.
Assim que eu e o Douglas começamos a pensar em quem convidar para esse momento tão importante, e que vai definitivamente mudar (e muito) a nossa vida, surgiu a grande dúvida: um dos nossos padrinhos é casado, mas nem eu e o Douglas temos afinidade com a esposa dele. E desde que nos deparamos com essa situação, só tive uma certeza: quero pessoas realmente queridas e que fazem parte da nossa história, sem mas, doa à quem doer. Mas por outro lado, também temos padrinhos casados e que ambos vão estar ao nosso lado, por sermos amigos em comum e os dois fazem parte da nossa vida (beijo Ingrid e Tiago!). E mesmo tendo esta certeza de não querer casal só pra fazer "a social", fui atrás do assunto, pesquisei em vários sites de casamentos que abordaram o assunto. Uns diziam que devemos convidar por educação, outros que não devemos e assim vai. E antes de contar como foi pra mim a decisão, quero que você, minha leitora e noivinha, tenha em mente: o casamento é seu! A escolha dos padrinhos e madrinhas são dos noivos e de mais ninguém. Ok?
.
Mas antes de tudo isso, precisamos escolher os padrinhos e madrinhas, certo? E são tantas pessoas que poderiam ocupar esse papel, não é mesmo? Porém, escolha os que são mais importantes na vida de vocês, que mais contribuíram para a união, aqueles que nos momentos difíceis não saíram do lado de vocês... Nada de ficar pensando em chamar qualquer um, afinal, do que adianta convidar gente de faxada, que você mal conhece, pra ter mais gente na foto? E pior, gente que depois da festa nem lembra que vocês existem? São coisas que realmente valem a pena parar pra pensar.
.
Agora o X da questão: um dos seus padrinhos (ou madrinha) é casado, mas nem você e nem seu noivo tem afinidade, ou nem trocam "Oi" com a pessoa, e não sabe se deve convidá-la ou não? No começo, assim que me deparei com isso, fiquei tipo "O que eu faço agora?!", afinal querendo ou não é feio e desagradável para o casal separá-los, mas também não é certo termos como madrinha/padrinho alguém que mal conhecemos e não faz parte de uma vírgula da história de vocês. É uma decisão complicada, pois se fosse eu, ficaria "p" da vida em ver o Douglas sendo padrinho sem mim. Mas também temos que analisar que: uma pessoa que realmente faça parte da vida casal deva estar ali e não um estranho. Os noivos devem sentar, conversar sobre o assunto e juntos tomar a melhor decisão.
.
Outra questão que vem junto é: como falar com o casal que só um será padrinho/madrinha? A resposta é simples: conversa. Convide-os para sua casa, ou marque um encontro na casa deles. Não chegue já falando "Não quero você no altar, pronto.", também não é assim, vá com calma. Conversem, coloquem os assuntos em dia e quando começarem a tocar no casamento, um dos noivos começa de forma educada e calma (principalmente se o conjugue for ciumento!), convide a pessoa que será padrinho/madrinha e já fale: "mas por não termos afinidade e nem história com seu/sua conjugue, gostaríamos que durante a cerimônia ela/ele não esteja no altar conosco." e partir daí vá explicando os motivos, tudo com muita calma e preparados para reações negativas. Depois de explicar tudo, agradeça a compreensão de ambos e ofereça lugar privilegiado durante a cerimônia para o conjugue do seu padrinho (ou madrinha). Caso queira, acho que seria legal dar um agradinho a mais nas lembrancinhas, e claro, agradecendo a compreensão (novamente). No caso de uma reação muito negativa (ou até agressiva), chame a pessoa em particular e converse calmamente, explicando novamente os motivos, que se fossem amigos até aconteceria, mas não é o caso, que quer resolver tudo de forma pacífica e que essa "separação" será durante a cerimônia e fotos, apenas. Assim que resolvido que tal descontrair com uma música, um almoço... Outra ideia é convidar todos os padrinhos, madrinhas e seus conjugues para um churrasco para que se conheçam melhor e até pra não rolar uma "ceninha" de ciúmes na cerimônia... nada de bafafá no casamento, pelo amor! E todas as vezes que se reunirem com os padrinhos, não deixe de chamar o conjugue, a não ser que seja assuntos restritos à eles.
.
E não esqueça: ter pessoas que vocês amem e são parte da vida de vocês, vale muito, muito, muito, muito mais do que um convite por educação.

E é isso graciosas e noivinhas! Espero que tenham gostado e que tenha ajudado vocês, noivos, a tomarem a melhor decisão. Fiquem de olho no blog, pois pretendo trazer mais assuntos polêmicos que muitas noivas passam durante essa fase de preparativos... é cada coisa...
Mas enfim, não deixe de passar aqui amanhã para conferir um novo post.
Compartilhe com sua amiga, prima, tia, quem você conhece que está noiva e passando por esta situação.
.
IMAGENS: Reprodução/Google
Texto: Thalita Alves | Blog Garota com Graça | http://garotacomgraca.blogspot.com