Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo

Como fica a união estável depois do casamento - minha experiência

Estela, dia 24 de Janeiro de 2017 às 23:02 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 16

Este debate faz parte do conjunto que estou criando: tudo sobre o meu casamento! Smiley smile

Eu e meu marido começamos a morar juntos no meio do ano de 2015. Foi a melhor decisão prática na época, porque ambos já morávamos sozinhos.

Por nós já teríamos casado naquele mesmo período, mas demorou porque decidimos realizar o sonho com festa e viagem, e isso requer um planejamento de organização e financeiro.

Com a data marcada e já morando juntos, oficializamos o noivado! E certas coisas na vida exigem uma burocracia formalizada, documentos, coisas que vão além da rotina do dia-a-dia!

Para oficializar através de um documento formal o nosso compromisso E também para vantagens de conjuges concedidas em empresas, como convênios médicos, nós decidimos fazer a UNIÃO ESTÁVEL!

Poderíamos já ter feito o casamento civil antes e depois o religioso? Poderíamos sim, mas foi uma escolha, porque quisemos o civil e religioso juntos.

Pois bem, correndo com o tal do convênio médico, em novembro de 2015 fizemos nossa união estável.

A união estável é uma certidão registrada em cartório que comprova o relacionamento das duas pessoas envolvidas! Para efeitos legais de comprovar que o casal é conjuge é igual um casamento civil.

A união estável tem regime de comunhão de bens - que escolhe entre comunhão total, comunhão parcial ou separação total.

É exatamente igual o casamento civil e tem exatamente o mesmo valor!

Qual a diferença então:

1) é feito em tabelião, não cartório;

2) fica pronto no dia, na hora, não precisa de proclamas ou marcar com antecedência;

3) não altera o estado civil dos conjuges, continuam sendo solteiros.

Em agosto de 2016, demos entrada nos proclamas do casamento civil.

Aqui eu tinha 2 opções, mas como havia pesquisado antes, fui ao cartório já decidida o que iria fazer.

As opções seriam:

1) apresentar a união estável no cartório quando da entrada do casamento civil. Com isso, você ganha uma cláusula na certidão do casamento: "vivem em união estável desde xx/xx/xx."

Nessa opção, após o período de proclamas, basta retornar a cartório e retirar a certidão de casamento. Sem cerimônia.

2) não apresentar a união estável na entrada do casamento civil. Dessa forma, o casamento civil vai seguir normalmente como se a união estável não existisse. Os noivos marcam o casamento e comparecem à cerimônia e se casam no civil, levando a certidão após o término da cerimônia civil (sem mencionar sobre união estável).

O que eu e o marido fizemos? Nós fizemos a opção 2!

O principal motivo foi desejar ter sim a cerimônia civil. Então, nossa certidão de casamento não menciona que já possuíamos uma união estável antes.

Massssssssssss.... eu tenho os 2 documentos guardados em casa Smiley laugh

Não fez diferença nenhuma pra gente, só faria em casos, como por exemplo (vou inventar uma história):

Um casal casados desde 06/2016 resolve se separar. Eles eram casados em regime de comunhão parcial de bens. Um dos dois resolve pedir na justiça o apartamento. O outro alega que o primeiro não tem direito porque o apartamento foi comprado antes do casamento. Se houver uma união estável anterior ao casamento e anterior à compra do apartamento, quem pediu o apartamento vai ganhar a causa.

E podem existir diversas outras situações, um advogado saberá explicar melhor, rsrsrs....

16 Respostas

Última atividade por GABRIELLE, dia 7 de Janeiro de 2020 às 09:21
  • GABRIELLE
    Noiva Novata Novembro 2020 Rio de Janeiro
    GABRIELLE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quando registra a união estável, nos que dizemos a data no cartório. Então o documento sai com uma data dele, mas no conteúdo dele diz a data em que a união se iniciou.

• Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Era isso mesmo que queria ! Muito obrigada, seu post sobre casamento está muito completo! Muito bom pras noivas agregarem conteúdo e dicas ♡
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim 😊 Ou até antes, se vc pedur pra colocar uma data anterior na certidao pq consideram q ja estavam juntos em uniao desde tal data, eles colocam e fica valendo 😉 E sim vc sai com a certidao no mesmo dia!
    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei bem interessante ! Acho que eu e meu namorido faremos isso! Pergunta ignorante: a união estável começa a valer no dia que saem do cartório?
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom esse debate ! Parabéns!!!

• Responder
  • Alesandra
    Noiva Constante Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Alesandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ahh ta agora entendi!! melhor no meu caso a apresentação da declração pois não farei cerimônia no civil!!! Obrigada flor

• Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tentando rsspondermelhor. A opcao 1 vc nao tem cerimonia de casamento civil no cartorio. A opcao 2 vc tem. Vc escolhe se quer ter ou nao. Se vc ja vai ter a cerimonia religiosa e nao quer a do cartorio, pode fazer a opcao 1. Se vc quiser, pode ter a cerimonia civil no cartorio (opcao 2), e a cerimonia teligiosa, q é uma coisa independente. Eu tive 2 cerimonias de casamento, a do civil, no cartorio, e a religiosa, eu quis fazer as duas, mas a minha teligiosa nao foi de igreja....
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alessandra a diferenca é q apresentando a uniao estavel qdo da entrada no casamento vc vai ter isso citado na certidao de casamento, e so vai voltar no cartorio depois pra retirar a certidao de casamento, sem cerimonia. Pra quem casa no civil so no cartorio tem a cerimonia q é celebrada no cartorio, mas cortam isso qdo aoresentaca uniao estavel. Isso tudo é sobre o casamento civil, nao sou catolica e nao tenho ideia de como funciona com a igreja e o padre, rs...
    • Responder
  • Alesandra
    Alesandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, obrigada por compartilhar informação... a opção 1 me parece mais prática não é? Estou interessada, pois moro com meu noivo ha 4 anos e fizemos tb uma declração de união estável e eu casarei em outro estado e queria que as coisas forssem mais praticas... Pra vc, qual a diferença MAIOR de um pro outro? se é que tem alguma né? No meu caso, o padre vai colher a minha assinatura lá no momento da celebração na capela... acho que pra mim o caso 1 seria melhor, não?

• Responder
  • J
    Super Noiva Abril 2017 Rio Grande do Sul
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, tbm temos uniao estavel e quero sim a cerimonia civil, entao nem vou falar nada no cartorio! obrigada Smiley laugh

• Responder
  • Gabrielle
    Noiva Ativa Setembro 2018 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita, Não sabia de tudo isso kkkk Muito legal suas informações, Obrigada!
    • Responder
  • Daniela
    Super Noiva Fevereiro 2017 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bacana o debate. Também iamos fazer a união estavel mas como faltava pouco tempo resolvemos esperar. Mas tb tinha essas duvidas.

• Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Marquei no inicinho do mês. Eu tava tipo fã do Justin Bieber esperando o cartório voltar de férias Smiley tongue

Sem falar no medo de não conseguir a data que eu queria. Deu tudo certo, graças a Deus.

• Responder
  • Letícia
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate, bem esclarecedor. Obrigada!
    • Responder
  • E
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Cintia, no caso de separação os dois documentos tem valor, se não iver menção da união estável no casamento, mas o documento for apresentado, vale! Smiley winking ou pelo menos o advogado vai negociar isso, rs... vc ta planejando a cerimonia civil? ja deu entrada? seu casamento q ja ta chegando é só o simbolico?

bjs!

• Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem interessante você apontar isso...

Eu também fiz união estável justamente por causa do convênio médico Smiley tongue

Não tinha pensado em converter a união estavel, ia só casar no civil sem mencionar, mas, não tinha pensado por esse lado de uma possivel separação. Por mais que não se pense em separar eu penso que ser previnida nunca é uma coisa ruim Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas