Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nathalie
Noiva Principiante Março 2023 São Paulo Estado

Contratos com fornecedores

Nathalie, dia 10 de Fevereiro de 2022 às 23:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Olá, pessoal!

Estou começando agora a organizar meu casamento e estamos na fase de buscar fornecedores e fechar contratos.
Uma coisa que percebi é que sempre tem a cláusula que informa o valor da multa caso você quebre o contrato, mas geralmente eles não colocam o que acontece caso a empresa seja impossibilitada de realizar ou prestar serviço no meu evento (por qualquer motivo por parte da empresa, como falência, por exemplo).
Alguns até se ofenderam achando que não estávamos confiando no trabalho deles, o que me deixou um pouco surpresa.
O que eu queria saber de vocês é:
Devo exigir essa cláusula que garanta que o valor total investido será devolvido caso a empresa contratada não realize meu casamento ou já é garantido por alguma lei essa devolução?

18 Respostas

Última atividade por Vitória, dia 13 de Fevereiro de 2022 às 02:34
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deve sim, com ctz Nat. A minha decoradora e moça do buffet (que é a mesma) não tinha colocado e eu exigi que ela colocasse. Ela levou super de boa e colocou mas exiga sim.. muitos fornecedores por conta da Pandemia acabam ficando receosos de colocar caso aconteça algo de novo então fique esperta pq é uma segurança para vcs!
    • Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ajudou bastante! Muito obrigada, mesmo! Vou ler tudo pra ficar afiada na hora de fechar os contratos Smiley love .

• Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser que seja o adesão mesmo, Nathalie. O que ocorre é que temos uma legislação um pouco ampla, além da aplicação de alguns princípios do direito contratual, alguns artigos que você pode considerar para tentar entender o direito de ressarcimento: artigos 12 a 14 do CDC, que tratam da responsabilidade objetiva do fornecedor de serviços, isso significa que ele responderá por todos os danos que causar ao consumidor (incluindo a restituição de valores, tem muitas decisões de tribunais estaduais que utilizam essa responsabilidade objetiva); artigos 6°, VI e 39, V do CDC também e se quiser dar uma olhadinha tem a parte de proteção contratual (artigos 46 a 50 do CDC). Você vai ter a chamada ação de responsabilidade civil também, artigo 186 do Código Civil.
    Espero que ajude!

• Responder
  • B
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disponha Nath, se eu puder ajudar em algo mais só mandar mensagem.
    • Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Isis!

Obrigada pelo toque! Agora vamos exigir, sim, mais confiantes.

• Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Mayara!

Quando a gente sugeriu essa cláusula, um dos fornecedores disse "Então, esse é o meu contrato, nunca tive problema com ele", ficou um clima de "é pegar ou largar" rsrsrs, e resolvemos não assinar, não sei se se encaixa nesse tipo de contrato de adesão que você mencionou, mas acredito que fosse.

Andei procurando uma lei que me protegesse além do contrato, e não encontrei, mas vou procurar de novo.

Obrigada pela resposta!

• Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, Luciana! Acho justo, porque se a gente quebrar o contrato pagamos até 30% de multa, eles também deveriam pagar multa além de devolver o valor, até porque gera uma frustação enorme, e se for com certa antecedência, a gente tem que correr atrás de um novo fornecedor em um prazo mais curto, o que pode sair mais caro, né...

Bom saber que eu não estava sendo muito exigente, obrigada pela resposta!

• Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah que bom que uma advogada me respondeu Smiley heart . Eu já estava achando que estava pedindo demais... Obrigada pela resposta, Bruna!

• Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, eu estranhei a reação quando comentei, mas bom saber que eu não estava "exigindo demais". Obrigada!

• Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, exija uma multa caso o fornecedor não cumpra o contrato. Nós temos essa cláusula em todos os contratos
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O ideal é que haja sim uma cláusula específica no caso de não prestação de serviço, a não ser que a empresa trate como contrato de adesão (aquele em que as cláusulas já vem definidas e você apenas pode concordar em assinar ou não, geralmente são mais rígidos quanto à mudança).
    Um ponto de importância é que mesmo que essa cláusula não esteja expressa, você ainda terá o direito de receber o valor pago, devidamente corrigido, além do recebimento de uma possível indenização por danos moral a depender do caso. Tem sim legislação, especialmente o Código de Defesa do Consumidor!
    Mas tente conversar para que a cláusula possa ser inserida, sempre bom se resguardar!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A multa seria em casão de desistência em ambas as partes.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nath, precisa ter sim! Todos os nossos contratos constam.
    • Responder
  • Luciana
    Super Noiva Junho 2022 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Nath! Nós nossos contratos em todos tem essa cláusula com uma multa e restituição dos valores em caso de quebra de contrato por parte do fornecedor. Precisa ter sim! O fornecedor que se ofende com isso não deve ser o que vc vai contratar.
    • Responder
  • B
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falando como advogada, um bom contrato trata de todos os aspectos que possam ocorrer para que as partes sejam amparadas legalmente. Se você se sentirá mais segura, e é um alívio, faça o contrato, basta colocar um adendo a mão mesmo e os dois assinarem nas duas vias o que está estipulado.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre deve ter cláusulas de desistência, todos os contratos que fechei tinham.
    • Responder
  • Nathalie
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada por compartilhar sua opinião 😍.
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, todos os contratos que fiz tinham cláusula de “desistência” ou não cumprimento por parte do fornecedor. Assim como você tem suas obrigações o fornecedor tbm deve ter as dele.
    Acho justo cobrar isso sim
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas