Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo

Como organizar um casamento que custe até 10 mil reais!

Ana, dia 22 de Março de 2017 às 14:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 48

Olá Amores! Smiley ring

Esse debate faz parte do combo que estou criando: Dicas incríveis para o seu Casamento!

O casamento é o sonho da vida de muitas pessoas, mas pode acabar sendo deixado de lado por um detalhe: o orçamento. Na maioria das vezes, festas como essa podem ser bem caras, e nem todo mundo tem capital o suficiente para realizar uma celebração com tudo que o casal tem direito.

Mas isso não significa que esses casais devam deixar de lado o sonho de comemorar a união. Com algumas dicas de como organizar um casamento com orçamento baixo, o seu sonho pode se tornar realidade!

Defina o orçamento exato

Quem tem uma quantia limitada para a celebração vai precisar ficar muito mais atento a todos os custos da festa. Sendo assim, orçamento precisa ser bem definido para que você não caia em tentação e contrate um serviço que não caiba no seu bolso.

Para ficar sempre em dia com as finanças do casório, organize os gastos. Separe um caderno especialmente para isso, crie uma planilha ou até mesmo baixe um aplicativo de controle financeiro no celular. O importante é não se esquecer de anotar tudo o que foi gasto, guardar os contratos firmados e as notas fiscais de todas as compras para não se perder!

Priorize o mais importante

Nesse momento, também pode ser interessante conversar com o seu noivo e definir o que é importante para vocês ao realizar a festa. Tenha em mente que, com o orçamento apertado, vocês terão que abrir mão de algumas coisas.

Por isso, não se chateie se não conseguir encontrar algum serviço que tenha um preço que vocês possam pagar. O amor de vocês não vai ser menor por causa disso, pode ter certeza! Foque em realizar a melhor festa possível com o dinheiro que vocês têm!

Informe-se sobre as taxas do cartório

O primeiro passo rumo ao altar é ir a um cartório local e se informar sobre todos os trâmites legais para realizar o casamento. A taxa inicial costuma ficar em torno de 350 reais, mas esse valor pode variar de acordo com a cidade em que você mora.

Se você quiser que o funcionário vá até a sua festa — e não assinar os documentos no próprio cartório —, isso pode custar, em média, mais mil reais. Porém, pode valer a pena para quem não tem a intenção de casar na igreja, criando um momento especial para seus convidados sem a necessidade de pagar e decorar outro lugar.

Defina a igreja

Se o casal é religioso e você não abre mão de que a união seja abençoada por Deus, comece a organizar o seu casamento com bastante antecedência. Não se iluda: a maioria das igrejas cobra para realizar casamentos e ainda há o valor a ser pago pela decoração.

Quando o casal já faz parte da comunidade, pode tentar negociar um valor mais acessível com o padre ou com o pastor. Caso não haja a preferência por um local específico, busque igrejas que não costumam realizar tantos casamentos. O valor sairá mais em conta e ainda é mais fácil marcar a data desejada.

Case em um dia da semana

As datas de fim de semana em salões de festa e igrejas costumam ser bastante disputadas e, por isso, costumam ter um preço bem mais elevado. Desse modo, se for possível, procure encontrar uma data durante a semana para realizar a sua festa: sexta-feira, por exemplo, ao entardecer, já costuma ser mais barato.

Outros fornecedores, como músicos, buffet e floricultura também podem cobrar um preço mais em conta. Só tome cuidado com feriados: apesar de serem dias de semana, as empresas de casamento costumam considerá-los como fim de semana. Pergunte tudo antes de fechar negócio!

Peça ajuda aos padrinhos

A maioria dos casais pede ajuda dos padrinhos na hora de mobiliar a casa. Assim, eles ficam encarregados de presentear os noivos com os itens mais caros, como fogão, geladeira, e muitos outros.

Porém, especialmente quando o casal já mora junto e tem a casa montada, pode ser uma opção pedir para que os padrinhos paguem por um serviço específico, como o dia da noiva, as fotos, etc.

Outra boa ideia é deixar que eles presenteiem o casal com dinheiro — deixando a quantia em aberto, para não pressionar ninguém. Muita gente até prefere não ter que escolher um presente. Dessa forma, todos saem ganhando.

Opte por um mini wedding

Esse tipo de festa permite um gasto bem menor do que os casamentos tradicionais — em função da quantidade reduzida de convidados. O principal ponto positivo do chamado mini wedding é que a festa costuma ser bastante intimista, pois os convidados são pessoas muito próximas ao casal.

Nesses casos, dá até para evitar o aluguel do salão e realizar a festa em um restaurante, por exemplo. Assim, você não deixa de comemorar o seu casamento com as pessoas que ama em função do orçamento apertado.

Deixe de lado os supérfluos

É muito difícil dizer o que é supérfluo em uma festa de casamento, pois isso depende exclusivamente do que o casal sonhou para esse dia. Mas a ideia básica é: contrate apenas os serviços que parecerem indispensáveis para a festa.

Por exemplo: muitas noivas adorariam chegar à igreja em um carro de luxo. Mas em um casamento com o orçamento de 10 mil reais, esse dinheiro poderia ser mais bem utilizado na decoração ou na animação para o salão de festas, não é mesmo?

Pesquise muito

Para fazer um casamento com esse orçamento, os noivos não podem ter preguiça: é preciso visitar vários fornecedores, negociar valores, formas de pagamento e tudo o que for possível para encontrar o menor preço disponível.

Além disso, vale perguntar a todos os convidados se eles não possuem algum conhecido que trabalha na área. Às vezes, uma indicação pode render um desconto que faz toda a diferença na hora de fechar o negócio.

Importante: não se deixe seduzir pela lábia dos vendedores! Lembre-se que o seu orçamento já foi definido lá atrás e que não compensa contratar um serviço que não estava dentro do planejado.

Inscreva-se em promoções e participe de feiras de noivas

Em primeiro lugar, vá a feiras de noivas. Esses eventos sempre têm uma grande quantidade de fornecedores de festas de casamentos, e a chance de você encontrar opções mais em conta são grandes.

Outro ponto positivo é que essas feiras costumam ter sorteios de serviços de casamento. Sendo assim, faça inscrição no maior número de sorteios que você conseguir. Se a sorte bater à sua porta, você pode ganhar alguma coisa para incrementar a sua festa.

Faça você mesma

Se você tiver talento para artes manuais e um grupo de amigas que topa qualquer parada, pode economizar muito em lembrancinhas, na decoração e até mesmo na papelaria da sua festa.

Para isso, basta pesquisar tutoriais na internet, que ensinam, passo a passo, como fazer arranjos e convites, por exemplo. Assim, você economiza bastante na festa e pode usar o dinheiro para investir em outros serviços!

Invista em opções inteligentes

Vamos falar de buffet: quem precisa economizar na festa, vai ter que fazer escolhas inteligentes. O primeiro ponto é tentar achar um fornecedor que aceite encomendas pelo tipo de prato. Assim, você pode escolher um filé de frango em vez de um filé mignon, por exemplo — e economizar bastante.

Também é possível poupar na escolha das bebidas. Em vez de ter dois ou três tipos de cerveja para servir aos seus convidados, escolha um e compre em quantidade maior, garantindo um desconto. Se preferir, você pode comprar as bebidas por conta própria e ficar ligada nas promoções dos supermercados.

Reveja o cerimonialista

É claro que um bom cerimonialista pode fazer toda a diferença em um casamento, não vamos mentir! Porém, esse é um serviço que costuma ter preços elevados e, devido à grande procura, pouca margem para negociação. Então, o que fazer para a noiva não enlouquecer no grande dia?

Existem algumas alternativas que podem sair mais em conta. Por exemplo, buscar profissionais recém-formados, que tenham experiência na arte de como organizar um casamento ou eventos menores e queiram ampliar seu portfólio. Ou mesmo contratar uma secretária, que fique responsável apenas por coordenar as pessoas envolvidas na montagem da festa.

Busque um vestido mais em conta

O vestido de noiva é outro item que costuma ter um preço salgado, exatamente por ser um ponto tão crucial da festa. Geralmente, para baratear o custo, as noivas buscam o primeiro aluguel de uma peça ou mesmo pedem para uma costureira especializada fazer.

Se você não quiser guardar o seu vestido, pode até alugar um — nem que seja no segundo aluguel. Quem deseja uma festa mais simples pode até comprar um vestido branco de festa comum e incrementá-lo com acessórios para se tornar um vestido de noiva. O mesmo pode ser feito com o sapato.

Opte por músicos que ofereçam serviços mais em conta

Pretende contratar um profissional para tocar na sua festa? Primeiramente, verifique se nenhum dos seus amigos possui uma banda ou conhece algum DJ que possa fazer um descontinho. Se não, você terá que optar entre contratar uma banda ou um DJ.

Geralmente, o DJ tem um preço mais acessível, mas uma banda que não esteja no circuito de casamentos também pode ter preços interessantes. Uma boa ideia é ir a bares que você e seu noivo costumam frequentar e pedir sugestões aos proprietários. Se nem assim esse serviço couber no orçamento, grave um CD ou um pendrive com as músicas favoritas do casal e ponha para tocar durante a festa.

Não se preocupe: sua festa de casamento será perfeita! O dinheiro não pode fazer você desistir de seus sonhos, como organizar um casamento. Com persistência e força de vontade, você encontrará os fornecedores certos para fazer seus desejos se tornarem realidade!

Beijos e até a próxima!
Fonte: As Lembrancinhas de Casamento

48 Respostas

Última atividade por Luana, dia 27 de Março de 2021 às 01:13
  • Luana
    Noiva Principiante outubro 2023 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Casamento no dia da semana é uma dica perigosa, morro de medo das pessoas se atrasarem porque trabalharam no dia, estão cansadas, vão embora cedo pq tem que trabalhar no dia seguinte. No máximo numa sexta mesmo e olhe lá, porque sexta é o dia de pico mais alto de transito, quem mora em sp sabe do que estou falando kkkk.

    • Responder
  • T
    Noiva Constante outubro 2021 Paraná
    Thayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casamento no dia de semana economiza MUITO, mas quem que vai num casamento em plena quarta-feira, por exemplo? Ainda mais tendo vários convidados de fora Smiley ups

    • Responder
  • Ana Cláudia
    Noiva Ativa Setembro 2019 São Paulo
    Ana Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas sugestões. Acredito em um casamento simples e bonito!

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Novembro 2023 Santa Catarina
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigadooo! Me ajudou muito vou reunir as amigas e cunhadas para tentar fazer o máximo de coisas em casa


    • Responder
  • Kathi
    Noiva Esperta outubro 2018 Espírito Santo
    Kathi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui na minha cidade apesar de ser interior é tudo muito caro (ou estou mesmo sem dinheiro rss) então oq optei por fazer eu mesma foram os bombons e bem casados, nós mesmo confeccionamos os convites e vamos colocar suculentas como centro de mesa que sera tbm as lembrancinhas para os convidados, e ate agora não teremos banda nem dj, será pendrive rss que eu estava um pouco preocupada em ficar chata mas seu post meu deu um animo maior, obg Smiley kiss


    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2019 Santa Catarina
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eai como foi noivinha conseguiu tudo por 10 mil esse é meu escamento inicial. Estou desesperada
    • Responder
  • Natasha
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei. Ajudou demais.

    • Responder
  • Kamily
    Noiva Constante Fevereiro 2020 São Paulo
    Kamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei 😍 me ajudou muito
    • Responder
  • Jamilly
    Noiva Novata Junho 2019 Sergipe
    Jamilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei todas essas dicas
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Novembro 2018 Santa Catarina
    Andressa Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comecei a ver tudo essa semana, entretanto, já estou planilhando tudo, vendo valores e tal.Li umas dicas e decidi manter a cabeça aberta para a data também.Procurei, mas as pessoas são pouco objetivas. Deduzi pesquisando: meses mais baratos pra casar são janeiro, fevereiro,março,agosto e novembro.Acho que optar pela contratação direta de garçons e cozinheiros , com uma madrinha habilidosa pra gerir o dia da festa também podem custar mais barato.Vai dar tudo certo gurias!
    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu respeito quem pode e quer casar com um orçamento muito alto mas não consigo ver isso pra mim, quero coisas simples e poder me divertir...muita burocracia exige muito, vou tentar ir pelo simples e feliz. Mas claro, alguns custos geram tranquilidade no dia. Tem que pesar o valor com a comodidade sempre.
    • Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essas dicas estão me fazendo clarear aínda mais as idéias
    • Responder
  • G
    Noiva Curiosa Janeiro 2021 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameeei as dicas, vai me ajudar bastante!

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Abril 2018 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas, Franciely, mas vale salientar em ter atenção quando for à feira de noivas.

    Os fornecedores sempre querem te empurrar os serviços, materiais. E às vezes não sai tão lucrativo assim. Tem que ser algo que valha a pena mesmo. Se for na ideia de só ver novas coisas é ótimo, mas quando for fechar algo que tem que ficar muito atenta, ver tudo direitinho. Essa dica eu recebi de uma cerimonialista!


    Amei todos os itens! Smiley heart

    • Responder
  • Nayara
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas, obrigada!

    • Responder
  • Suellen
    Noiva Esperta Março 2018 Distrito Federal
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu optei até por gastar menos e está dando certo. controlando as finanças e colocando só o que cabe dentro do orçamento.

    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas

    • Responder
  • Iracema
    Noiva Ativa Junho 2018 São Paulo
    Iracema ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, ajudou bastante.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva VIP outubro 2017 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiiiii As dicas! Vou seguir algumas no meu casa tenho 25 mil para realizar um casamento noturno.
    • Responder
  • Dádiva
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Bahia
    Dádiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas! Difícil é resistir tudo que esse mundo de casamento oferece! Mas vamo que vamo! Foco Smiley sexy

    • Responder
  • Nayara
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa muito obrigada não sabia nem por onde começar, rs Smiley heart

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Novembro 2017 Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, o meu budget inicial era R$ 20.000,00 e o meu casamento será para 150 pessoas. Mas... infelizmente já ultrapassei e muito esse "teto"inicial. Se não fosse a ajuda de alguns familiares, estaria completamente perdida. É tudo MUITO caro e é super difícil aliar preço e qualidade. Até achei fornecedores bem mais em conta em relação aos que contratei. Porém, a qualidade do serviço era bastante inferior. Mas, com paciência e determinação, as coisas vão se ajustando. O segredo é manter os pés no chão e não se deslumbrar com as opções que este vasto mercado nos oferece. É difícil não cair em tentação...Né?! Mas... é necessário! Bjs

    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu por exemplo quero algo bem simples. Primeira coisa foi defini lista de convidados (40 pessoas), abrir mão de muitas coisas, optar em faze muita coisa eu mesma, manter meu pé no chão e pesquisa muito. Acredito o facilita muito é fato de nunca ter sonhado em casar ( verdade!!! queria adotar meus filhos e viver com eles). Com isso quero apenas algo para lembrar das pessoas, do momento e do dia apenas Smiley smile

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada, lindona! Beijos!

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai conversando aos poucos com ele, alguma hora ele vai ceder! haha Smiley xd beijos!

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Aline!

    Também penso como você. Não abri mão de investir uma boa quantia no vestido dos meus sonhos!

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muuuito obrigada, Júuh!

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, Carol! Smiley love

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Own, obrigaaada lindona! Smiley heart

    • Responder
  • Josi
    Noiva Principiante Dezembro 2019 Bahia
    Josi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho Mini Weding um luxo, mas sou de muitos amigos dai não sei como conciliar isso.Acho mais organizado, mais intimista fica ate mais a nossa cara ne? Lindo demais Smiley heart
    • Responder
  • Cris
    Noiva Ativa outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Achei super válidas as dicas... nosso casamento ficou em torno disso, gastamos uns três e meio a mais somente... eu sempre digo que em alguns casos o casamento é feito pensando somente em impressionar os convidados, e os noivos acabam se individando pra fazer "bonito" para os outros e acabam esquecendo o verdadeiro motivo e casamento que é celebrar a uniao e o amor entre os dois... nós fizemos tudo simples mas com muito amor e carinho e saiu tudo lindo...
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Agosto 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas *-*

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas