Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Cristine
Noiva Ativa Abril 2016 Bahia

Contrato pré-nupcial: o que é e quando fazê-lo

Cristine, dia 7 de Fevereiro de 2016 às 11:56 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 6

Conheça as regras do contrato e descubra se você deve fazer um acordo antenupcial.

Uma das questões jurídicas um pouco delicadas a serem analisadas pelos noivos é o contrato pré-nupcial, que é um documento que tem a função de regulamentar todas as questões patrimoniais do casal.

Pensar em discutir com o parceiro questões financeiras futuras pode não parecer muito agradável, porém o casal deve encarar a situação com serenidade, entendendo que a avaliação destas questões é uma forma de proteção para o futuro de ambos. (gente não é agradável mesmo,briguei muito com meu noivo (esposo) ).

Porque fazer um contrato pré-nupcial

Quando não é feito este documento, a lei brasileira prevê que o regime de bens aplicado em caso de divórcio será o de separação parcial, quando apenas os bens adquiridos após o casamento são divididos entre o casal.

Porém outras opções de regimes de bens que podem ser de preferência do futuro casal como o regime de comunhão total, em que todos os bens, inclusive aqueles que cada um já possuía antes do matrimônio, serão propriedade de ambos; e a separação total, que permite que mesmos casados os cônjuges continuem tendo patrimônios individuais.

Para adotar um regime de bens diferente da separação parcial, que é padrão, os noivos precisam ir até um advogado e a elaborar o pacto antenupcial para que este documento possa ser apresentado no momento de iniciar o processo de casamento no cartório. (não precisei de advogado para fazer oregime de comunhao total de bens)

Regras do contrato pré-nupcial

O contrato pré-nupcial, além determinar o regime de bens, pode ser usado para criar regras sobre a administração de investimentos financeiros, quem irá arcar com quais despesas, qual é o limite de quantidade de dinheiro do futuro casal que pode ser dado para a família de origem de cada um, ou mesmo a divisão dos bens, do mobiliário da casa e quem pagará qual tipo de despesas relacionadas aos filhos em caso de divórcio.

6 Respostas

Última atividade por Cristine, dia 7 de Fevereiro de 2016 às 20:26
  • Cristine
    Cristine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

POIS NA MINHA TAMBÉM NÃO TOMEI O BAQUE NA HORA TIVE QUE GASTAR $$ QUE NÃO PODERIA PARA FAZER ESSE CONTRATO PORQUE O NORMAL É O REGIME PARCIAL DE BENS.

• Responder
  • Cristine
    Cristine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

DE NADA... QUALQUER COISA ESTAREI AQUI

• Responder
  • Cristine
    Cristine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

MELHOR PARA EVITAR DOR DE CABEÇA FUTURA.

• Responder
  • Agnes
    Noiva Ativa outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo saber , já tenho união estável com separação total. Acho que vamos precisar fazer o contrato agora quando casarmos.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2017 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca havia pensado nisso noivinha, muito importante. Obrigado por compartilhar essas dicas conosco.
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Agosto 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate noivinha, isso nem tinha passado pela minha cabeça ainda.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas