Boa tarde noivinhas, hoje vim falar de um tema que pelo menos para mim foi uma das partes mais difíceis da organização do casamento: " A lista de convidados". Vou compartilhar com vocês a forma que fiz para confirmação de presença, que até o momento foi bem satisfatória.
Resolvi seguir a dica que vi na comunidade e comprei um chip para poder fazer as confirmações me passando pela cerimonialista.
Me caso em 25/03/23, comecei a enviar os convites no inicio de janeiro e coloquei a data para confirmação até 20/02. Aproximadamente 60% dos convidados deram retorno até a data estipulada.
Cinco dias antes da data limite enviei a mensagem abaixo para quem ainda não tinha dado retorno:
"Olá, tudo bem?
Esta é uma mensagem para te lembrar que o grande dia da Viviane & Rodrigo está chegando!
O acesso ao casamento será controlado por nome na lista! Então é muito importante que você confirme sua presença até o dia 20/02/23.
Se você não puder ir, por gentileza nos avise para que possamos ter o controle.
Desde já agradeço e me coloco à disposição!"
Depois desta mensagem ainda ficaram faltando uns 20% para confirmação, e hoje enviei a seguinte mensagem final:
"Olá! Tudo bem?
O motivo do meu contato é para confirmar sua presença na cerimônia de casamento da Viviane & Rodrigo a realizar-se no dia 25/03/2023 às 15:30hrs. Segue abaixo os convidados:
(NOME DO CONVIDADO)
Lembrando que o evento será controlado por nome na lista, por isso é muito importante a confirmação com os nomes completos. Se você não puder ir, por gentileza nos avise para que possamos ter o controle.
Importante: a não confirmação de presença ou falta de resposta a esta mensagem será considerado “convidado ausente”, impossibilitando o acesso ao casamento.
Desde já agradeço e me coloco à disposição!"
Com isso deixei claro que a não confirmação será considerado ausência, e vou fechar a lista de convidados desta forma.
Para mim usar um número "falso" foi essencial para conseguir obter as confirmações e as ausências, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis em dar uma negativa para terceiros do que para os noivos.
Outra coisa que fiz é não deixar a confirmação pelo site ativa, optei por isso para não haver margem de confirmação de pessoas que não convidamos. Na aba de confirmação deixei apenas o número de telefone para direcionar o convidado.
Outro ponto importante é que muitas pessoas não entendem a importância da confirmação de presença, é incrível o descaso de algumas pessoas. O que me deixou com raiva, porque as vezes estamos dando prioridade a quem não deveria ser.
Fechei o Buffet para 150 pessoas e convidei 175. Obtive confirmação de presença de 159 pessoas. Então acho que ficou numa margem aceitável.
É isso noivinhas, espero que esse post possa ajudar quem esteja precisando. Depois do casamento volto aqui para relatar como foi na prática!