Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Juliana
Noiva Novata Dezembro 2025 Paraná

Construir no terreno dos sogros?

Juliana, dia 27 de Junho de 2024 às 09:06 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13
Olá noivinhas!
Meu noivo quer construir no terreno dos pais dele! Porém eu não quero, se fosse só os meus sogros morando no terreno até que eu poderia aceitar, mas além dos meus sogros tem uma tia dele no quintal, um tio, e mais 3 irmãos do meu noivo. As concunhadas dele são todas antipáticas, e a casa seria construída bem ao lado de uma delas, mal teria espaço para uma janela. Não tem saída individual, é uma saída para todos! A casa vai ficar pequena pq o meu cunhado pegou a maior parte do terreno para construir o sobrado dele e um local para ele trabalhar, e ainda disse que era para nós construirmos mas não tampar o sol dele! Eu já morei assim e a experiência não foi boa, zero privacidade. Gosto de ter o meu quintal, o meu espaço mesmo que seja de aluguel. Ele fala que é caro comprar terreno e não quer fazer dívidas. Eu neguei, e já disse que não quero morar lá. Vcs acham que eu estou errada em não querer morar no terreno dos meus sogros? O que vcs fariam?

13 Respostas

Última atividade por Ana, hoje às 10:05
  • Ana
    Noiva Esperta Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Ju!
    Tudo bem?
    Então, se não é um lugar que você se sentiria bem, não acho legal fazer…O ideal é ter uma conversa bem séria com seu noivo e expor os seus pontos. Deixar tudo bem esclarecido antes que dê problema.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conversa com seu noivo e explica esse seu lado.
    Não adianta forçar morar em um lugar aonde você não vai se sentir bem vinda e mal
    • Responder
  • Jeísa
    Noiva Novata Dezembro 2024 Rio Grande do Norte
    Jeísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que você está certa e deveria falar com ele sobre onde morar a longo prazo já que ele não quer fazer dívidas,então é bom vcs pensarem em um plano B pq não dá pra viver a vida no terreno dos pais dele com toda essa gente lá e tbm não dá pra viver a vida toda de aluguel.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você está certa! Não dá certo construir no terreno dos outros, ainda mais se tem diversos familiares já morando lá, só vai dar dor de cabeça depois.


    Vejam um apê na planta, eu comprei com meu noivo em 2021 e nosso apê foi entre ano passado 🙏🙏
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinceramente? Se meu noivo não tivesse flexibilidade com isso ele não seria mais meu noivo. Tal qual você, já morei assim. Nunca mais. Você está certíssima! Esse medo de aluguel, de dívida é uma crença limitante demais que nos deixa acomodados. Nada como uma dívida pra gente crescer e correr atrás. EU repensaria a relação. Pra mim casamento tem que ter harmonia de decisões!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Esperta outubro 2025 Distrito Federal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha você ta certinha,quem casa quer casa
    Vocês já sabem como todos são isso vai gerar tanta dor de cabeça
    • Responder
  • Flaviane
    Noiva Ativa Dezembro 2024 Paraná
    Flaviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como diz o ditado, quem casa quer casa... acho que está certissima, minha irmã fez essa bobagem e hoje vive num inferno por conta de morar com parente, no começo pode parecer dar certo, mas depois é complicado.

    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você está certíssima. É pedir para não ter paz. Fora todos os outros pontos que as meninas colocaram, como a questão do direito de propriedade...
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Corretíssima! Não façam isso. Gostaria de atentar para outro ponto, além do problema do espaço e da privacidade. Ainda que somente os seus sogros morassem lá, o terreno não está no nome de vocês e isso pode te causar vários problemas mais tarde. Se o seu noivo quiser insistir em construir lá e vocês não tiverem nenhuma outra alternativa, deixe que ele invista nessa construção sozinho e ciente de que a casa, por regra, será propriedade dos seus sogros (ainda que construída por ele).


    Vocês também podem guardar todos os comprovantes dos gastos que tiveram construindo no terreno alheio e gerar provas da sua boa fé para tentar pleitear alguma indenização na justiça, caso venham a ter algum problema no futuro ou no caso de partilha entre os herdeiros do terreno (lembre-se, por via de regra, a casa que vocês construirem no terreno dos seus sogros pertencerá a eles). Mas, ta vendo o problemão?


    Recomendo fortemente que vocês comprem um terreno no nome dos dois e então construam a casa de vocês ou que aluguem uma outra casa para morarem.

    • Responder
  • Carol
    Noiva Curiosa Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O ideal seria dar entrada num AP ou numa casa se fosse viável com o dinheiro que usaria para construir no terreno da família dele.

    Entendo que inicialmente no primeiro ano (principalmente esse primeiro ano) é ideal o casal ter total privacidade, porque pode acontecer de ter algumas até divergências com o decorrer do tempo e quererem jogar na cara de vocês depois, isso é bem chato!

    • Responder
  • Monica
    Noiva Constante Janeiro 2025 Rio de Janeiro
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Eu acho que você está certíssima, converse com ele se vocês planejarem , vão conseguir juntar dinheiro , e mais tarde comprar uma casa ou um terreno, tem casas financiadas também. Você pode ir pagando aos poucos , o dinheiro que vocês iram gastar pra fazer essa já pode ser uma entrada para a sua casa , no começo pode ser difícil, mas tudo com sacrifício, depois vem a recompensa .
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Está certa! vocês tem que ter o espaço de vocês

    Quando vim morar com meu marido, alugamos uma casa, até conseguimos dar entrada num apartamento na planta, e financiamos, melhor coisa. Amo meus sogros, mas como um no seu espaço.

    eu sou louca pra uma casa, mas nossa orçamento não dava, então a ideia é quitar o apartamento, vender e dar entrada numa boa casa

    • Responder
  • Thayná
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não faria no terreno dos sogros, tem muitas variáveis questão de privacidade como você mesmo falou, se um dia você precisar vender vai ser um problema e talvez um dinheiro perdido.
    Vocês já pensaram na possibilidade de um apartamento na planta? Você consegue parcelar a entrada no tempo de obras e ir pagando.
    Ou, guardar o dinheiro que investiriam pra levantar essa casa, assim vocês conseguem uma entrada para um outro apê.
    Vai pesquisando com calma, e vendo o que vocês conseguem dentro da realidade de vocês.
    Não faça nada com pressa para não se arrepender depois.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas