Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ana
Noiva Novata Novembro 2024 São Paulo Estado

Como funciona o casamento

Ana, dia 18 de Maio de 2023 às 07:48 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 9
Bom dia pessoal, eu queria perguntar a vocês uma dúvida muito boba, por que eu ainda não sou noiva mas já estou pesquisando e tentando adentrar no meio do mundo das noivas e tenho uma dúvida.
Eu não quero casar na igreja, quero realizar uma festa e uma cerimônia no mesmo local, porém eu não sei a ordem do casamento no civil, eu tenho que casar antes no civil ou tem alguma modalidade em que posso fazer isso na minha própria festa? Eu tento achar esse tipo de resposta e não consigo encontrar, obrigado pela atenção.

9 Respostas

Última atividade por Thaís, dia 22 de Maio de 2023 às 02:35
  • T
    Noiva Esperta Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É exatamente o que a Mariana disse!!
    • Responder
  • Amanda Barbosa
    Noiva VIP Setembro 2023 Distrito Federal
    Amanda Barbosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depende muito, se você quiser um casamento religioso no local da festa com efeito civil você tem que fazer a habilitação no cartório pelo menos 90 dias antes da sua festa.

    Agora se for só o religioso no dia da festa, tem igrejas que pedem que você se case no civil antes e leve os documentos pra eles como comprovação pra validar o religioso.

    Mas tem gente que casa no civil no dia da festa, porque não querem fazer o religioso, aí você tem que consultar no cartório como funciona a habilitação e quais taxas tem que pagar

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana! Para o casamento ser válido, precisa existir a cerimônia civil seja ela realizada em um cartório ou em um lugar para eventos. Nesse link tem mais informação 👉Noivei! E agora? 😳

    Posso ajudar em algo mais? Smiley flower

    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Ana, pra fazer o casamento no civil durante o casamento religioso você precisa de alguém habilitado pra isso! Existem muitos pastores que são juízes de paz e, se você frequenta alguma igreja ou alguém da sua familia, você pode ver com algum pastor conhecido!

    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Agosto 2023 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento no civil pode ser antes ou depois da sua festa. Este é o casamento oficial q tem validade e sai a documentação


    O religioso ou a festa vc faz mas n tem efeito jurídico, a não ser q vc leve o juiz de paz lá do cartório para sua cerimônia
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É possível casar no civil na própria festa, porém o custo é bem mais alto, e você tem que arranjar um juiz que aceite fazer isso. Fui testemunha de um casal de amigos que tentou casar dessa forma, porém foi muito difícil achar um juiz que topasse, então eles acabaram desistindo e fizeram as coisas separadamente. Se você casar no cartório pode chamar algum celebrante ou quem você quiser para casar vocês na cerimônia, simbolicamente.
    • Responder
  • Bia
    Noiva VIP Novembro 2023 Minas Gerais
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana, o proprio celebrante do civil pode realizar o casamento fora do estabelecimento, mas para isso é cobrada uma taxa a mais para retirada do livro.

    Tem a opção de contratar um celebrante, para realizar sua cerimônia tbm! Mas daí, vc teria q casar no civil antes.

    Algumas padres e pastores, podem realizar o casamento religioso com efeito civil, nao sei se existem outras pessoas que sao legalizadas para isso!

    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ana, depende muito do que vc quer.. se vc quiser casar no civil, geralmente o pessoal casa no civil e depois faz a festa, ou vc pode contratar algum celebrante que tenha efeito civil pra fazer o civil junto com a festa Smiley smile

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ana, você pode casar no civil e contratar um celebrante pra fazer uma cerimônia simbólica ou você pode casar com efeito civil que é quando você assina os papéis no momento da cerimônia, porém, essa pessoa precisa ser habilitada para isso e geralmente é uma figura religiosa ou um juiz.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas