Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sandra
Super Noiva Abril 2024 Bahia

Como eu me casei 5 vezes em 2 anos (4/5)

Sandra, dia 10 de Abril de 2024 às 10:34 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 9

Casamento Efik

Nesse ponto vou iniciar explicando que meu esposo não é brasileiro, ele nasceu nos EUA e tem uma família nigeriana, sendo assim ele é afroamericano e tem duas nacionalidades (nigeriana e estadunidense). Pouco falamos sobre isso em nossa cultura, pouco estudamos sobre os países na África também então, só pra situar todo mundo aqui no assunto, vou dar uma pequena explicação sobre a cultura de meu esposo.
Considerem que isso é o resumo do resumo, resumido e sem detalhes, ok?
Na Nigéria vivem vários grupos étnicos como, por exemplo, o grupo Iorubá, Igbo, Hausa, Fulani, Ibibio, Efik, etc. Meu esposo é do grupo Efik, do clã Eniong Abatim, eles se intitulam tribo na verdade então vou descrever assim. Na tribo deles eles mantem um rito de casamento completamente diferente do que estamos acostumados por aqui. Para eles o casamento é uma reunião de famílias, o casamento não é exatamente sobre os noivos, mas sobre as famílias que se unem. A cerimônia não tem nenhum cunho religioso, oram no início pelos antepassados e pelas pessoas da família que ainda não estão entre nós (futuros filhos, por exemplo) e seguem o rito com a família do noivo presenteando a família da noiva e a noiva, muitas danças e bebidas. A cerimônia deve ser celebrada por um membro da família (no nosso caso foi um membro de cada família, o membro da família de meu esposo foi a tia dele e o da minha família foi minha prima que se ocupou de ir fazendo a tradução do que ela dizia. Minha prima estava com o inglês enferrujado, mas aceitou o desafio porque dentro da nossa família ela era a única capaz de fazer isso pra nós).
Uma curiosidade sobre esse casamento é que pela tradição ele é inteiramente organizado pela família do noivo, eles pagam tudo, eles organizam tudo. Nosso desejo inicial era fazer essa cerimônia e a ocidental (de vestido branco) no mesmo dia, mas a mãe dele quase teve uma síncope até mudarmos e fazermos cada um em seu dia próprio. Como a responsável pelos custos ela era mesmo, aceitamos no final (verdade seja dita, até nós aceitarmos essa mudança ela criou um caos completo, até inventar mentiras sobre nós a bonita inventou, mas superamos).
Quando digo que tudo foi organizado pela família dele eu quero dizer tudo mesmo: comida, bebidas, pagamentos, roupas dos convidados, roupas dos padrinhos, roupas dos noivos, etc. Sim, minha sogra e minha cunhada foram quem decidiram meu vestido (polêmica porque elas fizeram exatamente no modelo que eu queria no início e que elas mesmas disseram que não poderia, mas ok também). Eu vi meu vestido na sexta feira da paixão (dia 29 de março) e meu casamento era dia 03 de abril (5 dias depois). O vestido não cabia, tive que achar uma costureira pra folgar encima da hora. Mas você acha que está aí o problema todo? Nãaaaoooo.

A bonita da minha sogra encomendou as roupas dos padrinhos e do noivo da Nigéria e essas roupas deveriam ser entregues nos estados unidos antes que ela viesse ao brasil, ela traria com ela quando viesse. As roupas ficaram prontas em novembro e ela esqueceu de mandar entregarem. Quando ela pensou em mandar entregarem da Nigéria pros eua era tarde de mais, e a roupa não chegou nos eua em tempo de ninguém trazer. Como resolvemos? Liguei pra costureira que tinha feito meu vestido branco pro casamento que seria dia 04 de abril e implorei que ela fizesse camisas para os padrinhos e o noivo. Meu esposo pediu pra um dos padrinhos comprar tecidos nos eua antes de embarcar pro Brasil, ele trouxe, chegou na véspera da cerimônia e eu chamei um amigo meu aqui em casa e viramos a noite na véspera do casamento costurando as saias dos padrinhos e do noivo. Uma parte das roupas ficou pronta cerca de 2 horas antes da cerimônia. Mas deu tudo certo. Depois farei um post falando o que deu certo o que deu errado na cerimônia Efik, mas adianto que foi emocionante. Meu esposo chorou do início ao fim.


Como eu me casei 5 vezes em 2 anos (4/5) 1


Como eu me casei 5 vezes em 2 anos (4/5) 2

9 Respostas

Última atividade por Adrielle, dia 12 de Abril de 2024 às 11:24
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2024 São Paulo Estado
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    UAU! Ameeei

    Vocês ficaram lindíssimosSmiley heart

    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que roupas belíssimas de verdade. Adorei
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que lindos vocês tão. Fico imaginando o perrengue e a ansiedade por não organizar

    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Miga me desculpa falar, mas essa cerimônia com certeza a mais linda de todas! Estou encantada! Vocês dois ficaram parecendo da realeza, muito vibe rei e rainha. Lindíssimos!
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Capaz!! Que legal! Amei!
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As roupas precidavam ser de responsabilidade da família do noivo (da familia, nem era do noivo em si) e aí eles decidiram fazer na Nigéria porque era mais fácil e maia barato que fazer nos eua onde eles moram. Meu vestido desse casamento foi feito na Nigéria, o problema é que a pessoa que fez esse especificamente deu mancada, eu tenho outros vestidos que pedi pra fazer na nigeria e são impecaveis por um preço bom de verdade, acho que vou até fazer um post sobre isso, porque eles tem loja de vestidos de noivas beeem em conta e mandam pro mundo todo
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa quantas emoções

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente!!!! Quantas emoções nesse casamento! Sandra, que loucura! E por que as roupas precisavam vir da Nigéria?
    • Responder
  • Mallyn
    Super Noiva Setembro 2024 São Paulo Estado
    Mallyn Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Misericordia, meu coração não aguentaria a ansiedade kkkk E sua costureira é um amor, que bom que deu tudo certo Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas