Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva Curiosa Novembro 2015 São Paulo

Como funciona a licença casamento ou liceça gala?

Fernanda, dia 20 de Janeiro de 2015 às 10:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20

Pessoal, bom dia !

Me caso numa sexta-feira na igreja, porém me caso uma semana antes no cartório (não sei se vou casar no sabádo ou no domingo).

Como funciona essa licença, quantos dias nós temos ? A partir de quando é contada, em dias úteis ou não ? Me ajudem preciso me programar .

Obrigada .

20 Respostas

Última atividade por Thaiene, dia 21 de Janeiro de 2015 às 14:21
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Varia muito flor, o melhor mesmo é vc se informar no seu departamento pessoal.

• Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, de acordo com a lei-CLT são 3 dias.

Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;

mas você pode verificar com a convenção coletiva de trabalho(sindicato), pois a lei rege mas o sindicato vem para melhorar. Aqui a nossa convenção são 5 dias...

Verificar certinho. bjus

• Responder
  • Luciana
    Noiva Constante Março 2016 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Rssrs obrigada Carol,.

• Responder
  • Luciana
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Rsrs que chato neh

• Responder
  • C
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Imagina, você pode negociar caso o chefe seja bonzinho e fazer extras pra tiara os dias, mas muitas empresas são meio chatas quanto a isso

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, essa é minha dúvida, uns dizem 3 dias, outros dizem 5, otima ideia, vou ligar lá mesmo , obrigada.

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa sorte pra você, pelo menos foi negociável né?! obrigada .

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, nesse caso você só ganha o civil , infelizmente o religioso não concede atestado.

• Responder
  • Luciana
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada, entendi

• Responder
  • C
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Só há direito qdo é no civil, por isso seria interessante marcar as férias juntos se vc planejam viajar

• Responder
  • Luciana
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom são 03 dias também aode eu trabalho em SP.

Mas também fiquei com uma dúvida, eu vou casar um ano antes no civil ganho 03 dias mas e no outro ano que eu oficializar com cerimonia também tenho direito ou não ´valido?

• Responder
  • J
    Noiva Esperta outubro 2016 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O artigo 473, II da CLT informa que são três dias consecutivos de licença-gala, mas não esclarece como se faz a contagem dos dias que o empregado poderá faltar em virtude de casamento, se inclui ou não o próprio dia do evento.

Sérgio Pinto Martins, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, diz que “os três dias consecutivos são os três subsequentes ao do casamento, não incluindo o próprio dia do casamento. Normalmente, o empregador concede o abono da falta do próprio dia do casamento” (Comentários à CLT. Sérgio Pinto Martins. Editora Atlas, 14ª edição, 2010, p. 468). Trocando em miúdos, não se inclui o dia do casamento.

Vamos imaginar o empregado que se casa na sexta-feira à noite e trabalha normalmente nesse dia. Pergunta-se: a contagem se inicia no sábado? A jurisprudência diz que não, salvo se existir normalmente expediente na empresa aos sábados. Caso contrário, a licença somente se inicia no primeiro dia de trabalho que, neste caso, acontece na segunda-feira e transcorre pela terça e quarta-feira, tendo o empregado que retornar na quinta-feira. Se o empregado se casa na sexta-feira e opta por folgar no mesmo dia, os dias de licença serão sexta-feira, sábado e domingo. Os três dias devem se iniciar sempre no dia em que o empregado seria escalado para trabalhar.

É claro que a empresa para qual se trabalha pode “quebrar um galho” e conceder mais dias ao funcionário. É tudo questão de se conversar.

Os funcionários que se casam durante as férias não têm direito à licença porque o objetivo da folga para usufruir da lua-de-mel já foi atingida pelas férias.

Em relação aos dias serem úteis ou não, Sérgio Pinto Martins diz que “os dias serão também consecutivos e não úteis” (in obra supracitada). Isto porque a palavra “consecutivos” dá a entender que se trata de dias seguidos, contados sem qualquer interrupção.

Quando o trabalhador é servidor público (regido por um estatuto), é necessário dar uma olhada no Estatuto dos Servidores Públicos do local. A licença-gala pode ser decinco a oito dias úteis, dependendo do Estatuto.

Vale lembrar que o funcionário tem que apresentar a certidão do casamentoquando retornar ao trabalho.

A recusa da empresa em conceder licença-gala ao trabalhador, com a justificativa de que ele já tirou os dias antes do casamento, gera indenização. O entendimento, unânime, é da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. A relatora do caso no TST, juíza convocada Rosa Maria Weber, esclareceu que a interpretação dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) — de que a licença em virtude de casamento é direito do trabalhador e de que o trabalho nesse período deve ser remunerado — está correta e em harmonia com o artigo 473 da CLT (RR 641.948/2000.7).

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pelo que me falaram são 3 dias contando o do casamento. No meu caso, me caso no sabado então teria que retornar pro trabalho na terça. Já conversei na minha empresa e eles dão 3 dias uteis, então terei que retornar na quinta. Mas eles disseram que se eu tiver "horas" posso tirar na quinta e sexta. Então... vou ter que fazer hora extra até a data do casamento. rsrsrsr

• Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui em São Paulo são 5 dias corridos, mas o mais indicado é confirmar com a empresa que você trabalha. Fala no RH e da uma pesquisada também nos sites dos cartórios. Você pode ligar no cartório também
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Novembro 2014 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha no geral são 3 dias consecutivos, mas dias que normalmente trabalharia. Mas se informe direitinho no seu sindicato para ter certeza.
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou dar uma olhada , obrigada , beijos .

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É então, vou dar uma olhada, sei que são so do civil, vou tentar conciliar as datas, obrigada .

• Responder
  • J
    Noiva Master Setembro 2016 São Paulo
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha dá uma olhada no site da prefeitura:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/cgp/ger_de_beneficios/index.php?p=34963

Beijos e espero ter ajudado

• Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Depende muito do sindicato. No meu trabalho são três dias. Mas isso só para casamento no civil. Na igreja não tem direito a nada.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas