Bom dia, comunidade de noivas!
Sempre vejo várias dúvidas de meninas que acabaram de ficar noivas e não sabem por onde começar, quais serviços devem contratar, por isso, pensei em reunir um pouquinho da minha experiência organizando casamento, assim acho que com os comentários, podemos ajudar as noivinhas iniciantes nesse mundo tão fascinante que é o do casamento!!
Para quem não sabe, eu estava com meu casamento 100% pronto para acontecer em Petrópolis-RJ no mês de julho, sendo que eu não tenho ninguém na cidade, estava organizando tudo à distância. Decidimos cancelar o casamento por causa da pandemia e trazer aqui para nossa cidade, Brasília, e embora eu ainda não saiba a data, já estou organizando tudo de novo.
Costumo brincar que estou organizando meu segundo casamento sem ter me casado no primeiro (hahahaha), então desde já as dicas que vou deixar aqui serão com base nas minhas experiências lá e cá, especialmente no que se refere a fechamentos de contrato, já que estou de novo nessa fase. A diferença é que desta vez já tenho um norte de vários serviços e o que eu quero, então está sendo mais fácil.
Sem mais delongas, vamos lá:
Para organizar um casamento, acredito que a principal regra é NÃO TER REGRA! Ponto. Acredito muito que cada casal deve escolher se vai casar só no civil, no religioso com civil, se vai ter festa, vai ter viagem, vai ser de dia ou à noite, estilo da celebração, enfim, é uma decisão pessoal que deve levar em conta o binômio sonho + possibilidade. Não queira fazer uma festa igual a da fulaninha se não faz sentido para vocês, faça apenas aquilo que fizer seus olhinhos brilharem e claro, que caiba dentro das nossas possibilidades. Neste ponto, aliás, várias coisinhas podemos nós mesmas fazer, a internet é um mundo maravilhoso que nos ensina muitas coisas, no mundo casamento não é diferente. Desde lembrancinhas, decoração, até arte visual e papelaria, tudo pode ser feito em casa, economizando bastante.
Importante: escrevo muito e vai ficar grande, por isso optei por colocar só o que acho legal ter em mente em relação a recepção. Não vou computar aqui os gastos com os noivos, igreja e cartório. Caso alguém queira, posso criar um debate com minhas experiências nestes assuntos.
FORNECEDORES/ SERVIÇOS DA RECEPÇÃO:
Dúvida muito frequente por aqui e que também era minha, é a de quais serviços são essenciais em uma festa de casamento. Vou colocar uma listinha abaixo dos fornecedores que eu optei por ter nos meus dois casamentos (hahaha), mas relembro a regrinha 1: não tem regra e nada é indispensável, a não ser os noivos. Ah, e lembre-se da regrinha do sonho + possibilidade. Não é porque eu coloquei abaixo estes fornecedores que se você não conseguir ter, por qualquer motivo, que seu casamento vai ser um fiasco e você vai se desesperar e querer vender até o noivo para pagar a festa.
Cerimonial: no meu casamento de Petrópolis contratei uma assessoria completa, considerando que eu não era da cidade e ficaria mais difícil encontrar todos os fornecedores sozinha. Aqui em Brasília, estou vendo todos meus fornecedores sozinha, quero cerimonial apenas para organizar os ajustes finais e o dia da cerimônia. Acredito que é um serviço importante, nos traz tranquilidade, agora se você for do tipo que gosta de controlar as coisas e buscar as melhores condições de pagamento, sem dúvida nenhuma, no meu caso, estou conseguindo fechar fornecedores sozinha de forma que me agrada muito mais do que na primeira vez, então meu conselho, caso você seja assim, seria de contratar cerimonial só para o dia e os dias que antecedem a celebração.
Espaço de festas: acredito que deve ser o primeiro contrato a ser fechado. Você vai perceber que todos os demais fornecedores perguntarão onde será a recepção, pois os valores deles são influenciados pelo espaço.
PLUS: Veja se a casa de festas tem gerador incluso ou se cobra à parte. Acho essencial, embora pareça um gasto desnecessário. Outros serviços que se enquadram neste espaço são os seguranças/manobristas/brigadistas. Veja se na sua cidade há obrigatoriedade de algum ou se a casa de festa exige. Em muitos casos é um serviço feito à parte e é bom já se certificar para não ter uma surpresa de gastos. Por fim, veja se tem mobiliário incluso e peça expressamente escrito o que tem, assim facilita na escolha da decoração e nos preços.
Buffet: também julgo de extrema importância já definir qual estilo de comida pretendem servir e ir vendo orçamentos. Alguns também são muito concorridos, então é bom se assegurar e nesse quesito não tem jeito, tem que pesquisar muiiito e fazer degustações.
PLUS: Veja se está incluso bebidas alcoolicas e quais servir. Já reserve um dinheiro para isto.
Decoração: aqui o céu é o limite e vocês precisam ter referências do estilo que vão escolher. Separe uma pastinha de inspirações, entre em contato com vários decoradores e quando marcar reunião, antes de fechar o contrato, exija que cada espaço da festa esteja delimitado no contrato. Digo por experiência, a primeira decoradora que eu fechei não foi clara o suficiente, eu mostrava os ambientes e ela dizia que faria tudo e eu fechei, crua que era no assunto à época, acabei não atentando que várias coisas teria que ver a parte, como itens de mesa (sousplat, guardanapos, porta-guardanapos), lounges, itens pequenos de decoração, forminhas de doces. Na minha cabeça quando comecei a organizar da 1ª vez, tudo estaria incluso e nem sempre é assim. Agora eu pergunto expressamente o que tá e o que não tá, o que vou precisar ver por fora, para não ter surpresas. Acredite, há decoradores que basicamente são floristas e vendem um serviço como se fosse de "decoração".
Fotografia/ filmagem: já procure orçamentos, veja se o profissional tem a data disponível, o que está incluso no pacote e feche! Não escolha só por preço, pois são as únicas recordações que teremos do dia.
Bolo/doces/ bem-casados: esses serviços também tem que ser experimentados, literalmente. Mas acredito que não seja tão desesperador para se fechar de imediato. Muitos pegam mais de um evento por dia.
DJ/ Banda: quem optar por festa, veja o estilo do DJ ou se quer banda. Faça avaliações de preço/qualidade.
Convites: procure muito pela internet! Consegui uma empresa ótima aqui em Brasília, fechei tudo pela internet, consegui um preço maravilhoso, convites do jeitinho que imaginei. Fui a um lugar conceituado aqui em Brasília e me cobraram 4x mais do que paguei pela internet. E uma opinião: não invista todo seu dinheiro aqui, vão jogar tudo fora. hahahaha
Esses são os serviços que, geralmente, estão na maior parte das celebrações. Lembre-se que o céu é o limite! Pode ter muito mais coisas ou ser muito mais simples!
Também há a opção de fechar um pacote com tudo no local de festas. Muitos lugares fazem assim! Só peça o valor individual de cada serviço porque às vezes alguns pontos (especialmente decoração) são super faturados nesse tipo de "venda casada", então você pode conseguir negociar um preço melhor. O bom desses pacotes é que você segmenta tudo num lugar só, menos dor de cabeça. O ruim é que nem sempre as coisas serão escolhidas 100% por você, como os fornecedores, então deguste o buffet, converse com o decorador, enfim, seja criterioso e atento, pois muitas vezes ficamos deslumbradas e caímos no papo de que "só tenho a sua data/ essa promoção é só até amanhã" e coisas do tipo e acabamos fechando no impulso.
Outro detalhe: papo de advogada/ noiva que está tendo problema com alguns cancelamentos em Petrópolis. Procure sempre fechar com pessoas jurídicas e se for fechar com pessoa física, veja muito bem se vale a pena! De qualquer forma, sempre leia com muita atenção o contrato, tente barganhar a questão das multas e demais condições. Na hora que estamos empolgadas fechando tudo não imaginamos um mundo de coisas que pode acontecer(vide a pandemia), então é bom se certificar com o máximo de segurança possível. Procure também a reputação não só aqui na comunidade e de pessoas que fizeram eventos com cada fornecedor, mas também se existe alguma ação judicial em curso contra a empresa.
Por fim, mas muito importante, faça uma tabela de fornecedores antes de fechar tudo! Veja o que você vai querer ter ou não no seu dia e estipulem um VALOR MÁXIMO para cada serviço. Quisera eu ter feito isso da primeira vez em Petrópolis. Só íamos seguindo o cronograma de fechamento de contratos que a cerimonialista passava e íamos vendo quanto de dinheiro que tínhamos. Resultado: depois descobri que alguns serviços estavam com uma média de preço muito superior em relação a outros do casamento. Então, após fazer os orçamentos com pelo ou menos 3 fornecedores de cada serviço que você tenha se identificado, estipule a média que está disposto a gastar. Ex: cerimonialista - de R$2000,00 a R$3000,00. Assim, se você encontrar um profissional muito acima doo valor máximo já descarta, se conseguir por menos, ótimo! Já redistribui esse dinheiro para outro setor.
Enfim, meninas! Debate IMENSO, não sei "falar" pouco. Mas espero que ajude as noivinhas que estão ingressando nesse mundo!
Qualquer coisa estou à disposição. E lembrem-se: o principal do casamento é o AMOR! O resto são detalhes.
Super beijos!