Bom dia, meus amores. Tudo bem?
Ando um pouco sumidinha da comu.. Mas é porque tá tudo bem corrido por aqui, rs.
Mas hoje eu venho falar pra vocês um assunto bem sério: alguns cuidados que vocês devem tomar antes e na hora de assinar qualquer contrato. Como vocês sabem, eu faço Direito, e por isso estou trazendo algumas dicas que podem te ajudar do ponto de vista jurídico. E digo pra vocês que esses cuidados podem evitar maiores dores de cabeça no futuro.
1. Jamais pague algum fornecedor sem assinar o contrato
Coloco essa dica por primeiro, porque isso NUNCA deve acontecer. Vi uma noivinha aqui na comunidade esses dias contando que o fornecedor do buffet disse pra ela que o valor que ele passou pra ela vai ser reajustado no próximo ano. Isso não existe. Você paga o que está no contrato, e antes do contrato, não se paga NADA. Isso gera muita insegurança jurídica. O que quer dizer que o fornecedor pode sumir com seu dinheiro e você não poderá provar que pagou algo a ele, mesmo que ele te dê um recibo, porque isso não garante muita coisa.
2. Leia todas as cláusulas e questione.
Depois de visitar um fornecedor, gostar do trabalho dele, você vai pedir o contrato pra analisar, certo? Jamais assine no ato. Peça pra ele encaminhar no seu e-mail, leia junto com seu noivo, e se acharem alguma cláusula muito estranha, ou não entenderem o que quer dizer, peça ajuda pra algum advogado, algum amigo que faz Direito, ou para a assessoria do seu casamento. É importante que você entenda tudo e esteja ciente do que está escrito. Caso esteja faltando algo que você considere importante, questione o fornecedor. Vou deixar algumas clausulas que eu acho legal você questionar para seus fornecedores e pedir para estar escrito no contrato.
Fotografia:
- Prazo de entrega das fotos editadas
- Prazo de entrega do álbum.
- Quantidade de horas trabalhadas.
- Quantidade de pessoas na equipe.
- Especificar tudo o que está incluso no pacote (pré wedding, making off, ensaio pós cerimonia, etc)
Local da recepção:
- Horas de uso do local
- Taxa ECAD (uma taxa obrigatória quando tem balada devido aos direitos autorais das musicas. Questione se está incluso)
- Que horas os fornecedores podem chegar para montar a decoração e até que horas eles podem retirar.
- Questione sobre a limpeza do local, antes e depois do evento.
- Seguranças no local.
- Banheiro. (Certifique se há dois banheiros e se são de fácil acesso para pessoas com necessidades especiais.). Lembre-se também de perguntar se terá alguém repondo papéis no banheiro e manter ele cheirosinho. Caso não esteja incluso, lembre-se de contratar alguém pra fazer isso. É chato chegar no banheiro do casamento e não encontrar papel pra secar a mão, por exemplo.
- Extintores de incêndio e saídas de emergência. Isso é obrigatório. Deus queira que nada aconteça, mas os extintores devem estar em dia e o local deve ser aprovado pelos bombeiros!
- Mesas e cadeiras (se está incluso, ou se é pago a parte).
Buffet:
- Certifique se está explícito quantos garçons trabalharão na sua festa.
- Repor comida (veja se o contrato diz claramente se terá alguém repondo comida o tempo todo).
- Comida quente (o que eles usam pra esquentar a comida no buffet e se estará sempre quente).
- Talheres, pegadores, copos e afins. Peça especificadamente no contrato a relação desses itens que serão fornecidos pelo buffet.
- Bebidas. Caso esteja incluso, deverá estar no contrato a forma que será feito. De forma consignada? Valor por pessoa? Valor por bebida?
- Pessoas a mais. Questione como será cobrado caso haja pessoas a mais ou a menos na festa.
- Quebras. Se alguém quebrar alguma taça, de que forma isso será cobrado?
Decoração
- Que horas será feita a decoração no espaço?
- Que horas será retirada a decoração da igreja e da recepção?
- Todos os itens que serão usado detalhadamente. (Sim, eles tem que escrever cada vasinho que vai ser usado nas mesas.)
3. Pense nos imprevistos
Gente, imprevistos acontecem SIM. Contei aqui num debate a respeito de um imprevisto horrível que aconteceu nos meus 15 anos . Graças a Deus consegui contornar, mas sempre fale com seus fornecedores sobre os imprevistos que possam surgir. Por exemplo, se o fotógrafo estiver doente no dia, quem irá substituir? Se estiver chovendo muito, qual é o plano B do decorador já que não vai mais poder fazer a cerimonia ao ar livre? Antes de assinar os contratos sempre pense nisso e converse com os fornecedores.
4. Forma de Pagamento
Aqui, muito cuidado e atenção em TODOS os fornecedores. A maioria pede uma entrada x na hora da assinatura do contrato e o restante na semana do evento. Cuide para não perder esses prazos de pagamento, ou então você ficará sem o fornecedor no dia. Da mesma forma, se o fornecedor pedir 100% do valor na hora da assinatura, questione isso. NUNCA DÊ 100% DO VALOR NA HORA DA ASSINATURA DO CONTRATO.
Também peça que no contrato esteja escrito o valor por extenso. Esse valor jamais pode mudar. Verifique também se não há nenhuma cláusula que peça cheque caução. Geralmente os fornecedores não falam isso diretamente pra você mas colocam no contrato (aconteceu comigo). Questione ele se há a possibilidade de tirar a cláusula se você entender abusiva.
5. Não tenha medo de questionar.
Isso é muito importante. Qualquer coisa que você não concordar, você tem todo o direito de questionar. Contrato é um acordo entre duas partes. Você não pode abaixar a cabeça e aceitar tudo o que o fornecedor escreveu. É você quem está contratando o serviço dele, então a sua vontade tem que prevalecer! É super normal pegar o contrato e depois chamar no whats pedindo esclarecimento sobre determinada clausula, pedir pra especificar determinada coisa.
6. Tenha as versões originais.
Geralmente os contratos tem duas vias. Uma fica com o fornecedor e outra com você. Guarde bem a sua via, e certifique que o fornecedor a assinou. Além disso, assine fisicamente e peça para que ele faça o mesmo. Sem essa de assinar e mandar digitalizado. Leve a sua via assinada pra ele, peça para que ele assine a sua e volte pra casa com o papel em mãos. Futuramente se houver algum problema, vai ser difícil solucionar se o contrato for apenas um arquivo no computador.
7. Tenha testemunhas
É normal que os contratos tenham duas testemunhas assinando, isso faz com que ele tenha mais "eficácia", falando de uma forma simples. Caso no contrato do seu fornecedor não tenha espaço para duas testemunhas assinarem, peça isso a ele, e peça pra sua mãe, sua irmã ou seu noivo assinarem. Isso é muito importante.
__
Bom, meus amores... essas são as dicas que eu dou a vocês. Espero que seja útil pra alguém, do fundo do meu coração. Vejo direto notícias de noivinhas que levaram golpes de fornecedores. Isso é muito sério e muito recorrente. Por isso, tudo deve ser feito com cautela, com tempo. Sem a afobação de que precisa ser fechado AGORA. Calma. Se o seu fornecedor te pressiona quanto à assinatura do contrato, alguma coisa estranha tem. Muitas vezes estamos pagando economias de aaaaaaaanos para uma única pessoa que mal conhecemos. O que aconteceria se essa pessoa sumisse? MUITO cuidado! Principalmente quando o fornecedor não é indicado por alguma amiga que já casou. Procure sempre referencias de seus fornecedores. Jamais feche contrato sem nunca ter ouvido falar da pessoa, ou essa pessoa não ter uma página no facebook com fotos do trabalho, cometários de outras noivinhas, ou nenhuma indicação séria. O mundo tá cheio de pessoas má. Seu casamento é um dia muito lindo e muito caro.. E deve ser cheio de amor! Por isso, todo cuidado é pouco. Tomando os cuidados que elenquei aqui, é muito mais fácil de ajuizar uma possível ação judicial futuramente, caso o serviço não tenha saído conforme o contratado.
Espero que nada de ruim aconteça entre vocês e o seus fornecedores.
Um grande beijos meus amores, e qualquer dúvida, podem entrar em contato comigo aqui na caixinha de mensagens. Estou sempre tentando ajudar vocês da melhor forma possível.
E ah, caso lembre de mais algum cuidado que devemos ter, coloquem aqui nos comentários pra ajudar as outras noivinhas. E se você é casadinha, e teve algum imprevisto no seu casamento por conta dos contratos, me conte.. E se deu tudo certo, me conte também! hehe! Um beijo!!