Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Master Dezembro 2012 São Paulo

Como fazer com as datas comemorativas?

Juliana, dia 17 de Maio de 2013 às 15:16 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 35

A pauta de hoje na lista de discussão de recém-casadas que é: como conciliar as tradições da família (sua e dele!).

E quando a sua sogra exige a presença do filho em todas as comemorações? Como fica sua família? E se ele faz questão de "obedecer" a mãe? Resultado? Discussões e gente magoada por todos os lados.

"Afinal, com quem os recém-casados devem passar as datas especiais, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal? Com a família dele ou a dela?

Nem só com uma, nem só com outra. Chega a ser um clichê, mas a verdade é que todo mundo (marido, mulher, pais e sogros) tem que ceder um pouco. Afinal, o casamento é uma “inauguração” de uma terceira família – que terá suas próprias tradições.

Agenda equilibrada

"Construir o equilíbiro dessa agenda de datas comemorativas é de responsabilidade, em primeiro lugar, do casal. Deve haver respeito e diálogo para que nenhum dos dois seja privado de passar celebrações com seus pais.

Algumas pessoas são mais apegadas a certas datas mais que outras. Esse pode ser um critério para escolher quem abre mão do que. Outra estratégia é intercalar os anos: um com a família dele, outro com a dela.

Aos pais e sogros, cabe colaborar. Não é legal ficarem “disputando” o novo casal. É papel deles ser compreensivos quando o(a) filho(a) decide abrir mão de alguma data e estar abertos para mudanças em seus costumes.

Em vez de brigar pelo almoço do Dia das Mães, que tal inventar um chá da tarde ou um café-da-manhã? Deixar de lado a queda-de-braço pela noite do Natal e fazer a ceia na casa dos recém-casados? Ah! Chantagem emocional está terminantemente proibida!"

35 Respostas

Última atividade por Agnes, dia 30 de Janeiro de 2014 às 07:59
  • Agnes
    Noiva Constante Junho 2014 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fica mais dificil ainda quando um dos dois tem pais separados, eu por exemplo sempre tenho que intercalar entre minha mãe e meu pai e agora com uma nova familia vai ficar corrido.

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É... Essa situação não é fácil. Sabemos que é justo, mas sair daquilo que estamos acostumados que é difícil. Mas pense que no dia seguinte você terá o almoço e o resto da tarde e noite com a sua família, flor! Além do mais você fica bem com o seu maridinho!

• Responder
  • Dayane
    Noiva Novata Maio 2013 Distrito Federal
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nesse ano teremos as primeiras datas comemorativas como casados, mas ano passado no natal, por exemplo, passamos o dia 24 com minha família e no dia 25 fomos almoçar com a dele, esse ano ele quer que a gente passe a noite do dia 24 com a família dele, invertendo, é o justo, mas se a gente decidir assim mesmo, sentirei falta de passar com minha família.

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah tá!! Aí tudo bem!! rsrs Smiley winking

• Responder
  • Família Gonçalves
    Noiva Esperta Setembro 2013 São Paulo
    Família Gonçalves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Srsrrsr é por falta de opção, pois minha familia mora em outro estado e se não apssar na casa da mãe dele ai teremos que passar em casa só ...kkkk

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatamente...!

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Master Janeiro 2014 Rio de Janeiro
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso mesmo, e tem coisas q já devemos deixar claro no período do namoro pra não dar problemas depois.
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Realmente, flor. O que acontece às vezes é o desentendimento entre o casal mesmo... Ele bater o pé e querer ficar só na família dele... É aí que entra o diálogo e tudo mais. O importante é que vocês se entendam... E o restante da família abraçar a decisão!!

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Master Janeiro 2014 Rio de Janeiro
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que devemos tentar conciliar as coisas, se morar perto de todos, no caso das duas famílias, o negócio é passar um pouquinho em cada casa, dar um abraço e depois escolher um lugar pra ficar. Temos que entender e também fazer com que que está envolvido nesse dilema, entenda que nós, no caso, os filhos, as filhas, os sobrinhos, as sobrinhas, agora se casaram e tem a sua própria família.
    • Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Poxa flor... Precisa dividir mais então...! rsrs Isso acontece por obrigação ou prazer??

• Responder
  • Família Gonçalves
    Noiva Esperta Setembro 2013 São Paulo
    Família Gonçalves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley smile sofro com isso a 4 anos, tem hora que dou a louca mais costumo sempre passar com a sogra....rsrsr

• Responder
  • Tamires
    Super Noiva outubro 2013 Santa Catarina
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Comigo e com o Thi é super equilibrado!!!

Reveillon passamos com os amigos. Véspera de Natal com minha mãe e o dia 25 com a Família dele.

Dia das Mães nós revezamos, um ano ficamos com a mãe dele e o outro ano com a minha, já que as duas moram em cidades diferentes!!!!

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Março 2014 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hihi ^^

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

^^

• Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico pensando e nem sei se vamos ter problemas... rs Eu sou muito família e não abro mão de passar com a minha, já ele, não tem bem uma família (é cada um por si, e o resto que se dane) sempre foi assim, desde que o conheço. No começo eu o forçava a participar, ficava brava e tals, mas hoje entendi que ele não faz o mínimo de questão e minha família o adotou, então ele se sente muito melhor com a minha família do que com a dele. Mas penso o seguinte, Natal será sempre minha família... rs Ano novo de preferência na nossa casa (a propósito, já disse isso pra ele, que esse ano queria que passássemos na nossa casinha - só nós 2). Os outros feriados, enquanto meus avós forem vivos faço questão de passar com eles, dia dos pais e dia das mães, enquanto ambos estiverem vivos cada um passa com o seu!
    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É... Fico triste, pois ele se afastou muito...

• Responder
  • Michelle
    Noiva Master Novembro 2014 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uhummm...rsrsrs

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Claro, aí não podem se separar né?

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi... Mas nos dia dos pais, vocês ficam juntos e almoçam com um pai e jantam com o outro, ou fazem isso separados mesmo? Como pretende organizar depois do casamento?

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rsrsrs É bem assim mesmo, Bru... Nos dias dos pais e das mães, almoçamos com um e jantamos com outro... rs

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É Mi... Mesmo que ele não goste, é bom incentivá-lo a não se afastar da família dele. Continue assim, fazendo a sua parte! Smiley winking

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É... Devemos pensar direitinho para não chatear nunhuma família. Mas também devemos nos impor porque senão nos sentiremos em meio à uma disputa, tipo cabo de força... rs

• Responder
  • R
    Noiva Master Setembro 2013 Bahia
    Rízia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ameiiiiiii....e vc Jú ja´fez o que dessas ideias?rssrsSmiley winking

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conosco não tem muito problema, como a mãe dele é falecida ele não faz muita questão e fia por aqui mesmo, só nos dias dos pais que ele vai ver o dele.

• Responder
  • Michelle
    Noiva Master Novembro 2014 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Comigo o dia das mães e dos pais é assim tbm Bru. Só que no Natal a gente passa cada um na sua familia e depois almoça junto dia 25 na minha casa, e no ano novo é com a família dele e o almoço na minha (minha mãe prefere o natal).

Mas qdo casar vamos almoçar com uma familia e jantar com a outra...rsrsrs

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conosco é assim, virada do ano é com os amigos! Na véspera de Natal é com a família dele, e no dia mesmo, é com a minha família, e os demais feriados não tem tanto problema, só dia das mães e dos pais, que é cada um com o seu né?

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu caso funciona assim, Ju...

• Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que não terei problema com isso. Meu noivo nunca quer passar nada com a família dele.

Ele vai aos aniversários porque eu brigo muito.

• Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

JU... QUE DEBATE BACANA..

É VERDADE, TEMOS QUE SABER DIVIDIR AS DATAS PRA TODAS AS FAMILIAS FICAREM BENEFICIADAS. =)

• Responder
  • Juliana
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu não sei como será, mas acho que tem que dvidir bem e nas duas familias. Tipo virada de ano com um, e almoço de ano novo com outro.

• Responder
  • Francielle & Elias
    Noiva VIP Maio 2014 São Paulo
    Francielle & Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nos ainda nao pensamos nisso rs, mas essas dicas são valiosas, com certeza vai me ajuda mto !

• Responder
  • Juliana
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É verdade!! Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas