Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina

Como usar anéis de noivado e alianças?

Aline, dia 20 de Agosto de 2017 às 23:43 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 30

Os anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso são joias que simbolizam o carinho e o compromisso de um casal. Com o tempo, cada cultura criou a sua própria etiqueta para o uso desses anéis. Assim, o anel de noivado pode ser usado na mão direita segundo a tradição de um país, mas ele pode pertencer à mão esquerda em uma localidade diferente.

Você sabe qual é a tradição aqui no Brasil? Afinal de contas, como usamos anéis de noivado, alianças e anéis de compromisso?

1. Anéis de Compromisso

Embora não seja um costume amplamente difundido, alguns casais optam por usar anéis de compromisso quando o namoro se torna mais sério, mas o casal ainda não pretende se casar. As alianças de compromisso são usadas no dedo anular da mão direita.

INSCRIÇÕES:

O casal pode escolher gravar os nomes no interior dos anéis de compromisso. A aliança dela com o primeiro nome dele e vice-versa. E também a data do inicio do namoro!

2. Anel de Noivado

Esse anel representa tanta coisa, e de uma maneira tão intensa, que não é preciso dizer nada para a noiva entender todos os sentimentos do noivo. Mas e aí, em que dedo usar?

A noiva fará inveja a todas as amigas usando o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, do momento do pedido de casamento até o altar.

Neste caso, quando há apenas o anel de noivado, o noivo fica todo o noivado sem usar nada nas mãos.

No dia do enlace, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda. No entanto, você também pode passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita e ostentar um anel em cada mão (anel de noivado na mão direita e aliança na mão esquerda). * A etiqueta para uso do anel de noivado não muda se o casal decidir usar também alianças durante o noivado.

ATENÇÃO: DICA IMPORTANTE

Como o anel de noivado pode ou não trocar de mão após o casamento, tome cuidado com o ajuste de tamanho do aro. Existem anéis de noivado com o aro todo cravejado de diamantes ou outras pedras preciosas. Neste caso, não é possível ajustar o tamanho do anel. Como, normalmente, os dedos da mão esquerda e direita não possuem o mesmo tamanho, é interessante comprar o anel de noivado no tamanho do dedo em que será usado definitivamente.

Anel de noivado com aliança de noivado!Anel de noivado com aliança de noivado!

3. Alianças

No Brasil, os anéis de noivado ainda não são tão usados como é a tradição em outros países. No entanto, o costume tem se popularizado a cada ano, apesar do anel de noivado ainda ser um bem luxuoso. Aqui, muitos casais costumam ficar noivos apenas com alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento.

Durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda.

Também existe um modelo de aliança chamado meia aliança. Trata-se de uma joia com diamantes cravados em apenas metade do anel.

Nesse caso, a meia aliança também deve ser usada no dedo anelar da mão direita durante o noivado e passar para o anelar da mão esquerda no dia da cerimônia do casamento. * A etiqueta para uso das alianças não muda, caso também exista um anel de noivado.

INSCRIÇÕES

A aliança da noiva, geralmente, tem as iniciais ou o primeiro nome do noivo e na aliança dele ficam gravadas as iniciais dela ou o primeiro nome.

Alguns dias antes do casamento, a noiva entrega sua aliança para o noivo. Ele, então, levará o par de alianças para seu joalheiro de confiança, para que a data do casamento seja gravada e as alianças sejam polidas, afinal de contas, você quer que elas estejam brilhando no dia de seu casamento.

Apesar de essa ser a tradição, alguns noivos mais criativos têm inovado, gravando frases de amor e outros, um pouquinho mais abusados, com frases de humor como “Coloque-me de volta”.

ATENÇÃO

Assim como é o caso dos anéis de noivado, cuidado com o tamanho do aro das alianças, devido à pequena diferença de tamanho entre os dedos da mão esquerda e da mão direita.

Dessa maneira, é importante perguntar ao seu joalheiro, no momento da aquisição das alianças, se o modelo que vocês escolheram comporta ajustes de tamanho do aro. Isso é possível para a grande maioria dos modelos do mercado. No entanto, vale a pena você estar ciente se o seu modelo possui alguma restrição. Se esse for o caso, escolha a aliança no tamanho do dedo em que será usada em definitivo.

Aliança:Aliança:Meia aliança:Meia aliança:

Por que usamos aliança e anel de noivado no dedo anular (ou anelar)?

Afinal de contas, por que usamos alianças e anéis de noivado no quarto dedo, isto é, no anular (ou anelar, também vulgarmente conhecido como “seu-vizinho”)????

Há diversas lendas, mitos e fatos que explicam esse costume, mas é difícil encontrar os motivos históricos precisos para o dedo anular ter se tornado o dedo do anel. No entanto, as lendas são belas, cheias de significado e inspiradoras. Conheça algumas delas:

A Bela Lenda Chinesa

O chineses possuem uma bela e convincente explicação para a tradição. Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais; o segundo dedo, ou indicador, representa seus irmãos; o dedo médio representa você mesmo; o anular representa o seu companheiro ou companheira; e o dedo mínimo representa seus filhos.

Agora, posicione suas mãos palma com palma e una os dedos pelas pontas, exceto pelos dedos médios, que deverão ser dobrados, de forma que apontem para aquilo que representam, você mesmo, conforme a imagem:

Nessa posição, tente separar os polegares. Eles se abrirão com facilidade, pois os seus pais não estão destinados a viver com você pelo resto de sua vida.

Os indicadores também podem se abrir, pois seus irmãos construirão uma vida separa de você. assim que formarem suas próprias famílias.

Os dedos mínimos, que representam seus filhos, também se separam com facilidade, já que seus filhos irão crescer e se casar.

Finalmente, tente separar os dedos anulares, o dedo da aliança e do anel de noivado, que representam seu cônjuge. Você ficará surpreso, pois perceberá que você simplesmente não poderá separá-los, porque marido e mulher estão destinados a estar um ao lado do outro pelo resto de suas vidas.

Assim, usamos alianças e anéis de noivado no dedo anular, pois representam uma união duradoura e inquebrável.

A Lenda da Vena Amoris

Vena Amoris significa a Veia do Amor. Antes do mapeamento do sistema circulatório pela medicina, acreditava-se que existia uma veia que ligava o dedo anular da mão esquerda diretamente ao coração: a Vena Amoris. Assim, como símbolo um de amor, o dedo anular monopolizou a representação do matrimônio e da união entre casais.

O primeiro registro do termo Vena Amoris aconteceu em 1686, pelo advogado Henry Swinburne, em um tratado sobre contratos matrimoniais. Até meados daquela época, pessoas tinham o costume de usar alianças em outros dedos, como o polegar e o dedo médio, por exemplo.

O costume parece ter se estabelecido na cultura ocidental no século XVII e não se sabe ao certo qual a influência que Vena Amoris teve nessa história toda. Na verdade, tudo é uma grande mistura de lendas, falta de documentação e até um esforço da indústria joalheira de capitalizar em cima de mitos.

Embora as características da Vena Amoris sejam um fato, atualmente, sabemos que todos os dedos da mão possuem veias que os ligam diretamente ao coração.

________________________________________________

Vocês sabiam dessas regras?

Conheciam as lendas relacionadas as posições dos anéis e alianças???

Respondam aqui nos comentários que encolheu seu anel de noivado ou sua aliança?

Beijos

Aline Prado!! Smiley ring Smiley heart Smiley love


30 Respostas

Última atividade por Aline, dia 15 de Julho de 2019 às 09:28
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha... Acontece... A maioria das pessoas não sabe 😝
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah... Não tem problema não... Ele funciona como aparador pra aliança... 😉😉😘
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso seu anel funciona como aparador... Que é o que está na moda no momento 😉
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí é mais uma questão de ficar bonito na foto, que é o objetivo delas... Rsrs 😁😁
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na teoria anel de noivado na esquerda e aliança na direita... Mas isso nem sempre acontece na prática rsrs...
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Novembro 2020 Santa Catarina
    MELISSA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Recebi no pedido de Casamento o anel de noivado e a aliança. Em qual mão devo usar eles durante o período de noivado? uso os dois na mão direita?

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho muito confuso !
    Vejo posts falando que o anel de noivado (solitário) eh na mão esquerda
    mas todo post no insta e fotos de famosas/blogueiras que ficam noivas eh sempre na direita
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate 😉😉👏👏👏👏
    • Responder
  • Evelyn
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se está certo ou não, eu uso meu anel no anelar da mão esquerda, junto com minha aliança.

    Quando casar, mudo os dois de mão Smiley smile

    Como usar anéis de noivado e alianças? 1


    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Agosto 2019 Rio de Janeiro
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda falei errado, uso anel de noivado na mão ESQUERDA gente! Kkkkkkkkkkkkk foi mal!
    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Agosto 2019 Rio de Janeiro
    Suellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinhas! Eu já sabia da regra e meu noivo também pesquisou antes de me pedir em casamento pq na hora eu fiquei tão nervosa que nem ia lembrar em qual mão era a certa. Kkkkkkkkkkkkk..
    Eu uso anel de noivado na mão direita, mas muita gente vem dizer que estou usando na mão errada hahaha.. aí tenho que explicar tudo issoo pra gente leiga que ainda quer se meter na vida dos outros.

    Como usar anéis de noivado e alianças? 2
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Ativa Agosto 2020 Distrito Federal
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia muito dessas regras. Mas eu e meu noivo estamos usando a aliança que escolhemos juntos e eu uso também o anel de noivado que ele me deu no momento do pedido
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O importante é ser feliz!!

    Beijos

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah eu preferi deixar na direita mesmo hahaha depois do casamento eu troco

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade... Uma grande economia!!

    Beijos...

    • Responder
  • Francine
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu tbm prefiro so trocar de mao a aliança, ja temos tantos gastos né isso é um a menos.

    Aqui o crime ta complicado tbm.


    Beijos

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk... acontece muito... Esse post eu fiz por esse motivo!!

    Eu e meu noivorido estávamos na duvida pois vimos algumas fotos de artistas brasileiras e estrangeiras e seus respectivos anéis de noivado... As vezes na direita, as vezes na esquerda! Eu acho que seguir a regra não é tão importante... Se você se sentir bem é isso que importa... Minha amiga usa a aliança de casada na mão errada.. kkk... Mas ela disse que não consegue acostumar!! Fazer o que? kkkk...

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu particularmente acho muito mais comodo só trocar de mão!!

    Pelo menos onde moro não da pra usar um anel com pedra... O crime ta complicado!!

    Beijos...

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou!!

    Beijos..

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É confuso né? Entendo ele!! kkkkk

    Beijos...

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu uso anel de noivado e sempre fiquei em dúvida de qual mão deveria usar. De acordo com o seu post estou usando de maneira incorreta hahaha porque eu uso na mão direita

    • Responder
  • Francine
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hoje não usamos aliança de compromisso, só vamos usar aliança quando ficarmos noivos e no dia do casamento iremos somente trocar de mão.

    • Responder
  • P
    Noiva Constante Março 2020 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal!

    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu noivo sempre tem essa dúvida.

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também não uso no momento. Usávamos de compromisso quando eramos namorados. Mas depois que casamos no civil não usamos mais...

    Agora só quando casar na Igreja!! Mas não sei se vou me acostumar.. kkkk

    Beijos

    • Responder
  • C
    Super Noiva Junho 2019 Ceará
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao uso nada por opçao mesmo. Mas vou usar anel de noivado. Aliança vou deixar exclusivo pro casamento.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sabe que eu também não!! kkk

    Vivendo e aprendendo!!

    Beijos...

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Agosto 2020 Santa Catarina
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É lindo né? Eu já sou casada no civil, mas não usamos alianças...

    Vamos esperar o casamento no religioso pra isso!!

    Beijos...


    • Responder
  • Rahyane
    Super Noiva Janeiro 2019 Paraíba
    Rahyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal e interessante, Aline. São muito válidas essas dicas, eu não sabia sobre o anel de noivado na mão esquerda rsrs.
    • Responder
  • Hellen
    Noiva Esperta Julho 2018 São Paulo
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu EU uso na Mao direita!!! Pq ja é Aliança... Mas sempre quiz usar o solitary!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas