Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro

Como escrever o convite de casamento + Dúvidas Frequentes

Sabina, dia 19 de Dezembro de 2017 às 14:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 29

Olá noivinh@s! Tudo bem??

Escrever o texto do convite de casamento pode ser um grande desafio, afinal o casamento é um evento cheio de formalidades. Por isso respondi as dúvidas mais comuns sobre como escrever o convite de casamento, para te ajudar a ter o convite perfeito (e sem gafes). Continue lendo para conferir as dicas!

*Como escrever o convite de casamento?

Como comentei acima, o casamento é um evento cercado de protocolos e tradições que muitos noivos fazem questão de seguir. Nesse post você vai encontrar algumas dicas e sugestões de como escrever o convite de casamento perfeito para o seu convite, nos seguintes padrões:

*Nome dos pais separados

*Nome dos padrastos e madrastas

*Pais falecidos

*Cerimônia de casamento sem festa

*Casamento com cerimônia e festa

*Casamento com cerimonia e festa no mesmo local

*Jantar / Almoço de Casamento (sem cerimônia)
Nome dos pais separados

Uma dúvida muito comum entre os noivos é sobre colocar ou não o nome dos pais que são separados no convite. O protocolo sugere que os noivos coloquem os nomes de seus pais, independentemente do divórcio. Isso porque mesmo com a separação eles continuam sendo seus pais.

Caso você não tenha contato com um dos seus pais ou prefira não colocar o nome de um deles, a etiqueta sugere para simplesmente não colocar o nome de nenhum dos pais. Alguns familiares podem achar um tanto indelicado, por isso esta é uma solução para evitar conflitos.

Padrastos e Madrastas

Se os seus pais se casaram novamente e constituíram uma família, é natural que você tenha uma preocupação em incluírem eles de alguma forma (principalmente se eles são bem próximos). Aos noivos que não se apegam aos protocolos tradicionais, sintam-se livres para colocar os nomes dos seus padrastos e madrastas no convite.


Caso vocês prefiram seguir uma opção mais tradicional, o ideal é manter o padrão com os pais biológicos no convite e chamar os padrastos para padrinhos, por exemplo. Presentear com uma lembrancinha especial ao convidar também pode os fazer se sentirem especiais.

Pais falecidos

Os pais falecidos merecem uma homenagem especial no grande dia e uma das formas de fazer isso é colocando o nome deles no convite. Nos convites mais formais o tradicional é adicionar logo a frente do nome um coração “♥” ou (in memoriam). Para os convites menos formais, os noivos podem optar por (para sempre na memória).

Cerimônia de casamento sem festa

Hoje em dia é muito comum que os noivos optem por não realizar uma recepção de casamento, seja por opção ou por condições financeiras. Nesses casos você pode ficar tranquila, pois não é indelicado realizar o seu casamento somente com a cerimônia. No convite de casamento existem alguns truques para deixar claro que o seu grande dia receberá somente a celebração do casamento.

O casamento será realizado em um salão de festas, tem problema?

Se a cerimônia de casamento é realizada em um salão de festas, fica subentendido que será realizada uma comemoração logo após. Por este motivo pode ser considerado deselegante não realizar uma comemoração. Uma solução é optar por se casar em outros espaços como igrejas e cartórios.

Cerimônia e festa

Um dos modelos de texto de convite mais tradicionais que existem, isso porque é a opção mais comum entre os noivos. Veja abaixo um exemplo muito utilizado para casamentos com cerimônia e festa:

Cerimônia e festa no mesmo local

Hoje em dia também é muito comum que os noivos optem por realizar cerimônia e festa no mesmo local, seja por opção ou comodidade mesmo. Veja abaixo um exemplo muito utilizado nos textos para convites:

Jantar / Almoço de Casamento (sem cerimônia)

Mas se no seu caso vocês já se casaram no civil ou na igreja mesmo e no momento os noivos querem promover somente um jantar ou almoço de casamento, não se preocupe!

Se for uma comemoração mais formal, como um jantar sofisticado, faça um convite com cores clássicas e convidando para a Recepção de Casamento, “Convidam para recepção de casamento“, “Convidam para festa de casamento“, ou “Convidam para um jantar em comemoração a união de seus filhos” ; Já festas mais descontraídas pedem por convites informais e você fica mais livre para escrever como “Convidam para comemorar/celebrar a união“, ou simplesmente faça algo diferente como “Nos Casamos! Venha comemorar esse momento com a gente!“. Veja abaixo um exemplo na prática:


*Dúvidas frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas frequentes sobre o texto para convites de casamento. Se a sua dúvida não estiver aqui, fique à vontade para comentar no post,pois assim não só eu mas a comu inteira pode te ajudar!

Por que a noiva vem primeiro na maioria das vezes?

Esta é uma tradição que muitos seguem, mas poucos sabem o que significam. Acontece que na nossa cultura, antigamente era muito tradicional que os pais da noiva pagassem pela festa de casamento e por isso eram considerados os anfitriões do evento. Por este motivo o nome da noiva e de seus pais era preferencialmente posicionado primeiro.

Hoje em dia isso não é mais regra, afinal os gastos do casamento geralmente são divididos por ambas as famílias ou pelos próprios noivos. Por isso fica à escolha dos noivos a sequência dos nomes e também se colocam ou não o nome de seus pais nos convites.

Como informar sobre a lista de presentes no convite?

A lista de presentes de casamento é um dos pontos importantes, pois mesmo que os noivos não peçam muitos convidados fazem questão de presenteá-los. Porém informar sobre os presentes no convite se tornou um tanto deselegante com o passar do tempo. Hoje em dia existem duas soluções bem simples para informar sobre a lista de presentes de um jeito simples. Confira!

*Site de casamento

O site de casamento é a solução perfeita para os noivos modernos que querem simplificar a vida dos seus convidados! No site vocês poderão inserir as informações detalhadas das listas de presentes sem gerar desconforto.

*Minicards

Os minicards são uma opção criativa e delicada de informar sobre as listas de presentes no convite. Os noivos podem definir um pequeno texto indicando as lojas escolhidas, e os minicards são adicionados em anexo ao convite. Simples!

Confirmação de presença

A confirmação de presença é um detalhe primordial que pode e deve ser informado no convite de casamento. A forma como você informará no convite vai depender de como esta confirmação será realizada. Veja alguns exemplos logo abaixo:

*Confirmação por telefone:

*Confirmação pelo site de casamento:

E aí, noivinhas? ♥ O que acharam das dicas de como escrever o convite de casamento? Comente aqui em baixo se ficou alguma dúvida! Se você já é casadinha e tem uma dica coloque aqui també,que irei incluir no post!

OBS.: Deixem nos comentários o que vocês mais querem saber sobre meu casamento,o que vocês têm mais dificuldades em fechar e as dúvidas!


29 Respostas

Última atividade por Paula, dia 8 de Fevereiro de 2021 às 15:51
  • Paula
    Noiva Esperta Dezembro 2021 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas execelentes !!!

    Mas faltou casamento por adesão que esta acontecendo muitooo , e casamentos que não terão cerimonias religiosas ou que ocorrem em horarios específicos.... Faltou também mais opções para inclusão de outros itens importantes como mapa (pode ser fora da cidade como coloco) estacionamento, modo de pagamento e consumo, itens extras e etc...

    Mas ta muitooo bom e ajuda muitoooo a sanar as principais duvidas

    • Responder
  • Erica
    Noiva Novata Abril 2021 Pernambuco
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas! Obrigada. 💙
    • Responder
  • Marluce
    Noiva Principiante Janeiro 2020 São Paulo
    Marluce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Novata outubro 2020 Bahia
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Religioso em um dia e cerimônia e festa em outro dia, como colocar no convite?
    • Responder
  • Jéssyka
    Noiva Ativa Novembro 2019 Paraná
    Jéssyka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as dicas, estavamos em dúvida pois faremos uma cerimônia na igreja só pra 13 pessoas e um jantar para o toda a família. Obrigada
    • Responder
  • T
    Noiva Novata Maio 2019 Distrito Federal
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada😍
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Voce tem esse convite editável?

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou! Bjs

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que dicas maravilhosas, adorei. Obrigada Smiley laugh

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá noivinha!! Se você quiser colocar pode por,mas geralmente não vem explicito o horário do término. Os convidados vão embora depois do bolo e quando já estiverem parando o som.

    • Responder
  • T
    Noiva Novata Maio 2019 Distrito Federal
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostaria de tirar uma dúvida. Será que no convite ,de comemoração do casamento,pode citar o horário de término do mesmo? porque farei uma recepção no restaurante de duração de 4 horas e gostaria de saber se posso deixar claro isso no convite

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Item importantíssimo novinha!! Indispensável! Que bom que gostou do debate! Bjs

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Dezembro 2019 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei! Inclusive tinha esquecido do detalhe de colocar no convite para confirmar presença.

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá!! Bom dia!!

    • Responder
  • Anderson
    Noivo Novato Maio 2021 Mato Grosso do Sul
    Anderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi boa noite


    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá!! Tudo ótimo e com você??

    • Responder
  • Anderson
    Noivo Novato Maio 2021 Mato Grosso do Sul
    Anderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi tudo bemSmiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Maio 2019 Minas Gerais
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimas dicas!

    • Responder
  • Anderson
    Noivo Novato Maio 2021 Mato Grosso do Sul
    Anderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi tudo bemSmiley heart

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou Débora!! Ficou muito muito feliz em poder te ajudar de verdade!! Estou a disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tiver em relação ao casamento! Bjs

    • Responder
  • Débora
    Noiva Esperta Junho 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Queria salvar esse debate pra vida kkkkkk vc salvou meu casamento, adorei! Eu vou começar a fazer meus próprios convites e tava mega ultra Power perdida, graças a vc sanei 99,9% das minhas dúvidas. Muito obrigada!!!!
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Magina Thais! Estou a disposição para ajuda-la! Bjs

    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda. Smiley kiss


    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou!! Bjs

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Thais! Seria legal você colocar um minicard com a informação: "bebida alcoólica é por conta do convidado". Você pode por essa informação no site também! Mas é legal avisar os convidados!!

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Sabina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    OI noivinha!! Eu acho que você pode colocar um minicard. Com um escrito do tipo: "O estacionamento do "local" é "valor" por hora" ou você pode avisa-los quando for entregar o convite e por no site!!

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas maravilhosaaaaas é muito úteis
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bacanas suas dicas, inclusive estava me perguntando o seguinte Sabina, quando a bebida alcoólica é vendida no local, porém não está inclusa no pacote dos noivos devemos colocar no convite?



    • Responder
  • Laura
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio Grande do Sul
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas! Muito boas!!

    Eu tenho uma dúvida ainda. No local que eu vou fazer a festa tem que pagar estacionamento, um valor fixo. Como posso informar isso aos meus convidados? Tenho medo de alguns não conhecerem o lugar e chegarem desprevenidos.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas