Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniele
Noiva Curiosa outubro 2024 São Paulo Estado

Como dar conta????

Daniele, dia 21 de Fevereiro de 2022 às 15:59 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 12
Olá meninas! Tudo bom? Estou com uma dúvida... Eu e meu namorado estamos namorando há 2 anos. Recentemente conseguimos nosso apartamento e vamos começar a pagar a entrada. Nós precisamos pagar inicialmente, 15 parcelas porque é o tempo em que o apê vai ser entregue. Após isso, temos 36 vezes pra pagar outra parte da entrada + o valor do financiamento porque o apê já vai estar pronto. Estamos pensando em pagar adiantado todas essas parcelas porque senão, vamos ter o apê pronto mas vamos demorar pra casar. Minha dúvida é a seguinte: com todo esse dinheiro sendo investido no apartamento, como podemos pagar o casamento? Eu não consigo pensar em algo pra adquirir mais dinheiro com ele pra juntarmos pro casório. Eu e ele trabalhamos mas ainda assim não vai sobrar, teríamos que pensar em uma renda a mais. O que vcs fizeram ou o que fariam? Vcs passaram pela mesma situação? Algum conselho? Não sei se pensar em casamento pagando essa entrada é o correto a se fazer ou não

12 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 22 de Fevereiro de 2022 às 19:17
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dani, sentem e façam um planejamento. Quando eu e meu noivo decidimos casar nós fizemos uma planilha com todos os nossos gastos e rendimentos até final de 2023 (vamos casar em abril de 2023), com isso vimos o valor que poderíamos pagar no nosso casamento. Foi aí que decidimos casar antes do apartamento sair (vai sair em julho de 2023) pois assim poderíamos fazer uma coisa de cada vez pq não queríamos abrir mão nem da festa do casamento e nem de reformar nosso ap do nosso jeitinho. Fizemos várias projeções, colocamos o valor que gastaríamos com aluguel, custo de vida e entre outras coisas e isso foi uma mão na roda pra decidir a data e o que faríamos e também pra não ficarmos individados, mas o mais importante é serem muito parceiros e abertos um com o outro, afinal, se possuem o mesmo objetivo precisam caminhar sempre juntos.
    • Responder
  • Mirian
    Noiva VIP Agosto 2022 São Paulo Estado
    Mirian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha,

Isso exige sentar e pensar o que é prioridade pra vcs...

Os dois juntos, acho que vai ser muito pesado.

A Maju falou certinho... plano a longo prazo, não adianta se desesperar e querer fazer de uma vez.

• Responder
  • G
    Noiva Esperta Novembro 2022 Minas Gerais
    Geisianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Daniele, vamos começar a construir (financiamento MCMV), a previsão é da casa estar pronta no primeiro semestre e nos casamos no segundo. A cerimônia vai ser simples, não teremos festa, provavelmente não teremos lua de mel e já baixei as expectativas em relação aos móveis. Não dá pra ter tudo e morar junto pra mim não era uma opção, então vamos fazer o que dá...

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a Maju, casa e casamento é algo bem caro, e é sempre bom se preparar bem.

• Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Maju, perdão 😅
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Daniele, nós fizemos parecido, porém nós financiamos a construção. A caixa financia até 80% da obra, e o juro pra quem já tem o terreno quitado é bem baixo. Vcs iriam pagar menos de financiamento que de aluguel, provavelmente. Vale consultar o site da caixa e fazer uma simulação. Aqui, nós pagamos hoje mais barato no financiamento em 20 anos que custava nosso aluguel, e hoje (2 anos depois) o aluguel do mesmo apartamento estaria 700 reais mais caro (2.300) que o que pagamos de financiamento (1.600). E nós financiamos terreno e a construção. Não precisam esperar tanto para construir, só ter os 20% da entrada, e da pra usar FGTS pra isso.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Daniela, não se esquece que assim que o apartamento é entregue vocês ainda terão despesa com condomínio.
    Tendo dito isso, penso o seguinte: se vcs realmente precisam se casar antes de morar juntos, poderiam fazer a união civil no cartório e um almoço para os mais próximos em um restaurante, por adesão ou não. Aí, quando a situação financeira acalmar um pouco vcs podem fazer uma festa, caso queiram.
    Não acho que precise de festa para casar, se não tivesse condições também preferiria direcionar meu dinheiro para habitação que pra festa.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha. É importante lembrar que além da parcela de entrada, vcs tbm terão que pagar a taxa de evolução de obra durante o período de construção. Não esqueçam desse detalhe nada pequeno.

Planejamento financeiro é tudo, oq eu fiz aqui foi colocar no papel todo dinheiro que recebemos e todas as despesas mensais e ver quanto sobrava por mês e ai adequei meu orçamento do casamento pra pagar com essa sobra e então vi quantos meses levaria pra pagar tudo, só então eu marquei a data.

• Responder
  • Daniele
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Smiley winking
    • Responder
  • Daniele
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Smiley smile
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Planejamento financeiro é algo pra vida, eu só pensei em casar com nossa vida financeira estável, pq dívida e problemas financeiros acabam com o casamento.
    Só faça algo que está dentro do orçamento de vocês.
    Quanto antes adiantar pagamentos é a melhor solução. Penso que melhor adiar um sonho, do que viver em meio a pesadelos de dividas.
    • Responder
  • Majü
    Noiva VIP outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Majü ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha

Tudo bem?

Entendo bem a sua preocupação, Casa e casamento são questões bem caras .

Tudo depende do que vc quer .

Vc quer uma festa grande? - Pode ser que vc tenha que fazer um cortes grandes na sua rotina para poder juntar dinheiro

Quer investir na casa? - Nada impede vc fazer algo mais simples. só para os próximos.

Quer fazer os dois? - Muito trabalho, muitos cortes, muita planificação, e talvez ... mais tempo do que vc esperava.

Eu e o meu digníssimo, vamos fazer uma festa relativamente grande, mas só depois que a gente negociou muito e terminamos de quitar o nosso terreno que pensamos em casar. Já moramos juntos de aluguel a algum tempo. Então móveis e utilidades domésticas fomos adquirindo aos poucos. Agora o nosso plano é casar, trocar de carro, e ai ir para a construção da casa, porque ai tudo o que ganharmos é para a construção da casa. Isso é um plano para 5 anos ( terminamos de pagar o terreno em 2021, vamos casar em 2022 e iniciar o construção da casa só em 23)

Espero que tenha ajudado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas