Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gisele
Noiva Novata Junho 2022 São Paulo

Covid-19 e o Casamento: Civil x Religioso

Gisele, dia 8 de Maio de 2020 às 19:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 13

Olá, noivinhas!

Eu iria fazer o casamento religioso com efeito com efeito civil no dia 20 de junho, mas por conta da pandamia nós decidimos adiar para setembro. Contudo, talvez não seja só a data que mudaremos.

Conversando com o meu noivo, estávamos pensando em manter a data do dia 20 de junho para fazer o casamento civil e começarmos a morar juntos (afinal, a casa está lá esperando a gente ♥). Já o religioso, que seria na igreja, estávamos pensando em fazer na chácara onde seria o nosso Chá de Panela (que também foi cancelado...).

Alguém mais está pensando em fazer algo parecido?

Vocês vão manter a data do civil junto com o religioso ou também vão adiantar?


13 Respostas

Última atividade por Stephane, dia 14 de Maio de 2020 às 14:58
  • Stephane
    Noiva Principiante Agosto 2020 Ceará
    Stephane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou na mesma situação Raquel, mas adiei de maio para agosto e já estou pensando que terei de adiar novamente.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    O meu casamento está marcado para Agosto, e vou manter o religioso com efeito civil. Vou aguardar até mês que vem para ver se será necessário adiar.
    • Responder
  • Carla Suzana
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Carla Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, pensamos o mesmo aqui! Pretendemos manter a data do civil pra julho/20 porque a data tem significado para nós (nos casaremos na data que nos conhecemos). E aí adiaremos a celebração no religioso com festa. Pro dia do civil pretendo só encomendar um bolo pequeno pra nós dois e pedir algo diferente por aplicativo mesmo, só pra não passar em branco! O importante é manter a fé e seguir seu coração Smiley heart já deu tudo certo!

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gi nos casaremos em Outubro com efeito civil religioso. E caso tenhamos que adiar e a nossa casinha estando pronta também oficializaremos a união no Civil e depois o religioso, mas pediremos a benção do padre de qualquer forma.

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aindann marquei o civil ,pois nn sei ao certo se vamos querer o juiz de paz ou celebrante ! Mais eu adiei para fevereio
    • Responder
  • R
    Noiva Principiante Junho 2020 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou em uma situação parecida. Meu casamento está marcado para dia 19 de junho. Por conta da pandemia adiamos a festa e decidimos manter a cerimônia religiosa com efeito civil (será em casa), apenas com o pastor, nossos pais e as 4 testemunhas, tomando todas medidas de proteção e vamos fazer a transmissão online para nossos convidados. Acredito que seja uma ótima opção para quem não quer adiar.

    • Responder
  • May
    Noiva Curiosa Maio 2023 São Paulo Estado
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A maioria dos que conheço vão manter o civil e depois fazem a festa.
    Se já tem tudo e pode realizar, faça, senão remarque e vai dando continuidade ao tiver faltando
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Curiosa Julho 2020 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Gisele! Me identifiquei. Sou de 12/07, meus fornecedores me pediram para esperar esse mês e apesar das notícias serem péssimas e eu já ter meio que desanimado da festa em julho, devo me casar no dia 11/07 como combinado e fazer a cerimônia em outubro ou dezembro. Por dois motivos: a casa está lá esperando e tenho que mudar de cidade. Eu já tinha avisado sobre meu casamento e combinado de sair do meu trabalho em 30 junho, inclusive até já tem uma pessoa para me substituir Kkkk Portanto, fica mais fácil realmente eu me casar no civil antes e fazer uma festa comemorativa pós casamento. Afinal, casar , mudar de cidade e começar um novo emprego não é fácil, né ? Então provavelmente a festa deve esperar um pouquinho e tá tudo certo! Kkk
    • Responder
  • Gisele
    Noiva Novata Junho 2022 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! 😊

    Adorei a forma de ser feliz! Nós também adoramos um hamburguer e ver animes juntos 🤣

    Boa sorte para todos nós!

    E que tudo isso passe logo 🙏

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi. Olha eu sou bem mais radical. Kkkk Acredito sim no amor de Deus, mas tenho a minha convicção. Tanto que já terminei um possível relacionamento (estava dando certo) por conta da diferença religiosa. Por que pra mim a doutrina conta sim, é a base da minha vida. Eu não acredito em "amor da vida" ou coisas assim. Acredito no amor ágape que é na dimensão da cruz: se entregar pra ver o outro feliz (tanto que aqui é zero romance. Se ele quer me agradar traz um hamburgao e uns animes kkkkk ). Tambem nao cedi em relação a sexo antes do casamento e não me arrependo. Agradar primeiro a Deus (e ele sabe disso).


    Quanto ao catecismo, é preciso ler como todo um contexto. Realmente ha esse dito. Porem, perante a doutrina viver maritalmente sem o sacramento é pecado. A pessoa fica sem poder comungar (isso é dogma, não se discute). E vai de voce estar bem ou nao com isso. Agora como sera depois, so Deus ira julgar. Se for o caso de mudar de religiao, seria ate o ideal, pois é mais fácil para o casal 🙂
    O importante é você estar bem, se é o que importa pra você. Porém casamentos feitos pela igreja católica carismática não possuem nenhum valor perante Roma. É o mesmo que nada. Na presbiteriana sim pois entra no ecumenismo (CONIC). De qualquer forma é pessoal mesmo. Não falei no sentido discriminatório nem nada, é só um toque mesmo 😉. Cada um enxerga da forma que acha melhor.

    Quanto estar batendo a bad, acho normal. Frustra muito os planos. Mas, pelo menos pra mim, faz parte da caminhada, sempre terão tropeços.
    Felicidades pra vocês!!!!!! Boa sorte na escolha e acima de tudo, calma. Tudo vai se resolver. ❤
    • Responder
  • Gisele
    Noiva Novata Junho 2022 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sou da igreja católica e ele da presbiteriana, mas acredito que a fé seja mais importante que uma religião. Tanto padre da Igreja Católica Carismática como da religião do meu noivo celebram casamentos em outro local.
    Como cresci na Igreja Católica Romana, ela ainda parece soar como a "certa" para mim. Porém, há algum tempo parece que essa visão de religião "certa" começou a se desfazer. Acho que o amor de Deus não escolhe bem religião. Só quer que as pessoas sejam a Sua imagem e o melhor que possam ser.
    Eu também queria seguir o "sem sacramento sem viver junto" e o meu noivo respeitou até agora, mesmo após 5 anos de namoro, a condição de 'sem sexo antes do casamento'. Mas essa semana bateu a bad em mim de verdade (já que casaríamos mês que vem) e comecei a pensar sobre o casamento só no civil. E a principal questão foi: "por que não?" Seria isso "errado"?Então li no Catecismo da Igreja Católica a seguinte frase: "esse amor mútuo (do homem e da mulher) se torna uma imagem do seu amor absoluto e indefectível de Deus pelo homem. Esse amor é muito bom aos olhos do Criador, que é amor"Esse trecho basicamente me encheu de amor e esperança. E a resposta simplesmente pareceu surgir na minha frente: amor não é "errado" 😊Então agora estamos conversando mais sobre isso. Ele entende toda a minha parte religiosa e como estou lidando aos poucos com isso. Minha família aceitou super bem e apoiou a ideia caso decidamos isso mesmo, já a família dele não tinha como ser mais a favor do que já são kkkkkE é isso. Talvez eu mude de religião, talvez casemos na católica romana, talvez na carismática... Mas independentemente de qual for, acredito que Deus abençoará nosso amor ❤
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sua igreja é católica? Se for você teria que casar na Igreja antes porque não pode ser fora. Nesse caso você teria que casar ba igreja primeiro e ver um celebrante pro dia. Agora se você for evangélica da pra fazer em sítio sim.


    Em todo caso se não é um impedimento pra vocês viver junto sem casar no religioso, (comigo fora de cogitação, sem sacramento sem viver junto) é uma boa sim.
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Maio 2020 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee... eu e meu noivo já moramos juntos a 1 ano, resolvemos adiantar o civil e aguardar a pandemia passar p fazer o religioso e uma pequena festa na igreja msm...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas