais controladas e não podem ser extrapoladas.

Confira abaixo as principais dúvidas que surgem na hora de comprar um imóvel:

QUANDO DEVO COMEÇAR A GUARDAR DINHEIRO?

O ideal é você tenha uma reserva desde jovem. Seria muito melhor se todos os pais guardassem uma quantia desde o nascimento dos seus filhos para possíveis sonhos na sua fase adulta, como intercâmbio, faculdade e pós-graduação. “O fato é que a partir dos 15 anos já é bom fazer uma poupança sólida para casar, a festa da cerimônia, carro e ter uma casa”, orienta Augusto Sabóia, planejador financeiro familiar. Se não conseguir, você vai ter que ver como gostaria que fosse a sua casa. Pesquise quanto custa o seu sonho e faça um planejamento financeiro. Claro que não precisa ser o dinheiro total, mas pense para os quatro pontos destacados acima.

COM O QUE VALE ME PREOCUPAR?

Comece analisando a localização do imóvel. É um lugar prático para você? Quais são os pontos que mais lhe interessam perto da sua casa? Faça uma pesquisa antes de fechar o negócio. Em casos de compra diretamente com a construtora, confirme a idoneidade da empresa, pesquise sobre reclamações e negocie as formas de pagamento. Se escolher um imóvel já pronto, confira com os vizinhos os prós e os contras daquele imóvel, veja se foi bem construído e se o espaça agrada a sua família.

COMO PARCELAR O VALOR DO MEU APARTAMENTO?

Por mais que seja possível pagar um apartamento em até 30 anos, analise se é uma boa saída fazer isso. Faça um planejamento financeiro antes de comprar, na hora de fechar o negócio e para depois da compra. “Para não se perder com os juros, pesquise muito. O valor depende de cada banco e do tipo de financiamento. Se for pagar o imóvel em menos de cinco anos, se baseie na tabela Price. Já em maiores parcelas, prefira as tabelas decrescentes, aquelas que iniciam maiores e ficam menor com o passar do tempo”, diz Sabóia.

É POSSIVEL FAZER UMA COMPRA DE IMOVEL USANDO O MEU FGTS?

Sim, toda pessoa que é registrada e trabalha em regime de CLT tem o benefício de armazenar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Você recebe a cada mês de trabalho um valor equivalente a 8% do salário, com atualização monetária e juros cobrados. Com o passar do tempo, é possível sacar esse dinheiro para fazer um investimento maior, como a compra de um imóvel. “É muito simples usar o FGTS. A única contraindicação é que você não tenha um outro imóvel em seu nome. Basta pegar o saldo em sua empresa ou na Caixa e entregar a documentação”, explica o planejador financeiro.

MESMO EU SENDO AUTONOMA CONSIGO COMPRAR UM IMOVEL?

Sim! A única diferença é que você tem que ter uma organização extra do que o empregado fixo. “Nestes casos o ideal é fazer cerca de seis a doze meses de reservas das despesas. Além disso, é necessário ter um bom seguro de vida e um seguro contra invalidez temporária ou permanente. Gaste apenas metade do que ganha anualmente e guarde uma grana para despesas adiantadas”, diz Sabóia.

Fonte: http://casandosemgrana.com.br/como-conquistar-o-sonho-de-comprar-uma-casa/

17 Respostas

Última atividade por Julyana, dia 17 de Julho de 2015 às 09:41
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nós tambem estamos construindo!

Nem eu kkkkkkkkkkkkkkkk vou ter que fazer isso.

• Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2024 Paraná
    Jah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso, será casa construída. Demora um pouco, mas pra mim é o melhor a se fazer. E nunca imaginei guardar dinheiro desde que o filho é um bebê kkkkk mas agora com certeza vou fazer isso e incentivar desde cedo para guardar dinheiro. Assim posso ajudá-los, e ao mesmo tempo eles também podem ter ajuda na futura casa, casamento, faculdade e tal. Muito boa idéia!
    Smiley smile
    • Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, Thayssa!!!!

Eu vou me casar bem novinha, tenho 19 e meu noivo que é mais velho tem 27

Comecei a trabalhar ano passado (no final dos 18) e ja sabiamos que iriamos casar, entao desde sempre meu primeiro salario foi pro casamento.

Por sorte nossos sogros pensam como esses pais do texto kkk eles compraram dois terrenos no inicio do casamento e hoje esses terrenos suuuuper valorizaram e eles deram um pra gente (ta no nosso nome) e um é da minha cunhada. Dai super ajudou, né!

Meu noivo tem carro,uma estabilidade legal, mas sempre morou com os pais e eu tbm.

Agora estamos nos desdobrando pra mobiliar a casa (pegamos um financiamento para construir) e fazer o casamento! kkkkkkkkkk

pros meus filhos vou fazer diferente! Smiley laugh

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Né, Débora? São tantos gastos pra tudo! kkkkkkkk

casa em cidade grande ta suuuuper cara, chegar a ser um absurdo!

Aqui perto de casa que não tem nada e ainda é favela (mas não favela de morro etc, favela porser um bairro mais pobre) ja vi casa de um milhão!!! (tudo bem que era uma casa enorme, mas pera aí né?)

• Responder
  • Thayssa
    Noiva Master Janeiro 2015 Rio de Janeiro
    Thayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, Ju!

Eu comprei meu apê antes de começar a pensar em casar.

Minha mãe sempre me incentivou a comprar um imóvel desde cedo. Comecei a trabalhar com 17 anos (estágio técnico), então desde aquela época vim juntando dinheiro. Depois de 3 anos de carteira assinada, dei entrada no apê.

Quando paro pra pensar, vejo que foi a melhor coisa que fiz. Comprei por um preço ótimo, ainda não tinha o peso das contas do casamento pra pagar...

Se fôssemos deixar pra ver o nosso cantinho quando resolvemos casar, ia ser bem difícil conseguir comprar viu...

E agora está bem mais difícil... :/

• Responder
  • Raíra
    Noiva Master Novembro 2016 São Paulo
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa...gostei muito, estamos analisando qual será nossa opção inicial, por enquanto estamos organizando o casamento, no início de 2016 vamos mais a fundo
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Setembro 2016 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Matéria ótima, bem completa. São tantos gastos para ter a tão sonhada casa, precisamos estar bem atentos com tudo mesmo.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada! Deus abençoe vc's também!

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aé :/

tipo, se fossemos casados nao daria porque a minha renda e a dele juntas passa bastante, mas so a dele conseguimos.

Isso mesmo, não vai mudar sua opinião sobre casar com o amor da sua vida! Então levantem a cabeça que pra tudo tem um jeito. Tanta gente eu situação pior, né? Graças a Deus temos nosso emprego, temos onde dormir e o que comer. Tenho certeza de que vocês vao achar uma solução!

Deus abençoe vocês e os seus planos, espero que tudo de certo! Smiley heart

• Responder
  • R
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois é, seu caso é diferente. Vc ganhou o terreno e sua renda deu pra entrar no Minha Casa, Minha Vida. No meu caso, minha renda não dá, pois é um pouco a mais. Fico meio triste, mas, como sempre vejo as noivinhas daqui do site, não vou perder a fé. Deus na frente, sempre.

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rê, eu e o meu noivo fizemos nosso financiamento pelo minha casa minha vida, mas gastamos uns 6 mil com papelada, pagando o arquiteto pra fazer o projeto..

o terreno meu sogro deu, dai so pegamos o dinheiro pra construir. Conseguimos 90 mil. Fora isso não precisamos pagar nada.

Ta muito complicado hoje mesmo..Tudo extremamente caro, ate desanima. :/

• Responder
  • R
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Li essa matéria no casando sem grana e fiquei meio triste. Poxa! Tudo está tão caro que a gente que não tem muito dinheiro pra investir fica meio sem chão. A Caixa dificultou a forma de financiar imóvel, e quem vai ter cem mil reais pra dar de entrada num apartamento? Eu não sou rica... Smiley sad

• Responder
  • Pricila
    Noiva VIP Maio 2016 São Paulo
    Pricila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amém Ju que tudo dê super certo pra vocês também!

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dani, vocês vão conseguir sim! *-*

como eu disse ali pra outra noiva, nós pegamos um financiamento pelo minha casa minha vida.

Ja tinhamos o terreno (presente do sogro), dai ficamos com 90 mil pra construir.

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pri, espero que dê tudo certo! *-*

nós pegamos um financiamento pelo minha casa minha vida. Como ja tinhamos o terreno (presente do sogro) ficamos com 90 mil pra construir nossa casinha. Mas parte desse dinheiro tiraremos para pagar o casamento!

• Responder
  • Pricila
    Noiva VIP Maio 2016 São Paulo
    Pricila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No nosso caso minha mãe emprestou a casa pra nós iniciarmos a vida a dois, e em breve pretendemos começar a contruir o nosso Lar, não vejo a hora de ver nossa casinha sendo construida, será sem dúvida um sonho se realizando

• Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas noivinha! Casa própria é mesmo uma grande conquista e um sonho mt belo de ser conquistado! Por enquanto, vou alugar! Mas Deus há de preparar o nosso cantinho oficial! Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas