Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jessica
Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás

Confirmação dos convidados!

Jessica, dia 2 de Maio de 2017 às 22:00 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 23

Olá, estou tendo algumas dificuldades, Como funciona a confirmação de convidados?

23 Respostas

Última atividade por Nanda, dia 26 de Maio de 2017 às 09:57
  • Nanda
    Top das Noivas Novembro 2017 Rio de Janeiro
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dicas sobre R.S.V.P.

    Por Fernanda Floret

    R.S.V.P. é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento que foram convidados. Quem é noiva sabe as despesas de uma festa e, principalmente, o cálculo de quantidade do serviço de buffet e bebidas é feito pela quantidade de pessoas que irão comparecer ao casamento, por isso é importante saber o número mais aproximado possível de quantos serão. O R.S.V.P. pode ser passivo, quando um número de telefone, e-mail ou site é disponibilizado para que os convidados confirmem presença, ou ativo, quando uma pessoa entra em contato com os convidados confirmando a presença no evento.

    Perguntamos na nossa página no facebook quais são as principais dúvidas das noivas sobre o serviço de confirmação de presença, e aqui estão as respostas:

    Devo colocar o RSVP no próprio convite ou num cartãozinho em anexo?

    O uso do cartãozinho individual anexado ao convite é uma questão cultural com muitas diferenças entre as cidades do país. Aqui em São Paulo, praticamente, não se usa o cartãozinho anexado (é considerado vale-empada, considerado feio!), mas sei que em muitas cidades do interior de São Paulo e do Nordeste é tradicional ter para o controle da quantidade de convidados e evitar penetras. Se no seu convite irá ter o cartãozinho anexado, o RSVP pode ir no cartãozinho, porém como disse a Raquel Salaro, da Chá das Duas: “O mais usual é escrever essa informação diretamente no convite, em letras menores e no final do layout. ”

    Devo colocar telefone e site para confirmação ou pode ser apenas uma opção?

    Muitos noivos escolhem criar um site sobre o casamento e incluem um espaço para confirmação de presença no próprio site. Mas, lembre-se que nem todos os convidados, especialmente os mais velhos, estão acostumados a confirmar presença através da internet, então é melhor ter duas opções. A Samara Costa, da Scards, deixa a dica: “A Scards indica incluir no rodapé do convite da seguinte maneira: R.S.V.P. e sugestões de presentes pelo site www…. ou pelo tel. xxxx-xxxx, assim incentivando os convidados a saberem onde está a lista e confirmar presença ao mesmo tempo.”

    Posso escrever em português “Favor confirmar presença” ao invés da sigla R.S.V.P.?

    Sim! “O termo ‘favor confirmar presença’ gera menos dúvidas entre os convidados, já que R.S.V.P. pode não ser tão conhecido entre eles“, lembrou a Raquel da Chá das Duas. A Patricia Testoni, da Phatt Design, também comenta: “Para mim, a regra é ficar bonito e fazer sentido! Então, pouco importa se a informação vai junta ou separada, com o título de “RSVP” ou “Confirme a sua presença”. Não existe fórmula mágica. Que a informação chegue bem apresentada, com clareza e ainda originalidade suficiente para “wow” dos convidados, essa é a nossa verdadeira preocupação!”

    Contrato alguém para atender ao telefone ou pode ser eu mesma?

    Infelizmente, não vai dar muito certo ser você mesma. Os convidados ficam constrangidos de falar que não poderão ir diretamente para você e acabarão inventando uma desculpa. E, pior, quando confirmarem a presença da família inteira incluindo a amiga que veio do interior, papagaio, vizinhos etc, você ficará sem graça de falar não. Por isso, o ideal é ter uma pessoa contratada para tal função. A pessoa que atender ao telefone deve ter a lista completa dos convidados para confirmação e informações de onde está a lista de presentes. Caso você não queira investir em uma pessoa para atender ao telefone, delegue essa função para alguma amiga, madrinha, uma pessoa sem vínculo familiar (para não ter problema de negar convites para o tio, por exemplo).

    Se eu enviar o convite com RSVP e meus convidados não me responderem, eu posso ligar ou enviar um email para cobrá-los?

    Este é o RSVP ativo, pode e deve ser feito, sim. Mas, o ideal é que não seja você, pelos motivos escritos acima.

    Como deve o serviço de RSVP reagir caso o convidado queira confirmar mais pessoas do que constavam como convidados em seu convite? Por exemplo, no convite estava Fulano e senhora” e a pessoa liga querendo confirmar a presença dele, esposa e filhos?

    O serviço de RSVP deverá explicar que somente pode confirmar a quantidade de pessoas que consta no convite e na lista, no caso 2 pessoas. Para ficar mais “ameno”, pode dizer que há limitação de espaço e que, por isso, infelizmente, os noivos não puderam convidar todos os queridos. Na festa, é uma decisão dos noivos barrar na entrada quem não tem o convitinho ou quem não está na lista (deve ter uma lista na porta e quantidade de recepcionistas suficiente para conferir os nomes na entrada).

    O R.S.V.P. funciona ou não? Por que as pessoas não confirmam presença?

    É cultural, infelizmente no Brasil a imensa maioria das pessoas não tem o costume de confirmar presença, não entendem a importância e educação de tal ato. Não adianta ficar triste com isso, as pessoas realmente não lembram mesmo de ligar ou enviar um e-mail confirmando. Por isso, o RSVP ativo é muito mais eficaz que o passivo. E mesmo no ativo, em geral (cada caso é um caso) você pode considerar que 10% dos confirmados não irão, afinal aparecem imprevistos no dia e sempre tem os que confirmam por vergonha de dizer que não poderão ir, preferem confirmar e inventar uma desculpa depois. É feio, mas é a realidade: calcule que 10% dos que confirmaram não irão e pronto (em miniweddings a porcentagem de faltosos é bem menor).

    Fonte: https://vestidadenoiva.com/3-festa/convites-e-papelaria/page/6/

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E msm isso e verdade

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso e verdade kkk

    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2017 Espírito Santo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, a minha confirmação será pelo site. Enviarei o link no convite, mas mesmo assim, ligarei familia por família pedindo a confirmação, porque o número de faltosos tem sindo bem grande.


    • Responder
  • Etyene
    Noiva Constante Maio 2018 Goiás
    Etyene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho legal pelo site de casamento tem vários até gratuitos, não sei se da pra confiar rsrs sempre tem gente q não confirma e vai ou vice versa.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A sim legal , obg pela dica


    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem legal a ideia da porcentagem


    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso e verdade


    • Responder
  • Léia
    Top das Noivas Setembro 2017 São Paulo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu passei um contato para eles confirmarem presença noivinha!!!

    • Responder
  • D
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião não acho isso legal !!!
    • Responder
  • Sidyane
    Noiva VIP Maio 2017 Goiás
    Sidyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz o convite e coloquei o site pra confirmar a presença dos convidados. Mas não insisti e nem estou contando com a confirmação Da presença da minha família rsrsrs até agora poucos confirmaram. Estou fazendo tudo buffet, lembrancinhas, para a média de pessoas q imagino que iram. Tirei 15 % de faltantes da minha lista e estou trabalhando com essa média.
    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, mas olha não confirme vc mesmo não, praticamente será uma confirmação com confiável, já q para os noivos poucos realmente falam a verdade, ficam com vergonha de falar q não vão!
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa q legal , todos podiam ser assim ne

    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tive problemas acredita? 117 pessoas entraram no nosso site sem q insistissimos e fizemos confirmação de presença. A assesora está confirmando dos demais. Mas achei ótimo o número de confirmação pelo site
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    ISSO E VDD
    MUITO OBRIGADA PELA DICA

    • Responder
  • Jéssica Delboni
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo Estado
    Jéssica Delboni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O melhor é pedir para uma pessoa (talvez uma madrinha ou amiga) ligar e confirmar, noivinha. A maioria das pessoas ficam desconfortáveis de dizer para a noiva que não vão poder estar presentes.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    MUITO OBRIGADA PELA DICA

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem a opção de pedir para entrarem no site de vcs ( se houver) ou pedir pra alguém q não vc ou família ligue para cada um.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E COMPLICADO NE

    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahah! Eu tô perguntando quase individualmente pra cada convidado. E olha que no meu convite a única informação era: Confirme presença em: XXXXXX.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2018 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    MUITO OBRIGADA

    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você tem que prensar a pessoa na parede e fazer com que ela confirme.

    Ô parte chata!

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Novembro 2018 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que você tem que ter o contato dos convidados para fazer a confirmação.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas