Olá pessoal, como vão? Espero que
muito bem!
Nesta semana finalmente chegou (no Brasil) uma das minhas encomendas da China, fiz pelo site Aliexpress, havia feito 2 compras no final de Novembro, uma chegou em dezembro (em 30 dias), porque veio por transportadora, e esta última será pelos correios. Pois bem agora eu explico o título do debate, a alguns meses os Correios vem cobrando uma taxa de R$15,00 para a grande maioria das importações que chegam até eles. Lembrando: Não é imposto de importação, este se for taxado, será cobrado na entrada do país, ou seja, na alfandega, este valor que os correios estão cobrando é uma taxa deles, chamada de Despacho Postal.
Enfim para quem não costuma acompanhar seus pedidos pelo site dos Correios, indico fortemente que o faça, para pelo menos as importações, pois se o produto chegar aqui e você não ver que ele está parado e não pagar essa taxa em 30 dias, o produto será devolvido ao destinatário.
Veja a notícia pelo site dos Correios: https://www.correios.com.br/noticias/aumento-das-importacoes-estende-cobranca-de-despacho-postal-para-encomendas-nao-tributadas-1
Abaixo algumas instruções para facilitar a vida de quem nunca realizou estes procedimentos!
PARA RASTREAR O PEDIDO
Acesse www.correios.com.br
Vá no ícone "Acompanhe seu objeto".

Digite o número do rastreamento e clique na lupa Procurar.
Caso esteja aparecendo "Aguardando pagamento" (abaixo é o meu caso, já paguei por isso está como aguardando confirmação de pagamento), precisa fazer o cadastro neste mesmo site para gerar o boleto dos R$15,00 de taxa para a liberação da entrega.

PARA FAZER O CADASTRO DE IMPORTAÇÃO NO SITE DOS CORREIOS
Este precisará ser feito para que consiga gerar o boleto com a taxa, lembrando: sem pagar a taxa seu produto não será entregue!
Para fazer o cadastro o próprio site recomenda utilizar os navegadores Fire Fox ou Google Chrome, tentei com o Explorer e não funcionou.
Acesse www.correios.com.br
Ou acesse o link abaixo para ir direto em cadastro
https://apps.correios.com.br/idCorreios/naocadastrado/cadastrar-tipo-usuario.jsf
Vá no ícone "Minhas Importações", clique em "Importar".

Na próxima tela na seção "Importações" no menu à esquerda, clique em "Minhas Importações".
Na próxima tela clique no ícone “Minhas Importações”.

Na próxima tela bem abaixo do botão ENTRAR, clique em Cadastrar-se no idCorreios.

Preencha as informações de cadastro.
PARA GERAR O BOLETO DE PAGAMENTO
Após fazer seu cadastro clique em Acessar sua conta, informe login e senha, depois clique em Rastreamento de objetos.

Na próxima tela digite o código de rastreio do seu objeto e Buscar. 
Após esta operação ela abrirá novamente a tela do histórico de rastreamento, e haverá um botão PAGAR, clique nele e é só gerar o boleto para pagamento.
Espero que tenha ajudado vcs, e se tiver alguma dúvida é só perguntar!
Beijoss!!!