Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raíra
Noiva Master Novembro 2016 São Paulo

Cortejo de casamento: como deve ser a entrada e a saída?

Raíra, dia 9 de Dezembro de 2015 às 16:07 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 21

Durante os preparativos do casamento, é super comum que surjam dúvidas quanto à organização das entradas e saídas. Por ser uma parte mais formal da cerimônia, as noivinhas têm medo de errar no cortejo de casamento, especialmente quando não contam com a assessoria de um cerimonialista. Mesmo quando o matrimônio não tem tanta pompa e circunstância, muitas dúvidas surgem na montagem do roteiro do casamento.

Então vai ai algumas dicas de como organizar o cortejo:

Quem fica de cada lado do altar?

Nas cerimônias clássicas, o lado direito é destinado ao noivo, seus padrinhos e familiares, enquanto o lado esquerdo é reservado para a noiva, seus familiares e padrinhos. Na maioria dos casamentos, o noivo aguarda a noiva no altar, mas não é uma regra imutável. Outro dia vimos relato de uma noiva que, em gratidão ao noivo que te deu muita força durante um tratamento contra o câncer, decidiu fazer uma surpresa e esperar seu amor no altar. Não é usual, mas é muito válido.

Qual é a ordem de entrada do cortejo?

Na verdade, não há uma ordem específica de entradas para seguir, mas existem duas possibilidades básicas de organização do cortejo. Vejamos:

Noivo antes de todos: No cortejo mais tradicional, o noivo deve ser o primeiro a entrar, acompanhado de sua mãe ao lado esquerdo. Em seguida vem o pai do noivo com a mãe da noiva também ao lado esquerdo, os casais de padrinhos da noiva e os casais de padrinhos do noivo de forma intercalada, as daminhas e pajens e, por fim, a noiva com o seu pai.

Padrinhos primeiro: Como os padrinhos são testemunhas do casamento e, muitos noivos acreditam que eles devem presenciar toda cerimônia, há uma ordem de cortejo cuja a entrada dos padrinhos e madrinhas ocorre primeiro. Nesse caso, os homens devem dar o braço direito às mulheres. Os padrinhos da noiva e do noivo podem entrar de forma alternada. Depois deles, vem a mãe da noiva com o pai do noivo, o noivo com sua mãe, as damas e pajens e a noiva com seu pai do lado esquerdo.

Como deve ser a saída do cortejo?

Ao término da cerimônia, o noivo deve dar o braço direito à noiva, que trocará o buquê de mão e dará início à saída. Os demais integrantes do cortejo devem sair na ordem inversa à entrada. Por exemplo, se as damas e pajens entraram antes da noiva, agora elas sairão depois do casal, sendo seguidas pelos padrinhos e pais. Por falar em pais, na saída a mãe do noivo sai com o pai do noivo e o pai da noiva sai com a mãe da noiva. A saída também é parte da celebração, portanto, é indispensável que os integrantes saibam a importância de manter a postura e reverência também nesse momento.

É possível inovar no cortejo de casamento?

Sim, por que não? A cerimônia deve dialogar com o estilo do casal e precisa ter a cara dos noivos, portanto, se eles são mais despojados e não gostam de tanta formalidade, é possível alterar a ordem das entradas, simplificar o cortejo e inovar na cerimônia. Especialmente em matrimônios ao ar livre, fica incrível montar roteiros mais básicos, sem tantas entradas. A saída também pode ter um toque especial, com bolas de sabão, corredor de padrinhos aplaudindo os noivos ou segurando sparkles.

Como deve ser a trilha da cerimônia?

As músicas que embalarão a cerimônia precisam ter a ver com o casal e com o momento. Versões clássicas instrumentais são as que fazem mais sucesso nas cerimônias, mas há casais que preferem que sua trilha seja composta por MPB, incluindo clássicos românticos, como “Eu sei que vou te amar”. Existem também os que optam por trilhas internacionais e, na hora da entrada dos padrinhos, apostam em letras que remetem à amizade. Só tem um detalhe: algumas igrejas possuem listas com músicas autorizadas, na maioria das vezes, sacras. Cheque se a música que você quer na cerimônia pode ser executada na igreja escolhida.

Dicas para acertar na organização do cortejo

• Durante os preparativos, pense com antecedência sobre o cortejo de casamento e defina juntamente com o cerimonial qual será a ordem de entradas para evitar confusões no grande dia. Se você planejar com antecedência, certamente minimizará as chances de imprevistos.
  • Se desejar e se for possível, agende um ensaio com os padrinhos, pais, damas e pajens. Isso pode contribuir para que tudo corra bem na cerimônia, mas evite ensaios muito longos e sérios para não prejudicar a naturalidade e emoção do momento. Esse ensaio deve servir mais para instruir os integrantes do cortejo, combinar os lados e a ordem, além de tirar dúvidas a respeito da altura do buquê, velocidade da entrada, posição da mão, entrega da noiva pelo pai ao noivo, etc.
  • Não há a necessidade de anunciar o cortejo. Não existe tradição ou regra específica que diga para tal anúncio ser feito. De modo geral, quando a música começa, isso já é um indício que o cortejo nupcial irá iniciar.
  • Elementos criativos, como placas e sinos para avisar que a noiva vai entrar são permitidos, desde que combinem com o estilo do casamento.
  • Quando a noiva chegar ao altar, a noiva deve ir em sua direção, cumprimentar o pai da noiva apertando a mão dele com firmeza e, em seguida, dar o braço esquerdo à noiva. Exatamente nesse momento ela deve trocar o buquê de mão.
  • É indispensável que haja uma pausa entre as entradas para que o corredor fique livre. Isso favorece a organização da cerimônia e facilita o trabalho dos fotógrafos.
  • Em caso de cerimônias religiosas com efeito civil, conte com a assinatura do livro durante a programação.
  • Finalizada a cerimônia, após a saída, a noiva deve cumprimentar a família do noivo e o noivo deve cumprimentar a família da noiva. Depois, cada um deve cumprimentar os próprios familiares.

E aí, você gostou do artigo? Essas informações vão te ajudar na organização do cortejo da sua cerimônia? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Compartilhe as suas opiniões com a gente através dos comentários. Até a próxima!

21 Respostas

Última atividade por Andressa, dia 25 de Fevereiro de 2016 às 08:09
  • Andressa
    Super Noivo outubro 2016 Santa Catarina
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Então Raíra, o problema é que meu irmão é padrinho e entrará com a namorada dele, que é madrinha! Vou ver com ela se ela aceita sair com o cunhado dela. Vou deixar ela decidir como quer sair!

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Andressa meu sogro também é falecido. Uma forma que encontrei foi a seguinte: meu noivo e a mãe, meu irmão entrará com a minha mãe e meu pai comigo. Na saída eu e o então esposo, meus pais e meu irmão sairá com a minha sogra
    • Responder
  • Andressa
    Super Noivo outubro 2016 Santa Catarina
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bem explicado! Provavelmente vou pedir para os padrinhos entrarem antes e acompanharem toda a cerimônia. Como meu sogro já é falecido, vou pedir para meu pai entrar com minha mãe e despois sair pela lateral para poder entrar comigo. A única dúvida que ainda tenho é como será a saída da minha sogra, já que meu noivo sairá comigo e meu pai sairá com minha mãe, então não tem ninguém para sair com ela e não sei se ela se sentirá bem em sair sozinha Smiley atonished

• Responder
  • Tamires
    Noiva Curiosa Julho 2016 Mato Grosso
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adoreiii essa foto!

• Responder
  • Kelly
    Noiva Constante Maio 2016 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei! De uma manera clara e precisa consegui tirar muitas dúvidas que eu tinha com relação a ordem das entradas! só não decidi se vou colocar os padrinhos para entrarem antes ou depois do meu noivo com minha sogra e minha mãe com o pai dele..... Super Obrigada!

• Responder
  • Angélica
    Noiva VIP Dezembro 2016 Bahia
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É siim, esse instagram é ótimo... Dá uma olhada que vc vai amar, RS( @casarja )
    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigadinhaaa... bjus

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super ajuda, visualizabndo fica muito mais fácil né

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Li, erro técnico rs...lado direito para o noivo e esquerdo para a noiva. Mas não é obrigatório

• Responder
  • Angélica
    Noiva VIP Dezembro 2016 Bahia
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De uma forma simplificada essa foto também explica, vou fazer dessa forma...

Cortejo de casamento: como deve ser a entrada e a saída? - 1
    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Raíra meu bem.. tenho uma duvida quanto ao primeiro item... lá só fala do lado direito.. pra qual dos dois é este lado?

• Responder
  • L
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ótima dica Raíra! Super beijo! Smiley laugh

• Responder
  • L
    Noiva Master Julho 2016 Rio de Janeiro
    Laíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade, temos que ver isso. Mas caso não haja irei fazer na minha casa mesmo rs.

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lai nem sei se na minha igreja rola ensaio sabia, preciso me orientar melhor sobre a cerimônia religiosa, pq to tão focada na festa ainda

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que gostou Jessica

• Responder
  • Raíra
    Raíra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso ai Jana, só fazer algumas adaptações que dá tudo certo

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante outubro 2016 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito legal, gostei!

• Responder
  • L
    Noiva Master Julho 2016 Rio de Janeiro
    Laíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate super Raí. Me ajudou e muito, principalmente nos dias de ensaio Smiley smile

• Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei so che Vou mudar algumas coisas,come Nao Vou ter madrinhas "Porque Meu marido Nao quer" irei fazer Ele entrar con as daminhas grandes e Eu entrarei con os homens e mia priminha linda,mas a saida userei Como bon ton diz kkk Obrigado pela dica linda beijos
    • Responder
  • Luana e Anderson
    Super Noiva Maio 2016 Rio de Janeiro
    Luana e Anderson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pra quem não tem cerimonialista as dicas foram ótimas!!

• Responder
  • Carol Cavalcanti
    Noivo VIP outubro 2016 Rio de Janeiro
    Carol Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei das dicas!!! Smiley smile

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe