Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Curiosa Maio 2023 São Paulo

Construir ou Alugar?

Sandy, dia 4 de Setembro de 2022 às 12:40 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13
Vou contextualizar a situação pra todas entenderem melhor.
Eu e meu noivo temos a oportunidade de construir um sobrado beeeeeem pequeno, no terreno que meu pai usava para garagem. Esse terreno fica de frente à casa dos meus pais, e não está em uso no momento. Logo que surgiu essa oportunidades procuramos por pedreiros, e fazendo orçamentos vimos que a construção vai levar muito dinheiro, e esse é o problema.

Temos um orçamentos pequeno e apertado para o casamento, e como a construção vai levar muito dinheiro, a gente teria que cortar gastos do casamento. Basicamente pegar o dinheiro que seria para o casamento, e por na casa. O aluguel se tornou uma opção a partir daí, já que nós dois queremos muito poder realizar o casamento como sempre sonhamos. Durante um tempo eu investi muito dinheiro na minha saúde, ainda não estou recuperada e não consigo trabalhar, eu faço alguns trabalhos em casa mas só ganho 400$ por mês, metade desse dinheiro eu pago remédios e plano de saúde, então não tenho como ajudar meu noivo como gostaria. Também não temos ajuda da nossa família, então somos só eu e ele. Foi muito difícil conseguir chegar aonde estamos, por isso é tão importante fazer um casamento como sonhamos. Porém... estamos perdidos. Investir o dinheiro no casamento e ir para o aluguel, ou construir a casa e não ter o casamento que sonhamos?
Uma baita decisão difícil kkkkkk socorro!!!

13 Respostas

Última atividade por Nayara, dia 8 de Setembro de 2022 às 15:36
  • Nayara
    Noiva Esperta Fevereiro 2023 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, que situação complicada.

Mas vocês podem por enquanto alugar um cantinho de vocês, até se estabilizarem e começar a planejar construir o cantinho de vocês.

Hoje eu passo por uma situação bem chata, lógico que não se compara com a sua. Mas não ah nada melhor que ter seu cantinho nem que seja alugado. ♥

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Abril 2023 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii Sandy!

Eu e meu noivo/marido tivemos que morar juntos na pandemia, no início pagávamos aluguel de uma kitnet..só que começou a ficar pequena a casa (nem sofá tínhamos) tudo dentro de caixas e malas, me irritei muito e investimos no financiamento de uma casa. O preço do aluguel que pagaríamos é uma parcela da nossa casa hj. Financiamos em 30 anos, já diminuímos para 15. Uma parte do dinheiro reservamos pro casamento e é isso.

Vcs podem pensar em algumas coisas: 1- Quão pequena é essa casa? Tem como aumentar o tamanho depois? Se vender vai dar um lucro de quanto?2- Não vale vender o terreno, pegar a grana, dar entrada em uma casa financiada? Aí teria dinheiro pro casamento e para a casa. As vezes vc paga 180k em uma casa financiada e gasta muito mais pra construir.
    Um lembrete: se a casa é sua é investimento e vc pode sair dela a hora que quiser, deixar alugada para terminar de pagar parcela. A casa que a gente começa não precisa ser a mesma para sempre.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha eu faria o casamento pq é bem improvável que vocês realizem no futuro... É algo para uma vez na vida... Mas ao mesmo tempo ter a casa própria seria uma estabilidade para vida inteira de vocês...
    O valor do casamento daria para fazer o sobrado completo com todos os acabamentos e vocês entrarem ? Se sim eu construiria, caso não dê para tudo imagino que seria melhor fazer a festa pq quando a casa ficar semi-acabada pela falta do dinheiro novamente vocês vão ficar com sentimento de frustração por não ter conseguido completar nenhuma das duas coisas.
    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Novembro 2023 São Paulo Estado
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Realmente é uma situação bem difícil... Por aqui também não vamos ter condições de ter os 2, então optamos por fazer o casamento (que vai ser uma única vez na vida) e começar no aluguel, pra mais no futuro pensarmos na casa própria. É um assunto complicado e que geralmente as pessoas tem muitas opiniões diversas mas vocês precisam ver o que é melhor pra vocês, sem se importar com os outros. Boa sorte!!

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada um sabe sua realidade, mas eu não faria isso, ainda mais se você tiver irmãos. Eu sei que a ideia de construir e não pagar aluguel é muito tentadora, mas são poucas vezes que isso da certo, em especial quando os pais vem a faltar (sei que é mórbido, mas temos que pensar nisso sim). Porque se ele falta, sua mãe tem metade do terreno e seus irmãos (se você tiver) a outra. Isso vira balaio de gato.

O aluguel no meu ver tem duas vantagens, uma imediata e outra a longo prazo. A imediata é que vocês terão paz. Não se engane, mesmo não sendo dentro da casa dos seus pais, sempre rola intromissão e o " eu te dei". E a longo prazo, pelo menos pra mim, é o incentivo em não ficar parado e lutar pra ter o que é de vocês. Situações de construir acabam nos deixando acomodados, sabe?
    Mas, cada um sabe de si. Vc pediu opinião, tô dando a minha
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Sandy. Como as meninas disseram, é algo muito pessoal. Vou dar a minha opinião:

Eu construiria apenas uma casa de 2 cômodos. Quarto e cozinha, nada de sobrado. Pq querendo ou não, o terreno não é de vcs. O custo sairia muito mais barato e vcs poderiam morar provisoriamente nessa casa e usar o dinheiro que pagariam de aluguel e juntar pra futuramente dar entrada em uma casa, terreno, apartamento 100% de vocês.

Se for o caso, vcs podem adiar o casamento alguns meses pra frente, assim seguiriam com o casamento dos sonhos + a construção da casa.

O aluguel seria vantajoso só se fosse muito barato (menor do que o custo da construção mensalmente) e vcs conseguissem pagar o aluguel + juntar dinheiro pra comprar a casa própria de vcs.

De qualquer forma, vc pode fazer chá de construção, rifa, fazer algo pra vender, pra ajudar nos custos, se a questão da sua saúde permitir, claro.

Espero que vcs encontrem a melhor solução!

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sandy é uma decisão muito pessoal. Mas concordo com a Anna, acredito que entrar em um aluguel sem ter uma renda fixa garantida é meio perigoso. Ainda mais com o gasto da festa. Uma festa hoje em dia é bem difícil fazer por menos de R$ 25.000,00. Eu particularmente iria construir minha casa, e depois com o tempo ia pagando a festa aos poucos. Acho que a importância do casamento é a união do casal. A falta de dinheiro as vezes gera altos conflitos, o que não vejo como saudável. Aluguel foi um das nossas primeiras opções mas pensamos no fator de: como vamos conseguir juntar dinheiro para dar entrada em algo nosso pagando aluguel, casamento, carro e etc? Precisamos do carro para trabalho, os alugueis aqui na minha região não sai menos de 1200,00 (uma casa ou ape simples e pequenos). Sempre vou ser a favor da estabilidade primeiro festa depois, mas isso vai muito de pessoa para pessoa, da ajuda que vocês vão receber nesse periodo e etc.

• Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Segue o coração de vocês , e além de tudo realmente construir é muito caro e requer paciência e tempo... Alugar é uma opção e aí vocês vão planejando o canto de vocês ... E futuramente podem até financiar
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu com certeza alugaria a casa e faria o casamento dos sonhos. Penso que a casa vcs podem deixar tranquilamente mais pra frente, ainda mais que eu não apoio isso de construir em terreno familiar, isso sempre gera dor de cabeça.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu construiria minha casa. Casar é um sonho lindo e etc, mas eu sou muito pé no chão. A casa pra mim seria uma prioridade
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sandy, essa é uma decisão muito pessoal meo, vou te dar aqui só uma opinião, se estibesse na situação de vocês (que não estou) eu faria a casa. Ter a segurança de uma moradia é muito bom, principalmente se você está com a saúde fragilizada. A festa é incrível, mas sempre se pode fazer um coquetel, um bolo pequeno com seus familiares próximos, ou, fazer uma festa depois, uma renovação de votos, quando houver mais folga das finanças.
    Eu casei no civil esse ano, porque precisava, optamos por mobiliar a casa e criar maior estabilidade nos trabalhos esse ano, e só ano que vem, depois de tudo, nós vamos fazer uma cerimônia simbólica e a festa.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, vcs podem construir depois pq construir é um investimento muitoooooo alto. Material e pedreiro são um absurdo de caro. Meu irmão só conseguiu construir e casar o pai dele é pedreiro e deu a obra de presente e mesmo assim, fizeram um cômodo e depois que casaram terminaram a casa. Hoje a casa deles é linda e já tem 2 filhos bbs ❤.
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sandy,
    Difícil opinar pq querendo ou não ter algo de vocês é uma baita estabilidade, vamos casar agora com 14 anos após ter toda estabilidade financeira, eu jamais faria festa não sendo financeiramente estável pq imprevistos acontecem.
    Imagina a possibilidade de ambos desempregados e tendo que arcar com compromisso de aluguel. Nesse quisto sou muito pé no chão. Aqui mesmo estáveis passamos por uma crise por 2 anos , e se não fosse sermos super precavidos incluindo imóvel nosso + reserva financeira não sei como teria feito. Vale adiar e ser realista pé no chão e tem a certeza de um teto. Pq festa acaba e dopois ninguém sabe o que será!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe