Hello brides!
Vim hoje conversar sobre convites virtuais, porque fazer SIM, baseado na minha experiência.
Minha principal motivação de vir falar mais sobre isso é porque eu quase sinto uma dor física de ler/ouvir que dar convites virtuais é não se preocupar com o convidado, não é uma forma carinhosa de fazer isso, etc. Poxa, claro que é! É só uma forma diferente do tradicional, além de ser uma alternativa mais acessível para muita gente.
E para fazer uma introdução...
Eu trabalho com papelaria personalizada para eventos (em outras palavras: convite e papelaria de casamento) e eu sempre tento "convencer" minhas clientes a aderir ao convite digital quando eu acho que tem a ver com a pessoa, com o tipo de festa, etc.
Introdução feita, vamos à primeira coisa que se deve pensar em convite: QUAL É A SUA PRIORIDADE? É isso que importa! Não é hora de pensar no custo ainda, nem no modelo, muito menos no que as pessoas vão pensar e pior ainda comparar com falta de cuidado para com os outros.
É sua prioridade ter algo físico para guardar depois? É prioridade ter algo físico pois muitas pessoas da sua família são mais velhas e não tem acesso a outros meios? É sua prioridade porque você é uma noiva tradicional? É sua prioridade demonstrar carinho e cuidado por meio do convite (isso pode ser um dos motivos pelos quais você decidiu fazer e entregar pessoalmente um convite físico, mas não é um não motivo para alguém não fazer, entende?) Então faça um convite incrível físico, seja ele carérrimo com baixo relevo e serigrafia metalizada ou barateza com papel Kraft e envelope carta. Vai ser lindo, vai ser especial, vai estar representando aquilo tudo que você quer.
Agora, se sua prioridade é não gastar com papelaria, ou minimizar a geração de resíduos (como foi meu caso), ou até porque é inviável entregar convites físicos pela distância, além de tempo e custo dessas viagens... Porque não pensar em alternativas? Existe um mundo de formas de se convidar alguém, seja físico ou não, ou ambos!
A partir dessa reflexão você vai se direcionar para algo que vai ter mais a ver com o que você acredita, com o que você pode pagar, vai se abrir para as possibilidades. Então vou pular todas as outras etapas e passar para a decisão: vou fazer um convite digital! Agora existem duas coisas que você deve definir antes de tudo:
1) Como será essa apresentação: vai ser por meio de uma foto com informações? Vai ser uma foto com uma legenda? Vai ser coletivo? Vai ser individual? Vai ser uma mensagem + ligação? Vai ser por vídeo?
A forma que será apresentado também tem a ver com a plataforma de envio, pois tem que pensar no formato que seja mais legível, mais prático e que contemple a maioria dos seus convidados.
2) Agora você tem que pensar no nível de intimidade do convite: vai ser pessoal, vai ser íntimo ou vai ser coletivo? Você pode fazer uma mensagem pessoal para cada pessoa, você pode criar uma história com cada um dos convidados (ou pelo menos dos mais importantes) como uma retrospectiva terminando na importância da pessoa no seu dia C, você pode fazer uma ligação, você pode até mesmo ir pessoalmente e entregar outra coisa no lugar de um convite: um bolo maravilhoso para comemorar, por exemplo. Se for mais coletivo, mais impessoal, mais informal, você pode só encaminhar por e-mail ou de outras formas. É importante você definir o que você quer, a partir daí você terá um leque de opções do que fazer.
Com essas coisas definidas, o mundo é seu para a criatividade!
Eu vejo essa comunidade como um lugar para disseminar ideias, e no meu caso, levar ideias diferentes, alternativas, fora do comum, ajudar a pensar fora da caixa, incentivar a manter os pés no chão, e explorar novas oportunidades de gastar seu dinheiro e canalizar a energia para aquilo que vocês realmente querem, com um casamento que seja mais a cara de vocês possível!
Espero que tenha ajudado alguma noivinha nessa questão!
E para finalizar, um abraço no tema: