Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Sandra
Noiva VIP Abril 2024 Bahia

Critérios para escolha de padrinhos e madrinhas

Sandra, dia 24 de Setembro de 2022 às 12:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 25
Considerem como uma curiosidade... mas quais critérios vocês estão usando pra escolher as madrinhas e os padrinhos de vocês?
Talvez seja um post de reflexão mesmo, porque estou observando muitos postes de noivas aqui enroladas com alguma preocupação/ problema/ chateação relacionadas a suas madrinhas e padrinhos.
É noiva preocupada chamar só uma parte do casal ou não, é noiva preocupada com as madrinhas se incomodarem com as cores, é noiva preocupada em não magoar a madrinha/o padrinho colocando limites e, o que pra mim é pior, é noiva sobrecarregada em tarefas mesmo tendo cinco ou 10 madrinhas e padrinhos.Ninguém é obrigado a fazer nada, óbvio, mas como que alguém vê outra pessoa se acabando de trabalho e preocupação, de algo que se é parte importante, e não se envolve em nada?Eu imagino que se eu tenho grande festa pra fazer, ela vai te dar muito trabalho e eu vou convidar pessoas para apadrinhar essa festa, essas pessoas precisam ser pessoas que me apoiem (porque PARA MIM apadrinhar é isso, dar apoio, orientação, ajuda...). Se essas pessoas não me ajudam, não se preocupam, me geram preocupação e não compram meus sonhos elas sinalizam que eu não sou importante para elas, logo elas não atingem o critério de me apadrinhar.Mas não é isso que tenho visto aqui, os relatos são bem aterrorizantes kkkkkkkkk. E eu me pergunto, se a pessoa não foi capaz de te oferecer ajuda numa festa, ela vai ser capaz de oferecer num momento de dor?Mas enfim, queria saber quais os critérios de vocês pra escolher porque eu não enviei os convites dos meus ainda, mas todas as que eu vou chamar já sabem que serão madrinhas e padrinhos e escolhi com esse critério aí, pensando em quem apadrinharia de verdade na alegria e na tristeza...

25 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 28 de Setembro de 2022 às 17:34
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Escolhemos pessoas que são ligadas ao casal, eu escolhi pessoas próximas a mim e ele pessoal próximas a ele, foram escolhidas pessoas com significados para nós.

Confesso que não pensei na ajuda deles, mas as pessoas que eu escolhi são as que eu desabafo quando preciso e que sei que o amor é reciproco.

• Responder
  • Marcela
    Noiva Curiosa Abril 2023 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui escolhemos pessoas muito próximas de nós, levamos em conta o carinho e respeito que sentimos, tanto que escolhemos irmãos e tios , que sempre estão juntos e nos dando apoio.

Em questão de ajuda não pedimos nenhuma, porém, alguns se ofereceram a ajudar a pagar alguns fornecedores 🙏 mas não estávamos esperando por nada rsrsrs
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que a visão que eu tenho da função dos meus padrinhos é similar a visão que você tem dos familiares que citou. Não acho que é obrigação deles, de jeito nenhum, mas não consigo achar normal que não se importem caso eu precise. Não farei nada achando que serão obrigados a ajudar, mas quero saber que serão capazes disso caso algo saia do controle ou caso eu e o noivo não estejamos bem.
    Na verdade eu nem conhecia uma perspectiva sem ser essa antes de usar esse aplicativo e ver a diversidade de contextos que postam aqui.
    Mas o que funciona pra uma não funciona pra outra, e tudo bem
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho importante que exista algum apoio e participação na vida do casal.
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esse apoio é fundamental pra mim também
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Março 2024 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Os meus foram escolhidos por proximidade mesmo, tanto que são minhas irmãs/irmãos e primos/primas e de amigo chamei 3 amigas que são minhas amigas fazem muitos anos. E uma delas namora mas não chamei o namorado pro não ter intimidade o suficiente com ele.

Acho que a escolha deve ser baseada no seu nível de intimidade com a pessoa e realmente pensar se quando o casal estiver passando por um momento difícil se eles vão te ajudar e aconselhar.

• Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Relato super importante. Nós escolhemos pessoas que são queridas por nós e que sempre torceram pelo nosso relacionamento, pessoas que sabemos que estarão sempre do nosso lado quando precisarmos desabafar ou até mesmo ser aconselhados. Estava com problemas com meu noivo, pq a avó dele estava um pouco doente e a mãe dele reclamava que estava sobrecarregada... então quem ficou sobrecarregada fui eu. Um padrinho que é amigo dele, conversou com ele e foi de grande ajuda... ele meio que levou um puxão de orelha e viu que estava me deixando sozinha e fiquei tão estressada que começaram a aparecer manchas roxas no meu corpo e minha pressão estava ficando 6 por 7 com frequência. Então meu conselho é... escolha pessoas que vcs possam contar.

Sobre ajudar, a obrigação em preparar o casamento são dos noivos... mas eu acho importante as madrinhas ajudarem com algumas coisas manuais. Eu tenho madrinha que pediram algumas coisas para fazer em casa mesmo, mas tenho outras que não perguntam nada e estou bem em paz com isso. Como sou bem organizada, tudo vai ficar pronto bem antes do casamento... com ou sem ajuda rsrsrs.

• Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui escolhemos pessoas queridas e próximas que fazem parte da nossa história. Nada de convite por educação (nem convidado chamamos por educação, que dirá padrinhos). Agora sobre eles terem a obrigação moral de ajudar no casamento eu discordo demais hahaha. O casamento é meu e do meu marido, nós decidimos nos casar, nós vamos organizar e pronto. Se tiver apertado, temos mães e irmãs pra dar uma mão, mas sinceramente, eu fiz 99% das coisas sozinha. Todo mundo tem sua vida, seu trabalho, seus corres. O meu casamento é prioridade única e exclusivamente minha e do meu marido, e de mais ninguém. Claro, também não tem que atrapalhar, e apoio e motivação são extremamente necessários, uma opinião aqui e ali quando pedimos etc. Agora ter que por a mão na massa, dar os corre junto com a gente, pra mim nunca teve necessidade (e quanto menos gente envolvida e dando palpite melhor).

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com a Carol...

Pra mim não faz sentido algum passar certas responsabilidades do meu casamento para padrinhos e madrinhas, na realidade não sei nem o que deveria ser passado porque isso nunca passou pela minha cabeça..
    Nosso critério foi como o da maioria afinidade e proximidade, antes do convite oficial enviei cartas e ligamos pra falar que gostaríamos que fossem nossos padrinhos e tudo mais, deixando bem claro que eu gostaria que seguisse a paleta de cores e orientações padrões pro dia. Fiz isso na verdade pra não ter dor de cabeça com os casais que meu noivo convidou.
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem diferente seu ponto de vista, Carol hahahahaha
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Sandra! Por aqui, nosso critério foi bem simples: amigos mais próximos. Pra mim, a escolha dos padrinhos e madrinhas é feita com base no carinho e na proximidade. Além disso, eu não me senti à vontade de passar qualquer responsabilidade pra eles. Todo mundo tem sua vida, seus perrengues.
    O casamento sendo meu, quem se responsabiliza sou eu. É claro que um apoio moral, motivação e não incomodar são sempre bem-vindos, né? 😅

O pessoal do meu cerimonial do meu casamento falou que os padrinhos também ajudam a receber as pessoas, são quase donos da festa, mas pra mim nunca tiveram esse papel de apadrinhar o evento. Sempre foi uma maneira de a gente reconhecer os amigos próximos, sem pretensão de receber presentes caros ou então de dividir o peso da organização.
    Vejo que muitos casais ficam presos a regras sociais e acabam se incomodando, chamando pessoas que não são realmente amigos, etc. sou da opinião que, quando mais livre a escolha for, melhor 🥰
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que sua escolha foi simples 🤗🤗
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Serão o suficiente, certeza!!
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E isso é bem importante, né? Saber com quem a gente vai poder contar na vida como casal...
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso, Thalita... não é que as pessoas não vão falhar, elas vão e todos vamos. A questão é que se importem, respeitem e apoiem
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo!! Pois é, eu imagino isso para mim. Vou chamar minha tia, meu irmão e três amigas que são minhas amigas há anos, colegas de trabalho e que são muito próximas da minha família mesmo... que me apoiam e estão desde sempre implicadas no processo do casam
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que isso é o que vale a pena, pessoas que participam, que tem reciprocidade... os relatos de muitas noivas aqui fogem disso
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sandra, seu relato é extremamente necessário, acho muito importante pensar nisso antes de escolher padrinhos.
    Por aqui, no meu lado eu escolhi minhas 3 irmãs com meus cunhados, temos uma relação muito próxima e elas tem me ajudado muito em decidir algumas coisas. Eu queria só pessoas muito próximas e que depois do casamento eu tivesse certeza que participaria da nossa vida e foi por esse motivo que não chamamos nenhum amigo, só família.. do lado do meu noivo ele escolheu o irmão dele com a cunhada dele e 2 casais de tios que ele é muito próximo e com quem trabalhou por 8 anos com eles.. então estou em paz com a nossa escolha. Inclusive como as madrinhas do meu lado são todas minhas irmãs iremos nos arrumar juntas, eu, elas e minha mãe, vai ser um momento em família muito especial.. a vantagem de ter só irmãs kkkkk
    • Responder
  • Thalita
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso como vc Sandra, e sim os meus são pessoas que estão comigo na hora da dor e na hora da alegria. São amizades de longo prazo... Claro que vai ter uma ou outra que poderá agir de determinada forma que eu não vou gostar, mas eu tmb sou falha e pode ser que eu tmb desaponte eles de alguma maneira.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já dei essa resposta em outro post, mas vale pra esse aqui tbm. Nossos critérios foram: casais que amamos, casais com relacionamento estável e harmonioso, casais da nossa família. Sobrou 1 casal pra cada lado. O critério de ser casal da família, tem a ver com a durabilidade dos laços que temos com essas pessoas. Eu já fui madrinha duas vezes, e não falo com nenhuma dessas noivas hoje em dia. Isso me fez refletir bastante sobre quem deve estar no altar comigo.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu critério foi saber que eu poderei contar com os padrinhos nos momentos bons e ruins.
    Meus padrinhos são poucos, mas são importantes e especiais
    • Responder
  • Anny
    Noiva VIP Março 2024 Paraná
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sandra, aqui levamos ela consideração as pessoas mais próximas e que sempre temos contato, na verdade tem uma irmã do meu marido que ela mora longe então não tenho muito contato com ela, mas eu quero ela como madrinha sim, ela vai entrar com o filho dela, pq o marido faleceu a pouco tempo Smiley sad. Mas o restante são pessoas que participam ativamente na nossa vida e sentimos uma reciprocidade deles também!
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Escolhi amigas próximas e que eu queria nesse momento mais perto de mim e o noivo tbm. Mas não tenho expectativa nenhuma de receber ajuda, nem as tenho envolvido nos preparativos
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho legal escolher assim, mas nem todo mundo que a gente é próximo tá disposto pra cumprir a função de verdade,né?
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva VIP Janeiro 2023 Rio Grande do Sul
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Sandra, os meus foram escolhidos pro proximidade mesmo. Foi algo natural na verdade, sem muito pensar: foram as pessoas que queríamos partilhar os detalhes do casamento.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas